23 setembro 2010

Depois da tempestade vem a bonança

Ouvimos muito essa frase mas será que a vivemos muito? Nesses meus 30 anos de TOC eu vivi muito essa frase, isso significa que vi muitas bonanças mas para isso também passei por muitas tempestades. Meu TOC sempre foi como um caminhar num terreno cheio de montanhas e vales, alguns períodos eu me sentia descendo a montanha em direção ao vale, as coisas iam piorando, os rituais iam ficando pior e por experiência eu sabia que nada como um dia após o outro para o que estava ruim ficar pior ainda. Mas por experiências também eu sabia que uma hora eu ia chegar ao fundo do vale (não confundam com o fundo do poço) e que chegando ao fundo, dali eu não passaria e não haveria outra opção senão começar a subida da montanha. Sabia que por pior que fosse a tempestade que eu estava passando uma hora ela haveria de acabar e quando acabasse viria a bonança. Então eu começava a subida da montanha e graças a Deus as coisas iam melhorando eu eu sabia que ficariam melhor até eu atingir o topo! Isso era um ciclo e as vezes as tempestades duravam mais que as bonanças e as vezes era ao contrário mas sempre uma vinha após a outra. Lembro-me de um trecho da bíblia que diz:
O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã. Salmos 30:5
Então enquanto estamos na tempestade, chorando, devemos lembrar que a alegria vem pela manhã junto com a bonança.
Mas faz um bom tempo já que as tempestades tem durado muito mais que as bonanças. Tenho tido períodos muitos mais longos em que meus rituais são intensos e me pertubam muito e períodos bem curtos em que estou tranquilo. Essas semanas já acordava e colocava o pé no chão fazendo rituais e aí começo a brigar comigo mesmo mentalmente. Saio para trabalhar e fico xingando e brigando mentalmente com os demais motoristas, nunca vi cidade igual a minha para ter motorista ruim e egoísta. Realmente o TOC me tira o bom-humor. As pessoas sempre me perguntam se algo está acontecendo pois ando calado, sério. Já ouvi muito: mas vc não era assim, algo está acontecendo. E como responder: sim, algo está acontecendo mesmo, meu TOC está me matando! Se fizer isso metade vai sair correndo antes que esse "TOC" resolva matá-los também e a outra metade vai me perguntar se é contagioso antes de sair correndo. É complicado explicar algo tão complicado.
Dizer que se tem depressão é triste, falar que sofre de estress ou sindrome do pânico virou moda, falar que está com diarréia é feio mas dizer que tem TOC é proibido! Quem tem coragem de dizer: óh céus, ó vida, hoje meus rituais estão mais intensos e os pensamentos invasivos não me deixam em paz, sem correr o risco de ser olhado de baixo para cima, com aqueles olhos esbugalhados do colega ao lado?
Nessas horas me lembro do ditado que diz: de médico e louco todo mundo tem um pouco e começo a pensar seriamente em estudar medicina para ver se aumento esse meu lado de médico.
Agradeço a todos que postaram comentários nessas semanas pois várias pessoas postam perguntas e comentários sobre seu TOC mas nessas semanas que estou mais atacado do que nunca foram as semanas que as pessoas mais escreveram relatando suas experiências e isso ajuda um bocado.
Mas depois das tempestades vem a bonança, quanto mais escura a noite mais próximo está o amanhecer então só me resta esperar a bonança chegar :)

10 comentários:

  1. Junior
    Escrevi um tanto de coisa e o trem sumiu Jesus.
    Ai ai
    Desculpa mas não vou conseguir escrever tudo de novo,
    kkkk
    Bom hoje deve ser um dia bom pra mim, estou dando risada de mim,
    querido, um minuto de cada vez, é o que estou tentando fazer.
    Que bom que trabalha, porque só de pensar nisso eu congelo.
    Estarei rezando por você, viu?
    beijinho

    ResponderExcluir
  2. junior
    tambem passamos por isso ,quando eu acho que esta tudo tranquilo as lutas vem,a depressao, a compusividade de comprar pois acha que isso resolve quando esta triste a sindrome do panico graças a DEUS parece esta adormecido , e tenho que esta inteira para ajuda a pessoa que mais amo como ja te disse um dos meus filhos ,tratando a dez anos ,tenho paciencia a familia vive em torno dessa situaçao ,tento fazer omelhor para ver bem ,queria que tudo isso fosse diferente ,mas tenho encontrdo pessoas igual ai DEUS me ajuda a ajudar essa pessoas sei que tudo isso vai passar que um dia determinado por DEUS vai se curar ,so gostaria de esta aqui para ver essa vitoria ,DEUS tem nos sustentado e vai te sustentar tambem ,tenho orado pelos meus amigos posso falar assim que passo pelo mesmo problema muito bom seu blog pois podemos desabafar
    tambem sei que nao ha vitoria sem luta sei tambem que DEUS nos ama
    boa semana voltarei sempre aqui

    ResponderExcluir
  3. Portanto, quando passarmos pelo sofrimento, devemos lembrar Deus está conosco e não permitirá que soframos além do que podemos suportar. Deus converterá em bem todos os sofrimentos e perseguições daqueles que o amam e obedecem aos seus mandamentos Deus se importa conosco, independente da severidade das circunstâncias. Nunca devemos permitir que o sofrimento nos leve a pensar que Deus não nos ama, nem afastar-nos de Jesus (Mt 13.20-21). Devemos recorrer a Deus em oração sincera, esperar até que Ele nos liberte da aflição e confiar que Deus nos dará a graça para suportar a aflição até chegar o livramento. Convém lembrar de que sempre somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou (Rm 8.37; Jo 16.33).

