03 janeiro 2012

Feliz ano novo a todos

Mais um ano se passou e estou aqui novamente desejando feliz ano novo a todos. O Blog já tem 1 ano e meio!!!! Nem parece que faz tanto tempo que tenho postado as minhas manias chatas e cansativas para voces lerem. Será que alguém já se cansou de ler essas coisas "aborrecivas" e desistiu de me seguir? Bom, se alguém já o fez com certeza não estará mais aqui para levantar a mão e dizer: Eu cansei de ler essas loucuras! Se alguém se cansar por favor se despeça antes de partir, nem que seja um breve e curto: Fui! :)
Mes de dezembro é mes de correria. Muitos tem metas para bater antes do fim do ano, muitos tem que fazer em dezembro tudo o que prometeram não mais fazer a partir de janeiro de 2012 e todos tem que comprar presentes e mais presentes para a troca no final do ano. E nada melhor para quem tem TOC do que festas de fim de ano!! Melhor que isso só festa de aniversário infantil para quem tem obsessão por limpeza. É o aniversariente e mais 9 amiguinhos soprando a velinha do bolo. Parece que dá até para ouvir a gotícula de saliva caindo e se espatifando na cobertura. E essas velas que não se apagam nunca!!? Meu!!!! Já não basta aquela cusparada toda no bolo para apagar a vela e quando finalmente ela se apaga, eis que como "fenix" resurge das cinzas para então levar mais uma chuva de saliva! Gosto mesmo de bolo de casamento, além de não ter velinhas para os noivos apagarem ainda tem aquela mágica de: sai o bolo com um pedaço cortado pelos noivos e entra ele já todo fatiado e embalado a vácuo em papel alumínio e sem contato manual rs (o que os olhos não veem o coração não sente).
Família grande e reunida, começa a faltar talheres e um usa o o do outro, aquela mesa posta para o jantar, linda, simétrica começa a ficar desorganizada, Voce resolve dar uma volta pela casa para espairecer mas toda madeira vc tem que dar um toque e foram escolher justo a casa daquela pessoa bem conservadora que ama tudo feito em madeira. Ir para o quintal nem pensar pois 99% dos quintais são feitos de ladrilhos ou cimento queimado cheio de rachadurinhas dificil de pular. E falando em pular vem o fim de ano, praia, cada um com o seu ritual para entrar 2012 com força. É pular onda, comer uva com caroço, romã na carteira, lentilha, etc. Para quem passa a vida inteira fazendo rituais não quer nem ouvir falar em mais rituais!!
Pelo menos é o único dia do ano em que vc se sente "em casa", onde fazer rituais agora é nomal. Todos os dias do ano te olham torto se vc bate 3, 4 ,5, 100 vezes na madeira mas nesse dia o ritual ta liberado, aliás, o ritual é obrigatório.
E finalmente 2012 chega e nada! Nada muda, seu TOC não desaparece milagrosamente, vc começa a adiar as suas promessas para "depois do carnaval" e a vida continua. E continua com o TOC agarrado ao seu pé, feito chulé.
Não adianta promessas, simpatias, não resolve adiar sua decisão de se livrar do TOC. Não espere o ano novo, o carnaval, vc melhorar de humor ou seu medo de germes diminuir para vc sair de casa e procurar um psiquiatra. Vc não é louco, eu sei, afinal eu também tenho TOC e não sou louco pois nenhum louco tem consciência de sua doença, nenhum louco tem vergonha de suas loucuras mas quem disse que psquiatra é médico de louco? Sua avó dizia isso? Vc tem medo de procurar um médico? Medo de que? De ser curado por ele? Tem vergonha de contar o que voce faz, seus rituais? Desculpe mas vc não será a 1a pessoa a relatar esses rituais para o psiquiatra e nem será a última (infelizmente). Ele deve estar careca de ouvir esses relatos e se ele realmente for careca melhor, se tiver cabelos brancos então nem se fale pois esses são os mais pacienciosos, mais atenciosos e no fim da consulta nos fazem sentir normais como realmente somos.
Ninguém vai arregalar os olhos, chamar uma comissão de médicos, colocar eletrodos em vc e começar a pesquisar vc como uma cobaia. Bom, a 26 anos atrás quando procurei uma psicóloga ela quase fez isso mas os tempos mudaram, a ciência e o estudo da mente humana evoluiu e com certeza essa psicóloga já deve ter se aposentado (ou morrido).
Vc não precisa contar todos os rituais e pensamentos, muito menos aqueles escabrosos que nem eu tive coragem de relatar em um post. Basta contar alguns, os mais relevantes e um bom médico saberá diagnosticar se é TOC ou não. No máximo ele irá relatar 3-4 sintomas do TOC e perguntará se vc tem algum desses sintomas e vc com os olhos arregalados ira dizer: sim, eu faço exatamente isso, como o senhor descobriu?
Falando, ou melhor, escrevendo parece fácil mas eu sei que não é. Se quiser ir criando coragem e começar me escrevendo os seus sintomas e tal tudo bem, lerei com prazer mas não demore em procurar ajuda. Procure um psiquatra ou psicóloga, quem vc se sentir melhor pois provavelmente com o tempo um vai indicar o outro. A psicóloga não vai te fazer uma lavagem cerebral e o psiquiatra não vai te deixar topadão com os remédios, vai por mim. Eu, pelo menos, continuo com todas as faculdades mentais funcionando :)
Boa sorte e pois me conte como foi lá com o doutor ;)