22 fevereiro 2014

Sombras do TOC

Olá amigos "tocados", faz tempo que não escrevo..... estavam com saudades das postagens? Eu estava com saudades de postar. Fico feliz que meu último post já ultrapassou os 200 comentários pois vi que a maioria dos comentários eram pessoas contando seus problemas e a minha comissão de frente dando o apoio, pena que depois de uma certa quantidade de comentários não foi mais possível vê-los. É muito bom ver que estamos unidos pelo mesmo problema e que compartilhando um com os outros acabamos dividindo essa carga que carregamos. Sei que muitas vezes a ansiedade atinge um nível máximo e o TOC nos perturba tanto que temos vontade de explodir (literalmente) mas antes de explodir ou sair por aí gritando como um louco: "Eu tenho TOC, dê-me uma injeção de amnésia", venha até o blog e escreva tudo o que está em sua cabeça, coloque para fora todo o seu desespero e depois comece a ler alguns comentários e verá que naquele momento o TOC que parecia desesperador e que você jamais iria se livrar dele, depois de alguns minutos começa a mudar e a ansiedade vai baixando e você vai ver que foi apenas mais uma crise como as outras e assim como antes você conseguiu sobreviver a mais um surto do TOC.
O TOC tem altos e baixos, tem períodos em que as obsessões e compulsões estão mais acentuadas e você realiza mais rituais, os pensamentos vem com uma intensidade maior e existem períodos de calmaria onde tudo parece mais tranqüilo porém o TOC ainda está lá, te acompanhando tal como uma sombra. As pessoas te olham e voce não está mais com aquela cara de sofrido por causa do TOC mas elas podem ver a sombra do TOC caminhando lado a lado com voce. O TOC nunca dá um dia de trégua, por mais tranquilo que ele esteja ele está lá, voce sabe que ele está lá, voce não consegue passar um dia todo sem TOC.

Infelizmente ele é um amigo fiel, tão fiel que não te larga nunca. Já até comecei a tratá-lo de "ele", de "meu amigo TOC" pois estamos muito íntimos e como dizem: a intimidade é uma merda e ser íntimo do TOC realmente é uma merda.
Mas para vencer o inimigo precisamos conhece-lo e nada melhor que ficar íntimo dele, por isso criei esse blog e gosto que as pessoas contem suas estórias pois a cada estória conhecemos mais do TOC.
Já discutimos em vários posts se o TOC tem cura ou não e cada um tem uma opinião ou uma experiência. Já vi relatos de algumas pessoas que alegam estar curados do TOC mas geralmente essas pessoas depois que encontram a cura não querem mais ter contato com o TOC e não explica direito como é essa cura. É normal ela querer se afastar de tudo que a lembre dessa porcaria mas se ela faz isso é porque não está curada mas sim que conseguiu controlar o TOC.
Novamente volto na comparação do "tocado" com o alcoólatra, o alcoólatra se "cura" do vício mas ele nunca mais pode voltar a tomar um mínimo de álcool com o risco do vício voltar então na verdade ele não está curado, ele apenas consegue controlar o vício. Talvez com o TOC seja igual, voce não consegue eliminar os pensamentos invasivos mas não dá mais tanta importância a eles ou então se controla para não realizar os rituais quando esses pensamentos invadem sua mente. Voce se "cura" do TOC mas a sombra dele continua lá, te acompanhando onde quer que voce vá.
Parece assustador a idéia de ter uma sombra dessas te acompanhando o resto da sua vida mas nada é mais assustador do que conviver com o TOC dentro da sua cabeça então melhor que ele fica lá, atrás de voce, te acompanhando do que dentro da sua cabeça controlando voce.
Volto a dizer que o ótimo é inimigo do bom então não procure a perfeição em sua cura, procure apenas viver bem. Voce que ve apenas a sombra do TOC em sua vida não desista de elimina-la mas não faça disso a sua razão de viver, continue a sua vida feliz mesmo que tenha que arrastar essa sombra e nos conte o segredo de como adormecer o TOC :)
Voce que está no auge das compulsões e obsessões pare para pensar e veja se em algum momento da sua vida o TOC já não foi apenas uma sombra. E se um dia ele foi apenas uma sombra ele pode voltar a ser novamente somente uma sombra. Voce tem todo o direito de gritar, brigar, reclamar, desabafar e esmurrar a parede só não pode desanimar e achar que nunca vai se livrar do TOC pois pelo menos em um período da sua vida ele adormeceu e com certeza voltará a adormecer e quem sabe dessa vez para sempre.
Se voce se sente sozinho e no escuro lembre: voce não é o único com TOC e quando estamos no escuro pelo menos não temos sombra ;)

105 comentários:

  1. Respostas
    1. olá galera acredito que tenho toc a principio eu sempre fui ''normal'' comecei imaginar coisas e aumenta-las coisas que no começo pareciam inexistentes mas que depois de um período de tempo começaram a aparecer cada vez mais real . só que eu não tenho certeza se é real ou não é , ou é coisa da minha cabeça sou ''nerd'' estudante de programador neurolinguistico leio muito li mais de 70 livros outra compulsão rsrrs.
      depois de ser humilhado por quase 15 anos coloquei na cabeça que as pessoas cuidam o tempo todo de mim.
      cheguei a ter síndrome do pânico tenho ainda ou acredito que tenho. não consigo encostar em algo que contenha sujeira.
      tenho pensamentos compulsivos que vem acompanhados com imagens mentais que me causam muita ansiedade.
      valeu galera espero que respondam. será que eu tenho toc rsrrsrs

      Excluir
  2. Nunca comentei no blog, mas sempre acompanho as postagens e posso dizer que integro a família Tociana desde criança, sendo que a descobri há dois anos, e comecei a tratar com medicamento. Eu não sei se alguem já comentou por aqui, mas sinto a necessidade de compartilhar algo que me auxiliou e que continua a me auxiliar na luta contra o Toc. Desde que descobri o toc já fui em psicólogo, psicanalista, psiquiatra, centro espírita e centro budista. Posso dizer que todos ajudaram de uma forma, porém o que podemos fazer nós mesmos e que ajuda muito é a meditação. 10 mintuos por dia. No começo pode até intensificar os sintomas, mas com o tempo ajuda a controlar a mente. É necessário a prática diária para realmente fazer efeito, e não somente nas crises. Vale a pena também acompanhar uma aula de introdução ao budismo tenho certeza que muitos se identificaram com o que é falado la. Boa sorte a todos e vamos na luta

    ResponderExcluir
  3. Também estava com saudades do blog! E reforço o convite de Mig para utilizarmos mais o grupo do yahoo para nos comunicarmos! É tão raro encontrar um lugar em que possamos nos sentir a vontade para conversar sobre o TOC e nós temos mais de um lugar, então precisamos aproveitar bem!

    Ah, Cida, obrigada por seu carinho! É absolutamente recíproco e me alegra muito ter sido importante na sua luta contra o TOC! Deus te abençoe e que vc melhore a cada dia mais e mais! Já és vitoriosa! Bjs!!! :)

    ResponderExcluir
  4. Também estava com saudades do blog! E reforço o convite de Mig para utilizarmos mais o grupo do yahoo para nos comunicarmos! É tão raro encontrar um lugar em que possamos nos sentir a vontade para conversar sobre o TOC e nós temos mais de um lugar, então precisamos aproveitar bem!

    Ah, Cida, obrigada por seu carinho! É absolutamente recíproco e me alegra muito ter sido importante na sua luta contra o TOC! Deus te abençoe e que vc melhore a cada dia mais e mais! Já és vitoriosa! Bjs!!! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Será que tenho TOC para postar o mesmo comentário duas vezes? :)

      Excluir
  5. ps: ainda odeio os códigos de confirmação antes de publicar um comentário! :o

    ResponderExcluir
  6. Eu estava brincando, não estava com saudades não! rs. Pois é, o post "O TOC está envelhecendo" envelheceu e deu muitos frutos! Postagem 10. Comissão de frente 10! :D
    Mig, gostei muito do seu post, como já te falei senti como se houvesse sido ditado por mim, pois muito do que vc falou são lições já aprendidas por mim. Tem coisas que nós só compreendemos realmente após nossa vivência e qdo chegamos em um ponto que podemos tirar nossas próprias conclusões. A gente tem que viver e aprender! Tem coisas q não adianta ver o exemplo de outras pessoas! Mas é bom conhecer os exemplos de outras pessoas, pois nos identificamos e nos sentimos motivados a continuar lutando e qdo finalmente aprendemos podemos constatar "é, realmente era aquilo mesmo!".
    Qdo tenho essa vontade de tomar uma injeção de amnésia, qdo não quero mais pensar em coisas que me deixam ansiosa, eu lembro de Mig, de Cida e de todos que certamente sempre me compreenderão! Fico grata a Deus por ter encontrado um lugar com pessoas que sentem o que eu sinto e onde não preciso medir minhas palavras, sou livre para expor meus dramas sem correr o risco de tê-los banalizados! Rsrsrs, vontade de explodir literalmente feito a dona Redonda da novela? Deus me livre! kkkk. Mas compreendo o quanto o TOC pode ser aterrorizante, mas a gente não pode se desesperar! É um transtorno e não adianta passar a vida toda se perguntando "por que eu, por que comigo?", pois todo mundo faz esse tipo de questionamento, se não é pelo TOC é por outra coisas, pois cada um sabe onde dói o seu calo! Ninguém está imune ao sofrimento, mas existem modos diferentes de encará-lo! Vc precisa ser sábio e esperto para saber seguir! E realmente pode parecer sinistra demais a ideia de conviver com o TOC durante muito tempo, mas acreditem, qdo vc chega em um nível em que é capaz de ignorar os pensamentos que ele te faz ter, vc se sente ótimo, mesmo que ainda tenha TOC, mesmo que ainda pense coisas involuntariamente, se vc consegue seguir adiante sem se apegar às ideias do TOC, é a mesma coisa de não ter pensado! Então, vamos seguir unidos, pois realmente dividindo o peso, a carga fica mais leve. Lembremos do convite de Jesus para segui-lo "Meu jugo é suave e o Meu fardo é leve". E não vamos esperar nos livrar do TOC para sermos felizes! O TOC faz parte de nós, faz parte das nossas vidas, mas ele não é tudo, só representa uma parte de nós! Será que queremos ignorar todo o resto, tudo o que possuímos e viver em função do TOC? Eu sei que ele toma tempo, mas se olharmos bem, nós temos tanto o que agradecer! Temos a chance de lutar por nós e eu sou TOCada, mas não sou louca de desistir de lutar por mim por causa de um transtorno de m#@%#!
    Beijos e fiquem todos com Deus! Ânimo! :)

    ResponderExcluir
  7. Antes de mais nada: parabéns pelo blog, Miguelito. Além de ajudar a todos , você escreve lindamente. É um Dom Divino. Tenho toc também, sou a Andrea, escrevi algumas vezes e também luto diariamente contra os maus pensamentos.Gostei muito do que a Eterna escreveu sobre Jesus- que o sigamos com ou sem toc. Meditação está sendo comprovada como uma grande aliada. Fiquem com Deus. Beijos Andrea

    ResponderExcluir
  8. Oi, Andrea!
    Realmente Mig é iluminado e as suas palavras são um bálsamo para os nossos corações!
    Nós precisamos confiar no Amor e no Tempo de Deus, pois assim temos forças para seguir em frente e lutar contra todas as adversidades!
    Fique com Deus também!
    Bjs :)

    ResponderExcluir
  9. Linda Cida, grata pelas palavras! Concordo com tudo e a recíproca é verdadeira!

