08 dezembro 2011

TOC: Preguiça ou cansaço mental?

Tem dia que não quero trabalhar.... e aí o que faço? Tem gente que chama isso de preguiça mas eu tenho muita vontade de fazer as coisas, gosto de ocupar minha mente para não dar espaço para o TOC. As vezes as pessoas ouvem essas coisas e podem pensar que quem tem TOC é preguiçoso. Mas eu pergunto: vc cansa de lavar um copo? Não, nem lavando uma louça inteira cansa muito imagina um copo. Mas e se vc lavar esse copo 5x no mesmo dia. Ah... aí começa a encher o saco. E se vc lavar 35x esse mesmo copo seguidamente? Ai cansa muito...... vc perde a vontade de lavar o copo, vc pensa 10x antes mesmo de sujar o copo para não ter que lavar depois. Isso não é preguiça, é TOC mesmo.
Um computador tem sua capacidade de processamento. Quanto mais programas vc abre para ele executar, mais consome o processamento dele até que ele começa a ficar lento e não dá mais para executar nenhum programa.
Alguns vírus ficam consumindo esse processamento só para deixar seu computador lento. Pois o vírus TOC também é assim, ele consome tanto processamento do seu cérebro que as vezes fica difícil fazer outras tarefas em paralelo e vc fica lento e cansado.
Eu trabalhava numa empresa onde não ganhava muito mas também não trabalhava muito. Resolvi mudar de empresa para ganhar mais e, claro, além de aumentar o salário também aumentou o serviço, as responsabilidades.
Nunca tive medo do TOC, nunca achei que deixaria de namorar por causa do TOC, nunca achei que jamais iria casar só porque tenho TOC. Esses medos nunca me passaram pela cabeça e o mesmo acontecia com o emprego. Até a responsabilidade de ser pai eu encarei mesmo sabendo que eu tenho TOC. Mas ultimamente estou um cagão, principalmente no emprego.
Acho que não vou dar conta de tanta responsabilidade, repito 2-3 vezes a mesma coisa e já quero desistir. Penso que cedo ou tarde vão descobrir que tenho TOC e serei mandado embora ou então que não darei conta de realizar todas as atividades dentro do prazo e "tchau emprego não tão querido mas muito necessário para sustentar uma família."
Antigamente quando alguns desses pensamentos me assombravam eu tinha uma chave chamada: Dane-se! (para não dizer outra coisa) a qual eu ligava e relaxava, ficava tranquilo....... Irresponsabilidade de quem é jovem e não precisa colocar todo dia o leite das crianças na mesa. Hoje essa chave está quebrada, não consigo ligá-la e esperar para ver o que vai dar.
E agora? Tento voltar para uma empresinha com um salário infeliz porém onde eu me sinta feliz ou fico na "empresona" (prof. Pasquale, me ajuda aqui com essa palavra) com salário bom!!! mas me borrando? Li a estória de um advogado que tem TOC e foi mandado embora do emprego porque não conseguia entregar as petições, processos, etc dentro do prazo.
Quem sabe "deixar rolar" seja a melhor opção. Se mandarem embora paciência, a culpa não é minha, o fracasso não é meu, é tudo culpa do TOC. Talvez seja a hora de eu montar meu próprio negócio, algo tão sonhado por mim e acredito que para a maioria que tem TOC.
Se alguém se compadecer e quiser me dar um emprego mesmo sabendo que tenho TOC eu agradeço :)

26 comentários:

  1. O TOC causa mesmo esse cansaço mental.
    Lembre–se de alimentar seus três tipos básicos de existência: físico, mental e espiritual.
    Por isso é fundamental a prática de um exercício fisíco,um pouco de fortalecimento muscular e muito alongamento estão entre os melhores investimentos que você pode fazer,("mente sã em corpo são"). Somos um todo, mente, corpo e espírito precisam estar alinhados para atingirmos a nossa melhor performance.
    Além de procurar ter um sono de qualidade (é preciso aprender a dormir).
    Amor, Amigos, Entusiasmo e Fé são os verdadeiros remédios para a alma, nenhum mal pode resitir à ação conjunta desses gigantes.
    No mais tente ser FELIZ ao invés de tentar ser PERFEITO.

