08 dezembro 2011

TOC: Preguiça ou cansaço mental?

Tem dia que não quero trabalhar.... e aí o que faço? Tem gente que chama isso de preguiça mas eu tenho muita vontade de fazer as coisas, gosto de ocupar minha mente para não dar espaço para o TOC. As vezes as pessoas ouvem essas coisas e podem pensar que quem tem TOC é preguiçoso. Mas eu pergunto: vc cansa de lavar um copo? Não, nem lavando uma louça inteira cansa muito imagina um copo. Mas e se vc lavar esse copo 5x no mesmo dia. Ah... aí começa a encher o saco. E se vc lavar 35x esse mesmo copo seguidamente? Ai cansa muito...... vc perde a vontade de lavar o copo, vc pensa 10x antes mesmo de sujar o copo para não ter que lavar depois. Isso não é preguiça, é TOC mesmo.
Um computador tem sua capacidade de processamento. Quanto mais programas vc abre para ele executar, mais consome o processamento dele até que ele começa a ficar lento e não dá mais para executar nenhum programa.
Alguns vírus ficam consumindo esse processamento só para deixar seu computador lento. Pois o vírus TOC também é assim, ele consome tanto processamento do seu cérebro que as vezes fica difícil fazer outras tarefas em paralelo e vc fica lento e cansado.
Eu trabalhava numa empresa onde não ganhava muito mas também não trabalhava muito. Resolvi mudar de empresa para ganhar mais e, claro, além de aumentar o salário também aumentou o serviço, as responsabilidades.
Nunca tive medo do TOC, nunca achei que deixaria de namorar por causa do TOC, nunca achei que jamais iria casar só porque tenho TOC. Esses medos nunca me passaram pela cabeça e o mesmo acontecia com o emprego. Até a responsabilidade de ser pai eu encarei mesmo sabendo que eu tenho TOC. Mas ultimamente estou um cagão, principalmente no emprego.
Acho que não vou dar conta de tanta responsabilidade, repito 2-3 vezes a mesma coisa e já quero desistir. Penso que cedo ou tarde vão descobrir que tenho TOC e serei mandado embora ou então que não darei conta de realizar todas as atividades dentro do prazo e "tchau emprego não tão querido mas muito necessário para sustentar uma família."
Antigamente quando alguns desses pensamentos me assombravam eu tinha uma chave chamada: Dane-se! (para não dizer outra coisa) a qual eu ligava e relaxava, ficava tranquilo....... Irresponsabilidade de quem é jovem e não precisa colocar todo dia o leite das crianças na mesa. Hoje essa chave está quebrada, não consigo ligá-la e esperar para ver o que vai dar.
E agora? Tento voltar para uma empresinha com um salário infeliz porém onde eu me sinta feliz ou fico na "empresona" (prof. Pasquale, me ajuda aqui com essa palavra) com salário bom!!! mas me borrando? Li a estória de um advogado que tem TOC e foi mandado embora do emprego porque não conseguia entregar as petições, processos, etc dentro do prazo.
Quem sabe "deixar rolar" seja a melhor opção. Se mandarem embora paciência, a culpa não é minha, o fracasso não é meu, é tudo culpa do TOC. Talvez seja a hora de eu montar meu próprio negócio, algo tão sonhado por mim e acredito que para a maioria que tem TOC.
Se alguém se compadecer e quiser me dar um emprego mesmo sabendo que tenho TOC eu agradeço :)