    Beijos, amém, é isso mesmo: sigamos sempre com fé no Amor Divino do Mestre e que possamos praticar os seus ensinamentos, sobretudo o de amar o Pai e nos amarmos uns aos outros e é o que estamos fazendo! :)

    ResponderExcluir
  10. Meu nome é Cláudia.
    Acho que tenho TOC.
    Quando era pequena comecei com mania de pegar tudo quanto era lixo no chão e enfiar na mochila, isso ia desde papéis até casca de ovo. Minha mochila chegava a cheirar mal. Um dia consegui vencer esse pensamento e do dia para noite parei de pegar lixo. Lembro que foi com força de vontade que parei com isso. Quando tinha 5 ou 6 anos estava tomando banho e veio um pensamento assim: "Gosto mais da minha vó do que da minha mãe" um absurdo isso, não contente em pensar não sosseguei enquanto não chamei minha mãe e falei que eu estava pensando isso. Me senti super mal, mas estava mais mal ainda de esconder esse pensamento absurdo dela. Depois com 9 anos me veio o pensamento "Será que eu não estou grávida?" Outro absurdo, ficava torcendo para virar mocinha logo e ter certeza que não. Parece absurdo, mas eu sofria dias e dias com isso. Ficava quieta, amuda, sempre muito triste e sofrendo muito....continuo abaixo

    ResponderExcluir
  11. ...continuação...Assim como vieram os pensamentos se foram. Depois comecei com uma mania na escola: se eu ia ao banheiro na volta ficava perguntando sem parar para meus amigos: "O professor disse alguma coisa?" Eles diziam :"Não, não falou nada"...mas eu não ficava satisfeita e ficava perguntado: "Falou sim, vc que não quer falar, por favor, me fale"...hoje eu vi que perturbei muitos colegas com isso....era irritante até para mim imagino para eles. Talvez por isso eu não tinha amigos. Sou evangélica, com aproximadamente doze anos comecei com pensamentos estranhos que tudo o que eu pensasse era promessa para Deus. Me lembro de pensar: "Não posso cutucar o ouvido com tampa de caneta e nem grampo" então eu precisava subir até o meu quarto e fazer essa promessa para Deus. Era uma promessa atras da outra. Me lembro de uma promessa que poderia ter-me dado sério problema de saúde. Prometi que não iria tomar água sem filtrar. Em casa tudo bem, o problema foi que minha familia viajou para o RJ, calor de 40 graus, ficamos em uma casa de uma tia que não tinha filtro. Vcs podem imaginar o meu desespero? Eu não podia sair sozinha para ir a padaria beber água e tb não podia tomar a água sem filtrar.
    Quase desidratei e acabei tomando a água, aí vinha a culpa. Depois parei com isso. Sempre conseguia parar e seguir a vida. Sempre procurei amar a Deus de todo meu coração mas um dia soube que havia um pecado imperdoável, vcs já podem imaginar o que aconteceu, não é? Fiquei quase louca, isso eu tinha uns 22 anos. Entrei em depressão e precisei tomar remédios. Assim como veio foi embora. Mas esse último pensamento é o mais terrível de pecar e perder a fé em Deus. Depois que tomei o remédio melhorei, continuei firme na igreja, às vezes vinha esse pensamento mais eu logo descartava e vivia minha vida com Deus. Faz um ano e seis meses minha mãe faleceu de infarto fulminante. Fiquei como que sem conseguir chorar e depois de uma semana foi chorando três meses dia e noite sem parar. Depois foi passando e comecei a ter um bloqueio de sentimentos, nem chorava, nem ria, e o que aconteceu? Voltaram os pensamentos do pecado imperdoável. Fiquei muito mal, perdi 10 kg, tomei remédio e fui melhorando. Quando achava que estava boa eu e o psiquiatra fomos diminuindo a medicação até parar. Depois de 5 meses sem tomar o remédio começou tudo de novo. Já estou fazendo terapia e voltei a tomar os mesmos comprimidos, mas estou muito mal. O corpo está bem, mas eu não consigo me concentrar, durmo de 3 a 5 horas mas levanto com a sensação que não descansei. Não consigo me concentrar no serviço. Só fico pesquisando, toc, pecado imperdoável, etc, etc....já pedi para várias pessoas orarem por mim. Estou desesperada de deixar de crer em Deus. Quando eu era pequena não sabia o que eu tinha, só sabia que sofria demais com meus pensamentos absurdos. Descobri que talvez eu tenha Toc já tinha quase 30 anos. Hoje estou com 42 anos. Todos percebem a minha tristeza e angústia, agora não escondo mais dos meus irmãos e do meu pai. Todos dizem que é coisa da minha cabeça. E realmente é, só que eu sofro demais por conta disso. Estou em plena crise de medo de abandonar Deus. Só consigo ler a Bíblia e orar quando estou mais calma. Voltei a tomar os mesmo remédios, mas está dificil. às vezes tenho vontade de sair correndo e desaparecer. Contei minha vida para vocês. Vocês se sentem assim como eu? Será que eu tenho realmente TOC ou é outro disturbio? Nunca fiz o teste no psquiatra para saber se eu tenho TOC ou se só dou muita importância aos pensamentos, ou é depressão? A outras manias passaram todas com o tempo, só não consigo essa idéia de pensar mau de Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há um mês fui diagnosticada com TOC. Fiz, chorando, aos prantos, uma oração pra Deus pefindo ajuda pra entender o que estava acontecendo na minga mente. Relendo um dos artigos que eu costumava ler para sentir alívio,um parágrafo curto que eu ja havia lido mil vezes, chamou minha atenção. Nele a pessoa relatava sofrer de um transtorno que a fazia avaliar seus pecados repetidamente sob todos os ângulos e sesentia sempre culpada. Foi a primeira vez que minha mente se voltou para o nome do transtorno. Quando pesquisei, chorei, porque estava ali muito do que eu sentia. Fui na psiquiatra e tenho começado com os remédios recentemente. Antes da consulta, meus pensamentos giraram em torno do que iria acontecer lá. Na minha mente tudo ia dar errafo, a doutora não ia me entender e nem ao menos sabia o que era toc. Tanto que na consulta, eu falei tudo e espetei ela falar para aí então puxar o tablet e mosyrar pra ela uma parte do artigo que baixei no site da Astoc. Na verdade, tudo deu tão certo que eu sabia que Deus tinha me ouvido e me ajudado. Foi bom pra mim que convivo com o fato de que minha mente me joga contra Deus o tempo todo. Ás vezes anoto esses detalhes para ler qd estou em crise. Hoje, por exemplo, choveu e eu não pude fazer um trabalho voluntário na minha congregação. A minha culpa quase me matou. Eu comecei a achar que tá chovendo pq Deus permite e ele permite pq nåo quer que eu realize esse trabalho já que sou uma pecadora imperdoável. Alguem pode me ajudar com algumas questões? É do toc abandonar alguns dos gostos, hobbies; não ter mais vontade de fazer coisas que antes se gostava muito? Eu sempre fui fissurada por livros, filmes e música, mas com a crise mais forte que tive, abandonei tudo e ate dei todos os meus livros e filmes. Os que ficarm, uns cinco, eu nem pego. Outra coisa. É do TOC se sentir como se estivesse inventando a doença e que tudo que se passa na mente é real e é zpenas uma questão de tempo para descobrirem que vc é uma farsa, hipócrita? Se puderem me ajudar com essas perguntas. (Chapeleira Maluca)

      Excluir
  12. Eu acho que voce tem TOC. Eu quando criança também tinha essa sua mania de pegar coisas mas eu as guardava na cueca!!! Era mais tranquilo pois não acumulava por dias como vc a ponto de cheirar mal mas imagina o incomodo que era para o meu miguelitinho rs. Não vamos tentar entender porque tínhamos manias parecidas porém cada um guardava num lugar diferente mas eram manias de acumulação que é uma característica do TOC. Eu assim como vc sou evangélico mas faz 17 anos então antes disso eu tinha muitos pensamentos obsessivos de religião e blasfêmia e tb como vc li na bíblia que existe um pecado que não é perdoado, o pecado contra o Espírito Santo. Depois que me converti melhorei essa parte obsessiva em relação a religião pois passei a entender Deus melhor mas os pensamentos continuam. O que eu posso te dizer é aquela passagem de Mateus 7:11 "Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas coisas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará bens aos que lhe pedirem?". Isto significa que nós que somos maus nunca castigaríamos nossos filhos por ele ter dito um palavrão a nós por conta do TOC que dirá nosso Pai Celeste que é bom? Ele sabe que se vier algum pensamento de blasfêmia ou qualquer outra coisa, isso veio por causa do TOC. Sem TOC jamais pensaríamos isso ou faríamos tal coisa então se fazemos por causa do TOC não é pecado. Em sã consciência vc jamais pecaria contra o Espírito Santo então tudo o que vc pensar em relação a Ele não será pecado portanto Deus irá perdoar. Deus permitiu vc ter TOC João 9:3 "Jesus respondeu: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus." para manifestar a glória Dele então Ele jamais vai te punir pelas coisas que vc faz por causa do TOC. Não se preocupe que vc não vai deixar de crer em Deus. O TOC sempre nos coloca o medo de algo que jamais vamos executar pois repudiamos (explico isso num dos meus posts). Um erro grande é parar o medicamento quando se está bem pois a recaída é frequente. Eu tomo remédios a 14 anos e agora penso em parar. Vc não me disse que medicamentos toma, creio que seria bom o psiquiatra associar um antidepressivo com ação antiobsessiva junto com um ansiolítico (para diminuir a ansiedade e vc conseguir dormir). Espero que eu tenha ajudado e se quiser me escrever fique a vontade.
    Fique na graça e paz do Senhor Jesus

    ResponderExcluir
  13. Cláudia, achei um post meu que acho que vai te ajudar: http://toc-transtornoobsessivocompulsivo.blogspot.com.br/2010/06/as-faces-do-toc.html. Leia principalmente esse comentário: http://toc-transtornoobsessivocompulsivo.blogspot.com.br/2010/06/as-faces-do-toc.html?showComment=1319757315060#c8226592805443319339

    ResponderExcluir
  14. Muito obrigada Miguelito.
    Já conheço esse Blog faz um tempo, mas nunca havia comentado nada. Mas ontem eu estava tão angustiada que resolvi escrever para aliviar.
    Já li o post que vc me recomendou, muito bom mesmo.
    Muito obrigada mesmo pela ajuda. Fiquei contente em saber que vc também é evangélico. Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  15. E hoje vc já se sente mais tranquila? Geralmente é assim, num dia achamos que vamos morrer por causa do TOC mas no dia seguinte já melhoramos, do nada :). Quando estiver mal pode postar, sabendo que vc acredita na bíblia fica mais fácil te dar exemplos práticos e irrefutáveis para colocar em cheque essa doença :). Vc é de onde? Tem facebook? Se quiser pode me adicionar no facebook.
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Verdade mesmo Miguelito a angustia assim como vem vai.
    Geralmente estou bem a noite, consigo orar, ler a Biblia, não sei se é psicológico porque vou dormir e esquecer um pouco.
    Só que devido a essa crise que estou bateu a insônia e muito medo. Tem dia que eu durmo 3 horas outros 4 horas. Sempre acordo no máximo às 3:20´hs e´é uma angustia doida. Não quero ler Bíblia, não quero ouvir louvor, não consigo orar. Não consigo ficar deitada, nem sentada, preciso ficar andando pela casa. Pareço um guarda noturno e aí chega o dia e continuo nessa angustia. Mas pedi para vários irmãos estarem orando por mim. Eu sou de São Paulo - Capital. Já estou te adicionando no Face. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oiii so queria pedir ajuda ao Miguelito a respeito do toc. tomo remédios mas não resolve esse remédio ta prejudicando minha saúde já que o remédio não cura o toc, não seria o correto tomar so um ansiolítico? Também tenho a mania de rezar muito e ficar pedindo as coisas em vol alta e dizendo não varias vezes minha vida é muito estressante já conversemos pelo yahoo varias vezes
      abraços...

      Excluir
    2. Anonimo, vc faz tratamento com psiquiatra e psicólogo? A quanto tempo vc faz tratamento com esse remédio e não surte efeito?

      Excluir
  17. http://www.youtube.com/watch?v=KyA0rTVm2U4

    esse é o vídeo muito bom gente!!! ajuda a todos com toc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Otimo video assimtam todos que tem toc e familiaris

      Excluir
  18. aos dezessseis anos de idade,sentia me uma pessoa com uma vida como outra qualquer,pai,mãe,vizinhos,cachorro,confesso que era uma pessoa um pouco isolada talvez,sempre vendo tv ou em frente um computador,olhava para janela e via as pessoas lá fora,queriam ser amigo delas ou de algumas delas,mas enfim convivia com naturalidade com minha solidão.Certa vez ainda com dezesseis anos,antes de dormir,do nada,sim realmente do nada,começaram a vir pensamentos sobre Deus em minha mente,logo me ajoelhei sobre a cama e começei a rezar como um bom cristão,até que pensamentos e imagens imprópias envolvendo Jesus Cristo começaram a vir em minha mente.A primeira sensação que tive foi uma culpa extrema,já que em minha criação a imagem de Deus nunca foi banalizada e o que mais me assustava é que quanto mais combatia esse pensamento mais profundo ele se tornava.Nos dias seguintes,esses pensamentos tornaram se frequentes,tinha medo de contar aos meus pais e ser recriminado,já bastava minha própria culpa.E o pior é que quanto mais eu tentava combater "este primeiro TOC",mais minha mente foi sendo invadida por vários outros.Inicialmente este Toc de imagens me perturbava,logo eu já estava com vários outros,passava manhãs e tardes inteiras arrumando meu quarto,evitava deixar pessoas entrar pra que as coisas sempre estivessem dispostas da forma que eu havia colocado.Não conseguia dormir imaginado que a porta poderia estar aberta e algo ruim acontecesse a todos por minha culpa e finalmente o os piores Tocs que eu tinha e tenho que são os de "contagem",contava quantas árvores ou postes haviam no caminho entre a casa e a escola por exemplo,ou quantos passos eu dava entre minha casa e a igreja ou quantas palavras com "b" ou "h" eu havia dito durante o dia.Ou quantas letras tinham no total o meu nome ou de meus amigos ou de personalidades famosas.Não entendia o proveito que podia tirar dessas manias,nunca entendi.mas via que elas tinham o poder de me controlar.Com o tempo,eu que era o melhor aluno da sala,melhor filho na visão da vizinhança e de meus próprios pais,futuro melhor marido,fui em transformando numa pessoa socialmente instável,já não conseguia amis estudar porque minha mente estava sempre sufocada com os vários "tocs" que eu possuia,não conseguia mais ficar em casa,pois me sentia preso,era como se eu coubesse ali mas os meus "tocs" não.Em relação a vida posso dizer que toda a solidão que eu tinha o "toc" me tirou,me transformei numa pessoas diferente nesse aspecto,passei a dar liberdade para conhecer pessoas,me transformei num cara engraçado,que tem facilidade de fazer amigos e de orientar as pessoas de forma inteligente,porém congelei no tempo,as vezes não sei como sair do lugar,me sinto sem forças até para tentar.Começei alguns tratamentos,lidei melhor com algumas medicações do que outras mas por mais que eu tenha sido muito feliz depois do "toc" devido a todas experiências que me permiti viver,prefiria ainda ser aquela pessoa solitária de anos atrás,que podia não ter amigos,mas tinha algo mais próximo de paz do que eu tenho hoje.Aguardo dicas e sugestões,mas confesso que pela primeira vez em muitos anos ao lêr este blog,passei a ter esperança

