22 novembro 2010

TOC e o trabalho

Uma pessoa me perguntou se meu TOC atrapalha meu emprego. Na verdade eu poderia dizer que meu emprego atrapalha meu TOC. Vou responder essa pergunta em um post por ser grande a resposta e para que outros também leiam.
O TOC está presente em várias áreas da minha vida e a área profissional é uma delas. Não há como vc desligar o TOC quando vc está no trabalho, no médico, ou na igreja então o TOC atrapalha em tudo o que vc vai fazer.
O TOC não afeta o meu resultado no trabalho pois eu realizo minha atividades tão bem quanto uma pessoa que não tem TOC. As vezes até realizo a atividade melhor do que alguém que não tem TOC pois sou perfeccionista como qualquer portador de TOC e enquanto o trabalho não sair quase perfeito eu não me contento. Porém, o ótimo é inimigo do bom então o TOC acaba afetando sim a minha produtividade. Levo muito mais tempo para realizar uma tarefa com um resultado ótimo do que uma pessoa que a realiza com um resultado bom (e satisfatório para a empresa).
Tenho TOC desde os 6 anos e não sei se isso foi um fator determinante para a escolha da minha profissão ou se eu escolheria computação independente de ter TOC ou não. Digo isso pois não consigo visualizar alguém trabalhando como socorrista tendo TOC ou então o portador de TOC sendo um neuro-cirurgião. Capacidade para isso todos podemos ter mas profissões como essas exigem que o profissional trabalhe contra o tempo ou que realize procedimentos apenas uma vez. Por isso tenho uma profissão que não importa se sou portador de TOC ou não.
O segredo do TOC é vc manter-se sempre ocupado com coisas que te dão prazer então se vc escolher uma profissão que te da prazer seu TOC não vai te atrapalhar em seu trabalho.

16 comentários:

  1. Oi Junior...eu aqui de novo...quis comentar nesse tbem rsrsrs...ai meu amigo,essas semanas nao estao sendo facil nao...estou pra me mudar e a casa ta dando aqueles probleminhas de final de obra...ontem surtei,gritei,chorei...depois vc vai la no ansiedade e le o post todo...sexta passada fui ao psiquiatra e ele me deu mais um medicamento...aff sera que isso nao tem fim nao???
    Pensei que fosse diminuindo,mas q nada...nao fico dopada,nem nervosa,mas me sinto mal tomando esse monte de drogas...os rituais diminuiram bem,mas essa semana to bem atacada(com a vo atras do toco)rsrsrs...esses pontinhos nao me largam,e eu ja to pensando aqui q vou ter q comentar em outra postagem sua,pois comentei em duas e dois e par(nao pode nem morrendo)mas e isso ai...vou comentar no da peça de teatro,rsrsrs la eu nao comentei ainda...ai meu amigo...que carma,que vida,que dilema...so quem sofre e q sabe e sofre muito mais...esse bicho tortura a gente demais,e cruel...mas temos que seguir em frente ne...desculpe a falta de acentos mas meu teclado e doidinho...tem dia q funciona,tem dia que nao.
    Boa noite e bom restinho de semana...nao me esqueci de vc nao,so to muito atordoada com as coisas aqui...bjs

    ResponderExcluir
  2. Cara, que sofrimento. Conheço uma pessoa que uem TOC
    e ela vai e volta varias vezes antes de ir a um determinado
    lugar. Com vc é assim tb?

    ResponderExcluir
  3. Ola Junior,
    Passei por aqui para ver se voce esta bem? Faz tempo que nao o vejo na empresa, sera que trabalhamos na mesma empresa mesmo?
    Na verdade eu me interessei pois conheço uma pessoa com TOC e busquei no google sobre a doença e vi esse blog

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Amigo,

    Achei seu blog muito interessante. Tenho quase certeza que um colega tem o mesmo problema. Nas escadas vejo ele subir e descer varias vezes, no carro vejo ele entrar e sair do carro, no banheiro.

