07 janeiro 2013

Pare o mundo que eu quero descer

Tem uma música do Raul Seixas que diz: Pare o mundo que eu quero descer por que eu não aguento mais escovar os dentes com a boca cheia de fumaça. E a cada nova estrofe ele fala para parar o mundo porque ele quer descer por um motivo diferente.
Quantas vezes eu não me senti assim? Quantas vezes eu não quis que o mundo parasse porque eu não aguento mais fazer a mesma coisa todos os dias?
Pare o mundo que eu quero descer pois não aguento mais verificar se a porta está fechada. Tem que ir, tem que voltar, tem que fazer isso 5x.
Pare o mundo que eu quero descer pois não aguento mais lavar as minhas mãos. É infecção, doenças... é gripe suína, gripe do frango, gripe H1N1 e eu no meio de tudo isso!!!
Gente! Pare o mundo que eu quero descer pois não aguento mais não entender as pessoas. Ou sou super burro e não entendo ninguém ou minha inteligencia transcende a de qualquer mortal que não tenha TOC e idéias que eles acham o máximo para mim soam banais e sem propósito.
Parece que definitivamente não fazemos parte desse mundo e queremos que ele pare para a gente descer. Peço perdão àqueles cujo TOC faz com que eles fiquem ruminando mentalmente uma música pois aposto que agora essa música não vai sair da cabeça deles mas não tinha outro jeito de explicar como me sinto as vezes senão usando essa música como exemplo.
Voces já devem ter ouvido o termo: Tenho que matar um leão por dia no meu trabalho. Pois quem tem TOC precisa matar uma alcatéia todos os dias e quando finalmente o dia acaba e a pessoa deita na cama (não antes de verificar 50 vezes a torneira, lavar 20 vezes as mãos ou acender e apagar a luz freneticamente) ela descobre que está a apenas algumas horas de recomeçar a batalha, algumas horinhas de sono e tudo recomeça quando o dia nasce.
Na verdade as demais pessoas enfrentam cachorros com peruca (para parecerem leões), quem mata leão mesmo todo dia somos nós, portadores de TOC.
Mas não é por causa disso que vamos desistir né? Aliás, não sei se somos brasileiros que não desistem nunca ou se não desistimos mesmo porque somos portadores de TOC e portador de TOC é persistente. Se não fossem persistente não persistiriam tanto nas ruminações ou rituais rs.
Vamos desistir do TOC e não de nós, vamos lutar contra ele com as armas que temos e de acordo com a força de cada um.
Aqui vão umas dicas para vc vencer o TOC:
- É importante a procura de um psiquiatra para ele realmente diagnosticar que temos TOC pois como podemos ter TOC com outras comorbidades é possível que não tenhamos certeza se nossos sintomas são de TOC ou não. Também é importante pois ele vai buscar o medicamento que mais se adapta a voce. Como somos indivíduos, temos reações individuais. Cada ser humano vai reagir de uma forma a determinado medicamento e numa determinada dosagem. Não é porque conheço alguém que se dá bem com clomipramina que também vou me dar bem com ela. Não é porque alguém tem uma reação adversa com a paroxetina que terei a mesma reação. Não é porque minha tia toma 10mg que essa terá que ser minha dosagem também. Nessas horas é bom ter paciencia e estar aberto ao que o médico propor, trocando de remédios e de dosagens até achar a correta. Isso pode demorar 1-2 anos mas depois que acerta é só alegria :);
- É bom também fazer um acompanhamento com psicólogo, fazer terapia congnitiva-comportamental pois o TOC tem muito a ver com comportamento então não basta os remédios que diminuem a ansiedade e os pensamentos, é preciso também mudar o seu comportamento em relação a essa doença. Não esconda nada do psicólogo pois o maior prejudicado é vc mesmo, estará se auto-sabotando. Lembre-se que vc não é o 1o e nem o único portador de TOC que ele atende portanto já ouviu esses relatos várias vezes e está costumado com isso. Se for dificil falar então escreva numa folha para ele;
- Procure fazer o que vc gosta, o que te dá prazer. Nem sempre na vida podemos fazer somente o que queremos e que nos dá prazer mas também não podemos só fazer o que nos desagrada, sem nenhuma atividade prazerosa. É dificil o portador de TOC se permitir ter prazer, se permitir fazer algo que lhe dê prazer mas lembre-se que se vc está lutando contra o TOC vc terá que desagradá-lo e antes ele ser contrariado do que vc;
- Atividades fisícas é bom em qualquer doença portanto também é ótima no TOC.
Tem milhões de conselhos sobre o TOC, várias coisas que vc pode fazer para amenizar a ansiedade e consequentemente diminuir os pensamentos mas nada vai adiantar se eu listar todos aqui e vc não seguir um só que seja então começe procurando um psiquiatra e em seguida um psicólogo e os demais conselhos vc vai aprendendo com o tempo.
Pare o mundo, desça um pouco dessa roda viva alucinante e mate pelo menos um leão hoje e com o tempo serás "el matador" (no sentido figurado, por favor, pois amo os animais e nem para me curar do TOC eu mataria um leão de verdade rs).

