03 janeiro 2012

Feliz ano novo a todos

Mais um ano se passou e estou aqui novamente desejando feliz ano novo a todos. O Blog já tem 1 ano e meio!!!! Nem parece que faz tanto tempo que tenho postado as minhas manias chatas e cansativas para voces lerem. Será que alguém já se cansou de ler essas coisas "aborrecivas" e desistiu de me seguir? Bom, se alguém já o fez com certeza não estará mais aqui para levantar a mão e dizer: Eu cansei de ler essas loucuras! Se alguém se cansar por favor se despeça antes de partir, nem que seja um breve e curto: Fui! :)
Mes de dezembro é mes de correria. Muitos tem metas para bater antes do fim do ano, muitos tem que fazer em dezembro tudo o que prometeram não mais fazer a partir de janeiro de 2012 e todos tem que comprar presentes e mais presentes para a troca no final do ano. E nada melhor para quem tem TOC do que festas de fim de ano!! Melhor que isso só festa de aniversário infantil para quem tem obsessão por limpeza. É o aniversariente e mais 9 amiguinhos soprando a velinha do bolo. Parece que dá até para ouvir a gotícula de saliva caindo e se espatifando na cobertura. E essas velas que não se apagam nunca!!? Meu!!!! Já não basta aquela cusparada toda no bolo para apagar a vela e quando finalmente ela se apaga, eis que como "fenix" resurge das cinzas para então levar mais uma chuva de saliva! Gosto mesmo de bolo de casamento, além de não ter velinhas para os noivos apagarem ainda tem aquela mágica de: sai o bolo com um pedaço cortado pelos noivos e entra ele já todo fatiado e embalado a vácuo em papel alumínio e sem contato manual rs (o que os olhos não veem o coração não sente).
Família grande e reunida, começa a faltar talheres e um usa o o do outro, aquela mesa posta para o jantar, linda, simétrica começa a ficar desorganizada, Voce resolve dar uma volta pela casa para espairecer mas toda madeira vc tem que dar um toque e foram escolher justo a casa daquela pessoa bem conservadora que ama tudo feito em madeira. Ir para o quintal nem pensar pois 99% dos quintais são feitos de ladrilhos ou cimento queimado cheio de rachadurinhas dificil de pular. E falando em pular vem o fim de ano, praia, cada um com o seu ritual para entrar 2012 com força. É pular onda, comer uva com caroço, romã na carteira, lentilha, etc. Para quem passa a vida inteira fazendo rituais não quer nem ouvir falar em mais rituais!!
Pelo menos é o único dia do ano em que vc se sente "em casa", onde fazer rituais agora é nomal. Todos os dias do ano te olham torto se vc bate 3, 4 ,5, 100 vezes na madeira mas nesse dia o ritual ta liberado, aliás, o ritual é obrigatório.
E finalmente 2012 chega e nada! Nada muda, seu TOC não desaparece milagrosamente, vc começa a adiar as suas promessas para "depois do carnaval" e a vida continua. E continua com o TOC agarrado ao seu pé, feito chulé.
Não adianta promessas, simpatias, não resolve adiar sua decisão de se livrar do TOC. Não espere o ano novo, o carnaval, vc melhorar de humor ou seu medo de germes diminuir para vc sair de casa e procurar um psiquiatra. Vc não é louco, eu sei, afinal eu também tenho TOC e não sou louco pois nenhum louco tem consciência de sua doença, nenhum louco tem vergonha de suas loucuras mas quem disse que psquiatra é médico de louco? Sua avó dizia isso? Vc tem medo de procurar um médico? Medo de que? De ser curado por ele? Tem vergonha de contar o que voce faz, seus rituais? Desculpe mas vc não será a 1a pessoa a relatar esses rituais para o psiquiatra e nem será a última (infelizmente). Ele deve estar careca de ouvir esses relatos e se ele realmente for careca melhor, se tiver cabelos brancos então nem se fale pois esses são os mais pacienciosos, mais atenciosos e no fim da consulta nos fazem sentir normais como realmente somos.
Ninguém vai arregalar os olhos, chamar uma comissão de médicos, colocar eletrodos em vc e começar a pesquisar vc como uma cobaia. Bom, a 26 anos atrás quando procurei uma psicóloga ela quase fez isso mas os tempos mudaram, a ciência e o estudo da mente humana evoluiu e com certeza essa psicóloga já deve ter se aposentado (ou morrido).
Vc não precisa contar todos os rituais e pensamentos, muito menos aqueles escabrosos que nem eu tive coragem de relatar em um post. Basta contar alguns, os mais relevantes e um bom médico saberá diagnosticar se é TOC ou não. No máximo ele irá relatar 3-4 sintomas do TOC e perguntará se vc tem algum desses sintomas e vc com os olhos arregalados ira dizer: sim, eu faço exatamente isso, como o senhor descobriu?
Falando, ou melhor, escrevendo parece fácil mas eu sei que não é. Se quiser ir criando coragem e começar me escrevendo os seus sintomas e tal tudo bem, lerei com prazer mas não demore em procurar ajuda. Procure um psiquatra ou psicóloga, quem vc se sentir melhor pois provavelmente com o tempo um vai indicar o outro. A psicóloga não vai te fazer uma lavagem cerebral e o psiquiatra não vai te deixar topadão com os remédios, vai por mim. Eu, pelo menos, continuo com todas as faculdades mentais funcionando :)
Boa sorte e pois me conte como foi lá com o doutor ;)

