08 outubro 2010

Férias

É incrível o poder terapêutico das férias! Para algumas pessoas a solução dos problemas é o trabalho, a pessoa aumenta a carga de trabalho para pensar menos nos problemas. Para mim definitivamente a solução dos problemas são as férias.
Na última semana de trabalho antes das férias eu melhorei 50% do meu TOC. O fato de ter uma obrigação todos os dias - pelo menos todos os dias úteis - fazia com que minha ansiedade aumentasse e com isso os rituais ficassem mais frequentes. À 1a vista quem lê esse post acha que quem tem TOC é meio preguiçoso pois vive reclamando das coisas que tem para fazer mas quem tem TOC sabe o quão difícil é fazer uma atividade com milhões de pensamentos invadindo a mente e tendo que fazer rituais e malabarismos até completar a atividade.
Tem uma amiga que me relatou que largou o emprego dela de 10 anos pois não conseguia nem passar em frente ao emprego e não é raro encontrar pessoas que não conseguem sequer sair de casa devido a tantos rituais que tem para fazer antes de sair ou mesmo pelo medo exagerado de contaminação exercido pelo TOC.
Depois que passei a tomar medicamentos meu TOC não é mais incapacitante mas os diversos rituais antes de sair de casa para trabalhar, os rituais no trabalho somado à pressão sofrida na empresa, tanto pelo volume de trabalho quanto pelos olhares dos colegas, é de desanimar e elevar a ansiedade qualquer um. Sabendo que faltava 1 semana para as férias o humor muda para melhor, a ansiedade diminui  e consequentemente os rituais diminuem e o ambiente de trabalho passa a ser até mais prazeiroso.
Existem várias doenças que são consideradas incapacitantes e que a pessoa pode ser aposentada precoçemente mas nunca ouvi falar nada em relação ao TOC. Alguns portadores de TOC não conseguem uma melhora significativa nem com medicamentos e nem com terapias e seu TOC pernamece a um nível  incapacitante, impedindo que a pessoa realize muitas das atividades consideradas corriqueiras ou então fazendo com que essa pessoa demore horas para realizar essas atividades, trazendo para o portador muita ansiedade, angustia e até humilhação no caso de atividades que tenham que ser realizadas em público ou em grupo.
Ao contrário do que possa parecer não pretendo viajar nas minhas férias e passar ela toda deitado numa cadeira de praia, em frente ao mar e com um copo na mão. Pretendo trabalhar bastante mas em algo que eu goste, que me de prazer e que eu não seja obrigado a fazer e portanto não tenha prazo definido, cronograma e nem dia e hora para começar e terminar :) As férias são para me livrar do trabalho forçado, do trabalho escravo que sou obrigado a realizar, mesmo meio a pensamentos e rituais, para poder me sustentar mas não para me livrar do exercício de alguma atividade.
Espero aproveitar as férias também para poder postar mais aqui no meu blog, seja coisas úteis ou inúteis também, afinal não tem nada na vida mais inútil que o próprio TOC rs

15 comentários:

  1. Oi meu amigo,
    O Toc traz tantos problemas pra nós que o possuímos né.
    Fico brava às vezes, porque quando digo que tenho TOC alguns riem, ah, é aquele negócio de ficar lavando a mão né?
    Aproveita mesmo suas férias no melhor que puder.
    Relaxe tranquilo, curta porque passa tão rápido.
    Será que é possível para o portador de toc um tipo de aposentadoria ou algum tipo de vantagem para ele esteja no mercado de trabalho, se sinta útil e possa como todo mundo ter seu lado profissional valorizado?
    Beijo querido, um abraço na sua familia.

    ResponderExcluir
  2. Oi Júnior...to passando pra ver como está...que bom que tirou férias...e que bom que vai aproveitar fazendo coisas que não tem data marcada pra terminar...estava pensando nisso esses dias...como é tenebroso ter algo com data pra terminar...isso pra nós portadores do TOC é terrível demais.
    Eu essa semana passada e essa agora estou bem ansiosa,com alguns problemas pessoais,mas tenho fé que tudo se resolverá...fui ao psiquiatra sexta,e ele continua o tratamento...agora é esperar mais um mes...mas estou indo bem sim...muita coisa diminuiu bastante.
    Infelizmente,não é tudo que acaba,mas vamos que vamos né?!?
    Bom,aproveita bem as férias...e me faz uma visita viu?!?
    Bjs Débora.

