02 setembro 2010

Psiquiatra: médico de louco?

Muitas pessoas enxergam o psiquiatra como um médico para loucos e eu não condeno essas pessoas porque um dia também pensei assim. Quando se fala em psiquiatra pensamos em um médico que cuida das pessoas que estão loucas, vendo coisas, ouvindo vozes ou então que estão com depressão, estressadas e que o psiquiatra irá receitar remédios que as deixarão dopadas e babando. Mas quando vc começa a ir a um psiquiatra, após relutar muito, vc passa a vê-los de uma forma diferente.
A minha demora para procurar ajuda para tratar meu TOC foi devido a 3 fatores: Em 1o lugar eu não sabia que o que eu tinha era uma doença tratável e conhecida pela medicina; em 2o lugar eu não sabia que médico procurar para tratar de algo que eu não sabia nem o que era; e em 3o lugar quando tudo apontava para que eu procurasse um psiquiatra para saber o que eu tinha e me tratar, veio o preconceito pelo médico psiquiatra pois eu não era um louco e também não queria ser tratado por um médico de loucos.
Vencidos esses 3 obstáculos eu procurei um psiquiatra e minha mente se abriu. Passei a entender muito mais o TOC, passei a ver os psiquiatras com outros olhos e passei a me tratar com medicamentos. Por isso criei esse blog com o objetivo de ajudar as pessoas a vencerem esses 3 obstáculos também. Aqui as pessoas podem identificar se o que tem é TOC ou não, podem se informar sobre os tipos de tratamentos existentes para o TOC e espero que depois desse post possam vencer o preconceito contra os psiquiatras pois eles não são apenas médicos para loucos.
Os psiquiatras são médicos que tratam uma parte do seu corpo assim como qualquer outro médico, que receitam remédios assim como qualquer outro médico, a diferença é que eles tratam uma parte do nosso corpo muito complexa, uma parte que nem sempre responde de forma igual para todos os pacientes quando se toma o mesmo medicamento e na mesma dosagem. Por isso, muitas vezes , o tratamento psiquiátrico exige um pouco mais de tempo do que os demais tratamentos.
É importante escolher bem o médico psiquiátrico pois como ele trabalha com a mente humana e com remédios que podem mudar nosso comportamento temos que ter total confiança neles e eles precisam estar mais atentos a seus pacientes e sempre se reciclando pois a medicina como um todo evolui muito porém a mente humana ainda é um grande mistério para os médicos e a cada dia se fazem novas descobertas.
A doença da mente pode ser causada por fatores químicos como a falta de uma determinada substância no organismos ou por fatores psicológicos, como um trauma na infancia, uma educação deturpada ou por manias que acabamos incorporando em nossas mentes como parte de nossas rotinas. Para tratar os fatores químicos devemos utilizar remédios e para os fatores psicológicos temos a psicoterapia ou a terapia com psicólogo. Falaremos dos psicólogos em outro post.
Como em todo e qualquer tratamento, também não devemos abandonar ou parar na metade um tratamento psiquiátrico. Muitos medicamentos tem efeitos colaterais quando tomamos e efeitos muito piores quando paramos com eles de uma hora para outra sem fazer a retirada gradual. Além desses efeitos indesejados de parar a medicação ainda temos, muitas vezes, a volta do problema no qual estávamos tratando e muitas vezes a recaída é pior do que o problema inicial.
Eu aprendi a gostar do meu psiquiatra, ele me ouve com a maior paciencia :). Tudo bem que ele é pago para isso mas tem muita gente que pagaria para eu ficar quietinho rs

10 comentários:

  1. Muito bom seu modo de expor o assunto, as pessoas ficam presas a alguns "pre"conceitos.Temos uma materia pequenina que colocamos no nosso blog que fala:
    Transtornos mentais: Desafiando os Preconceitos
    Durante séculos as pessoas com sofrimento mental foram afastadas do resto da sociedade, algumas vezes encarcerados, em condições precárias, sem direito a se manifestar na condução de suas vidas. Hoje em dia, as atitudes negativas os afastam da sociedade de maneiras mais sutis, mas com a mesma efetividade.
    Temos que reverter esse mito. Parabéns mais uma vez.

