01 junho 2015

Fenix

Para quem não conheçe a estória da Fênix, ela é um pássaro da mitologia grega que, quando morria, entrava em auto-combustão e, passado algum tempo, renascia das próprias cinzas. Outra característica da fênix é sua força que a faz transportar em voo cargas muito pesadas, havendo lendas nas quais chega a carregar elefantes. Podendo se transformar em uma ave de fogo.
Pois é, como uma fenix o portador de TOC ressurge das cinzas depois de cada crise. Alguns também vão considerar esse post como uma fenix afinal o blog está renascendo das cinzas após 1 ano sem post :). Sem um post novo porém sempre com novos comentários (que já estou ficando atrasado na leitura dos comentários).
O TOC é uma montanha russa e tem seus altos e baixos, passamos um período de tranqüilidade onde os pensamentos estão mais amenos e tudo parece ir bem e períodos de crise onde os pensamentos se acentuam e achamos que não vamos dar conta ou que vamos morrer mas passado esse período de crise, renascemos das cinzas e vem novamente o período de bonança. Apesar do TOC ser uma doença crônica seus sintomas não são crônicos, eles podem até sumir por um tempo e voltar, pode piorar muito mas não fica assim para sempre e é nesses momentos de calmaria que recuperamos as forças para enfrentar novas crises.
Todo portador de TOC é muito parecido então falo muito de mim, de como eu sou e quase todos que leem os posts acham que eu escrevi contando a estória deles mas não, é a NOSSA estória. Apesar disso somos indivíduos e como a própria palavra diz temos gostos individuais, características individuais e pensamentos individuais então sempre em uma coisa ou outra vamos nos diferenciar. Mas na essência mesmo, no sofrimento com os rituais somos todos iguais. Não podemos pensar que nosso sofrimento é maior que o do colega "tocado" ou então que nossos rituais são mais esmagadores que o do outro pois cada pensamento obsessivo, cada ritual compulsivo é baseado em nossos medos individuais. O TOC molda cada obsessão e compulsão de forma personalizada para que ela traga sofrimento ao portador e muitas vezes essas mesmas compulsões e obsessões não traga sofrimento na mesma proporção para outro "tocado".
Por isso se voce tem pensamentos de pedofilia que invadem sua mente e voce tem medo de ficar perto de crianças achando que vai fazer algum mal a elas, com certeza isso te traz muito sofrimento e angústia e definitivamente isso caracteriza que voce NÃO é um pedófilo, apesar de voce achar o contrário. Se voce fosse um pedófilo voce não se importaria em ter esses pensamentos, pelo contrário, voce sentiria prazer nisso e o TOC não te permite ter prazer.
É difícil aguentar as compulsões, é impossível impedir os pensamentos mas voce precisa saber, durante as crises, que voce não é homossexual como o TOC sugere, que voce não tem uma má índole e que voce não vai fazer mal a alguém e muito menos a voce. Voce precisa ter convicção disso para que, depois que o TOC te consuma e voce vire cinzas, voce possa renascer delas e viver mais um ciclo.
Eu gostaria de fazer uma tatuagem de uma fenix em minhas costas para me lembrar o tempo todo da minha natureza, da minha capacidade de renascer das cinzas cada vez que o TOC me consome como fogo, principalmente nos momentos no qual ele está me consumindo ou quando sou apenas cinzas. Enquanto isso tenho a foto de uma amiga que tem uma linda fenix em suas costas então enquanto isso me contento olhando para as costas dela quando estou assim :). Espero que ela leia esse post pois com certeza vai se identificar, quem sabe ela até não me deixa colocar essa foto nesse post para que muitos façam o mesmo?!?!?!
Gosto muito de fábulas e no próximo post vou contar uma fábula que talvez ajude a aceitar nossa natureza e entender que não somos o que o TOC muitas vezes diz que somos. Não podemos mudar nossa natureza mas podemos resistir aos instintos que o TOC nos impõe e insiste em dizer que faz parte de nossa personalizade.
Abraços a todos os irmãos(ãs) "tocados"
Miguelito