03 janeiro 2013

Feliz 2013

O ano passado eu não fui um bom menino, escrevi poucos posts e nem o tradicional post de fim de ano eu escrevi (acho que por isso papai noel não me deu nenhum presente). Esse ano eu começei bem, pelo menos o post de ano novo estou escrevendo :). Espero que isso seja um bom sinal de que escreverei muito nesse ano.
Não quero que voces encarem isso que escrevi como uma retrospectiva do ano passado e nem como uma promessa para o ano novo pois todo mundo tem a mania de no fim do ano fazer uma retrospectiva de como foi o ano passado, reclamar dele e fazer um monte de promessas que irão valer a partir de 02/jan/ mas que na verdade nem 10% das promessas são cumpridas. Apenas notei que andei escrevendo pouco e preciso escrever mais.
Apesar desse meu descontentamento com a quantidade de posts estou muito feliz com o número de acessos. Ano passado passamos os 100 mil acessos ao site e chegamos ao comentário de número 1.000!!!! Sim, o blog já teve mais de 100 mil acessos e mais de 1.000 comentários. Boa parte desses coméntarios tem sido da Eterna, minha fiel ajudadora mas não foi ela a autora do comentário de número 1.000, porém acredito que logo, assim como o Pelé, ela atingirá a postagem de 1.000 comentários rs. Beijo para voce Eterna!!!!!
Fico feliz também que o blog esteja ajudando cada vez mais pessoas, não só a se identificarem com o TOC e finalmente descobrirem que não são os únicos a terem esses sintomas e que não estão sozinhos como também tem ajudado muitas pessoas a encontrarem conforto nos posts, nos depoimentos e comentários deixados pelos leitores.
O ideal seria se essa troca de mensagens fosse feita no grupo criado no Yahoo pois todos os que estão inscritos receberiam a mensagem de apoio, de conforto em seus emails pois escrevendo na forma de comentários muitas pessoas não são notificadas de que há um novo comentário.
Espero que esse ano realmente seja diferente para todos os portadores de TOC. Que a gente possa colocar em prática nossa luta contra os pensamentos e rituais ao invés de somente almejar isso mas ficar com medo na hora de praticar. Que cada um de nós sejamos exemplo para o próximo de que essa doença não limita nossas vidas e que, apesar desse transtorno, somos livres para trilhar nossos caminhos sem pular as rachaduras nele existente, que somos capazes se arrumar nossas vidas sem que tudo tenha que estar alinhado e simétrico :). Que possamos lavar a alma nesse ano, mas lavar somente uma vez, sem ficar lavando compulsivamente rs.
FELIZ 2013 a todos e bora pois temos apenas 362 dias para vencer o TOC esse ano :)