    ResponderExcluir
  2. Antes não sabia o que me causava o extenuante cansaço mental que sinto e quando descobri o que tinha fui associando os fatos descobri que esse bendito me deixa assim sem disposição e energia, pois as vezes mal consigo dormir a noite... Também tenho medo de ser mandando embora da empresa onde trabalho, principalmente porque o que faço exige muita atenção e concentração, o que tenho tido de menos, fora que não posso cometer erros pois compromete a qualidade do meu trabalho além disto tem os prazos e a pressão para entregar o serviço. Tenho acessado de mais a internet para me distrair quando vem aqueles pensamentos estranhos e ruins que ficam rodando na cabeça. Tenho medo de em uma auditoria da rede pegarem meu IP e listarem meus acessos em sites que não estão relacionados ao trabalho e a pesquisa e acharem que estou fazendo isto para enrolar e não trabalhar, acho que ninguém acreditaria em mim se eu disse o porque faço isto.
    Vou levando as coisas como posso, vencendo uma batalha a cada dia e lutando para que isto não me vença enquanto aguardo a guerra ser vencida. Temos sempre que acreditar que somos maiores que este "problema" e que acima de nós há alguém maior que esta no controle.

    ResponderExcluir
  3. Miguelito, Ricardo e demais internautas.
    Meu filho tb tem TOC e além do tratamento medicamentoso e psicoterápico e ele faz acupuntura e os resultados em conjunto estão sendo excelentes. A Acupuntura tem também uma acção muito importante na estimulação do sistema nervoso central, aumentando a produção de produtos químicos naturais, como as endomorfinas, responsáveis pelo sentimento de bem-estar, de satisfação. A Acupuntura produz em nosso sistema nervoso central não se restringe à produção de encefalinas, vários neurotransmissores (substâncias que permitem a transmissão de informações ao cérebro) são liberados. Um neurotransmissor em especial é a serotonina( a deficiência desse transmissor desencadeia o TOC).A serotonina é uma amina que é produzida e armazenada em várias partes do nosso corpo e tem funções diversas. No encéfalo, a serotonina tem um papel importante na modulação da dor (dificulta um estímulo a desencadear a dor) e a falta de serotonina é um dos mecanismos de depressão.
    A maioria dos medicamentos antidepressivos que existe no mercado( que serve tb para o TOC ), trata a depressão aumentando o nível de serotonina no encéfalo. A Acupuntura também aumenta a concentração da serotonina no sistema nervoso central, dessa forma, ela pode ser terapia adjuvante eficaz no tratamento da depressão.E claro a maioria dos planos de saúde cobre essa técnica milenar.

    ResponderExcluir
  4. Oi Amiga, obrigado pelas suas dicas. Tb gosto quando vc as envia por email para mim. Realmente esportes, cuidar do corpo faz bem para a mente mas infelizmente nesse mundo corrido nem sempre temos tempo para cuidar do corpo e da mente :(
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Pois eh Ricardo, infelizmente o TOC eh pouco divulgado e por quase ninguem conhece-lo as pessoas tem discriminacao.
    Procure a ajuda de um psiquiatra e de um psicolgo pois consegui melhorar muito deposi que procurei ajuda. Ainda atraso um pouco meu trabalho mas as vezes compenso ficando um pouco a mais depois do expediente. Acho que nenhuma empresa eh ignorante a ponto de nos mandar embora mas como vc falou, Deus esta nos olhando e ele sabe que nao fazemos isso por sermos preguicosos mas sim pq isso eh uma doenca. Entao tenha fe que vc esta protegido por Ele
    Abracos

    ResponderExcluir
  6. Amigo Miguelito, estou vendo que tu que sempre foi uma alicerce para muitos de nós que temos toc, agora está precisando de nós, nada mais justo nesse mundo. Bem, eu ao contrário de você, sempre tive medo de tudo, mas nunca deixei de fazer algo pelo medo, fui superando meus medos, medo de palco, lá fui eu ser atriz, medo de pagar mico, lá vou eu me expor, medo do toc, lá vou eu enfrentar ele... Vou te dizer algo que a minha terapeuta me disse ontém, "o toc é uma doença sacana, sorrateira, a espreita de um nível de estress adequado para tomar conta. Talvez o toc esteja fazendo com que vc catastrofize as coisas, faça com que elas pareçam piores do que realmente são, e nós sabemos, que o Toc faz isso com a gente. Não antecipe as coisas, ninguém te mandou embora, vc tem um emprego, ninguém está passando fome, que provas vc tem que vc não vai dar conta? Todo mundo, independente do Toc, tem seus altos e baixos, não se cobre tanto. Como minha terapeuta falou "a busca da perfeição é uma luta inglória, se vc é 100% no trabalho, provavelmente vai deixar a desejar como pai ou esposo..." Enfim, impossível ser bom em tudo.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Carol concordo com suas palavras para nosso A_M_I_G_O_ Miguelito. Esse foi um dos seus post mais melancólico que já li.
    Um profissional competente como você ( pois tenho certeza que é) não se encontra em qualquer lugar.
    " E o auto-controle é uma das atitudes mais importantes que uma pessoa pode ter".
    Fique com DEUS!!!