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Anônimo! Que bom que o blog te deu esperança, geralmente é a sensação que todos os TOCados têm ao se depararem com este espaço... alívio, esperança! Aqui com certeza ninguém perguntará "mas como é que pode isso?" rs. Aqui a gente pode contar o que for que não vai gerar espanto, pelo contrário, vai rolar identificação, solidariedade... O TOC surge de maneiras distintas em nossas vidas, eu tbm tenho um momento marcante que considero decisivo, ou seja, o começo do TOC, mas a verdade é que eu nem tenho certeza se estou certa! Sabe, a época que mais me revoltei foi há uns anos quando eu percebi que ao analisar as minhas atitudes, em praticamente todas elas havia TOC! E eu ficava tão revoltada, mas tão revoltada que tinha horas que eu queria só contrariar o TOC e me recusava a obedecê-lo! E tinha horas que eu declarava a minha desistência e dizia que não resistiria mais às imposições do TOC. Rs, aí o Mig esperava um tempo e me respondia algo do tipo "já passou sua revolta com o TOC?", pq realmente são fases! Tanto que passou. Eu aprendi tantas coisas! Eu passei a aceitar mais algumas coisas, percebi que não devia ficar lutando contra certas coisas só pq eram devidas ao TOC, pq eu já estava acostumada a lidar com coisas simples de um determinado modo e ficar tentando contrariar o TOC aumentava a minha ansiedade ainda mais e esse não era o objetivo. Não estou dizendo que não lutei mais e me conformei, mas é que fui me dando conta que eu sou o que sou, fui delineada pelo TOC e por mais que eu melhore eu não vou deixar de ser eu, não vou deixar de ser a menina que se importa, a menina responsável e que está sempre avaliando se fez tudo que estava ao seu alcance. Mas, melhorei muito, sou muito minha amiga, me convenço que fiz o meu melhor e sigo adiante! Acho até que fiquei um pouco inconsequente, não que não pensei nas consequências das coisas, só que não fico me martirizando por algo que já foi! Eu aprendi a seguir adiante! Eu sempre tive dúvidas em minhas decisões, mas aprendi que o que decidia era sempre muito bem pensado, que não devia ter culpa, havia feito meu melhor! Qdo vc diz que era como se vc coubesse em sua casa, mas o TOC não, eu penso no quanto às vezes as coisas me parecem sem sentido! Eu sou um peixinho fora d'água diante das situações e ambientes mais simples! E estou sempre lutando contra esse inimigo invisível que é o TOC, em situações corriqueiras, estou sorrindo e interagindo, mas minha mente está analisando... E penso "estou lutando", ninguém vê, ninguém sabe! Mas Deus vê e Deus sabe! E essa certeza me fortalece!
      Eu sou alguém feliz! Mas sinto saudade de ter riso descontrolado às vezes, pq qdo isso acontece parece que não me pertence, pq não é apenas um riso. É um riso seguido de "Estou rindo. Estou rindo? Estou rindo!" E então perde a graça. Hoje eu tive um princípio desse riso frouxo, mas eu tenho vontade de chorar qdo isso acontece! Depois tive esperança de novo, outra chance para esse riso destemperado que eu quero de volta! Vontade de rir aquele riso que a barriga dói e vc implora para a pessoa parar de fazer graça! Já estou delirando!

      Excluir
    2. Eu delirei e esqueci de coisas importantes!
      Vc avalia a sua mudança de 'solitário conformado para 'feliz inquieto' e eu me lembro de um momento em que me sentia tipo apática! E aconteceu comigo justamente o contrário. Eu sempre (desde que lembro) tive TOC, mas sempre tive vontade de ser feliz, gana de lutar, o TOC me fazia ansiosa, mas eu conhecia meu ritmo, estava acostumada e chegou um momento em que a apatia se aproximou e eu já não era tão revoltada, já não era tão ansiosa, perdia a intensidade, sentia que o TOC me abandonava e me deixava com a sensação que levava com ele minha vontade de lutar, toda a minha intensidade... Eu passava de 'eu mesma' para uma 'nova eu mesma' desconhecida, me provocando a pensar se sem o TOC e a ansiedade eu era uma pessoa sem graça!
      Um dia, li um comentário aqui no blog de alguém que definia uma fase pela qual passara exatamente com o mesmo termo que eu havia utilizado para definir o momento pelo qual passei: "apatia", aí eu transcrevi um relato meu que eu havia escrito, mas não tinha compartilhado. E percebi que mais uma vez eram coisas do TOC, esse transtorno que sabe muito bem como nos enganar, como transformar coisas belas, coisas que apreciamos em sensações ruins! Mas não podemos nos deixar levar e vencer por ele! É um transtorno e a gente tem condições de lutar! De enganá-lo também, resistir, pregar peças, dar rasteiras nele... O TOC quer ser importante, mas ele é insignificante, faz tudo para aparecer mais do que nós mesmos em nossas vidas, mas os protagonistas somos nós e o TOC não merece papel de destaque! Aliás, não merece papel nenhum!

      Excluir
  19. Boa tarde Miguelito, tudo bom? Vejo que você tem bastante experiência e conhecimento no que diz respeito ao TOC. Eu tenho sintomas desde criança também, a primeira vez que me lembro foi indo no cinema com meu pai, e acabei jogando um papel de chiclete na rua. Durante as duas horas do filme minha mente era invadida por uma culpa enorme de não te- lo jogado no lixo, ao ponto de pedir para meu pai ir embora porque estava com saudades da minha mãe, não queria admitir o real motivo por medo de acharem que era louco. Enfim desde lá posso dizer que já tive muitas compulsões e obsessões, e há dois anos trato com medicamentos e terapias, no entanto tenho a impressão de que nunca vai embora o toc, ele fica um tempo parado, mas sempre por perto e quando volta realmente me desgasta. Estava lendo a respeito da hipnose, gostaria de saber se você acha bacana, se conhece alguém que já fez, etc. Um abraço

    ResponderExcluir
  20. ah gostaria de compartilhar uma matéria que li também sobre tratamento de toc em camundongos, quem quiser acompanhar:
    http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/cientistas-curam-toc-em-camundongos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá CineFutpedia, não conheço ninguém que tenha feito hipnose mas por se tratar de um método não invasivo eu acho que não custa nada tentar. Conheço uma pessoa que fez estimulação eletro magnética transcraniana mas disse não estar funcionando para ela. É um método não invasivo tb e não necessariamente o que não funciona para um tb não funcionará para outro. Acho que devemos tentar tudo o que for possível desde que isso não nos traga riscos que possa nos deixar pior do que ter TOC
      Abraços

      Excluir
  21. Opa, boa noite,
    Muito bom o texto, ideias bem desenvolvidas, e que representam a sensação dos que são acompanhados por esses tipos de sintomas a algum tempo. No meu caso, desde adolescência, portanto a 12 anos convivendo com um companheiro imaginário (antes inimigo desconhecido, depois inimigo conhecido e atualmente tentando colocá-lo como somente um conhecido).
    Com esses anos de convivência, percebe-se que o sonhado adeus, tchau e benção para os sintomas do TOC não chegam. Como você disse, mesmo que esteja tranquilo e sem sintomas, a sombra está lá, e em qualquer momento de crise podem reaparecer os sintomas, as vezes de maneira diferente.
    Concordo com sua ideia que a melhor forma de lidar é compreender-se, compreender suas sensações, reações, sintomas, conversar a respeito com alguém disposto a ouvir, e nos momentos de tranquilidade perceber o quanto a vida pode ser boa.
    Nos momentos de crise, é ter paciência, e se respeitar. Esperar, se distrair com alguma coisa (desenho, escrita, música, filme), e colocar para ninar os sintomas do TOC. Acredito que você teve a ideia de fazer esse blog e mantê-lo justamente para ocupar a sua mente, mesmo que falando sobre o TOC, você saía da passividade de se angustiar com os sintomas, se ocupando para trocar informações, experiências.
    Continue assim, se conhecendo, e conhecendo dos outros.
    Tomara chegue o momento que seu TOC esteja tão adormecido que você ative um blog de algum hobby que você goste de fazer, ou de qualquer outra coisa dê prazer de se ocupar.

    ResponderExcluir
  22. Cida e Eterna muito obrigada pela ajuda e carinho! Cida seus filhos serão lindos e abencosfod! Eterna obrigada por dividir isso comigo! Angel

    ResponderExcluir
  23. Olá, Miguelito! Seu blog é muito legal, parabéns!
    É bom encontrar algo na internet assim, que conforte os portadores de TOC, que socialize, de alguma forma, esse problema com um compartilhar de ideias e experiências.
    Tenho TOC desde criança, mas só descobri agora. Na verdade, com quatorze anos eu já sabia (ouvi uma palestra na escola e me identifiquei com os sintomas), mas fiquei muito envergonhada e não contei a ninguém. O resultado do meu descuido foi a volta dos sintomas agora, com mais força, me fazendo parar de fazer coisas que antes eu me sentia à vontade, como ir à faculdade.
    Muito legal mesmo a iniciativa, parabéns!! Beijos!! *.*

    ResponderExcluir
  24. Oi querida Aparecida depois de ouvir vcs minha angústia diminuiu, porém ainda não consigo deixar de pensar e sofrer com esse pensamento. Um bj Angel.

    ResponderExcluir
  25. Eu tb me acho com sexto sentido amiga, talvez por isso uma angústia maior, mais to pedindo muito a Deus! Beijo Angel.

    ResponderExcluir
  26. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  27. Oi,eu tenho uma namorada que sofre de TOC eu amo muito ela cuido dela sempre ela esconde da sua familia que sofre de TOC e ela me disse que só eu e o medico dela sabe que ela sofre de TOC,eu ajudo ela sempre a cada dia que se passa sempre do lado dela,tenho medo que ela se afaste de min por causa do TOC eu amo ela demais e tenho medo de perde ela para essa doença,eu só queria alguns conselhos de alguém que me ajudasse a conviver com alguém que tem TOC,eu amo ela demais ela é o amor da minha vida.

    ResponderExcluir
  28. Obrigado,a minha amada não sabe do blog eu achei esse blog hoje.as vezes sinto que o TOC tenta nos separar,ela é mas velha que eu sabe,tenho 21 e ela tem 32 e isso no começo atrapalhou muito a gente,apesar de ser mas novo eu tenho uma cabeça de um homem mais velho,eu quero casar com ela e ter filhos com ela,ela me disse que tem medo de ter um filho,ela se trata do toc faz um bom tempo,amo ela demais apesar das diferenças em algumas coisas quero sempre esta do lado dela e dar atenção a ela,ontem mesmo ela me falou que se quando acontecesse alguma crise de TOC nela e ela acabasse comigo eu tinha que ir atras dela,eu fiquei triste quando eu ouvir isso,mais não me fez deixar de gostar dela ela é tão especial para min,nunca amei ninguem na minha vida do jeito que amo ela. Obg pela atenção Cidinha ^^

    ResponderExcluir
  29. Será que algum dia ela possa me trocar por outro homem? eu tenho esse medo ele é pequeno,mas tenho,isso pode trapalhar a gente e decidi esquecer esse medo e pensar mais nela.

    ResponderExcluir
  30. Os sintomas de vcs flutuam , ou seja , " tempos que amenizam e outros que pioram " ou mantém uma constância ?
    Alguém já chegou a ficar livre dos sintomas por algum período ?

    ResponderExcluir
  31. É comum haver mutação dos sintomas ?
    Como vocês percebem uma recaída / recorrência ?

