21 março 2013

Jogo da memória

Olá a todos que leem esse blog e principalmente aqueles que o visitam todos os dias em busca de um novo post, esses são guerreiros ainda mais nessa estiagem de posts.
Abro a janela de uma nova postagem e fico olhando para aquela tela branca e minha mente vai viajando naquele branco infinito e as letrinhas nada de aparecerem mas quando menos espero meus dedos começam a se movimentar e letrinhas começam a se juntar para formar frases e aí o miguelito volta a escrever :)
As vezes me pergunto se o TOC aumenta a minha ansiedade ou se minha ansiedade aumenta o TOC? E logo me lembro do slogan: Tostines vende mais porque é fresquinho ou é fresquinho porque vende mais? Maldita memória infinita que nunca lota e também nunca esqueçe das coisas. Será que se eu conseguisse apagar algumas coisas da minha memória eu diminuiria a ansiedade e ela o TOC? Ou vice-versa?
Só sei que como muitos comentaram aqui a minha memória também se recorda de coisas que aconteceram a muito tempo e de coisas recentes também. Tenho uma memória fotográfica que funciona como uma foto mesmo só que sem anotações atrás da foto. Vejo um rosto e posso ficar 10 anos sem ver o mesmo rosto e quando o vejo novamente tenho a certeza de que já vi aquele rosto antes. Mas diferente de um vídeo que me diz alguma coisa, com a foto não me lembro o nome da pessoa, não me lembro o nome do lugar de onde conheço a pessoa, nada além da certeza de que já vi aquele rosto antes e isso me gera muita ansiedade. Eu poderia ter uma memória videográfica ao invés de fotográfica assim ela iria funcionar como um vídeo, com imagens e sons e não apenas como uma foto estática que não me diz nada mais além de que: já vi esse rosto antes.
Eu lembro de coisas de quando eu tinha 2 anos de idade, sei que eu tinha essa idade pois me lembro de quando abri a testa e tive que levar pontos. Lembro do médico falando comigo e dizendo que ia "costurar" a minha testa e quando pergunto para minha mãe quantos anos tinha quando isso aconteceu ela me diz que eu tinha 2 anos. Lembro de quando eu tinha 3-4 anos e meu irmão abriu a minha testa com um telefone de brinquedo feito em madeira e fiquei 1h com meu avô esperando minha tia chegar para me levar ao PS (já abri a testa várias vezes, nem vou contar as demais vezes senão vou desmaiar pois não posso ver sangue rs). Tenho lembranças de quando eu estava na pré-escola e não tinha TOC e me lembro nitidamente do 1o dia na 1a série quando meu TOC começou.
Lembro de quase tudo, só não me lembro de como eu era feliz sem o TOC, não lembro nem se eu era feliz sem ele, só me lembro que hoje sou infeliz com ele.
Quando eu me curar do TOC vou me lembrar de tudo o que vivi com ele? Vou me lembrar de cada ritual e cada mania que eu tinha? Cada pensamento escabroso que passou pela minha cabeça? Ah, espero que não, espero sofrer de uma amnésia rara que dá como reação adversa naqueles que se curam do TOC :)
Já que não consigo esquecer das coisas eu tento pelo menos selecioná-las. Procuro recordar somente das lembranças boas e tento deixar as demais lembranças trancadas numa área escura do meu cérebro pois sei que apagá-las eu não vou conseguir mesmo.
E isso funciona viu? Substituo cada pensamento triste por um alegre, cada pensamento obsceno por outro brochante, cada pensamento obsessivo por outro pensamento qualquer desde que não seja compulsivo. No fim acabo ficando mais tranquilo e a ansiedade diminui, afinal dentro de mim existem lembranças boas e lembranças ruins e irão prevalecer aquelas lembraças que eu alimentar mais.
Se eu criei o TOC não é possivel que eu mesmo não consiga eliminá-lo. Se eu permiti e dei condições para ele se desenvolver dentro da minha mente de alguma maneira tenho que ser capaz de desfazer isso e ir confiando ele aos poucos até que ele sucumba.
Vou lançar a campanha: Diga NÃO ao TOC :)
Abraços e nos falamos mais no próximo posts, enquanto isso vamos trocando ideias através dos comentário.

29 comentários:

  1. Me surpreendi ao encontrar o novo post. Abri a página e fui direto verificar os comentários do post anterior e ao me deparar com "0 comentário", me dei conta que havia um "post recém postado", rs (gosto das redundâncias às vezes). Agora, pq eu não comento o post de uma vez? Pq preciso explicar a cena toda? Detalhar como foi que percebi que tinha um novo post? Simples a resposta: eu tenho TOC. Só não é simples ter TOC.

