24 novembro 2010

Curta metragem sobre o TOC

Uma vez escrevi um post intitulado Tragicomédia onde dizia que se eu fizesse um filme sobre a minha vida ele poderia ser classificado como uma tragicomédia. Não é que navegando no youtube encontrei dois curta metragem sobre TOC! O primeiro curta foi um trabalho de TCC do curso de fotografia de um rapaz que também tem TOC. Gostei muito desse vídeo pois a atriz interpretou bem uma pessoa que tem TOC e o roteiro também é bom. Apesar de retratar apenas a ponta do iceberg do drama vivido por tem quem TOC esse retrato é bem fiel. Nem num longa metragem conseguiriamos colocar todo o drama e dificuldades vividos por quem tem TOC, imagina em um curta metragem?
Vale a pena assistir para tentar entender uma minúscula parte do universo de quem tem TOC. Eles estão com os nomes de: Trabalho de TCC parte 1 e Trabalho de TCC parte 2
O segundo curta metragem tenta falar sobre o TOC e a cura através da TCC (Terapia Cognitivo-Comportamental) mas é muita informação para um curta de apenas 20 minutos e acabou nao saindo tão bom quanto o primeiro curta acima. Tentou-se colocar muita informação em pouco tempo. A parte 1 desse curta ficou muito boa, retrata de forma fiel o constrangimento sofrido por quem tem TOC. As partes 2 e 3 não sairam tão boa quanto a 1a mas vale a pena assistir as 3 partes: Curta sobre TOC parte1;  Curta sobre TOC parte 2 e Curta sobre TOC parte 3

22 novembro 2010

TOC e o trabalho

Uma pessoa me perguntou se meu TOC atrapalha meu emprego. Na verdade eu poderia dizer que meu emprego atrapalha meu TOC. Vou responder essa pergunta em um post por ser grande a resposta e para que outros também leiam.
O TOC está presente em várias áreas da minha vida e a área profissional é uma delas. Não há como vc desligar o TOC quando vc está no trabalho, no médico, ou na igreja então o TOC atrapalha em tudo o que vc vai fazer.
O TOC não afeta o meu resultado no trabalho pois eu realizo minha atividades tão bem quanto uma pessoa que não tem TOC. As vezes até realizo a atividade melhor do que alguém que não tem TOC pois sou perfeccionista como qualquer portador de TOC e enquanto o trabalho não sair quase perfeito eu não me contento. Porém, o ótimo é inimigo do bom então o TOC acaba afetando sim a minha produtividade. Levo muito mais tempo para realizar uma tarefa com um resultado ótimo do que uma pessoa que a realiza com um resultado bom (e satisfatório para a empresa).
Tenho TOC desde os 6 anos e não sei se isso foi um fator determinante para a escolha da minha profissão ou se eu escolheria computação independente de ter TOC ou não. Digo isso pois não consigo visualizar alguém trabalhando como socorrista tendo TOC ou então o portador de TOC sendo um neuro-cirurgião. Capacidade para isso todos podemos ter mas profissões como essas exigem que o profissional trabalhe contra o tempo ou que realize procedimentos apenas uma vez. Por isso tenho uma profissão que não importa se sou portador de TOC ou não.
O segredo do TOC é vc manter-se sempre ocupado com coisas que te dão prazer então se vc escolher uma profissão que te da prazer seu TOC não vai te atrapalhar em seu trabalho.

19 novembro 2010

A peça de teatro "TOC TOC"

O post de hoje é para divulgar a peça de teatro TOC TOC que está em cartaz em São Paulo. A peça é ótima e vale a pena assistir.
Ela está em cartaz no teatro Gazeta do dia 19/11/2010 até 27/03/2011
Teatro Gazeta
Av. Paulista, 900 - Térreo
Próx. ao Metrô Trianon
(11) 3253-4102
Para saber sobre dias e horarios clique aqui
Para saber mais sobre a peça e futuras temporadas consulte o site da Filmland