    ResponderExcluir
  32. Sabe,descobri este blog hj e achei legal ter um gupo que se apoia que sofre deste monstro que me atormenta chamado toc.Sinto desanimo,mas foi bom ler o diálogo de vcs.

    ResponderExcluir
  33. oi claúdia,pode mim chamar de dinha.

    ResponderExcluir
  34. oiiiiiiiiiii também tenho toc e também já tive depressão por conta do toc ter voltado depois de um periodo que tive boa,se entendi direito você tem o pensamento de renegar a Deus, de ñ crer em sua existência ,esse pensamento também já tive,hoje em dia ainda quer vir mas ñ ligo pos sei que é do toc,agora surgiu um novo que é pensar tipo ,que Deus ñ é justo por permitir que sofremos tanto,mas sei que pensamentos assim ñ vem de mim,e sim é o toc que mim faz pensar dessa forma.Faço tratamento com medicação e com psicologa,eu particularmente acho que estou melhor por que estou na face em que minha cabeça ñ para de pensar bobeira e to conseguindo mim sair bem sozinha e Deus mim ajudando é claro né?o que estou fazendo é ñ ligar pra eles por que sei que Deus já tomou de conta deles,já que pedi que livrase-nos de todos esses pensamentos maus,quando esses pensamentos vem procuro substituir por pensamentos bons.Espero que tenho ti aliviado um pouco,mas procure um psiquiatra e psicologo pra ti ajudar e tenha sempre fé em Deus,por que Ele existe sim...bjs!

    ResponderExcluir
  35. O toc é uma coisa bem seria de se encarar,mas eu luto dia a pos dia junto com a minha namorada,eu não sofro de toc quem sofre e a minha namorada eu jamais vou sair do lado dela,nem depois da morte.

    ResponderExcluir
  36. oi o que escrevi lá em cima,no dia 29 de março ,foi destinado a nossa amiga Claúdia,desculpe por ñ ter sido mas clara ,espero ter te ajudado de alguma maneira.bjs...e paz do Senhor Jesus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dinha, sou a Cláudia.
      É isso mesmo Dinha, são pensamentos horriveis e nem sei se sou eu mesma, se é o Toc, se é opressão maligna. Só sei que não consigo mais rir, nem trabalhar, durmir só 3 ou 4 horas. Estou com psicologa e também medicamento. É muito triste e ruim isso, tem atrapalhado demais minha vida com Deus. Tem horas que não consigo orar, ler a Biblia....estou orando e vem os pensamentos maus...isso tem acabado com minha vida. Não sinto prazer em mais nada. Obrigada Dinha por me escrever, preciso que Deus tenha misericórdia de mim.

      Excluir
  37. Dinha, a Cláudia de novo.
    Verdade o que vc disse, os pensamentos vão mudando mas sempre ref. à Deus. E isso vai gerando em mim certa aversão à tudo que é de Deus, pois acabo acreditando nos pensamentos. Só sei Dinha que prá mim está dificil conviver assim. É 24 hs pensando nisso. Ou talvez seja o medo de pensar, não sei....minha cabeça está um turbilhão, se Deus não me sustentar não sei o que vai acontecer. Foi bom trocar idéias com vc.

    ResponderExcluir
  38. oi claúdia na palavra do Senhor diz que Ele sabe de tudo e conhece todos,então tente fazer como eu ,sei que é muito dificil mas vale a pena tentar,tente ñ ligar pro que os pensamentos falam,ñ se deixando abater e nem desacreditar em Deus ,lembre-se se Deus sabe de tudo então Ele sabe oque tem em nossos corações e o que tem é totalmente o contrario do que pensamos,se pensamos tipo Deus ñ existe,é é por que sabemos fielmente que Ele existe ,o toc é tudo o contrario que somos.Fique firme lute acredite em você e quando bater a tristeza lembre quantos sofreram na biblía e no final teve sua vitoria ,todos com toc ou ñ passam por tribulações ninguém é melhor que ninguém ,mas a vida ñ é feita só de tristezas também de momentos bons,tudo passa so ñ oamor de Deus .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Dinha pelas palavras. Vou tentar deixar isso prá lá como vc disse. Bjo

      Excluir
  39. Acompanho esse blog a algum tempo e como todos tenho toc. Mas sempre busco algo novo que possa me ajudar. Achei esse link muito intressante
    http://www.uke.de/kliniken/psychiatrie/downloads/klinik-psychiatrie-psychotherapie/myMCT_manual_portugues-brasileiro.pdf

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, bem interessante o link que você mandou.
      Comecei a ler

      Excluir
  40. Boa tarde a Todos tenho 32 anos e por muito mas muito tempo tentei fazer e entender o porque de minha vida não ter sentido. Com a ajuda de Deus me deparei com o blog e olhando os relatos fazendo uma viagem ao meu passado, parece que tudo começa a clarear, lembro-me que por várias vezes quando criança recolhia papel de bala deixado pra trás por sentir que o papel iria se sentir sózinho, ficava alimentando várias formigas por ter dó delas, porém graças a Deus eu cresci bem foram fazem que passaram, graças a Jesus nunca desenvolvi a compulsão por nada, mas depois que saí da casa de minha mãe para trabalhar a mais ou menos uns 6 anos, meu mundo desabou de uma maneira que foi horrível, perdi um namoro ao qual me levou a uma depressão, busquei ajuda psicológica e acabei pior pois me viciei em pornografia e me fechei para o amor, aí foi a gota, só usava as mulheres, não queria nem saber do dia seguinte, meu negócio era sexo e boa, enfim... hoje retornei aos caminhos do Senhor Jesus e comecei a namorar e para conseguir me abrir para essa namorada de 2 anos pra cá tem sido um inferno, pois crio muitas obsessões em minha mente e pra supera-las acabo por perceber que crio vícios, em video-games principalmente, criei uma obssessão de que eu não amava mais ela e cheguei ao ponto de não conseguir toca-la, graças a Deus procurei ajuda psicanalistica com um pastor e com oração e muita força de vontade superei, e hoje do nada a mais ou menos 2 semanas.... e esta é a piór de todas que estou tendo é o fato de eu começar a pensar que sou homosexual .... isto tem me matado, estou criando fobia de nem mesmo tocar em outro homem, pois tenho receio agora de sentir algo, não crio imagens pornograficas nem nada, mas a fobia agora tem matado, tenho pensado até em siucídio, estamos prestes a casar eu e a namorada e agora fico com medo de casar e lá na frente me descobrir gay, mas isto vai além de todas minhas crenças, nunca tive atração por homem, nunca tive curiosidade, nunca nem mesmo quando vivi na promiscuidade das baladas, onde me afundei na pornografia, nem mesmo vendo tais videos pornográficos tendia a nem sequer pensar em outro homem, nada sempre me atraí por mulheres, sempre me facinei por peito... bundas... tudo... tive 3 namoradas de 2 anos cada uma... e sempre tive uma vida sexual normal... amei.. chorei... e agora essa obsessão tem me matado, pois começo a pensar que sou homosexual... mas não que eu seja homofóbico... prefiro perder tudo menos me tornar isso.... quando me passa pela mente ter que dar carinho a outro homem me da nojo.... agora sinto que as sessões de pscicanalise com o pastor não tem ajudado muito pois parece que ele não sabe me ajudar bem.... teve momentos que ele achava que eu tinha bipolaridade, depois achou que eu tivesse distimia, enfim... dou graças a Deus de poder compartilhar a todos aqui.... ontem a crise foi muito forte... pensei que não iria sobreviver, hoje fiquei com medo de acordar, pois é o fato de acordar e os pensamentos voltam, tenho orado muito e pedido pra Deus me ajudar, se realmente existe ajuda para isto, quero superar com força em Jesus e ter minha família muito bem estruturada perante o Senhor.

    ResponderExcluir
  41. Olá Osmar, eu sou a Cláudia.
    Sei exatamente como se sente. Só tenho paz quando durmo. É terrível isso.
    Não tenho compulsão, mas tenho pensamentos de blasfemia, que eu não amo mais Jesus e isso é terrível pois abala a nossa fé. Não consigo ver minha vida sem Jesus e ao mesmo tempo pensamentos horriveis a respeito d'Ele passam por minha cabeça.
    Sobre os seus pensamentos tive conhecimento de uma moça que tb está se tratando por pensar EXATAMENTE como vc. E a moça está noiva com data para casar.
    Assim como vc desde aproximadamente 13 anos tinha exatamente, como vc, pena dos lixos jogados no chão e enfiava tudo na minha mochila, até casca de ovo, banana, e tive muitas outras provas, só que giravam sempre em torno mais do pensamento...muito terrível isso. Tem dias que eu quero sumir, parece que eu não sou eu mesma. Tenho feito tratamento medicamentoso e com psicologa cristã. Estou lutando muito contra tudo isso, por isso te entendo perfeitamente. Não sei até onde é doença e até onde é opressão maligna, mas eu continuo indo na igreja (não na minha, estou indo em outra pois quero ficar sozinha neste período) e pedindo à Deus a libertação desses pensamentos tão dolorosos. Faça o mesmo Osmar, mesmo sem forças ore e aguarde o tempo de Deus.

    ResponderExcluir
  42. oi gente eu quero deixar aqui uma mensagem,que devemos crer em Deus e depositar Nele todas as esperanças de dias melhores.Tem dias que mim sinto muito triste por pensar coisas que eu ñ quero,ai procuro mim alegrar fazendo algo que gosto pois se ficar remoendo a tristeza tenho medo de cair em depressão de novo,quando vou orar também mim vem a cabeça que estou falando com o maligno.lembre -se Osmar o toc é tudo o que você ñ é,se você pensa de uma forma ele faz você acreditar que é de outra forma .procure sempre que você se achar triste, pedir a Deus para tirar isso de você...fique com Deus,bjs!

    ResponderExcluir
  43. Nossa gente tem sido difícil, ta se tornando psicossomática dores horríveis no corpo, dores de cabeça insuportáveis, febre ...horrível, criei fobia de olhar pra outro homem, por favor não sou homofóbico tenho amigos gays e sempre fui notmal, sempre me atrai por mulheres, mas estou extremamente infeliz, a impressão que está dando é que estou lutando para não me assumir, tipo vem uma voz falando: vai logo assuma-se vc será feliz, é só começar a agir como mulher e se entregar ao desejo de ter um homem. .....MISERICORDIA.... ESPÍRITO SANTO me ajuda. ...aí da impressão que estou ficando com desejo..... olha tudo isso tem acabado comigo.... minha heterosexualidade sumiu.... tenho tratado com psicanalista cristão também ....mas vou pra Curitiba buscar ajuda....nem que eu gaste tudo o tenho em terapias. ...pesso a Deus....que ele me tire tudo e me deixe na sarjeta....mas não me deixa ter dúvida de que sou um varão.
    Ontem por um breve momento tive coragem de tentar suicídio, tenho procurado na net até possibilidade de extrair minhas genitaria. Será que de tanto pensar vou começar a virar mesmo?

    ResponderExcluir
  44. miguelito obrigado pelo post do meu video no youtube...como vc esta? beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ja passei por todas as fases, desde criança, e o pior e vc nao poder contar pra ninguem, porque vão achar que voce e, e ta com medo de assumir, agora estou com o pensamento que sou lesbica, prefiro morrer, tenho namorado , ja tive antes foram e voltaram, sei que Deus pode curar, mais as vezes penso sera porque ele não me curou ate hoje? dessa vez parece pior tenho medo de ficar assim, ate em minhas melhoras,sinto a sombra do toc...