    Quero que tu saibas de uma vez por todas que quando passarmos pelo sofrimento, devemos lembrar: Deus está conosco (Sl 23.4; Is 43.2; Hb 13.5) e não permitirá que soframos além do que podemos suportar (1 Co 10.13). Deus converterá em bem todos os sofrimentos e perseguições daqueles que o amam e obedecem aos seus mandamentos (Rm 8.28; 2 Co 4.17). Como aconteceu com José (Gn 50.20).

    Acredite: depois da tempestade virá a bonança

    SAO NESTA PALAVRAS QUE TENHO SEGUIDO EM FRENTE
    ISTO TEM ME SUSTENTADO E ME MANTIDO DE FE EM FE

    ResponderExcluir
  4. Oi Junior...ontem eu passei aqui,mas nao consegui enviar o comentario...acredito que a nossa vida e assim...sempre esperando a bonança...eu ando muito atarefada,mas confesso que meio desanimada...to cheia de ideias na cabeça,mas sem coragem pra executa-las...mas vou deixar pra depois que me mudar...assim,na casa nova reorganizo meus artesanatos.
    O TOC ainda me acompanha,tem dias que mais frquinho...tem dias que ta terrivel...mas vamos levando e esperando sempre o melhor...hj e um dia corrido pra mim,vou fazer uma festinha no orfanato aqui de Piratininga,pois hj eu comemoro o dia de Cosme e Damiao.
    Entao,vou levar muito doce e guloseimas pras crianças...espero que elas gostem e fiquem felizes,pois eu vou me sentir muito feliz!!!
    Eu tambem brigo muito com minha mente...principalmente qdo os numeros começam me atormentar...ai,tem dia q da vontade de dar um grito be alto(Cheeegaaa!!!)da uma raiva da gente ne?!?
    Nos nao conseguimos conter esses rituais idiotas...e a cara das pessoas nao sei se e o mais engraçado ou o pior de td.
    Outro dia,estava no psiquiatra e uma mulher me perguntou o que eu tinha...eu disse,e ela falou:mas entao isso e verdade???Meu Deus...vc fala igualzinho a moça que passou na tv...eu achei q fosse mentira isso,que coisa orrivel!!!
    Pra vc ver...so que esta na nossa pele pode e deve realmente esperar ansiosamente que a bonança chegue logo logo...e agarrarmos ela pra nao ir embora nunca mais!!!rsrsrs
    Bjs Debora

    ResponderExcluir
  5. Huum...te entendo perfeitamente.
    Essas duas útlimas semanas tem sido dificeis pra mim!
    mas eu sei que vai passar. Eu sei que vou melhorar.
    sabe uma coisa que aprendi e preciso compartilhar com vocês.
    Perguntaram a um determinado homem, "O que se deve fazer para ter uma fé vigorosa?"
    esse homem que não me lembro o nome respondeu "Grandes sofrimentos o levam a uma grande fé!"
    foi mais ou menos essa a resposta dele.
    Deus está permitindo isso é porque ele nos quer fazer grandes homens e mulheres.
    Se nos esforçarmos muito para sairmos dessa, e termos uma fé gigantesca obteremos a cura pela fé em Deus!
    estou tentando me esforçar...é muito dificil as vezes...mas Deus não pede de nós aquilo que não podemos dar! então, nós podemos!!
    Que não haja conformismo em só "estar bem"
    mas que procuremos a cura total !!
    porque eu sei e todos vocês sabem que isso é possível sim! Basta crer com todas as suas forças!

    (É quando tenho muita fé que melhoro ao ponto de passar um dia inteiro sem sofrer com este TOc e a ansiedade!)
    mas as vzes relaxo e me deixo levar por estes pensamentos, mas sempre sei que posso vencer isso.
    só preciso me esforçar mais !!

    Nós podemos sair dessa!

    ResponderExcluir
  6. Oi Junior...passando pra dizer oi...talvz eu me afaste um pouco daqui,pois estou passando por um momento muito dificil...então,se eu sumir,nem esquenta...bj Débora

    ResponderExcluir
  7. Oi Júnior...passei pra saber como está...decidi postar e postar no blog e continuar por aqui...assim eu ocupo a mente né?!?
    Amanhã tenho médico...vamos ver no que vai dar né?!?
    Boa noite...bj Débora.

    ResponderExcluir
  8. Por mais que temos "entender" o nosso lado de portadores de toc tbm é importante pensarmos do lado dos leigos. Imaginem se não soubessemos de toc , como iria ser?

    Abração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda assim, eu acho que seria uma pessoa boa e amável!

      Excluir
  9. Eu não estou muito "lembrada" desse post, mas expressa o que senti hoje mais cedo. Eu tinha pensado em escrever aqui algo do tipo "uma tempestade se fez presente em meus olhos hoje". É bonito? É poético? Nããããããããããããããããããããããããããããããoooooooooooooooo!!!
    É triste! Mas, acho que estou fazendo tempestade em copo d'água!!!
    Que amanheça logo para eu voltar a sentir essa alegria! Às vezes eu esqueço um pouco, me animo um pouco, depois encaro tudo de novo, fico triste de novo e a chuva volta a ameaçar molhar o meu rosto!!! Então, em um dia já choveu e amanheceu várias vezes!
    Calma, Deus está conosco!!! (auto-conselho que estou compartilhando)

    ResponderExcluir