    Esse post é como um bisturi na minha ferida, pois eu queria esquecer que tenho TOC e queria esquecer que tenho super-memória e queria esquecer de muitas coisas que a minha super-memória insiste em me fazer lembrar e remoer, mas não consigo esquecer absolutamente droga de nada! Me vejo reconhecendo o TOC em minhas ações e em meu jeito de ser e convivo com essa sensação de "pelo menos sei que isso é TOC e que as coisas só são assim por causa do TOC", essa sensação e certeza que às vezes soam (cismei com o verbo soar, rs) como um alento e às vezes soam como uma sentença e em raras ocasiões soam como gana de lutar!

    Gostei do post, tanto no que diz respeito ao conteúdo, quanto pelo fato de vc simplesmente ter escrito! Fico triste ao ler algo do tipo vindo de vc:

    "Lembro de quase tudo, só não me lembro de como eu era feliz sem o TOC, não lembro nem se eu era feliz sem ele, só me lembro que hoje sou infeliz com ele".

    Em meu coração há uma prece constante para a sua cura e felicidade e para todos e todas sem exceção, TOCados ou não!

    E, por último mas não menos importante, quero dizer para encarar minha insistência, que não sei se o motivou a escrever ou o obrigou a isso (ou nenhum dos dois, afinal não sou o último Tostine do pacote, rs), como sinal do meu carinho pelo blog que vc criou e por todos vcs!

    Beijos e fiquem com Deus! A amiga de sempre,

    Eterna

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o post, retrata bem o portador de toc, eu tenho uma super memoria e infelizmente essa super memoria pende para os acontecimentos ruins da vida, vc disse que nao lembra se era feliz antes do toc, eu tambem nao lembro.. mas suponho que sim .. suponho que eu era feliz, na verdade fui feliz até depois do toc.. mas quando o toc se instalou de vez minha vida começou a ser uma verdadeira guerra..

    Ontem me deparei com o post novo e vi 0 comentarios, mas como eu estava muito triste resolvi nem comentar, vejo tantos casos de portadores de toc que melhoram a qualidade de vida e sei que tambem vou melhorar minha qualidade de vida assim como muitos ja conseguiram, o toc é uma montanha russa um vai e vem de sintomas e intensidade


    Miguelito muito obrigado pelo novo post, ficou muito bom.. grande abraço

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Realmente, não estamos sós. Descobri que tinha toc no ano passado, e me lembro como se fosse hoje as palavras que a minha psicóloga me disse. Ainda tenho algumas manias, como por exemplo: se eu cortar o cabelo hoje, só posso tomar banho amanhã; não consigo ver um chinelo virado para baixo, eu corro e vou desvirar; se tem uma tesoura aberta, eu tenho que fechar; e tenho um medo danado de enlouquecer. Descobri este blog há pouco tempo, e tenho que dar o parabéns pela esta iniciativa, e muito obrigado por acalmar os nossos corações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Marcos e fico feliz em saber que gostou do blog