23 comentários:

  1. FELIZ ANO NOVO PRA VC TBM , E ESTAMOS BEM AQUI!! SEGUINDO BEM DE PERTO,POIS TEM SEMPRE NOS AJUDADO CONTE CONOSCO PQ CONTAMOS COM VC , E VAMO Q VAMO!!

    ResponderExcluir
  2. Que veeeenha 2012!!!
    Não se pode jamais desistir e ter ESPERANÇA que dias melhores virão...:).
    É preciso ser forte para levantar-se e ir acreditando que o melhor ainda é seguir em frente.Vamos formar uma corrente de FÉ.
    "Doze meses dão para qualquer ser humano se cansar e entregar os pontos. Aí entra o milagre da renovação e tudo começa outra vez, com outro número e outra vontade de acreditar que daqui pra diante vai ser diferente."
    Carlos Drummond de Andrade.
    Disse tuuuudo ;D

    ResponderExcluir
  3. Bacana você lidar essa questão do TOC com humor e otimismo. Feliz 2012!

    ResponderExcluir
  4. Rita disse:Isso mesmo ,as vezes a melhor maneira de conviver com o toc e rindo dele e feliz 2012 para nós.....

    ResponderExcluir
  5. Feliz ano novo Miguelito! realmente o ano muda mais as angustias são as mesmas, os medos são os mesmos! estou com um sintoma novo a pouco tempo que está me torturando e o ano novo não deixou ele no ano velho! desde que um tio meu faleceu, irmão do meu vô, tudo que faço acho que vai causar a morte do meu vô, sou muito apegada a ele e estou quase morrendo com esses pensamentos! essa ansiedade me tortura o dia todo, penso nisso o dia inteiro, sem ficar 10 min sem me encomodar! não aguento mais, sei que é toc, mais às vezes me dá tanto medo que não me controlo! vou voltar a fazer terapia! espero que vc esteja melhor daquela fase difícil que vc estava passando! fica com Deus!

