10 setembro 2010

Psicólogos: Será que Freud explica?

Psicólogos e psiquiatras são a mesma coisa? Cuidam dos mesmos problemas?
Não sou psiquiatra mas através de pesquisas descobri que Psiquiatria é uma especialidade da medicina que lida com a prevenção, atendimento, diagnóstico, tratamento e reabilitação das diferentes formas de sofrimentos mentais, sejam elas de cunho orgânico ou funcional, com manifestações psicólogicas severas. A meta principal é o alívio do sofrimento e o bem-estar psíquico. Para isso, é necessária uma avaliação completa do paciente, com perspectivas biológica, psicológica, de ordem cultural, entre outras afins. O psiquiatra pode fazer uso da psicoterapia porém para praticá-la o psiquiatra deve fazer a formação complementar sendo que os mais indicados para isso são os psicólogos.
Também não sou psicólogo mas por estudos sei que psicologia é a ciência que estuda o comportamento (tudo o que organismo faz) e os processos mentais (experiências subjetivas inferidas através do comportamento). O principal foco da psicologia se encontra no indivíduo, em geral humano. O psicólogo é o profissional que estuda esses processos mentais (sentimentos, pensamentos, razão) e o comportamento humano e está apto a realizar psicodiagnóstico, psicoterapia, orientação, entre outras.
Não sei se há um preconceito contra o psicólogo assim como há com o psiquiatra. Não achamos que psicólogos tratam somente de loucos porém muitas vezes somos céticos em relação a esses profissionais. Não acreditamos que eles possam entender nossa natureza complexa e que através de técnicas possam nos tornar pessoas melhores para nós mesmo. Eu não acredito que devemos mudar nosso "jeito de ser" (tradução para: personalidade) para agradar outras pessoas ou nos tornar pessoas melhores para os outros mas com certeza quando não estamos contentes consigo mesmo devemos sim procurar ajuda para que possamos mudar nossa maneira de viver, de enxergar e de lidar com tudo o que nos rodeia. As vezes a solução para problemas complicados são simples mas nosso modo de viver ou de encarar os problemas podem fazer com que tornamos as soluções muito mais complicadas que o próprio problema. Todos sabemos que falar de nossos problemas, contar sobre nossas vidas para outras pessoas aliviam e muito a carga que carregamos e as dificuldades que, antes da conversa categorizavamos como dificílimo de resolver, ao final da conversa já estamos mudando sua categoria para "um pouco complicadinho" para resolver. Quando essa pessoa além de nos escutar também nos mostra outras maneiras de abordarmos o problema, acabamos vendo que na verdade aquele problema não é tão complexo de resolver e que sim, ele é passível de ser resolvido.
O profissional indicado para isso é o psicólogo. Ninguém conhece vc melhor do que vc mesmo e mesmo assim vc não se conhece 100% mas ninguém está mais apto para te auxiliar a se conhecer melhor do que o psicólogo. Não sou nenhum garoto-propaganda do institudo de psicologia mas acredito que a psicoterapia pode sim ser muito útil no tratamento do TOC.
Já disse anteriormente que o TOC é causado em parte por uma "falha" no nível de serotonina em nosso cérebro e que o profissional indicado para tratar essa reposição de serotonina é o psiquiatra, e a outra parte responsável pelo TOC é nosso psicológico que deve ser tratado por um psicólogo. É possível sim vencer essa 2a parte sozinho ou com a ajuda de amigos e familiares mas não se sinta frustado caso não esteja conseguindo vencer o TOC, mesmo tomando medicamento, e necessite da ajuda de um profissional da psicologia.
Somos chamados de indivíduos porque temos nossas individualidades, porque cada ser humano age e reage de um jeito e não porque fomos feitos para viver isolados, de forma individual. Com a modernidade estamos cada vez mais atarefados, não temos tempo para conversar com o vizinho ou o colega ao lado, não temos tempo nem para nós mesmos. Com isso vamos nos sentindo cada vez mais isolados e a necessidade de desabafar, de conversar, cresce a ponto de fazermos isso com um estranho. Ainda bem que quando chegamos a esse ponto existe um profissional apto para isso, apto para nos ouvir.
Se Freud não explicar, procure um psicólogo que ele explica :)

5 comentários:

  1. Oi Júnior td bem???
    Esero que sim...eu ando muito cansada rsrsrs to cheia de coisas pra fazer,e não consigo fazer nada aff...mas fazer o q né?!?
    Eu adorei esse seu post...tem tudo a ver mesmo...mas as vezes tenho um pouquinho de "raiva"de psicologos rsrsrs sei la,deve ser pq preciso deles.
    Bj e ótima semana...agora deixa eu "tentar fazer algo" rsrsrs

    ResponderExcluir
  2. Boa noite Junior...td bem???
    Será que eu encontro o livro do menino em sebos???
    Bj Débora

    ResponderExcluir
  3. Oi Junior...como vc esta?!?
    Eu estou cheia de coisa pra fazer,mas nao consigo fazer nada de vez rsrsrs...passando pra deixar uma otima semana!!!
    Bj Debora.

    ResponderExcluir
  4. ola,
    bom quando sabemos e entendemos que DEUS esta no controle e que ELE nos ama.
    sabe tentamos tudo piscologo pisquiatra neuro agora esta tratanndo com a homeopatia ,eu fico as vezes um pouco esgotada ,pois falo de um dos meus filhos temos a maior paciencia mas exige muito de nos
    fico as vezes cansada ,mas nao desanimada minha Fe me fortalece ,pois sei, como voce disse que o tempo e de DEUS isso me comforta e me fortalece muito bom seu blog muito esclarecedor continue sempre escrevendo estarei sempre lendo
    abraço

    ResponderExcluir
  5. Oi Junior...passando pra dar um oi!!!
    Bj Debora

    ResponderExcluir