      Excluir
  5. Miguelito, sou Lia, fã sua, pois já te disse uma vez adoro os seus posts tão gostosos de ler apesar de refletirem uma triste realidade, eu também tenho um pouco de toc, o toc de comprovação (ver 3 vezes se fechei a porta, 3 vezes se fechei o gás. Nao consigo dormir quando ponho o despertador porque fico o tempo todo comprovando, etc.). Mas sou afortunada porque nao é muito forte e nao é sempre que ele ataca.
    Ele ataca quando estou muito ansiosa, nervosa, com medo, etc. Então eu mudei de profissão. Agora exerço uma profissão que eu possa trabalhar segundo os meus horários, isso faz com que eu já nao durma com despertador e possa dormir a noite inteira tranqüila. Felizmente agora o meu despertador biológico funciona perfeitamente acordo todos os dias as 6h30 sem problemas e posso trabalhar.
    Tb ajuda umas palavras do meu pai (que também sofria de toc de comprovação, uma vez quase quebrou a maçaneta da porta tentando comprovar se REALMENTE tinha trancado a porta por 3 vezes so que com forca) (alias me pergunto porque a maioria de nos tem fixação com o número 3). Ele me disse "Lia, vc nao pode alimentar o toc. Ao fechar a porta saia correndo e nao olhe pra trás" ajuda, sabe
    Outro conselho que me deu uma amiga minha que viu que eu ficava comprovando era fazer uma lista e ir anotando cada vez que fazia algo por exemplo na lista colocava: - tranquei porta, fechei o gás, liguei o despertador e ao lado vc põe o "ok". Quando da o toc vc olha a lista e vê que já esta feito e mesmo que entre aquela vontade louca de comprovar vc imediatamente faz outra coisa, nao alimente o toc,
    Eu tb sofro um pouquinho com rituais, se pergunto uma coisa pra alguém eu penso "se ele responder assim uma enorme desgraça vai acontecer, se ele responder assado todos os meus desejos se realizarão," e quando a pessoa nao responde o wue eu queria ouvir e penso que uma desgraça enorme vai ocorrer me causa uma tremenda ansiedade. E formulo a pergunta de novo e de novo até receber a resposta certa.
    Miguelito, adoro o seu jeito de escrever, adoro o seu blog. Estava com saudades e como muitos ficava entrando (3 vezes ao dia rs) pra ver se vc tinha voltado.
    Fico triste so que a sua desaparição nao foi porque esta totalmente curado. Mas amigo, vamos lá, coragem fé e esperança. Pra se livrar do toc nao podemos nos sentir derrotados, nos temos wue comanda-lo, nao alimente o toc, nao preste atenção a ele, tente se conter nos rituais e nas obsessões. Mude a rotina. Nao sei é difícil mesmo.

    ResponderExcluir
  6. Outra coisa que me funciona um pouco é fazer justamente aquilo que o toc me proibir e ver que nada acontece. Então uma vez deixei o gás aberto de propósito (calma, o meu fogão tem chave de segurança, ele desliga sozinho depois de um tempo) sai de casa e logo fui fazer outras coisas, esquecendo do toc, quando voltei nada tinha acontecido e agora nao fico tão ansiosa.
    Com a porta nao da pra fazer isso que o Brasil ta muito violento. Mas pus 6 travas. E me esqueço de uma e vejo que nada acontece.....

    ResponderExcluir
  7. Ah e para completar o ritual, aqui vai o meu 3ero comentário... Rs (sou a Lia) outra coisa que me faz perder muito tempo é o de ler e reler tudo o que escrevo, o que me faz perder muito tempo já wue adoro escrever emails longos e adoro escrever muito tb.....loucura :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lia, que gostoso ler suas palavras, fico muito feliz em saber que gosta tanto assim do blog e do que escrevo mas mais feliz ainda que resolveu compartilhar tudo isso que vc sente conosco. Saiba que suas palavras foram de grande valia e me deram um pouco de força para resistir aos rituais. A chave para a cura do toc eh justamente o que vc disse: fazer o que o toc proíbe e ver que nada aconteceu mas eh muito difícil ignorar os pensamentos catastróficos e não fazer o ritual. Estava cansado de tentar resistir ao toc mas agora vc me deu novo ânimo:). Vou escolher um ritual e resistir a ele o quanto eu agüentar.
      Beijos e obrigado por suas palavras

      Excluir
    2. É difícil sim, eu sei. Mas temos que ser muito fortes. Fico triste de te ver meio desanimado, nos posts anteriores vc sempre estava muito corajoso e otimista, gostava de ler as suas aventuras acentuando a parte mais irônica do toc (se é que tem). Porque é assim miguelito a gente tem que rir do toc nao fazer que o toc ria da gente. Acredito que vc esteja meio desanimado, bom nos temos os nossos momentos, mas tenha coragem, nao desista, continua tendo ajuda (como ajuda, né) mas nao desanime, so a idéia do blog ajuda muita gente aqui, inclusive eu.
      Um abraço muito apertado,
      Lia

      Excluir
    3. Oi Lia, engraçado como vc me conhece apenas por ler o que escrevo :). Confesso que já fui mais otimista em relação ao toc e depois que comecei a fazer terapia eu deveria ter me tornado mais otimista ainda mas o fato de eu não ter me curado nos primeiros meses de terapia me desanimou. Sei que fui otimista demais achando que com meses eu me curaria e que agora estou sendo pessimista demais mas logo encontro o meio termo, não se preocupe ;). O toc tem a sua parte cômica sim e não tem como falar dela sem ironia portanto aguarde que logo vamos rir juntos dele.
      Um super beijo para vc
      Miguelito

      Excluir
    4. Pois é miguelito, é que eu me lembro que a primeira vez que vim parar no seu blog porque eu queria saber mais sobre toc e era tudo tão triste, quando comecei a ler os seus posts comecei a dar risadas das situações e achei legal vc ter tomado esse lado "nao tão pesado" do toc. Porque é fogo e nao tem cura a gente so pode ir levando com menos ansiedade.
      Também confesso que o meu grau de toc nao é muito severo, com o qual eu posso ir levando com mais facilidade. O meu toc é principalmente de comprovação mas ele pega pesado em épocas de ansiedade e estres.