      Excluir
  45. Oi Osmar, aqui é a Cláudia.
    Sei exatamente o que vc passa e sente dentro da sua cabeça. É horrível. Como disse tenho passado por isso. Só que veja a minha situação: Tenho pensamentos e sentimentos ruins contra Deus. Agora analise: como posso orar à alguém de quem estou lutando contra? É estranho não é? Mas sabe o que tenho feito: agora mesmo estou me arrumando para ir a igreja, pois quero ser liberta disso que me aflige. Eu sei exatamente o que se passa com você: parece que são duas pessoas lutando e vc sente que vc é a pessoa má e quer isso mesmo, não é? Talvez tenhamos mesmo esse problema de Toc, pelo menos desde criança eu já apresentava alguns sintomas. Mas também creio que Satanas se aproveita desse nosso problema. Tem vezes que eu tenho vontade de sumir e desaparecer, pois nem eu mesma me conheço. Tem feito o tratamento certinho com medicamentos e psicologa cristã. Tenho sentindo melhoras principalmente no sono, mas vc acha que os pensamentos me deixam em paz??? Que nada....às vezes eu não sei nem explicar: às vezes é só o medo de pensar e já fico num mau estar terrivel. Tem dias que nem ler a Bíblia, nem orar e nem pregações eu suporto ouvir. Sou lider de teatro cristão e ontem tive que estar presente no grupo. Vc pode imaginar minha situação? Mas depois que a gente enfrenta da uma sensação de dever cumprido. Talvez isso pelo que estamos passando possa ser da doença e juntamente com o espiritual, Não sabemos muito bem o que acontece no espiritual. Só sei que existe uma guerra pela nossa vida. Já ouviu de Daniel que orou quase um mês e não obtinha resposta, só depois de muito tempo é que o anjo Gabriel o avisou que ele foi ouvido por Deus logo da primeira vez, mas os anjos estavam em luta para chegar com a resposta de Daniel. Creio que estamos passando por uma tentação e tenção não é pecado. A Bíblia diz: resisti ao Diabo e ele fugirá de vós. Resisti por quanto tempo??? Jesus precisou resistir 40 dias no deserto e creio que resistiu até o Getsemani ao suar sangue. Quanto tempo teremos que resistir Osmar? Eu não sei, mas tenho aprendido que devo continuar meus tratamentos e conversar diariamente com o Senhor e viver um dia de cada vez. Esta que está te falando sabe muito bem os sintomas que vc sente, mesmo que a luta dos pensamentos seja diferente, pois somos tentados naquilo que somos mais fracos. Sei o que é ficar acordada de madrugada andando como uma louca pela sala e até mesmo de madrugada no quintal. Mas estou disposta a perserverar mesmo que miha resposta ou cura demore mais que a de Daniel e vc? Força irmão, lembre que não estamos sozinhos nessa luta, mas Jesus nos tem sustentado. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Claudia eu li o livro de Daniel e realmente o anjo precisou até de ajuda do outro anjo para derrotar o demônio persa.....foram 21 dias, gente imagina quantas pessoas não sofrem desse mal e estão definhando por não buscar ajuda? Vergonhoso é pra pessoa dizer a outra tais pensamentos. .... misericórdia. ... só vence quem tem o amor e a ajuda dos pais..... olha eu não sei mas no livro de Coríntios diz: 2 Coríntios: 10. 3. Porque, embora andando na carne, não militamos segundo a carne, 4. pois as armas da nossa milícia não são carnais, mas poderosas em Deus, para demolição de fortalezas; 5. derrubando raciocínios e todo baluarte que se ergue contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência a Cristo;.... realmente tenho muito, mas mto receio de que até onde é patologia e até onde é opressão maligna. .... mas o jeito é se apegar com Deus Jeová. ...Seu Filho Jesus e o poderoso Consolador Espírito Santo. ...que uma hora a resposta chega não há mal que perdure pra sempre, o choro pode durar uma noite mas a alegria vem pela manhã.....

      Excluir
  46. oi adorei o blog,quando estou angustiada fico procurando sobre o toc e hoje por acaso encontrei esse.
    Pensamentos que me dão medo de fazer coisas ou fazer coisas que nao quero por causas de pensamentos.
    vou visitar sempre espero que tenha mais post, as vazes fico meia triste mais nao desisto. tento pensar positivo e nao ficar me lamentando o porque tenho toc, ja estou com o amigo toc desde sempre,ja tive tosdos os tipos de mania possiveis,acho que sao fases porque antes eu lava minhas maos um monte de vezes, ou passava por um lugar tinha que voltar por ele, olhar muito no espelho, ja chegue tomar um litro de agua em minutos por causa dos pensamentos.pode ser engracado as vezes hoje eu ja nem ligo que brinquem com isso,eu mesmo faço piadinhas de mim , acho que faz com que a tristeza va embora e me ajuda a supera.
    deixa eu fazer uma pergunta, os remedios deixa a pessoa viciada? eu sei que o toc tera controle e vai melhorar com os remedios vcs sente quanto por cento a melhora com a terapia? eu tenho receio de ir no medico eu nao sei o que vou dizer, tenho vergonha me respondam estarei aguardando ansiosa.
    e ansiedade e uma coisa que eu tenho demais

    ResponderExcluir
  47. Acho que tudo isso começou aos 15 anos de idade, não toc, mas a ansiedade e a fobia social, lembro que nessa época era muito magrinho e fraco e na escola sentava lá atrás p/ ninguém me ver, era alvo de piada e risadas das pessoas e até dos professores, era sempre ridicularizado, não saia, não ia a festas c/ amigos, não namorava, porque as garotas nem olhavam na minha cara, tinha muita vergonha de mim, me achava magro feio e ridículo, tinha muita ansiedade quando olhavam p/ mim eu me tremia de ansiedade, na hora da chamada era uma tortura, e eu tenho certeza que foi isso que originou o toc em mim.

    ResponderExcluir
  48. Ola a todos. Oi Aparecida, Osmar, Anonimos. Nao posso dizer q estou feliz em ver gente nova pq isso nao e verdade. Estou e mto triste, pq o q eu queria mesmo era q esse blog nem precisasse existir e q essa doenca maldita se extinguisse da face da terra. Infelizmente isso nao e possivel...
    Oi Eterna, sou eu, a Anonima q comentou bastante aqui no ano passado. Suas palavras sempre de alento. Lucas, kd vc?
    Oi Miguelito, sempre nos ajudando com suas postagens...

    Osmar, so posso dizer q te entendo mais do q perfeitamente, pq eu sofro dos mesmos pensamentos obsessivos. Gente, nao to aguentando mais essa dor, e o pior e q nao posso procurar ajuda onde to morando...

    Vou relatar mais uma vez as minhas dores: comecei com as crises de pensamentos obsessivos no finalzinho de 2012. Nao entendi nada, pois aquele tinha sido um ano mais do q abencoado pra mim. Mtas conquistas, mtos risos, amor, paz, saude, familia, td de bom. Essa primeira crise durou ate marco de 2013, qdo, por alguma razao, "despertei" desse mal e retomei a minha vida (com alguma sequela, e claro, mas eram so lembrancas de q passei por momentos tenebrosos, mais nada). La estava eu feliz, rindo, gostando de um garoto maravilhoso, realizando um excelente trabalho e fazendo planos pra mais uma etapa dos meus estudos. Foi como se eu tivesse saido de uma cortina de fumaca, ou chegado a superficie apos um longo periodo de desespero debaixo d'agua. Esse periodo durou ate o final de maio de 2013, qdo fiquei mto mal novamente, digo ate pior do q antes. Considero pior pq e como vc abrir uma ferida onde vc ja tinha se machucado, entao a primeira vez q vc ve os sintomas e como "Senhor, o q e isso q ta me acontecendo?", ja a segunda e "Senhor, de novo? Nao posso aguentar, eu nao mereco.". Continuei aguentando "firme" e toquei meus estudos, continuei indo no trabalho, embora tivesse dias em q eu parecia nao estar ali. Chorei mto sozinha, gritei, pedi a Deus pra me levar desse mundo pq o sofrimento e mto grande. Ai tive a ideia de usar a minha inteligencia e os meus habitos de leitura ao meu favor e comecei a pesquisar na internet sobre o q me afligia. Nem sei como digitei da primeira vez, pq nem sabia q o termo correto pro meu mal e "pensamentos obsessivos". Fui lendo cada vez mais e me informando, e tb vendo o tanto de gente q sofre calada, meio calada, abertamente, enfim. Dai q conheci esse blog.
    No final do ano passado conquistei uma grande vitoria, mas nao estava la mto bem. Me lembro ate q no meu aniversario eu tv metade TOCada e metade comovida em ver as pessoas me desejando feliz aniversario, ou seja, elas gostam de mim.
    No comeco desse ano eu dei uma melhorada, troquei de lugar, conheci novas e pessoas e ate comecei a me interessar por um menino lindo, fofo, q com certeza eu gostaria de ter um relacionamento se tivesse a oportunidade... =)
    Ai o maldito transtorno de pensamentos obsessivos volta a me assolar, e eu me pergunto: "Por que?". Dessa vez e "Senhor, eu ja nao aguento mais, minha mente e alma ja estao calejadas de tanto pensar. Sera q nao vou conseguir respirar nunca mais?"
    Concordo com o Miguelito sobre o toc estar la em algum lugar escondido. Parece q ele fica a espreita, esperando o melhor momento pra voltar a nos assombrar.
    Confesso q estou numa situacao de desespero e fico eternamente tentando escolher a melhor pessoa pra eu contar do meu problema, mas eu nao consigo, por julgar esse transtorno dificil de ser compreendido por quem nao o tem. Dai nao consigo chegar a nenhuma conclusao sobre quem poderia me ouvir, e talvez me ajudar, e me mantenho em silencio.

    ResponderExcluir
  49. Comentei aqui ano passado q cheguei a procurar uma psicologa e ir no consultorio umas 5 vezes (eu acho), mas nao consegui contar a ela a natureza dos meus pensamentos obsessivos atuais. So consegui contar sobre uma crise q tive aos 18 anos, qdo o nome de um vizinho ficou na minha cabeca por meses e eu nao conseguia entender o pq. Dai ela comecou a querer saber sobre outras coisas da minha vida e eu nao consegui ter coragem pra contar o toc q me assombra.
    Ela parece ser mto boa pessoa e boa profissional tb, mas uma coisa q me deixou em duvida foi o fato de ela me mandar pensar em coisas boas qdo os pensamentos obsessivos vierem. Cansei de ler aqui q isso nao funciona, pois despendemos energia pra pensar em outra coisa q nao o toc, criando um efeito paradoxal.
    Nesse meio-tempo comprei tb o livro virtual do Aristides Cordiolli, "Vencendo o Transtorno Obsessivo Compulsivo" e comecei a ler, mas nao consegui seguir os passos corretamente.
    Sei q o toc nao nos deixa viver, mas apenas vegetar, e parece q a vida vai passando na nossa frente e a gente perde o gosto por td, so vai existindo... esperando o fim chegar.

    Nessa mais recente crise, voltei a ler e me informar sobre o toc, e o q mais me chama atencao na luta contra ele e a ideia de "deixar os pensamentos virem". E UMA TAREFA MUITO ARDUA, e honestamente, nao sei como fazer isso. Eu ja entendi q e isso q deve ser feito, mas ainda nao consigo entender como fazer isso na pratica.
    Varias metaforas sao usadas, como a de estar num cinema sendo espectadores de nossos pensamentos, mas sem julga-los, tratando eles com compaixao, como sendo algo q existe dentro de nos mas nao significa a nossa identidade.

    Alguem pode ajudar nessa questao? Como fazer esse exercicio?

    ResponderExcluir
  50. Pessoal tem um grupo de TOC muito bom no facebook, tá aí o link pra quem quiser participar.

    https://www.facebook.com/groups/transtornoobsessivocompulsivo/

    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  51. Gente, encontrei esse artigo q achei útil:
    http://pt.wikihow.com/Parar-de-Pensar-em-Algo-ou-Algu%C3%A9m

    Embora seja do wikihow, as técnicas me parecem fundamentadas e eles não mostram como sendo algo milagroso. Só não gostei da parte do "Pare", pq ainda não entendo essa técnica mto bem.
    O q acham?

    ResponderExcluir
  52. busquem no google, ou no facebook

    Falando de toc

    e curtam minha p[agina, mandem perguntas e estorias por inbox, caso queiram privacidade, ou publiquem na p[agina.

    ResponderExcluir
  53. Aparecida Tenho toc e sofro muito o que eu faço

    ResponderExcluir
  54. Como vocês lidam com o toc?

    ResponderExcluir
  55. sou casada com um pessoa que tem o Doc, as vezes tenho vontade de sair correndo sem saber como lidar com essa situação,tem dia que ele amanhece bem,mas tem dia que os pensamentos não deixa ele,vai lavar as mão dez vezes,briga,limpa os óculos várias vezes,

    ResponderExcluir
  56. Pessoal que tem toc, eu tamném tenho toc, porém fiquei 90% curada dele durante algum tempo. Como eu fiz isso? Me distraindo, conversando com os colegas, isso ajuda muito, mas infelizmente o toc voltou. Fica a dica aí pro pessoal, se distraiam!

    ResponderExcluir
  57. Minha filha foi diagnosticada com TOC a duas semanas, e a partir de então começou a compartilhar suas experiências em um blog. Façam uma visita, e sejam fortalecido pelos textos ali encontrado, como também fortaleçam a ela com os seus testemunhos.

    semmaistoc.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  58. Eu tenho ma namorada que sofre de toc,eu a amo muito,mas as vezes tenho medo que o toc fassa ela se afastar de min,ela me disse que me ama também,sabe é dificil mas sei que deus vai nos ajudar,eu sempre venho nesse blog mas ele esta parado,eu amo muito a minha namorda.

    ResponderExcluir
  59. miguelito eu tenho toc me ajuda a divulgar meu blog...quero que as pessoas saibam oque agente passa na pele...http://loucurasemfronteiras.blogspot.com.br/....miguelito vc sabe algo a respeito sobre a cirurgia do toc? queria muito fazer....vc sabe algo a respeito?