    ResponderExcluir
  8. Miguelito você uma pessoa que sempre me ajuda quando estou ansiosa, entro no blog e leio os posts e os comentários e vejo que não estou sozinha e realmente tenho uma doença e não devo temer a essas pensamentos, não desanime jamais, vc é muito forte e sempre foi, e é uma força pra muita gente! dificuldades todos temos mais isso não quer dizer que vc vai perder seu emprego por um momento difícil! relaxe, se acalme e siga em frente! sua luta contra o toc é longa, mais vitoriosa e vc vai vencer mais uma vez! Fica com Deus!

    ResponderExcluir
  9. Ehhh Carol, falou e disse, e disse bonito rs. Obrigado pelas palavras, nada como palavras como essas e uma noite de sono né? VC é a Carol mãe de uma menininha?
    Em todo caso agradeço pelas palavras e seguirei as dicas de sua psicóloga
    Abraços

    ResponderExcluir
  10. Anonima, tb devo agradecer a vc pelas palavras, aliás devo agradecer a todas e a todos que postaram os comentarios desse post. As vezes escrevo tanto que acabo achando que estou sozinho mas quando vem uma chuva de comentários vejo que não e fico feliz :)
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. oi amigo, sou eu sim a "mãe de uma menininha". Tb me sinto sozinha as vezes. Mas isso me lembra aquela historinha q escutei de Tom Jobim quando eu era criança:
    "no inferno todos tem o cotovelo virado, então não conseguem levar a comida a boca, nem se lavar, nem se coçar, então morrem de fome, estão sempre sujos e irritados. No céu todos tb tem os cotovelos virados, mas um alimenta o outro, um limpa o outro, um seca as lágrimas do outro..." Então é assim que o toc me coloca no inferno, mas quando leio os seus posts ou qdo simplesmente trocamos informações, nós que temos Toc, me sinto tão animada, e um ser humano muito melhor do q antes do toc.
    Obrigada a todos vocês!!

    ResponderExcluir
  12. toda força para vc amigo, renove suas força pois todos nós contamos contigo , sei que és um guereiro pois aprendo muito com seu blog, sabe esse dias tem sido dias terriveis , pois meu filho o luiz tem estado muito revoltado usando de uma siceridade com todos, tudo que não lhe agrada ele ataca tudo,e é bem isso mesmo um cansaço mental que muitos não entende ,chega a doer na alma as palavras que ele usa ,eu engraçado que hoje entrei aqui para saber justamente sobre esse cansaço mental se era assim ou simplesmente uma grande preguiça, e tive a resposta atraves do seu relato obrigado por expor suas dificuldades e obrigado por tbm relatar suas vitorias pois acredito plenamente nelas tudo tem um mutivo vc vai superar a cada, eu creio em nome de Jesus !que irar conseguir mais uma vez, essa dificuldade do luiz aceitar certas coisa ,atitudes de pessoas, lentidão para tudo que agora descubro que é assim pois foi a melhor forma descrita por vc sobre esse cansaço mental. isso tem me aflingido muito mas quando leio aqui que vc tem seus altos e baixo e como sei que vai conseguir superar mais uma vez , me da confiança para ajudar meu filho caminhar mais um pouco , pois é isso. não perder a confiança que vencerar mais uma luta

    ResponderExcluir
  13. Infelizmente os seres humanos são tão incompreensíveis né? Quando não acontece com eles!
    É nessas horas que precisamos das pessoas que nos entendem!

    Vou deixar uma frase pra vc que marca muito bem o momento da minha vida e acho que o da sua tb:

    "A ruína é um presente. A ruína é uma estrada para a transformação."
    - do filme "comer, rezar, amar".

    ResponderExcluir
  14. Amei o comentário da Carol. Super carinhosa! Deve ser mal (que é bom) das 'Carols' serem carinhosas...

    ResponderExcluir
  15. Miguelito gosto muito desse blog,vc nem tem noção do quanto me ajuda,sou portadora do toc,sou casada,tenho uma filha de 7 anos.Minha luta começou na infancia e uma coisa eu te digo q em Deus podemos tudo ,Ele pode nos curar ou nos ajudar a conviver com o toc.seja feliz um grande abraço Rita de Cassia

    ResponderExcluir
  16. Obrigado Paula pelas suas palavras. Para seu filho deve ser um pouco pior pois esta na adolescencia. Lembro que nessa fase para mim foi terrivel pois havia as mudancas de hormonios e toda aquela estoria de querer impressionar as meninas e ao inves de impressionar eu apavorava as meninas com minhas atitudes estranhas rs.
    Enfim, temos que vencer um dia de cada vez, uma fase da vida de cada vez e saber que lutas sempre haverao. E tb sem elas que graca teria a vida? O importante eh que em todas essas lutas Jesus esteja conosco.
    Beijos e esteja sempre a vontade para escrever.