      Mas todo mundo tem as suas épocas de desistir de tudo e ter vontade de chorar. Eu acho que eu "esqueço" um pouco do meu toc porque a minha mãe tem toc tb em um grau talvez bem pior que o meu. De certa forma acabo voltando a minha atenção mais a ela e isso ironicamente ajuda a superar o meu próprio pequeno toc (porque nao é incapacitante para mim)

      O toc da minha mãe, é o de acumulação. E eu ate tinha escrito aqui varias vezes sobre isso, mas eu nao consigo, é muito muito duro para mim. Qualquer coisa pode ser que tenha uma utilidade no futuro. É muito duro, eu e o meu pai a gente consegue (a duras penas) conseguir manter a casa mais ou menos aceitável, jogando fora os bagulhos mas recebendo as maiores broncas depois. Sei que nao adianta, mas tampouco serve terapia nem nada isso so serviria se minha mãe reconhecesse que tem toc.
      É tema tabu aqui em casa e desde sempre nunca convido ninguém para ir lá em casa, bom agora eu já nao moro com os meus pais mas vivo perto e sempre estou lá dando uma mão pro meu pai.
      Já tive um namorado que me deixou com medo que eu ficasse como a minha mãe. Mas no geral eu so apresento os meus pais se a relacao esta muito seria mesma, coisa que hoje em dia como ninguém agüenta ninguém nem nada, já nao se pode ter nenhuma relacao verdadeira com ninguém, então to meio eremita mesmo.

      Na verdade esse relato esta muito mal escrito porque escrevo com muita dor mesmo. É muito difícil. É mais difícil quando alguém que vc ama tem um toc realmente grave do que sofrer nos mesmos.

      Desculpe o relato as vezes tenho vontade de desabafar e me sinto péssima por fazê-lo.

      Beijos,

      Lia

      Excluir
  8. Olá Miguelito...sempre leio seu blog...mas nunca tive coragem de comentar, tenho toc a uns 18 anos sem compulsão...quando estou angustiada venho aqui ler, muito legal sua disponibilidade de criar e se abrir no blog, já que pelo menos pra mim é difícil falar sobre o toc...grande abraço!

    ResponderExcluir
  9. É a primeira vez que escrevo no blog, sempre lí muito mais sobre o TOC do que procurei me expor, escrever, muitas vezes por vergonha que tenho da propria doença, por me sentir um "anormal" um estranho no ninho.

    Acho ue tenho TOC há mais de 10 anos praticamente, mas ultimamente a partir dos 22 anos tem se intensificado. Me formei em Direito, consegui passar na OAB mas mesmo assim sinto como se o TOC incapacitasse a minha vida, sinto-me por vezes que esse mal nunca terá um fim, que estou condenado a ficar triste por toda a minha vida, ultimamente as compulsões e os rituais e os medos se tornaram tão intensos que entrei em uma depressão profunda. Aos 25 anos as vezes acho que o TOC possa ter estragado a minha vida.

    ResponderExcluir
  10. Anônimo procure ajuda psiquiatra! O toc talvez nao tenha cura mas vc pode apaziguar e muito os sintomas e ter uma vida normal. Quanto antes vc procurar ajuda melhor

    ResponderExcluir
  11. Depois de um tempinho sumido estou de volta, estava gozando de merecidas férias, pena que neste período não consegui tirar férias do TOC, pois de vez enquanto ele aparecia poluindo minha mente com pensamentos esdrúxulos.