    ResponderExcluir
  60. Pessoal, analisando os comentários, acho que estou tenho TOC, uma vez que ultimamente meus pesamentos são invadidos por palavras e músicas, lembro que já tive isso na minha infância e minha e meus pais diziam que era coisa de minha cabeça e que era para esquecer e focar em outras coisas, fui até em um psicologo e com o tempo passou, mas vejo que não é uma coisa normal e sim um problema que acredito que tenha cura.Lendo os comentários observei que a maioria dos TOCs ditos aqui são em relação a coisas do tipo lavar as mãos sempre, escovar os dentes, apagar as luzes mais de uma vez, eu já tive isso conforme já relatei, mas isso não faço mais, hoje o que me incomoda são as palavras e músicas que ficam em minha mente, e gostaria de saber se alguém também tem esse mesmo sintomas e se já procuraram tratamento e tiveram cura.Grato pela atenção de vocês!

    ResponderExcluir
  61. Eu tenho TOC diagnosticado desde janeiro de 2011. Tive uma crise intensa. Sou religioso e infelizmente meus TOC's tem a ver com isso e com sexo. Tenho um gatinho de aproximadamente uns 5 anos. Claro que não tenho nenhum interesse sexual nele. Mas para vcs verem como o TOC me torna vilão. Em certas ocasiões, eu acabei encostando no gato, meu orgão genital. Uma vez eu estava dormindo, ai ele estava deitado do meu lado na altura do joelho, ai eu abracei ele com as pernas, eu ainda meio dormindo, e obviamente, como sou homem, relou o orgão genital meu no gato. No primeiro instante, o TOC agiu:" ah gostou! Acho até que se esfregou no gato. Pecou!" Ai eu até hoje não sei se fiz de propósito ou não por causa dessa maldita doença. Também outra vez, eu estava levantando o gato do chão pra arrastar o sofá, e ai o gato esbarrou de novo no meu orgão, e eu fiquei durante 3 semanas, tentando deduzir se deixei esbarrar de propósito, ou não. Agora essa noite que passou, ele estava deitado entre minhas costas e o começo das nádegas, logo cedo, ai o que o TOC fez? Tratou de agir: "ah vc está gostando disso de modo sexual. Tá sentindo o que homossexuais sentem, o toque por trás." Ai eu fico me culpando achando que fiz isso de propósito, que pequei, que sou erradão... é um saco! Até hoje não sei exatamente o que aconteceu, se eu fiz de propósito ou se o TOC agiu. É muito triste!

    ResponderExcluir
  62. Oiiii, lendo me lembrei de quando td comecou pra mim, quando descobri esse tal TOC, meu Deus só Deus sabe o que passou na minha cabeça, eu tinha 17 anos quando vi a revista Veja com o depoimento da Luciana Vendramine e outros depoimentos de pessoas com TOC, td o que li e me indentifiquei me fez pensar: nossaaa isso existe isso tem nome isso tem tratamento!!
    Foi quando resolvi contar pra minha mae td o que estava acontecendo e ela me ajudou em td o que eu precisei, sabe quando descobri senti um alivio mas por outro lado td desmoronou!! eu que ja tinha dificuldade de escrever na escola por causa do TOC vish ai piorou de vez ai nao escrevia mais nas aulas só nas provas pois nas provas nao tinha outro jeito, depois ficava mal, o que fez eu nao repetir de ano é que no primeiro semestre eu tive notas boas, e quando fiquei de recuperaçao eu ja tinha melhorado e consegui recuperar as notas!! Bom o que eu queria falar é que o TOC na minha vida afetou em td, mas acreditem podemos sim viver uma vida com TOC!!! Quando busquei tratamento me lembro que fui ao psiquiatra e era como se eu pensasse que naquela consulta eu ia contar td o que que eu vivia e fosse sair de la com uma cura, nossaaa eu nem imaginava o que eu passaria com o TOC até agora, td é sofrido mas como sera que eu seria se nao tivesse o TOC, entao hj eu aceito ele, acredito que ele me fez uma pessoa melhor, mas sei que td na vida tem que ser controlado inclusive ele que me controla durante anos, no começo nao é facil aceitar que vc precisa de um tratamendo psicologico (terapia) ou pior vc precisa de medicamento, nossa no começo é td muito dificil mas nao desisti ou melhor nao desisto pois sei que nao tem cura e sim controle. Convivendo ha 10 anos com o TOC hj sei que tenho momentos de altos e baixos e que o TOC fica tb em altos e baixos, quando passamos por alguns momentos na vida, entao hj olho pra mim e sei que tenho um compromisso comigo mesma, sei que tenho que tomar a medicaçao todos os dias, sei que depende de mim melhorar, mas nem todas as vezes conseguimos sozinhos, entao qual o problema pedir ajuda?! continua comentario

    ResponderExcluir
  63. Melhorei muito quando comecei o tratamento, tomava a medicacao certinha e quando melhorei pensei "td passou, nossa estou livre" ai que me enganei, mesmo com poucos sintomas imaginei estar livre do TOC, foi quando nao tomava mais a medicaçao tive recaida, voltei no medico comecei o tratamento mas nao tomava o remedio direitinho, e assim foi por anos, bom foi entao que aceitei o meu tratamento e vi que ou eu seguia certinho ou eu ia viver sofrendo, entao ha 4 anos tomo o remedio direitinho, logico as vezes eu esqueco mas é por esquecer mesmo, nao é por nao querer tomar, hj tenho altos e baixos no TOC por causa de acontecimentos na vida, hj sei que tenho que conviver com ele, e aceitar que sou assim!!! O bom de td isso é que hj falo sobre o TOC como sendo normal, antes escondia te tds meu tratamento, hj nao, uma das coisas que acho legal que aconteceu é que vejo o quanto amadureci com td isso, hj quando estou com a minha Familia brincamos sobre isso, hj quando comento com alguem que tenho TOC é tranquilo nao gera um stress como antes, é claro que nao saio gritando "TENHO TOC" pois sei que tem pessoas que por falta de informacao ou ignorancia mesmo acham que é frescura entao pra que falar pra pessoas assim que nao estao interessadas, tem muitasss pessoas que convivem comigo que nao sabem, mas tambem nao acho proximo o bastasnte pra contar algo pessoal sobre mim, mas quem ja sabe falo tranquila sobre o assunto!! nao posso deixar de comentar uma pessoa que me ajudou muitooo foi meu Marido, isso mesmo Marido, ele é uma ótima pessoa, quando comecei a namorar ele eu estava nessa fase de nao tomar o remedio certinho,e ele me ajudou muito!! ele é uma pessoa otima pra mim, me ajuda muitooo!!! Agradeço a DEUS, a meu Marido, a minha Mae, a meu Pai, aos meus Irmaos e os profissionais que me ajudaram em td !!! Agradeço pela paciencia e carinho que tds tiveram por mim!!! vamos la que a vida continua, e o TOC faz parte dela, pelo menos pra mim, que ele seja controlado pra viver melhor!!!

    ResponderExcluir
  64. Gente, e quando você quer entrar num relacionamento, mas infelizmente ainda tem vergonha de contar pra pessoa que tem TOC, por medo dela não te aceitar e te achar doida? Como faz? :/

    ResponderExcluir
  65. O toc é uma sombra, ela vai embora, mas sempre volta, se acontece alguma coisa que desperte minha obsessão eu fico completamente cego, o toc me domina, não sinto perspectiva no futuro, me parece que o melhor é não ter futuro, dar um fim em tudo, infelizmente

    ResponderExcluir
  66. olá eu nao sei mais oq fazer, eu sempre sofri de toc mas sabia o que era isso mais depois que comecei a pesquisar e vi que o que eu sofria era toc, então vi que as manias loucas que eu tinha a vida inteira desde criança era o toque, só que de um ano e meio pra cá eu estou muito pior, eu até tenho vergonha de falar isso mas n estou aguentando mais tenho fé que deus vai me ajudar nisso porque vi q o que tenho é uma doença maldita desgraçada, qnd eu andava na rua eu pensava q talvez eu tinha atropelado alguma criança que estava engatinhando na rua e já perdi as contas de quantas vezes voltei pra verificar a rua se nada tinha acontecido, eu já peguei a prova da professora várias vezes pra conferir se tinha assinado meu nome na prova, coisas desse tipo..e várias outras coisas, mas NADA, NADA,NADA JESUS CRISTO está sendo mais cruel e maligno do que eu estou sentindo há 3 meses e exatamente há um mês. há um ano eu comecei a imaginar q eu era gay mas isso saia e voltava na minha cabeça mas como eu me ocupava muito conseguia controlar esses pensamentos e ter a conciencia que era um pensamento absurdo, sempre fui homem e hétero pelo amor de deus, mas de uns meses pra cá isso está ficando pior, muito pior, eu estava vendo um filme pornográfico ai imaginei que pudesse gostar de homem e desse dia pra cá minha vida virou um inferno e pra piorar eu estava ficando cm uma moça ai ela falou q nao queria mais ficar cmg pq alguem falou pra ela q eu era gay, meu deus eu já estava com aqueles pensamentos na cabeça aquilo me matou, eu comecei a ficar louco cm isso cm medo de eu estar parecendo um gay ou ter jeito de gay, MEU DEUS minha vida virou um inferno, nunca tinha atraçao por homens me da nojo.HÁ UNS 2 MESES ATRÁS ISSO tudo piorou eu estava tao louco pensando que eu talvez sou gay que comecei a ver fotos de homens nus para me testar, e apesar do nojo ao ver as fotos nunca me contentei pq parece q um voz vem no meu ouvido e fala NAO IMPORTA VC SENTE ATRAÇAO SIM ASSUME LOGO, meu deus que vida eu estou levando, depois fiquei vendo fotos de pornografia gay e por nojo que sinto nao conseguia e nao consigo mostrar para meu pensamento toc MALDITO que sou hétero, nao consigo controlar, há duas semanas eu desenvolvi um outro toc mto pior eu comecei a ter pensamentos de prazer com outros homens, meu deus isso nao tem sentido nenhum, graças a deus ainda agradeço que sei q isso é toc mas esses dias imaginei q se eu fosse ler algum conto erótico gay eu iria sentir atraçao, o inferno foi tanto que comecei a ler um conto, ai comecei a ter pensamentos de atraçao e por momento deixei aquela voz desgraçada me dominar e falei vc venceu ai deixei aquele pensamento nojento de prazer cm homem na minha mente, ai meu penis somente inchou um pouco, n senti um prazer apenas uma coisa pequena devido ao pensamento que me forçou a isso pq n aguentava mais, eu senti tanto nojo daquilo que comecei a chorar, tenho qse 30 anos estava trabalhando meu mundo desabou, EU SOU HOMEM E HÉTERO mas estou sofrendo demais cm isso, se eu fosse gay e sentisse vontade ficar cm homem era diferente, eu me conheço, eu tenho um agravante que é o vício em pornografia, as minhas compulsoes e checagens e os rituais sao cada vez maiores, hj penso 24 hrs nisso, está acabando com minha vida e carreira, hj vi um filme porno e veio um pensamento tipo falando q eu tinha tesão em chupar o penis do cara, eu n resisti aquela desgraça de pensamento e comecei a me imaginar com prazer naquela desgraça, meu deus q nojo, EU NAO AGUENTO MAIS ESTÁ CADA VEZ PIOR, pensei em suicidar hoje, ontem fiquei em panico pensando q vou virar gay e ter relaçao com um homem a qualquer momento, eu penso em suicidar o tempo todo, mas sempre vou ser homem e hétero e honrar o corpo que o senhor JESUS CRISTO ME deu, me ajudem por favor, estou morrendo por dentro com essas coisas ridículas, estou cada vez pior, preciso me tratar

    ResponderExcluir
  67. (continuação do comentário acima).. hj o toc veio e me deu um arrependimento de ter comentado esse comentário acima com vergonha ou medo de as pessoas acharem mtas coisas sei lá, mas vou ignorar isso e n me importar pq esse blog é justamente para compartilhar os problemas TOC, medo de alguem achar que sou gay ou etc, como já disso nunca senti e nao sinto atração por homens, me até até ansia de vomito imaginar isso, qnd os pensamentos vem eu fico checando meu orgão genital para ver se ele se mexeu pq fico apavorado pensando que estou sentindo prazer, é uma coisa muito ridícula e assustadora, qnd eu ficava vendo fotos lá de homens cm o intuito de me testar eu chegava dar um frio na barriga de tanto medo de começar a sentir atraçao, isso é horrível me mata, e mesmo eu nunca sentindo nada esses pensamentos nao me deixam em paz, hoje amanheci melhor do que ontem, eu penso que esse tipo de TOC é um dos piores para um homem e hétero como sou, não tem sentido nenhum o panico que sinto, hj nao estou pensando em suicídio mas eu sou bastante triste, me sinto um lixo por pensar em coisas tao nojentas pelas quais sinto nojo e nenhuma atraçao, as minhas compulsoes sao horríveis, MAS JESUS VAI ME AJUDAR TENHO CTZA JUNTAMENTE Com a ajuda médica, compartilho com a dor de vcs e ainda bem que sei q isso é toc pq senao acho q eu estava louco ou já teria me matado, meu deus do céu que sofrimento, um abraço a todos que deus o conforte, vou dar uma ida no shopping agora para ver se dou uma esfriada na cabeça, grande abraço a todos meus amigos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá para todos! Caro colega do post acima, sei exatamente como se sente, poi o "último" TOC q veio me assombrar tbm é o homossexual.