    ResponderExcluir
  3. Oi Junior...como está?
    Semana passada eu fiquei muito ansiosa,mas jata passando...mas os rituais estão bem mais intensos nessa semana...sei la...acho que é a lua viu...rsrsrs Bjs ótima semana...Débora.

    ResponderExcluir
  4. Caro Miguelito:

    Descobri o seu blog ontem a noite. Achei sensacional! Muito bem feito, bem escrito e caprichado. Já li uma boa parte dos posts.

    Também tenho TOC desde a infância e sei bem o que é isso.

    Recentemente me consultei com um psiquiatra. Ele me receitou uma fórmula de paroxetina combinada com fluoxetina, mas ainda não tive coragem de começar a tomar.

    Eu gostaria de começar a fazer TCC e queria saber, se não for te atrapalhar, se você já fez e o que pensa a respeito. Quem sabe pode ser matéria para um novo post em seu blog.

    Desejo-lhe ótimas férias!

    Um abraço.

    Calvin

    ResponderExcluir
  5. Olá Calvin, se vc teve coragem de procurar um psiquiatra não vai faltar coragem para começar o tratamento :). Depois que vc começar e sentir a mudança vai pensar:> pq não começei a me tratar antes? Claro que todo medicamento tem seus efeitos colaterais e não é no dia seguinte que vc sente a diferença mas com certeza se vc persistir, enfrentar os efeitos colaterais(que pode variar de pessoa para pessoa e não é tão ruim assim) e levar o tratamento a sério sem desistir vai ver como sua vida pode melhorar. Aconselho vc começar uma TCC depois de 1 ano de tratamento por dois motivos: 1o muitos pacientes conseguem uma ótima melhora só com medicamentos, sem necessidade de TCC. 2o, caso vc veja uqe só os medicamentos não estão dando a melhora que vc deseja, deposi de 1 ano vc já terá uma base para começar a terapia e poderá falar a psicóloga tb sobre como os remedios estão melhorando seu TOC. Eu estou fazendo a TCC faz 2 meses e tomo medicamento a 10 anos mas deveria ter começado a TCC a 9 anos atras, pena que só fui conhecê-la agora
    Abraços e fique a vontade para perguntar mais
    Junior

    ResponderExcluir
  6. Caro Miguelito,

    Obrigado pela resposta e pela ajuda. Continuarei acompanhando seu blog. E já que você se colocou à disposição, farei outros comentários sempre que possível. No mais, espero que você esteja aproveitando as férias.

    Um abraço.

    Calvin

    ResponderExcluir
  7. Oi Júnior...vc disse tudo ao Calvin...depois que começamos o tratamento,nos perguntamos pq denoramos tanto...
    Eu estou indo bem,mas sinto que só o medicamento não esta adiantando...tem dias q ninguém merece né...ontem mesmo foi com a janela da sala...nao consegui dormir antes das 2,pois ficava levantando pra olhar a janela...fora o croche q ta atrasado...fico desmanchando td hora...pq sera q é assim? Essa porcaria nunca vai passar? Isso não tem cura?
    Aff...to começando a desanimar viu...me sentindo triste,só qro ficar quieta num lugar escuro...o pior é q nao qro dizer isso pro marido,pois ele ja tem os problemas dele...sei la,talvez seja hora de partir pra outro tipo de tratamento.
    Bjs e lindo fim de semana...Débora