    Miguelito, perfeito o seu post. Esta coisa de super memória parece surreal, me lembro de coisas como o meu primeiro dia no jardim de infância, eu tinha apenas três anos, me lembro que a professora se chamava "Tia" Márcia e que como primeira tarefa ela me deu um cachorrinho e uma folha branca mimeografada para colorir (alguém ai se lembra das folhas de mimeógrafos azuis ou pretas com cheiro de álcool? Não sou tão velho assim). Lembro que usei um lápis de cor branco e fiquei se entender porque a cor não saia no papel (é obvio porque né? rsrs), até dos meus colegas desta época eu me lembro, passei muito e muitos anos sem ver um sujeito que estudou comigo neste período no fim dos anos 80, lembrei dele e de seu nome assim que bati o olho, pode um trem desses? Me lembro do meu primeiro dia no primário, entrei para a escola adiantado, com apenas seis anos, me lembro minha mãe me deixando com a professora, Dona Clenice, no meio de um monte de gente estranha e o choreiro que arrumei querendo voltar para minha mãe. Lembro de cada detalhe de uma casa em que meu avô morou até quando eu tinha uns sete anos, consigo descrever cada detalhe da casa, as vezes minhas tias ficam horrorizadas com minha memória destes fatos. Por incrível que pareça ontem estava vendo o filme Rambo: programado para matar ou Rambo I, de 1982 que estava passando se não me engano na HBO e estava comentando que a última vez que havia assitistido aquele filme foi na segunda-feira de Carnaval em 2007 com dois amigos em minha casa, lembro que este dia estava chovendo, que almocei feijoada e que depois do filme fomos a casa de um destes meus amigos ouvir música e jogar video game. A super memória me traz boas recordações, mas houve períodos que ela só me trouxe dor e tristeza me fazendo relembrar todos os fatos negativos da minha frustrante adolescência essa super memória, me fazia remoer todas as situações e experiências frustrantes e decepcionantes que tive nesta fase da vida e me enchia de culpa e de ansiedade o que me deixou super deprimido, graças a Deus consegui superar isto, mas só eu sei como foi viver com está super memória somada aos pensamentos obsessivos e as ruminações mentais que eram flashes de imagens de coisas vividas e de palavras ouvidas, parecia que estava revivendo tudo. Gostaria de que está super memória me ajudasse nos estudos, mas nunca ajudou, se for para decorar qualquer coisa sou péssimo incapaz de lembrar o que for, isso é muito estranho.

    Somente nós TOCados sabemos como é conviver com estas situações e como elas desgastam e minam as nossas energias e o melhor que temos a fazer para lhe dar com isto é continuar a trocar experiências neste espaço, pois um ajuda o outro com seus relatos.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  12. Oi, Miguelito. Eu leio sempre o seu blog e ele me incentivou a procurar ajuda e a me tratar pra valer. Mas há cerca de dois meses meu TOC piorou MUITO e eu tenho passado por vários problemas. Sinto que este é lugar onde posso expressar o que estou sentindo e ser levada a sério.

    Eu namoro há três anos e há mais ou menos um ano e meio meu relacionamento está em crise. Meu namorado sempre foi muito atencioso, compreensível e dedicado. Sabe dos meu TOC e das dificuldades provenientes da doença. Sempre fui clara com relação a isso e sobre como me sentia. Medos, angustias, inseguranças e tristezas.

    Durante todos os meses do ano passado ele me tratou mal. Ele foi cruel, disse coisas cruéis, tipo que eu estraguei a vida dele, que ele perdeu tempo comigo e que não dá para namorara alguem com TOC. Eu chorava [igual a uma idiota] me sentia mal, mas entendia que ele estava passando por um momento dificil. Nunca, em nenhum instante, eu tentei terminar a relação. E nesse ritmo foi durante o ano todo. Eu estava infeliz, desgastada, cansada, acreditando mesmo que havia feito um estrago na vida dele por conta dos meus problemas.

    No final do ano passado cansei e terminamos. Mesmo assim ele não perdeu a oportunidade de ser estupido e me ofender. Só que voltamos. Ele veio atrás de mim dizendo que errou, que sabe que errou e que nunca mais seria estupido comigo, que nada justifica. Não confiei de cara. Fiquei com os dois pés atrás, mas fui tentando acreditar nele porque, afinal, ele me conhece e já esteve muito do meu lado, antes de termos problemas graves.

    Faz dois meses que voltamos e ele voltou a ser estupido comigo. Num nível diferente e de forma diferente, mas ainda assim, estúpido. Ele fala coisas que me machucam e diz que não esta fazendo nada demais.

    Não precisa ser um especialista em relacionamento para saber que isso tá péssimo. Mas a questão é que ele fica do meu lado, me ajuda com o TOC e etc. Mas quando ele fica nervoso/irritado com algo ou quando brigamos ele sempre diz que a causa da briga e dos nossos problemas são minhas dificuldades.
    Isso me deixa confusa já que eu sei que às vezes realmente vejo problema onde não tem e etc, mas ele exagera. Ele usa o argumento de eu 'ter problemas' para tudo. E depois age como se fosse maravilhoso, já que namora com alguem que tem TOC. Não estou me sentindo amada, mas não sei se de fato de não estou sendo ou se eu que estou cega para isso. Estou sempre tensa, porque sei que na próxima discussão terei apenas que aceitar 'que sou toda errada' e pronto. No dia seguinte ele age como se nada tivesse acontecido.