      Meu nome é Valéria, tenho 28 anos, moro no Rio e descobri há quase 2 meses que o nome desses "pensamentos perseguidores" é TOC, até então eu achava que havia algo "frouxo" na minha mente.
      Minha crise começou há uns 9 meses atrás, eu andava muito estressada com estudos e com situação de doença na família, aí tive um desentendimento com meu namorado por causa de ciúmes, depois disso comecei a pensar na possibilidade de ser traída, ou pior, trair meu namorado. Esses pensamentos foram invadindo pouco a pouco minha mente, até o ponto de eu começar a imaginar que meu namorado estava olhando para todas as mulheres que passavam na rua (o que não era verdade, depois a ficha cai) e comecei a "persegui-lo". Tentei me livrar desses pensamentos pois percebi que era doentio, mas não consegui.
      Isso durou uns 3 meses, até que num dia qualquer eu estava muito cansada e com a cabeça cheia e ao ler a bíblia veio um pensamento súbito contra Deus, eu me desesperei e comecei a lutar contra aquilo, mas foi mt rápido.Dominou a minha mente e agora meu TOC era religioso (mas eu não sabia q era TOC), sofri muito, chorava muito e não entendia porq eu não conseguia pensar naquilo que eu queria e pensava no que eu não queria. Passados 2 meses, um novo TOC começou a me apavorar, o TOC homossexual, veio depois de umas conversas que meu irmão queria tratar cmg (ele é homossexual). Pensei " esse pensamento vai se mais fácil tirar, pois isso eu não sou mesmo", porém esse pensamento me assola até hoje, quase 4 meses. Procurei ajuda de uma psicóloga cristã que me recomendou ao psiquiatra, estou tomando Anafranil, que já é minha segunda medicação. Percebi alguma melhora com a medicação e a terapia ajuda a se organizar, mas os pensamentos não saem da mente e parece que a cada dia eles pioram mais ainda.

      Colega do post anterior, não sei se vc procurou médico, mas faça isso o mais breve possível e procure um psicólogo/ga tbm, ele vai te ajudar muito a procurar ajuda. Os médicos e remédios não resolvem, mas nos auxiliam a lutar melhor. Eu, sinceramente, espero de Deus um milagre, estou namorando e quero muito me casar e ter filhos. Meu namorado é muito paciente e me ajuda em tudo, quero fazê-lo muito feliz.

      Peço às pessoas que pasaram por esse mesmo problema e etão melhor q voltem a postar aqui como conseguiram vencer seu TOC. Em nome de Jesus, quando eu melhorar tbm voltarei para dar uma força. Muito obrigada.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  68. Olá pessoal. Por favor prestem bem atenção no meu comentário, vcs precisam ler, o que eu vou escrever aqui, eu já sofri, e estou sofrendo demais, eu não sei se realmente tenho TOC, ou qual tipo de problema eu tenho, eu tenho manias iguais de outras pessoas que tem TOC, mais eu também tenho outras totalmente estranhas, que parece que só eu tenho, e me faz pensar que não tenho TOC. Estou precisando muito da ajuda de vcs, para lerem o meu comentário, e puderem responderem, e se vcs souberem o que eu tenho, se não for TOC, para eu procurar outro tipo de tratamento, pq eu já fiz tratamento com psicólogo, com psiquiatra, tomei remédios, até adiantou, melhorei bastante as manias, (mas eu não tenho certeza se foi os remédios que me ajudarm, pode ser que sim, e pode ser que não, também não sei se foi por causa do tratamento, pq eu luto contra esse problema, igual eu já vi uns comentários aqui, que diziam "quanto mais vc conhece o inimigo (doença), mais vc se livra dele", algo assim.. e é justamente isso que eu sempre fiz, desde quando comecei a perceber tudo, e quando tudo piorou, antigamente era muito pior que hoje, era sofrimento demais antigamente, melhorei muito, apesar do que eu queria que realmente tivesse melhorado, a mania, que eu não sei se é mania, não desapareceu da minha mente, e depois disso, eu descancei, e não procurei mais ajuda (o que não deveria), e agora estou procurando ajuda novamente ). E essa mania que eu disse que não desapareceu da minha mente, eu realmente não sei se isso é uma mania, ou se é um outro tipo de problema ou doença, e porisso estou indo atrás de ajuda de novo, e é sobre ela que irei escrever agora, sobre a mania, eu acho que só eu devo ter isso, só eu mesmo, infelizmente.. sempre me achei estranho, xingo eu mesmo direto, me acho um babaca, um idiota, me acho um lixo ,um ninguém, fico me perguntando qual o sentido de eu estar vivo, me pergunto "quem eu sou ?", me acho diferente, um E.T mesmo, totalmente diferente das pessoas. mas por outro lado, eu tenho pensamentos, pensar é o meu grande problema, não os pensamentos, tenho pensamentos de todos os tipo, bons, ruins, normais, alguns me fazem sim sofrer, mas não tanto, como outros portadores de TOC, os fazem. o problema é que eu penso demais, e isso que me atrapalha muito, passo horas e horas pensando sobre tudo o que vc pensar, eu penso. eu questiono tudo, uma coisa que eu penso que eu acho que uma pessoa normal não pensa, por exemplo, eu penso: "será que a minha mãe e o meu pai, quiseram ter eu mesmo, o foi por acaso ?", ai em seguida já vem outro pensamento: "será que a minha vó conheceu a vó dela ?" ai em seguida vem outro, começo a pensar: "o que eu tenho de igual ou parecido com as aparencias dos meus familiares", ai depois já imenda pra outro, começo a pensar: "a minha mãe trabalha bastante em casa, e eu não tenho tenho como ajudar ela por causa dos meus problemas", e por ai vai, eu fico nisso, e vai imendadn outros, começo a pensar sobre outras coisa, (não só familia), isso foi só um exemplo, claro. (Continuando o que escrevi anteriormente) E po outro lado, tenho pensamentos que me fazem diferentes das pessoas, mas que até me ajudam, pensamentos bons mesmo, e que eu tenho quase certeza que ninguém pensa. Bom, como eu já escrevi sobre essa mania, ou outro problema/doença, que eu não sei o nome, no WordPad, eu postei esse texto/desabafo no Yahoo Respostas, agora irei postar aqui, irei só colar agora, tem algumas girias, e palavrões escritos nele, mais não liguem não viu ai quem se importa, uso giria as vezes, e as vezes não, assim como os palavrões, mais nem sou como aqueles caras malandros que só falam na giria, e nem um boca suja não viu, rsrs', kk (apesar de tudo, eu ainda dou risada).







    ResponderExcluir
  69. (Continuação do comentário acima)..

    Bom, agora leiam abaixo o que está me fazendo sofrer:

    Olá pessoal, a quase 4 anos que estou com problemas psicológicos, desde o final de 2010, praticamente.. Sempre tive uma vida sofrida, desde a minha infancia, mas do final de 2010 para cá, piorou muito mais, eu já sofri demais desde esta data, vcs não imaginam o quanto eu já sofri.. To precisando desabafar, porisso to fazendo mais uma pergunta, de muitas que eu já fiz aqui, durante esses anos todos.. Agora eu vou dizer o que tá acontecendo comigo durante alguns meses.. Então, todo mundo diz que eu tenho TOC, minha mãe sempre fala isso, eu já passei em psicólogo, psiquiatra, já tomei remédios, até adiantou, eu melhorei bastante, mas sei lá, eu não tenho certeza se realmente eu tenho TOC, pq assim, eu tenho umas manias que outras pessoas portadoras de TOC tem, mas eu tenho outras que eu tenho quase certeza que nenhuma pessoa que tem TOC, tem.. Eu nem sei se essas duas coisas que eu tenho, é realmente mania, são as que mais me incomodam, aliás, foi assim que tudo começou, como eu disse, eu sempre tive uma vida muito sofrida, sei lá, sempre fui estranho, me achava diferente quando criança, sofri Bullyng na infancia, não sei se foi o Bullyng que causou esses transtornos que estou tendo nos dias de hoje, isso é realmente dificil de saber, mas depois de ter sofrido Bullyng, no final do ano de 2010, apartir dái, eu já tinha me livrado um pouco das humilhações dos caras que me zuavam, mais ainda assim, continuavam as zuações, bem pouco, mas continuavam.. pois bem, foi então que eu comecei as manias, a primeira que eu não se é mania mesmo ou o que é, se existe algum outro problema, que eu não conheço, não sei, eu sei que eu comecei a esquecer as coisas, sim, esquecer como todo mundo esquece, eu sempre esqueci, mas era bem pouco, mas pra vcs verem, sei lá, as vezes eu acho que eu sou de outro planeta, completamente louco, só não tenho esquizofrenia, pq a esquizofrenia eu sei que é diferente desses meus problemas, eu lembro até o dia que eu comecei a esquecer coisas, pensamentos, e ficar tentando lembrar depois, sim, é isso que eu faço, esqueço e fico tentando lembrar, e se eu não consigo lembrar, eu fico muito mal depois, é sério, eu não sei o que é isso, eu fico triste, deprimido, é como se falta-se alguma coisa, como se vc perdesse algo que vc gostava muito, essa é a sensação que tive, e tenho.. pode acreditar, eu já fiquei dias, meses, anos, tentando lembrar uma só palavra, um pensamento, é sério, isso foi no começo pro meio do ano de 2011, e tipo, quando eu comecei a ter esses pensamentos, tipo, eu comecei a pensar muito, demais mesmo, e pra mim, são pensamentos muito importantes, eu penso tudo o que vc imaginar, e o que eu esqueci era um pensamento sobre mulher, um pensamento que iria me ajudar a chegar nas meninas, que eu era timido pra caramba, quando eu tava me soltando

    ResponderExcluir
  70. (Continuação do comentário acima)..


    vai e me acontece isso.. mas além de eu pensar, veja bem, o que eu fazia, eu marco, guardo na cabeça, a primeira palavra desse pensamento, foi isso que eu fiz, eu tava na escola, na minha, em pé, na brisa dos meus pensamentos, só observando as gatinhas, o movimento, e pensando, pensando um pensamento sobre como chegar nas meninas, e eu tenho quase certeza que com aqueles pensamentos, eu consegueria chegar nas meninas, eu pensei quatro pensamentos que me ajudaria, coloquei as quatro palavras na mente, já que eu tava sem celular, e eu nem pensei em anotar em um papel, quando pensa que não a palavra some da minha mente, desaparece, e eu já comecei a ficar revoltado, com ódio e tentando lembrar a palavra, mas nada, cheguei em casa, fiquei tentando lembrar a palavra, o pensamento, mais nada, fiquei dias tentando lembrar, mais nada, foi então que eu comecei a lembrar uns pensamentos que poderia ser, mais eu não conseguia ter certeza de qual palavra, qual pensamento que era, foi então que eu, ou o meu TOC, disse na minha mente "é essa a palvra", e eu passei acreditar, eu toda hora que ia fazer alguma coisa, vinha uma vozes na minha mente, uma dizendo "é essa a palvra, é esse o pensamento", ai vinha a outra e dizia "não é essa", e eu passei acrediar que era a que falava que era a palavra, o pensamento, ai fiquei só pensando nessa palvra, tudo que eu fazia eu pensava nela, e pode acreditar, penso nela até hoje, vcs devem tá achando engraçado até isso, essas histórias chegam ser mesmo engraçadas, mas vcs não sabem como agente sofre com isso tudo, eu já sofri e sofro demais mesmo, com isso velho.. E hoje tou assim desse jeito, com esses dois problemas na cabeça, com uma palvra que eu esqueci, mas "lembrei", a quase 4 anos atrás, to deprimido pra caramba por causa disso, e fico pensando um monte de coisas, e escrevendo essas coisas no papel para na esquecer, pensando em me matar, etc.. Pra vcs terem uma idéia isso acaba tão de um jeito comigo, que quando eu esqueço, eu chego a chorar, quando eu esqueço um pensamento importante, pensamentos sobre coisas legais que

    ResponderExcluir
  71. (Continuação do comentário acima)..