    ResponderExcluir
  5. Olá Luiz, não comigo naõ é assim, apesar do TOC ser parecido cada pessoa tem um tipo de ritual

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde Rafa,
    Estou bem obrigado, e vc? Vc mora em Campinas tb? Não sei se trabalhamos na mesma empresa pois fui trabalhar todos esses dias :)
    Beijos
    Junior

    ResponderExcluir
  7. Olá Anônimo, acredito que essa pessoa tenha sim TOC pelas caracteristicas que vc relatou. Passe meu blog para ela caso vc tenha contato com ela para que ela mesma possa descobrir.
    Abraços,

    Junior

    ResponderExcluir
  8. Oi Junior...passando pra saber noticias...esses dias não estão sendo dos melhores...parece q nem os medicamentos estão me ajudando...mas tenho fé q td isso é pelo estress com a casa,mudança,e isso me deixa assim...mas espero q td passe logo...e vc?me manda noticias...bjs

    ResponderExcluir
  9. Qual o seu ritual Junior? É mais forte que vc?

    ResponderExcluir
  10. Olá Luiz, tenho vários rituais, escrevi sobre alguns nos meus posts. CLaro, todo ritual sempre é mais forte que a gente.
    Vc tb sofre de TOC?

    ResponderExcluir
  11. Não sei se tenho. Posso Te falar que sei por
    por exemplo que apaguei a luz, mas tenho que
    dar uma conferida. Isto é TOC?

    ResponderExcluir
  12. Todo mundo tem alguams "manias, se for ver bem ninguém é normal. Como eu ja disse em um posto, de perto ninguém é normal agora se vc convive bem com suas manias, se ela não te atrapalha em nada então não há porque tratar. Sempre ficamos em dúvida se fechamos mesmo a porta, se desligamos o gás, se apagamos a luz. Gostamos de ver as coisas organizadas, até com uma certa simetria. O que nao pode é tornar isso uma obesessão. Conferir apenas uma vez se a luz está apagada não é TOC mas conferir várias vezes, nao conseguir pegar no sono sem conferir a luz e fazer isso com varias outras coisas aí sim é TOC e deve ser tratado.
    Junior

    ResponderExcluir
  13. Olá, caí no seu blog por acaso, enquanto procurava uma imagem de "cão abandonado" para ilustrar um posto do meu blog. Qual não foi minha surpresa ao ver muitas coincidências em nossas histórias, pequenos detalhes, mas pontuais. Eu sofro de Transtorno do Pâncio desde os 6 anos! E muitos sintomas do Pânico se misturam com TOC, na minha infância os sintomas do TOC eram bem evidentes e eu achava que era louca. Imagine...isso no início dos anos 70. Ningume sequer tinha ouvido falar em TOC, Síndrome do Pânico e afins.
    Hoje meus sintomas estão bem controlados, só não consegui ainda viajar de avião, faz muitos anos que não vôo, coisa que eu adorava fazer.
    Se quiser trocar figurinhas, meu e-mail cristine.sampa@hotmail.com
    Muito bom seu blog! Ahh e eu amoooo cães, tenho 3 e um dia vou ter uma casa de apoio para cães abandonados.

    ResponderExcluir
  14. Desculpe os erros de digitação, culpa das minhas longas unhas postiças - hehehe

    ResponderExcluir
  15. "O ótimo é inimigo do bom!"
    Eu li esse post há algum tempo, quando eu era ainda uma "amiga oculta", mas jamais esqueci e passei a por em prática quando precisei e ainda busco praticar esse ensinamento sempre que preciso!

    ResponderExcluir
  16. Boa noite, não sei quem são vocês mais me chamo Juliana, e estou desenvolvendo um trabalho na faculdade sobre o TOC e gostaria de saber como vocês lidam com isso no trabalho.
    Se alguém puder me ajudar peço entrar em contato comigo por email: juliana_rodriguesnascimento@hotmail.com

    ResponderExcluir