    Já conversei com ele sobre isso. Sobre não me colocar nesta posição de errada, problemática e ele diz que entende que concorda, me abraça e é carinhoso. Mas depois, quando nos desentendemos age da mesma forma. E ele se posiciona de forma arrogante, superior e sempre me acusando.

    Não sei mais o quanto meus medos de fato criam brigas e problemas em meu relacionamento ou o quanto ele está errado. Não sei mais como resolver. E às vezes acho que foi um erro ter contado para ele sobre o meu problema. Pois ele me apoia a tratar e fica do meu lado, mas é estúpido quando brigamos e acha que tem todo o direito de falar comigo como quer. Ele pode até dizer que errou em algo, mas em seguida diz que só agiu assim porque eu 'fiz tal coisa primeiro'. Eu simplesmente não aguento mais ser o problema de tudo nesse namoro e ser uma coisinha frágil.
    Já que sei que haverá uma próxima briga [que as vezes nem precisaria acontecer] e que eu terei que pagar o pato totalmenhte sozinha. Sabe quando algo acaba com as suas energias? Eu sei que só fazem com a gente aquilo que deixamos. Mas é que eu realmente não sei se de fato ele está errando comigo ou só cansado dos meus problemas.

    Eu realmente quero a opinião e os comentários de quem quiser/puder falar a respeito. Por favor. Vocês têm relacionamento no momento, já tiveram... passaram por uma situação parecida?

    beijos a todos!

    ResponderExcluir
  13. Me desculpem pelo comentário enorme e por ter exposto coisas tao pessoais da minha vida. Eu estou no momento mais critico da minha vida em relação ao TOC e outras coisas. Sei que vcs sabem vem como é. Não consegui usar meias palavras.

    Estou com depressão. Saí do trabalho ha um mes. Estou mal, muito mal... larguei as pontas. Cansei. Por isso também fiquei tanto tempo sem vir aqui. Nao fiz mais nada. Porém semana passada quase me machuquei seriamente... então meu pai me ajudou e procurei ajuda médica.

    Tenho psiquiatra marcado para terça que vem e comecei a ir na psicóloga. Consegui um trabalho e começo na semana que vem. Essas coisas são boas, mas estou tão ansiosa que não estou aproveitando nada.

    Ontem passei muito mal de manhã. Uma agitação, pânico ansiedade tao grandes que achei que ia morrer do coração . Fui para o pronto socorro e fui medicada com diazepam. O medico disse que eu estava num nível perigoso de estresse e pressão.

    Tudo o que falei aqui no comentário anterior falei agora a noite pro meu namorado. Chutei o pau da barraca, como dizem. E um pouco mais. Ele aparentemente entendeu mesmo e se desculpou. Enfim. Expus a situação, meu sentimento e a decisão de virar as costas e ir embora caso ele continue assim. Que dessa forma ele pede pra eu me separar dele. Só pode. Ou ele ta no barco junto comigo ou sai agora. Ele ficou preocupado e disse que quer cuidar de mim. Mesmo que eu exagere, não irei aceitar ser tratada como o problema de tudo. Quem tem TOC se esforça mais ainda, se importa...
    Somos pessoas muito fortes, isso sim.
    E eu realmente acredito que uma boa dose de amor ajuda e muito!

    Envio a todos vocês um forte abraço. Que compreende e que deseja de coração momentos de paz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. M.G.