    eu vou fazer na net, essas coisas.. Outra coisa que eu tenho, eu não posso ficar em frente a TV, ou assistir um filme, pq eu marco tudo as palavras que eu não conheço, e até mesmo as que eu conheço, num papel, eu já tenho centenas de folhas de sulfites dobradas, escritas um monte de palavras, bobagens, e pensamentos.. Eu fico tão mal quando eu esqueço uma palavra, um pensamento, que hoje, mesmo a palavra, ou o pensamento, não sendo importantes eu fico querendo lembrar, alguns eu consigo esquecer, outros não, um exemplo: se eu for fazer alguma coisa, tipo, for fazer uma entrevista, ou ir em algum lugar, e ter que falar com pessoas, e eu esquecer uma palavra, um pensamento que não podia, e não queria esquecer, eu não presto atenção na conversa com a pessoa, pq eu estou tentando lembrar aquela palavra, pensamento, e se for bastante importante a palavra, o pensamento, já viu o que acontece comigo né.. isso foi só um exemplo, eu imagino se isso acontece,quando eu fosse ficar com uma garota por exemplo, eu ia ficar pensando, concentrado só naquela palavra, pensamento.. é embassado.. Outra coisa que eu queria muito também, era mulher, por causa desses transtornos todos, ainda sou virgem, já beijei na boca já, mas sou virgem ainda, as garotas já pedirem pra ficar comigo na escola, mas eu era tímido, e acabava não ficando.. Hoje, não saio de casa, sou completamente anti-social, já terminei a escola, não estudo mais, não trabalho.. Essa palavra que eu to na cabeça, ela é como se fosse um Chip implantado na minha cabeça, que enquanto eu não tirasse ele da cabeça, eu nunca mais seria feliz novamente, essa palavra me impede de evoluir mentalmente, não consigo amadurecer na vida, eu ouço minha vó dizer que eu tenho mente infantil, ela fala pra minha mãe e pra mim.. diz que eu só tenho idade, e tamanho.. e isso acaba comigo, mas é verdade mesmo o que ela fala, mas eu não tenho culpa disso irmão, tudo culpa dessas porr.as desses problemas.. Eu não paro de pensar em mulher, eu tava pensando em ir num puteir.o, mas como que eu vou comer uma pu.ta, com todos esses problemas ? é fod.a velho.. Eu estou muito triste mano, me sinto um nada as vezes, um lixo.. eu só queria ser feliz denovo, eu sofria sim antes, mas antigamente meus problemas eram externos, problemas externos são mais faceis de resolver, já os da mente, é complicado demais.. Talvez o meu problema seria mulher, se eu conseguisse uma, e transasse com ela talvez resolveria, ou não né.. Há e a palavra eu não falo não viu, rs', pq é uma palavra comum como qualquer outra, eu estaria sendo mais louco ainda.. É, acho que é isso gente, me desculpe ai por esse texto, rs' (eu não deveria nem por risos aqui, minha vida tá toda fo.dida já), e se vcs pudessem tentar me ajudar, e se vcs sabem, se isso é realmente TOC, ou se é algum outro problema, ou o que é então.. Agradeço a quem responder, abraços a todos..

    ResponderExcluir
  72. (Continuação do comentário acima)..


    Desculpem os textos grandes ai, viu pessoal, mas eu gostaria muito que vcs lessem, de verdade.. é muito importante pra mim. Eu estou muito mal mesmo, estou sofrendo demais mesmo. Me ajudem, por favor !! Eu agradeceria muito a vcs.. Se vcs quiserem deixarem os seus Skypes ai, pra gente poder conversar, seria muito bom, para vcs tentarem me ajudar, e eu tentar ajudar vcs, de alguma forma. Eu ainda tenho esperanças, muito poucas, mais eu tenho, vamos ver o que acontece daqui pra frente. Bom, é isso ai pessoal, boa sorte a todos nessa luta contra o TOC, e que vcs consigam vencer ele, pq, eu, já tenho medo do que me possa acontecer comigo daqui pra frente comigo (como sempre tive). Boa sorte a todos, abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Júnior,
      Meu nome é Thiago, tenho 30 anos e sou professor. Sei bem como se sente cara, na verdade, estou passando por um período semelhante. Nós acreditamos que essa ansiedade catastrófica, que parece explodir o peito e que cansa nossa cabeça, nunca vai passar. Mas como os textos do Miguel dizem, eles sempre passam.
      Sou fã da banda Los Hermanos e tento pensar na frase "Todo carnaval tem seu fim"
      Faço terapia cognitivo comportamental, tenho acompanhamento de psiquiatra, pratico boxe, ando de skate e pratico meditação.
      Todas essas atividades me seguram em momentos agitados da vida, mas no momento de crise, acabo paralisando! Parece que a minha vida para e fico repetindo: "quero a minha vida de volta"
      Sempre tive TOC, desde que me entendo por gente. Na terapia já cheguei a minha crença central, mas isso não impediu essa nova crise que estou vivendo agora.
      Graças a Deus, não me atrapalhou no trabalho.
      Minha alternativa agora? Estou procurando uma religião. Acho que no momento de crise, além dos medicamentos, é preciso ter Fé no que o Miguel diz: que vamos renascer como a Fênix.
      Mas é difícil ter fé, quando se pensa 347 coisas por segundo.
      Meu conselho é: faça tudo o que estiver ao seu alcance para não ter uma crise. Tudo!
      Mas em momentos de crise, o que estou aprendendo desta vez é que tenho que ter paciência. Esperar até esse maremoto passar, porque ele tem que passar...
      Também fico desesperado, choro, quero socar a parede, fico perambulando pela casa, perco a crença nos remédios, mas sei que isso vai passar, porque sempre passa. Já passou antes e vai passar novamente. Rezo para que seja logo.
      Um dia de cada vez, sempre melhorando, um dia ruim não significa que voltamos a estaca zero.
      Obrigado por expressar seus sentimentos aqui. Me ajudaram.

      Excluir
  73. Olá, Junior. Eu li no livro "Mentes e manias" da Ana Beatriz Barbosa, o depoimento de um menino com TOC que dizia ter uma mente "Penseira". Uma mente "penseira" seria uma mistura de pensamento com besteira rs, e é isso que acontece com a nossa mente, com todo o respeito a você.

    Com certeza você deve ter TOC associado a algum outro transtorno, ou apenas TOC sem cuidado, ou seja, como você não está em constante tratamento, sua mente continua "vagando" por aí. Percebeu como você perde tempo e vida com seus pensamentos? o tempo que vc fica pensando e pensando, já poderia ter encontrado uma namorada, etc. Mas a culpa não é sua, eu sei, e saiba que muitas pessoas no mundo têm sim os mesmos pensamentos que você e outros até pior, mas não fique tentando imaginar isso não.

    Eu estou aprendendo sobre TOC com meus sofrimentos pessoais, que só nós e Deus sabemos, mas aconselho a você que, realmente, volte a buscar ajuda médica e psicológica de referência. Se não tiver dinheiro pra bancar tudo, procure o Departamento de Psiquiatria de alguma universidade federal perto da sua cidade e tente atendimento público. Não fique em casa sem acompanhamento médico. Outro conselho que te dou é (eu sei como é difícil) procure um emprego ou tente fazer um curso em algo que vc goste e que possa se concentrar, tente direcionar sua concentração para algo na sua vida... um trabalho, formar uma família, etc. Num trabalho ou curso, vc fará novas amizades e se manterá ocupado e responsável. Sei como é difícil, mas NÃO FIQUE EM CASA, não deixe a depressão te isolar e RIA, continue RINDO das suas "graças" e "desgraças" SIM! Lembre-se que Deus existe e sendo boas ou ruins, Ele tem controle de todas as coisas, peça a Ele que te ajude. Nós vamos melhorar!! Espero ter ajudado, grande abraço

    ResponderExcluir
  74. Tive TOC por mto tempo, até perceber q era só ñ acreditar mais no q minha mente inventava e me recusar a fazer QUALQUER COISA ligada ao transtorno, foi assim q eu me livrei. Ñ fazia absolutamente nda, ñ estava nem aí! A única coisa q fiz foi ter consciência d q nda era real, era tudo coisa da minha kbça, e se eu tivesse me dado conta disso antes me pouparia mto sofrimento. Meu conselho pra quem tem o problema é: tenha sempre em mente q tdo é invenções criada por vc mesmo, ñ acredite nem faça mais nda,ñ existe motivo pra ter medo. IGNORE-O, pois a única coisa q pode acontecer é q vc fique livre da doença! Foi isso q fez com q eu me livrasse completamente. Pense nisso e seja livre.

    ResponderExcluir
  75. Oi a todos,
    é a anonima do ano passado. Hoje estou indo buscar ajuda, mas tenho mto medo e vergonha de contar o que me aflige. Tenho medo tb de a psicologa nao saber me tratar.
    Eu preciso ficar boa, gente, pelo amor de Deus!

    Queria tb chamar atencao pra vcs nao ficarem viciados aqui no blog ou em outros sites. Isso pode agravar as nossas compulsoes. Entao usem essas ferramentas apenas pra informacao, e nao pra ficar checando as coisas o tempo todo! Por favor!!

    ResponderExcluir
  76. Tbm Tenho pensamentos homossexuais
    Faço teste olhando pra homem na rua e sentindo se vou ter atração
    n tenho
    pq n sou gay
    mais isso confunde a gente
    toc é um inferno

    ResponderExcluir
  77. Boa tarde Pessoal, tbm sofro deste mal (TOC homossexual), lendo seus comentários parece que fui eu que escrevi, as mesmas manias, obsessões, pensamentos, aflições... sei como isso derruba a gente.
    Sou homem, casado e nunca tive nenhum duvida em relação a minha orientação sexual, porém um dia durante uma relação com minha esposa acabei brochando (realmente nunca tinha acontecido) desde então virou uma obsessão pra mim descobrir o porque que isso tinha acontecido e acabei encontrando a "reposta" nessa obsessão de ser gay. Realmente é uma obsessão muito desgastante.
    Depois de três meses com esses pensamentos e eles sempre aumentando de intensidade cheguei a conclusão de que precisava me abrir e contar pra minha esposa e procurar ajuda médica, sei que é um ponto delicado que temos vergonha de contar, mas pra mim parece que foi o começo pra conseguir sair desse "buraco" em que cai repentinamente (vale salientar que NUNCA tive nenhum outro transtorno em toda minha vida).
    O conselho que dou é esse, procurem ajuda médica mas tbm contem pra um familiar, dividir esse fardo com alguém parece que facilita um pouco as coisas. E outra coisa, sempre devemos ter Deus no coração, pois estou tomando paroxetina a menos de duas semanas e já notei melhoras, acredito que ainda nem é o efeito do remédio, mas sim Jesus agindo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tambem tenho passado pelo mesmo, e um inferno, so nos resta nos humilharmos para Deus e pedir misericordia, vc e corajoso, jamais contaria pro meu namorado, ele ia achar que sou lesbica, so quem passa entende essa dor que sentimos, no meu caso ja passei por varias fases do toc.

      Excluir
    2. Oi Ana tb estou passando por isso. Queria falar com alguém que ja passou.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Ana Paula, tive coragem de contar a minha esposa pois a mesma já teve TOC, não esse tipo aquele mais clássico de doenças e tal, portanto sabia que ela me entenderia, tbm estamos junto a mais de 10 anos e isso tudo facilitou que eu me abrisse com ela.
      Mas fique tranquila, tente procurar ajuda médica, falar com um psiquiatra. Hoje posso dizer que esse mal não faz parte da minha vida, olha pro ano passado e vejo o tanto que sofri com isso e não desejo a ninguém. Mas procure ajuda que esse TOC tem tratamento, não desista de se livrar dessa doença.

      Excluir
  78. Tem tenho essa mesma de toc homossexual, eu só queria que esses pensamentos sumissem, só queria que eu voltasse a ser a garota Alegre que não tinha medo de nada. Tenho 17 anos e tô vendo minha vida parar pó conta dessa merda, tenho medo de tudo,tenho medo de sair com minhas amigas, tenho medo de conversar com minhas amigas e sentir algo por elas, tenho medo de que essas medidas que surgem na minha cabeça seja verdade, tenho medo de viver o resto da vida com isso, tenho medo de dormi e sonhar com essas medidas. Peço e rezo todo dia pra isso ir embora e eu poder s ser o era antes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gente estou passando pelo mesmo problema alguém que conseguiu superar esse mal?

      Excluir
    2. Procurem ajuda médica, é o único conselho que posso lhes dar. Fui eu que escrevi o relato acima e posso dizer a vcs q estou 99% curado, esse mal já não toma mais conta da minha vida. Lembrem-se psiquiatra não é "médico de doido" como dizem!!

      Excluir
  79. Estou com esse maldito toc homossexual,alguém conseguiu superar isso? Como?

    ResponderExcluir
  80. Bom dia! Gente sou portador desse transtorno horrível à 13 anos. Não é fácil! Só quem vivencia na pele p/ saber o tamanho sofrimento... Por isso acho de grande importancia, grupos de apoio; Os portadores de Toc precisam de um canal de comunicação, pra trocar informações, experiencias, obter apoio e ajuda mutua. Juntos, aprendemos um com o outro, e fica + fácil conviver com o transtorno. Juntos somos + fortes!! Estou criando um grupo no whatsapp com esse propósito.. Quem tiver interesse em participar, basta enviar o número para: leco.apoio-toc@outlook.com ou deixar o número aqui mesmo. Forte Abraço a Todos! Juntos Somos + Fortes!

    ResponderExcluir