    ResponderExcluir
  8. olá
    O meu nome é Mia e acho que tenho TOC. A 1a manifestação ocorreu quando eu tinha aproximadamente 9 anos e do nada e sem eu querer apareceu um pensamento que me dizia q se eu não fizesse uma determinada coisa que algo de mal me iria acontecer. Apartir dai esses pensamentos incontrolaveis nunca mais desapareceram, mas os mesmos rituais não são rotineiros, quando o pensamento aparece eu simplesmente obedeço, porque tenho medo que tal como o pensamento me diz, que algo de mal aconteça. Às vezes quando vou fazer alguma coisa tenho que bater 3 vezes com o pé no chão ou saltar, tenho que me desviar de certas riscas do chão. às vezes quando estou a escrever mesmo não querendo tenho que apagar tudo e voltar a escrever pq se não vai acontecer uma coisa mt má. Por vezes quando saio de casa e ja estou no caminho tenho que voltar pra tras para ter a certeza que fechei a porta de casa, mm sabendo que sim. Antes de me deitar tenho que alinhar as pantufas em frente da cama, mas isso só acontece qd o pensamento aparece. Aos 14 anos tive misofobia e foi a pior experiencia da minha vida. Após tomar banho chegava a entrar novamente na banheira porque achava que não estava completamente limpa e podia ficar doente e os que me rodeiam tb, chegava a limpar as mãos imensas vezes por dia e ficava com a pele em sangue.Sempre que alguem me sujava até chorava. Agora felizmente ja não tenho misofobia, mas continuo a lavar repetidamente as maos, mas não tanto.
    eu sou uma pessoa obsessiva-compulsiva, não sou?
    Desculpem o texto gigante.

    ResponderExcluir
  9. Olá Mia, pelo que vc descreve acredito que vc tenha TOC sim principalmente pelo relato de "ter que desviar de certas riscas do chão". Acho que dos diversos rituais que os portadores de TOC tem o de não pisar nas linhas ou rachaduras no chão aparece em todos os casos. Até hoje não vi ninguém que tenha TOC dizer que consegue pisar nas rachaduras. É importante vc procurar um psiquiatra para que ele confirme a suspeita de TOC e começe o tratamento ou descarte essa suspeita. Quantos anos vc tem hoje? Eu tenho TOC desde os 6 anos, sofro com isso a 31 anos e a 11 anos que me trato. Tb tenho a mania de apagar o que escrevo. Hoje com o computador fica mais fácil mas meu 1o ritual com 6 anos foi quando estava fazendo uma redação. Eu apaga o texto escrito a lapis e escrevia novamente até que minha folha ficou toda borrada.
    Fique a vontade para escrever outras vezes, por mais gigante que seja o texto, sou uma pessoa que gosto de ler, até mais do que escrever :)
    Espero ter ajudado.
    Beijos
    Junior

    ResponderExcluir
  10. Olá Junior
    Pois a resposta foi afirmativa tal como eu suspeitava. Actualmente eu tou com 19 anos e antes de falar com um psiquiatra, gostaria de expor a minha situação ao meu médico para saber o q ele acha, mas tou a tentar ganhar coragem. Isto não é propriamente uma situação que me faça sentir vergonha, eu sou assim e pronto! mas tenho medo da reacçao das pessoas próximas de mim. A minha mãe sabe e me apoia mt mm, é mt minha amiga e uma excelente mãe, mas tenho medo que nem toda a gente faça o mm e mude o comportamento cmg. Há pessoas q conseguem ser mt más Havia um programa q passou bem a pouco tempo na tv e um concorrente tinha toc. Eu me identificava mt com ele e não suportava ouvir mts pessoas bem proximas de mim, dizer que ele era psicotico. Qd eu ouvia isso, explodia e dizia q, provavelmente se não soubessem do problema dele, o iriam considerar uma pessoa completamente normal. Ao falar isso eu referia-me ao concorrente do programa e ao mesmo tempo a mim. Chegava até a dizer q qq pessoa pode ter esse problema sem q ng se aperceba.
    eu li num site que a pessoa com toc tem mais probabildade de desenvolver outras fobias. Isso é verdade?
    Tb é verdade q o toc nao tratado tem tendencia a piorar?
    Bjs
    Mia