      Entendo o que você está dizendo, estas questões do coração realmente atenuam o TOC. Pouco antes de descobrir que tinha TOC, passei por um problema de relacionamento, estes problemas levaram p que eu não sabia que era TOC as alturas, quase enlouqueci. Graças aos céus procurei ajuda, porque eu já não era mais o mesmo, havia algo estranho em mim, e no fim quando fui colocando minha cabeça no lugar percebi que havia feito uma tempestade no copo d' água, quase coloquei a perder algo que se tornou duradouro e estive preste de tirar da minha vida uma das pessoas que mais se importam comigo e que me ajuda muito na luta contra este leão. Acho que o meu problema com o TOC cresceu muito por conta de desilusões amorosas no passado e por conta de que pela timidez fui incapaz de viver meus amores platônicos Em fim, quero dizer que temos que cuidar desta área tão importante em nossas vidas, os sentimentos. Sejam estes o que delegamos a familiares, amigos, marido, esposa, namorada, namorado em fim tudo mais que podemos amar.
      Acho que acima de tudo devemos nos valorizar e ver quem nos valoriza, então M.G, creio que você deve avaliar se este relacionamento realmente te faz bem, se a pessoa que está ao seu lado realmente se importa com você, se preocupa e quer te ajudar, creio que estas são grandes demonstrações de afeto que podemos dar e receber. Creio que a perda de tempo que você diz que ele lhe disse, seja para você caso os fatores que citei não sejam medidos, pois você vai passar muito tempo com que não merece a sua atenção e muito menos os seus sentimentos. Reflita até onde você quer chegar com este relacionamento e se pelo que já viveu com está pessoa vale a pena continuar. Lembre-se, em qualquer situação devemos primeiramente nos preservar, pois só assim estaremos bem com a gente mesmo e aptos para compartilhar sentimentos bons.

      Se vale a pena tente colocar as coisas no lugar para ter um bom relacionamento e seja feliz. Se não vale acabe com tudo antes que se prejudique ou adoeça, largue o que não te faz bem e seja feliz.

      O mais importante é estar feliz!

      Espero que alguma de minhas palavras possa ajudá-la.

      Abraços a todos!

      Excluir
    2. R.I.C

      Obrigada! Essa resposta e estas palavras são de grande ajuda!
      Muitas vezes pensava não conseguir enxergar se eu tinha o direito de me sentir mal ou chateada diante das atitudes dele ou se era só o TOC exagerando tudo. Como você disse, você foi se tratar e percebeu que quase perdeu um relacionamento importante, uma pessoa que está ao seu lado e que realmente te ajuda.

      O meu namorado tenta me ajudar, me ouve quando estou triste, etc. Mas muda quando descordo dele, quando digo que não gostei de uma atitude dele. Minha psicologa disse que ele tem complexo de inferioridade e que talvez não consiga lidar com esta situação, não dê conta de estar ao meu lado neste momento. Ele não sabe como agir e 'pira' me ofende e faz as coisas que eu ja comentei.

      Apenas comentando em cima do que você disse, conto algo que aconteceu hoje. Nos falamos pelo telefone e ele estava dizendo que nunca mais me magoaria, que nunca mais me taxaria como errada e etc. Eu estava bastante triste e ele carinhoso. Aí, ele me ligou a noite e perguntou muito carinhoso como eu estava. E eu falei o que estava sentindo, a respeito dos sintomas do TOC e também disse que estava preocupada, pois ja conversamos outras vezes e mesmo assim ele me magoou em seguida. Que não sentia segurança. E que na verdade acho que é uma questão de 'até onde vc vai pela pessoa que vc ama e quer bem'. Falei que em momentos crises ele parece não saber como lidar, não ter estrutura pois me trata mal e etc. Ele disse que tem estrutura sim, mas se retraiu depois dessa conversa. Eu fui clara e sincera com ele, que acho que é a coisa certa a fazer. Ele negou, mas o tom de voz mudou. Dava pra perceber que ele deixou de ficar carinhoso e começou a agir com uma certa frieza.

      Estou em um momento decisivo. O TOC tem estado pior por conta disso. A ansiedade e etc e etc. Eu realmente não sei até que ponto o meu namorado consegue estar comigo numa boa, sem pirar e ser estupido, quando não sabe o que fazer. E depois de ter falado isso pra ele agora a noite e ter me mostrado mais decidida e dizendo o que esperava dele, ele parece que não gostou.

      Bem, R.I.C, espero que vc esteja bem em seu relacionamento. Fico feliz em saber como é possível equilibrar tais questões na vida. O TOC não é o fim de tudo. E, com certeza, apoio e carinho ajudam muito.

      Beijos a todos.

      Obrigada!