    ResponderExcluir
  17. Oi Amanda, saudades de vc. Por mais que eu converse com vc pelo msn, por email, pelo face sempre tenho suadades rs. Somente sendo um de nos para nos entender neh? Sera que eh tao dificil entender nossa mente? Tudo bem que nem nos nos entendemos direito mas depois de tantos relatos aqui ainda tem gente que nao entende o TOC.
    Beijos amiga e vcsabe melhor do que ninguem que vivemos de fases, a boa fase soh comeca quando a fase ruim passa mas por outro lado soh temos uma fase boa pq tb temos a fase ruim

    ResponderExcluir
  18. Ola Rita,
    Fico feliz que meu blog tem ajudado vc. Novamente digo que o blog soh tem seu proposito se ele ajuda as pessoas pois meu intuito aqui nao eh apenas escrever um monte de desabafos mas sim contar relatos que possam ajudar outros portadores a se encontrar, se confortar, ajudar as pessoas a entenderem o que eh o TOC.
    Fico feliz que sua filha nao tenha herdado o toc.
    Beijos e de maos dadas vamos a luta :)

    ResponderExcluir
  19. oi Miguelito... ah... quanto tempo.
    espero de coração que vc esteja feliz hoje....
    grande abraço.

    ResponderExcluir
  20. É muito ruim quando se tem toc, saber q existem alguns parentes q acham q essa "historia de toc é desculpa para não querer trabalhar", eu chorei muito com isso pq so eu sei o q eu passei, tanto q buscava um emprego mas q por causa do toc às vezes acontecia de ter q sair. Não desejo isso pra ninhguém pq só quem tem, sabe o quanto isso atrapalha o dia-a-dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só vc e todos nós sabemos o que vc passou com o TOC pois todos nós tb passamos por isso. Infelizmente nem todo mundo tem conhecimento do TOC e acha uqe isso realmente é frescura mas se eles soubesse o quanto nos incomda nos pediriam perdão.
      Abraços

      Excluir
  21. Sempre que estou mal passo aqui... Sei la, me faz bem ver que existem pessoas que assim como eu sofrem(e muito) com o TOC. Eu faço tratamento a algum tempo e tenho visto melhoras, mas tem dia que eu acordo e penso que mesmo depois do tratamento minha luta será diária. Minha vó sempre diz que todos nós temos os leões que temos que matar diariamente, o problema é que o meu sempre volta. Ás vezes eu me canso de tudo... moro em uma cidade pequena e ninguém sabe o que é TOC, depois que tive a confirmação de um psiquiatra, não queria que ninguém soubesse, iriam me achar um bicho, foi quando meu pai me disse que para eu ser aceita devia me aceitar primeiro. Hoje em dia falo abertamente sobre isso, me fez bem,(hoje por exemplo eu pedi a professora para ir lavar as mãos e todos os meus colegas danaram comigo e não me deixaram sair), mas as pessoas sabem que esse é meu ponto fraco e sempre tem um chato que não se preocupa com os sentimentos dos outros, acho que no Brasil falta divulgação, vc fala que tem TOC e as pessoas te olham estranho e falam ''que isso?''. E se nós portadores de TOC nos uníssemos e nos ajudássemos, um relato aqui outro ali, um conselho amigo, a palavra de alguém que ja passou por isso. Que tal? As vezes sinto falta de alguém que realmente entenda minha doença

    ResponderExcluir
  22. Sinto-me tão cansada que sinto preguiça de pensar. Não aguento mais! Panejo e não executo. Comprei livros, apostilas, mas não consigo iniciar os estudos. Não quero aprender mais nada no trabalho. Não sei como me tratar.

    ResponderExcluir
  23. passo o dia todo sem fazer quase nada,o dia é perdido, ate comecei a fazer um esporte e aproveito aulas de teatro da minha escola para me obrigar a fazer algo, nao consigo arrumar minhas coisas, ajudar a arrumar a casa e nem mesmo estudar e ano que vem terei que fazer o vestibular; (minha mae vive pegando no meu pé). Eu pensava que isso do TOC dar um cansaço mental ou falta de iniciativa para fazer as coisas, era invençao minha (um jeito de tentar entender isso) e entao resolvi pes quisar e achei esse blog que me ajudou muito.

    ResponderExcluir
  24. O blog foi abandonado? A mensagem mais atual é de setembro/2015

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não Sara, o ultimo post foi dia 26 de setembro de 2016.
      Estamos ativos ainda :D
      http://toc-transtornoobsessivocompulsivo.blogspot.com.br/2016/09/o-furto-da-bandeja-de-almoco.html

      Excluir