    ResponderExcluir
  11. descobri que eu tenho,depois que eu assisti uma reportagem no fantastico,antes disso eu não sabia o que eu tinha,mais o meu tipo de toc é diferente,pois eu tenho umas manias no ombro e ninguém pode triscar ou chegar perto,as vezes sou até agressiva,eu dizia que estava com crise,mais todo mundo perguntava:crise de que? e eu dizia que era só crise,eu tenho manias com numeros,quando vou aumentar o volume da tv,eu tenho que colocar sempre em 20,25,30,35 e nunca 34,22,31, quando isso acontece me dá um certo desconforto,de algo que está errado,quando o toc está atacado,não importa a roupa que eu estiver,toda vez eu tenho que afastar do meu ombro,as vezes até rasga a roupa,já cortei meu cabelo quase no zero,para o cabelo não encostar nos ombros,sempre do lado direito!e tenho manias de guardas roupas velhas,e eu não me sinto bem tirando do meu quarto,quando eu vou limpar o meu quarto,eu demoro dias,até mesmo alguns meses,mais nos empregos que eu já tive,toda vez que ficava atacado,eu tinha que tirar a blusa do meu ombro,ai eu falava na empresa que estava com crise,mais eles não gostava da ideia de eu ficar desarrumada a roupa! e por isso estou desempregada,pois o meu toc me atrapalha muito!!!agora mesmo a roupa que eu estou usando,nem ta encostando no meu ombro!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí Flávia,vc é mais uma das nossas. Os rituais e manias podem mudar mas somos todos iguais, movidos por pensamentos que não fazem sentido mas mesmo assim obedecemos eles. Onde vc mora? Estou pensando em fazer um encontro dos portadores de toc.

      Excluir
  12. Minha Psiquiatra diz que tenho TOC mais nao tenho certeza
    Sempre tenho duvida sobre isso, pois eu usava drogas surtei
    depois de um tempo internado 1 mes com um bando de doido
    o medico me falo que so esquizofrenico mais ai fui pra universidade federal eles me derao como eu sou portador de TOC
    Tenho pensamentos sobre estrupoi que eu so estrupadour ou que me estruparao e monte de coisa e fika vindo imagens na minha cabeça eu tenho que pensar em coisas boas pra diminui essa coisa eu me sinto um lixo faço tratamento a 2 anos e nada resolve ai tomo paroxetina para depressao e para o TOC e tomo Orap Para psicoses nao sei bem se voces vao dizer se tenho ou nao mais e melhor do que nada
    adorei o blog abraçao ai e boas ferias manin ^^
    fuizz

    ResponderExcluir
  13. olá...tenho toc faz alguns anos...
    me disseram q
    posso receber uma ajuda d custo (p comprar remédios...etc...) do governo... isso é verdade?

    ResponderExcluir
  14. tenho pensamentos ruins com td sou de poucos amigos ,nao gosto nem de ver um azulejo torto um melimitro ,nao aceito sujeira ,fico preocupado com que minha filha se machuque vejo de longe o que pode acontecer nao gosto que mudem minhas coisas de lugar tenho mania de contar tudo em um lugar que eu vou tipo quantos batente tem em casa na casa de outras pessoas quendo eu vou que e dificil de sair nao gosto tenho vontades estranhas pensamentos ruins como arrebentar um chefe que me ameaçou e ate hoje tenho essa vontade tenho medo de nao conseguir parar meus pensamentos antes de fazer mal a outra pessoa estou passando com um pisquiatra e agora com um piscologo mas nao me sinto nada melhor meu corpo doe inteiro sem que eu me machuqe nao durmo so na base do remedio e as vezes nem o diazepam de 10 mg 2 comprimidos nao faz que eu durma fico preocupado com meu coraçao que tbm tenho problema de coraçao fraco do lado esquerdo resumindo estou farto com tudo fico nervoso com td minha vontafe e de destruir quem maltrata animais crianças e se eu estiver perto de uma dessas coisas eu nao respondo pelos meus atos se tiver que partir pra cima eu nao penço duas vezez meu email e pauloclaudionunes@hotmail.com

    ResponderExcluir