    ResponderExcluir
  6. Paula, obrigado pelo carinho :)

    ResponderExcluir
  7. Oi Suellem, anda sumida!!! Esse foi seu último comentário e ultimo contato tb!! A não, depois do comentário vc ainda conversou comigo mas depois desapareceu para sempre!! volta :)
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Adalberto,
    Conhece a frase: rir para não chorar? Então, temos que rir já que não existe outra solução :)
    Abraços

    ResponderExcluir
  9. Rita, espero que vc tb esteja rindo do TOC hoje... ou melhor, hoje é sempre!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oi Anonima rs (pq não deixa seu nome? Se bem que eu acho que sei quem é mas não vou relevar seu nome).
    O TOC é sujo, ele pega a gente no nosso ponto fraco. Lembre-se que pensar não é poder. Só Deus tem poder sobre nossas vidas e a vidas das pessoas. Graças a Deus vc não tem poder sobre outras vidas e nem mesmo sobre a sua vida assim como eu tb não tenho. E Deus é Pai e não padrasto, Ele nao quer nosso mal e sim sempre nosso bem. Volte sim À terapia pois é a melhor alternativa para driblar a sua mente.
    Beijos e espero que hoje esteja bem melhor do que quando me escreveu, sei que somos "pessoas de fases" :)

    ResponderExcluir
  11. Oi amigão!!! Felicíssimo 2012, com esperanças sempre renovadas... pq a esperança é sempre a última que morre e a minha, sinremente, espero que fique pra semente.
    Todos temos altos e baixos, com ou sem toc, só que nossos baixos são mais baixos e conseuentemente nossos altos também.
    Beijocas a todos!!

    ResponderExcluir
  12. sabe estou sofrendo muito com o toc, não tenho compulsão só pensamentos obsessivos terríveis, tem hora que parece que vou machucar alguém, que estou virando homossexual está muito difícil espero ficar boa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tmbm tenho pensamentos obsessivos de q estou virando gay e isto faz muito mal na minha vida social, tenho panico e acordo de madrugada desesperarado, esta muito dificil viver assim..

      Excluir
  13. Oi Carol!! Beijão para vc tb e para a baby :)

    ResponderExcluir
  14. Querida anonima, vc vai ficar bem sim. Claro que sozinha será muito dificil mas se vc procurar um psiquiatra ou um psicólogo será mais rapido. E fique tranquila que vc não machucará ninguém pois quem tem TOC tem muito pudor e os pensamentos são exatamente o contrario do que desejamos
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Parabéns pelo tópico Miguelito, muito bem humorado, ri bastante aqui. Espero que este ano seja melhor para todos nós, o meu já começou bom com muitos dos meus sintomas sumindo por quase todo o dia, as vezes sinto a bendita ansiedade, mas esta suportável. Desejo a todos um 2012 de muitas realizações e que continuemos na luta para derrubar o TOC.
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ricardo, obrigado. Fico feliz em saber que seus sintomas estão sumindo aos poucos, não só sinto feliz por vc mas por todos nós pois se vc está conseguindo isso claro que nós tb conseguimos.
      Abraços e vamos juntos nesse 2012 :)

      Excluir
  16. Oi Miguelito, que bom q vc me achou! É sempre bom dividir e aprender um pouco com outras pessoas que tenham essa doença. Já estou te seguindo

    beijkos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida, agora que o blog mudou ficou mais fácil de responder cada pessoa mas prefiro por email ou facebook. Apareçe lá :D
      Beijokas
      Junior