      Excluir
  14. Não sei o que comentar,mas quero relatar as consequencias que o toc causou em mim,sou nascido e criado no estade de São Paulo pra ser mais especifico na capital,há dez anos atrás já não aguentava mais tanto constrangimento por causa dos rituais que me submetia a cumprir e pior que meus pais e meus irmãos sofria junto comigo e não entendia o que acontecia comigo,eu acreditava que éra um peso na vida deles o que fiz,pedi para se desligado de um bom emprego peguei minha recisão e minhas economias e decidir fugir para algum lugar que os pensamentos invasivos não me aconpanha-se pensei no lugar mais remoto que poderia me infiar decidir vou para o amazonas cheguei na capital manaus com o intuito de me infiar na selva e la vivier pra sempre resumindo vim para um estado onde não tinha amigos parentes nem conhecidos e hoje vivo aqui longe dos meus pais e irmaos porem não desisto amo viver adoro a Deus confio ,acredito ,espero,nele tenho certeza que minha cura virar dele em nome de Jesus gostaria de ajudar penso em criar uma fundação ou associação dos portadores de toc onde podessemos se reunir trocar esperiencia nos ajudar estamos no mesmo barco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Engraçado, acabei de comentar ali em outro post que estamos na mesma arca, rs. Eu ia escrever igual a vc, que 'estamos no mesmo barco', mas achei 'arca' mais legal! :)

      Vc acha que esse distanciamento o ajudou? Não te faz falta tudo o que deixou? Felicidades! Mantenha sua fé! A troca de experiências é muito válida, com certeza! Ajuda o outro e a nós mesmos! Abraços!

      Excluir
  15. Achei muito bom essa idéia de fazer o blog, tenho toc muito agudo,ando me tratando , achei muito bom qnd o miguelito colocou : " o TOC traz ansiedade, ou a ansiedade traz o TOC". Muitas vzs ja me parei pensando nisso ....

    ResponderExcluir
  16. Olá miguelito...desculpe escrever sendo anonima eu tenho apenas onze anos fiz hoje o aniversario e meu TOC é muito forte . estou indo num psiquiatra para resolver e seu blog é muito admirado por mim eu tenho várias manias e quero desabafar
    Tenho medo de uma certa cor de inicio eu apenas evitava as vezes ate tocava ai depois foi aumentando hoje eu tenho medo ate de escrever ou falar o nome dessa cor e quando eu olho ou falo o nome dela tenho que repetir dez vezes o nome de dez cores que n lembrem o q eu sinto pois tenho outro problema alem do TOC tem vezes que sacudo 100 vezes a roupa antes de usar e meu medo esta almentando tenho mania de sacudir a mãe e o pé dez vezes quase toda hora e tenho medo de um certo número e todos os seus multiplos esta ficando dificil pra mim sou muito jovem e ate hoje minha vida é sofrimento

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ops eu não completei é que o meu outro problema que falei é psicossomático eu realmente sinto mas n vou morrer eu só sofro

      Excluir
  17. busquem no google, ou no facebook

    Falando de toc

    e curtam minha p[agina, mandem perguntas e estorias por inbox, caso queiram privacidade, ou publiquem na p[agina.

    ResponderExcluir
  18. Miguelito, o post que você relatou é a vida de quem tem toc.
    Estou com Toc há cerca de 11 meses. No começo quis me matar, mas não contava para ninguém. Mas o Senhor Jesus foi meu socorro bem presente na maior dificuldade da minha vida.
    Não consigo entender porque estou com esse problema e porque o mesmo aparece de repente.
    Sofro muito, estou fazendo tratamento com psiquiatra e terapia cognitiva comportamental.
    Espero que todos nós que temos toc, sejamos curados pelo Sangue de Jesus.
    Sei que o Senhor Jesus deixou os médicos e que também podemos ser curados através de remédios e terapias.
    Obrigada por escrever e me mostrar que essa doença não aconteceu somente comigo.
    Abraços,
    Anônima.

    ResponderExcluir
  19. Tive TOC por mto tempo, até perceber q era só ñ acreditar mais no q minha mente inventava e me recusar a fazer QUALQUER COISA ligada ao transtorno, foi assim q eu me livrei. Ñ fazia absolutamente nda, ñ estava nem aí! A única coisa q fiz foi ter consciência d q nda era real, era tudo coisa da minha kbça, e se eu tivesse me dado conta disso antes me pouparia mto sofrimento. Meu conselho pra quem tem o problema é: tenha sempre em mente q tdo é invenções criada por vc mesmo, ñ acredite nem faça mais nda,ñ existe motivo pra ter medo. IGNORE-O, pois a única coisa q pode acontecer é q vc fique livre da doença! Foi isso q fez com q eu me livrasse completamente. Pense nisso e seja livre.

    ResponderExcluir
  20. Ver o relato das outras pessoas ajuda bastante. Nos dá mais força para lutar e melhorar desta situação. Como alguém comentou em um post, nós somos muito forte. Precisamos saber disto.
    Continuarei acompanhando os relatos e deixando minha contribuição.
    Saúde a todos.

    Rafael

    ResponderExcluir