    ResponderExcluir
  2. Oi Júnior...nossa,ontem eu estava pensando muito nisso...eu fui ao psiquiatra ontem,e me dei conta de como na terceira consulta minha visão mudou a respeito dele...ele se diverte comigo né?!?
    Pq eu sou meio doida né...rsrsrs falo mais q o Homem da Cobra rsrsrs...mas ele é muito bacana tbém...e eu tbém,muita gente pagaria preu ficar quieta pelo menos por um minutinho rsrsrs...hj conheci minha vizinha de onde vou morar...ai amigo...q pessoa rsrsrs muito bacana,mas ganha de mim na hora da falação viu!!!
    Ela tem verdadeira paixão por bixos...mora no pesqueiro,em frente a casa que vou morar...olha a visão ruim q ela tem qdo sai na varanda da cozinha...o pesqueiro todinho...uns tres ou quatro(não lembro)lagos,muuuitos patinhos,muuuitos passarinhos...ai e os cachorros dela...um mais fofis q o outro...fiquei doida rsrsrs...conversamos nuito...ela é japonesa...o marido está no Japão...percebi que ela se sente só,então fala sem parar...rsrsrs já viu né...arrumei uma vizinha pra me fazer companhia...e olha que qdo eu não vou com a cara da pessoa,nem adianta...agora ela,meu Deus...ADOREI rsrsrs.
    Então,voltando ao psiquiatra...ele ficou super contente com minha melhora...mas aumentou a sertralina pra 4 por dia e o haloperidol pra 11 gotas 2 vezes ao dia(11 pq tem q ser ímpar) a sertralina eu tomo de uma em uma rsrsrs básico né?!?
    Ele disse q eu tenho q ficar bem,sem essa de contar,pois eu ainda não estou como ele qr...estou bem,me sinto totalmente bem...claro que algumas coisas ainda pegam...e eu sei que tem dias de vó atras do toco né?!?
    Mas eu estou bem meu amigo...o sofrimento parece estar passando...espero que não volte mais...e vc? Está td bem com vc?
    òtimo fim de semana...bjs Débora!!!

    ResponderExcluir
  3. claro que nao
    eles entendem melhor nosso cerebro ,o problema pode se manifestar por varios motivos ,no caso aqui em casa , nao sabe lidar com perdas de pessoas que ama ,tudo começou quando perdeu sua vó
    pessoas que nao sabe ,sao preconceitoosas,
    so DEUS nos da força nesta hora de crise é muito dificil a familia sofre junta
    boa semana

    ResponderExcluir
  4. Olha achei sei blog por acaso eu tb tenho toc aliás meu post hoje é sobre isso. Mais tarde virei aqui ler com calma seu blog.
    Estou te seguindo.

    ResponderExcluir
  5. tenho toc mais relacionado ao meu irmao,por exemplo se ele toca num determinado lugar,a psicologa me disse que essa e uma forma de se relacionar com ele ja que nosso relacionamento e dificil,isso seria uma forma de ter contato com ele,sera que consertando essa relaçao isso amenizaria,pois ja tivemos brigas terriveis e isso foi criando um bloqueio da minha parte,ele ate tenta conversar comigo mas na maioria das vezes sou monossilabica,nao consigo esquecer pois ele ate me machucou algumas vezes,por favor se puder me ajudar o meu e-mail Taniapapesso@hotmail.com obrigada.

    ResponderExcluir
  6. tambem tenhp toc, mas nao tenho coragem de procurar um psiquiatra por medo que me chamem de louca...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se todo mundo se preocupa - se com a opnião dos outros ninquem viveria feliz, acho que vc deveria procurar um medico pois seria bom para vc mesmo ...

      Excluir
  7. Muito bom ler o que vc escreveu, isso porque a maneira escolhida p/escrever é objetiva,simples e de fácil entendimento.Necessito sim de um atendimento.Meu psicólogo/psiquiatra cuida de meu cérebro com medicamentos e surtiu efeito...Conversando ele me sugeriu fazer analise, isso porque ele vem ao Rio e volta ao RGS sempre!Sugeriu marcar com um analista...!!!Mas pelo meu plano de saúde as indicações são direcionadas a analistas femininas....Não me sentiria confortável abrir minha vida para mulheres...Uma questão de ótica....Preferia(e quero) analistas homens....Isso já demostra como eu sou.!Certeza de que um homem entenderá outro pois acredito que pensamos diferentes do outro sexo.....

    ResponderExcluir
  8. Meh filho de 8 anos tem mutismo selectivo so fala em casa e com pessoas muIto proximas. Agora de um 6 meses para ca ele pensa que toda calca ou short esta grande e comeca a dobrar o cos para baixo ate Mostrar metade do bumbum dele,usa duas cuecas na tentativa de apertar mais,e pior que esta machucando ele e muito as roupas apertadas ele coloca cinto para apertar muito. Sera que isso e OCD?

    ResponderExcluir
  9. Quanto mais esta apertado nunca esta suficiente,quer mais e mais. E tb nao aceita cortar as unhas dele,diz que nao consegue segurar nada depois e Fica aggressivo quando eu corto com ele dormindo

    ResponderExcluir