      Excluir
  17. Oi Miguelito, td bem?
    Faz tempo q não escrevo, mas tenho visitado o blog durante esse tempo todo e como sempre adoro os textos (esse último tá muito engraçado: a parte do bolo então, nem se fale, e é pura verdade)... Então, na verdade eu tava passando por um período muito turbulento em casa, tinha trabalho, cursinho e o pior: o querido TOC, mas enfim um ano terminou, e um outro nasceu :), e eu acho q esse ano promete muitas coisas boas. Eu só queria agradecer pelos incentivos q vc dá, não só a mim, mas a todos q visitam esse blog, e dizer q eu consegui algo q realmente estava querendo muito (infelizmente não foi acabar com o TOC, mas foi algo q me deixou quase tão feliz quanto), graças a todos os segredos compartilhados aki e a todos os relatos de pessoas como eu, q me fazem pensar q somos únicos e ao mesmo tempo iguais, e q me fazem não sentir só...
    Agora vc deve estar se perguntando quem sou eu:
    A propósito, meu nome é Yasmin, e eu sou aquela estudante anônima de 19 anos. Eu consegui passar na faculdade (FELIZ), e uma das pessoas q me ajudaram nisso foi vc (e seu blog). Agora é uma nova jornada, e um novo desafio, já q talvez irei morar com outras pessoas, entretanto já q cheguei até aki, não posso desistir. Muito Obrigada por td. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Yasmin, fico super hiper mega (não vou colocar mais adjetivos senão vai soar meio gay rs) feliz com sua mensagem, vc não sabe o quanto. Realmente somos únicos apesar de sermos vários por esse mundo afora. Com certeza vai encontrar pessoas legais nessa sua nova jornada mas vai encontrar pessoas chatas tb. Quem sabe não encontre até alguém com TOC? O importante é não desistir nunca, somos esquisitos aos olhos das demais pessoas, somos portadores de TOC, somos várias coisas mas uma coisa não somos: derrotados! Se não não estaríamos aqui, cada um com sua estória de vida mas todas estórias em comum: portadores de TOC que se aceitaram e que não desistem :)
      Quero saber mais!!! Que curso passou, para que cidade está indo, quando vai... quando volta..... rs. Se quiser escreva no meu email mas não deixe de contar tuuudoooo :)
      Beijos, parabéns e muitas felicidades

      Excluir
  18. Tenho o TOC desde que eu tinha 8 anos. Mas era algo pequeno se comparado com hoje. Tudo começou a piorar, quando meu avô morreu em 2000. Os pensamentos aumentaram tudo que ia fazer vinha cabeça que alguém da minha família ia morrer.
    Bom, fui crescendo os pensamentos aumentaram, em 2003 nasceu minhas duas irmãs, que são minha vida. Aí, claro o TOC pegou esse ponto fraco. De lá pra cá tudo que faço vem na cabeça que elas vão morrer, cada ano que passa os pensamentos ficam mais forte. Agora começo do ano perdi minha avó, a cena do enterro dela ficou na minha cabeça, e tudo que faço vem na cabeça a mesma cena só que com as minhas irmãs. acho que tô chegando ao limite, acho que vou pirar, se é que já não pirei!! Eu, achava que isso era só comigo, não sabia nem que era uma doença, até que um dia ouvi falar, e fui pesquisar, e vi aqui no Blog os depoimentos.
    Vi que não era só comigo, parece que me deu um certo alivio saber disso, mas logo voltou tudo de novo. Tem dias que não sei oq fazer, tem dias que a única coisa que me deixa calmo é ficar o dia inteiro deitado. Tá complicado mas, sei que vou sair dessa. Abraço a todos.

    ResponderExcluir
  19. Tenho muitas manias também, igual a sempre quando vejo uma escrita igual quando vou ao banheiro leio a e releio mais de 10 vezes e leio ao contrario também, fico olhando aos vidros de xampu conto eles diversas vezes quando fui reformar a casa troquei os azulejos pois tinha quadradinhos que me atraia e eu ficava contando sem parar os quadradinhos do piso, coloquei um piso de uma cor só ajudou muito tenho muita dificuldade pois trabalho em uma oficina e loja e sempre que pego em dinheiro tenho de lavar as mãos sempre sempre quando andava na rua nunca pisava nos rachados da calçada sempre evitava nem que tivesse que estender bem o passo para não pisar.
    Aconteceu um episódio em minha vida que fiquei muito ruim tentei suicídio muitas vezes e cheguei a machucar a mim mesmo com um ferro quente fiz queimaduras graves em mim para me punir, mas agora melhorou bem... ixi se eu for contar tanta coisa estranha que acontece ficaria o dia todo fora as vozes e também acho sempre que estão conspirando algo contra min , detesto ver pessoas olhando para mim ... pessoal isto e muito ruim...um sentimento muito ruim... um grande abraço...Gil

    ResponderExcluir