26 outubro 2010

O retorno

De volta ao trabalho! Achei que nesses 10 dias eu iria postar bastante mas não postei NADA! :) Voltando ao trabalho me dei conta de que eu acordo cedo 5 dias na semana mas chega na sexta-feira e ainda não me acostumei em acordar cedo mas bastam dois dias do fim de semana para eu me acostumar a acordar tarde. O mesmo acontece com as férias, se vc dividir as férias em duas vc vai sair de férias a cada 6 meses. Pois bem, vc trabalha 6 meses e não se acostuma com o trabalho mas bastam 10 dias de férias para vc voltar ao trabalho como se tudo no trabalho não fizesse parte desse universo. Tenho medo de tirar 30 dias de férias e na volta não lembrar mais o nome dos colegas, onde sento ou talvez nem saiba mais como ir de carro até o trabalho rs.
 Brincadeiras a parte vamos falar do TOC ao voltar para o trabalho. Durante as férias eu não tinha horário praticamente para nada e acordar a hora que quisesse (bom mais ou menos isso) e sem aquela obrigação de me arrumar a tempo de não chegar muiiiito atrasado no trabalho já me tirava um peso enorme da cabeça e minha ansiedade diminuia muito. Como ansiedade está diretamente ligada com o TOC ele também diminuia e ao fazer os rituais estando eu mais tranquilo eu demorava menos tempo do que o habitual.
Eu também podia fazer as coisas na sequencia que eu quisesse então se eu não conseguisse lavar o rosto por causa dos rituais eu descia para tomar café e depois fazia uma nova tentativa pois tinha tempo de sobra. Agora eu PRECISO lavar o rosto antes de descer e tomar o café pois para mim é muito custoso descer as escadas uma única vez, imagina descê-la e depois ter que subir e descer novamente só para lavar o rosto? Então ou fico na parte de cima até lavar o rosto ou desço e pulo essa parte.
Fazer o que vc tem vontade, fazer coisas agradáveis como ir ao cinema, passear no shopping, fazer algum trabalho manual e artesanal do qual vc gosta muito, se dedicar a um hobby é tratamento para qualquer doença e não seria diferente com o TOC. Tudo isso te ajuda a lidar melhor com o TOC, a diminuir a sua ansiedade e com isso vc dá menos atenção para o TOC.
Sabemos de tudo o que é bom para nós, sabemos que devemos fazer exercícios, que devemos ter uma alimentação saudável, sabemos o que deveriamos comer e o que não deveríamos, o duro e conseguir concilicar tudo isso com nosso tempo então nem sempre fazemos, comemos ou vivemos da maneira ideal e sim da melhor maneira possível.
O jeito é seguir em frente mas sempre tentando colocar nossa saúde em 1o lugar pois de que adianta ter dinheiro, tempo se não temos saúde para aproveitá-los? Nós que temos TOC temos que aprender a ser menos exigente com nós mesmo e relaxar mais pois talvez tenhamos que conviver com ele pelo resto de nossas vidas então vamos gastar nossas forças aprendendo a conviver com ele e não lutando contra ele.
Lembre-se que o ótimo é inimigo do bom

3 comentários:

  1. Oi Júnior...que bom que esta de volta...fico feliz,sinto falta de sua visita.
    Eu adorei esses seu post...começou bem engraçado,e depois disse td como sempre...mas vc tem toda razão...temos que aprender a conviver com o TOC,pois querendo ou não,ele é parte de nós rsrsrs...eu estou bem,menos ansiosa essa semana...mas naquela fase hormonal terrível(ainda bem q vc não passa pela fase hormonal né?!?)rsrsrs então,mas tirando isso,ta td bem...fazendo mto artesanato,mta coisa nova,e mta idéia na cabeça.
    A minha casa ta me tirando do sério...ta super starasada...mas tenho fé q até 2012 eu me mude rsrsrs brincadeira é até dezembro,e desse ano viu...
    Espero que sua volta ao trabalho seja tranquila,que sua semana seja ótima,e q nós consigamos nos acostumar com nosso amigo invisível rsrsrs
    Bjs boa noite e boa semana!
    Débora

    ResponderExcluir
  2. Como disse a Débora, o nosso amigo invisível.
    Realmente, quando não temos aquele compromisso parece que as coisas andam melhores né.
    Puxa querido, desejo de coração um bom retorno ao teu serviço, com paz e confiança.
    grande abraço
    beijo na família

    ResponderExcluir
  3. Eu não diria que o TOC é um amigo invisível. Está mais para "inimigo fiel"!
    Miguelito, é tão difícil isso de não ser tão exigente consigo mesmo. O sentimento de culpa é tão presente sempre, que parece que mesmo acertando, há a reflexão exagerada se foi tomada a atitude certa. Geralmente há duas opções a serem escolhida, mas independente da escolha o sentimento de "será que fiz o melhor" surge e insiste na mente, mesmo quando se sabe que se considerou a alternativa mais plausível e se essa preocupação toda fosse sempre por algo que valesse a pena, mas não... na maioria das vezes são meras banalidades!!! GGGGGGGGGRRRRRRRRRR

    ResponderExcluir