25 agosto 2010

Ansiedade no último!

Sempre fico no mesmo dilema da Tostine: Sou ansioso porque tenho TOC ou tenho TOC pq sou ansioso? Sei que a ansiedade está diretamente relacionada com o TOC mas não sei quem veio primeiro, se o TOC ou a ansiedade.
Mas assim como não sabemos quem veio primeiro, se o ovo ou a galinha - e isso não nos faz falta - acredito que também não faz diferença quem veio primeiro, se o TOC ou a ansiedade. O que importa é que com o aumento da ansiedade os rituais tendem a aumentar também. E muitas vezes quando não conseguimos nos libertar de um determinado ritual, vamos ficando cada vez mais ansioso e esse ciclo vicioso nos leva a quase explodir!!! Mas calma porque nunca ninguém explodiu por causa do TOC, pelo menos não no sentido literal da palavra.
Aprendendo a controlar a ansiedade ou a lidar com ela podemos reduzir as compulsões ou até eliminá-las completamente. Não temos, muitas vezes, como eliminar por completo as obsessões pois não podemos controlar nossos pensamentos e impedir de pensar coisas que não queremos ou que não nos agrada. Também não há como eliminar por completo nossa obsessão por limpeza ou por organizar as coisas mas podemos sim controlar e eliminar as compulsões que essas obsessões nos trazem. Podemos evitar de lavar as mãos toda hora que achamos que ela está suja ou podemos deixar de evitar tocar em algo por achar que iremos nos contaminar. Essas atitudes de evitar as compulsões claro que num primeiro instante nos trará mais aflição e ansiedade do que se simplesmente nos rendessemos aos rituais pois realizamos os rituais justamente para minimizar essa ansiedade mas ao longo do tempo, aos poucos, com calma, essa ansiedade vai diminuindo conforme vamos deixando de realizar algumas compulsões. Assim como nossa mente se habituou a realizar os rituais para minimizar a ansiedade, com o tempo nossa mente vai se habituando a não mais realizar os rituais quando ela é tomada por algum pensamento impuro, por algum medo de contaminação ou pela dúvida se realizamos ou não determinada checagem.
Descobrindo e entendendo o que nos deixa ansioso ou o que aumenta nossa ansiedade podemos aprender a como lidar com essa ansiedade para minimizá-la e ficar mais tranquilo antes de sair por aí fazendo rituais. Depois que dominamos a ansiedade e ela dimuniu ou mesmo vai embora sentimos que não é mais necessário fazer os rituais que tinhamos compulsão por fazer.
Controlada nossas obsessões e dominada nossa compulsão podemos sim levar uma vida "normal". Digo "normal" entre aspas pois esse normal é muito relativo. Se olharmos de perto ninguém é normal, todo mundo tem uma coisinha ou outra que foge do que se estabeleceu por padrão como "normal".
Levar uma vida normal para mim é levar uma vida na qual eu não seja escravo de nada, nem bebida, nem cigarros e muito menos do TOC. É levar uma vida onde se encontra obstáculos mas se tem equilíbrio para ultrapassá-los, uma vida onde encontraremos dificuldades sim mas saberemos lidar com essas dificuldades sem atingir nenhum extremo.
Uma vida normal é ter de volta o controle do meu pensamento, da razão, da certeza e da ansiedade.

10 comentários:

  1. Parabéns amigo...seu texto tá ótimo...disse tudo,tudo mesmo!!!
    Hoje eu amanheci ansiosa e cheia de rituais...mas estou conseguindo me controlar(com ajuda de medicamentos)...espero poder possuir esse auto controle futuramente...hj fui ver minha casa e não resisti...contei os pisos rsrsrs...o pedreiro me olhou,mas nem ligou(ele conta todas as coisas da casa dele antes de dormir...)ta vendo...mais e mais pessoas estão deixando de varrer a poeira pra baixo do tapete...ele me contou que conta os pisos da casa,as louças,e td o q tem na casa dele antes de dormir...se não não consegue dormir a noite td...eu expliquei à ele o que nós temos e ele me disse que sente algo igual...então,sugeri à ele procurar um médico,mas ele riu,e disse q isso não o incomodava(por enquanto).
    Mas eu gostei muito do seu texto...bjs Débora.

    ResponderExcluir
  2. Gostei desse post otimista. "É assim que se fala!" rsrsrs
    bjos

    ResponderExcluir
  3. o importante é ignorar os pensamentos que nos invadem no primeiro momentoé muito difícil mas não dando bola para os pensamentos ja se sente um alivio ,sei que não é fácil mantenha a calma e fique em paz por que voce não é mal ou está em pecado .A verdade é que isso é um problema que passa e vai passar tenha certeza basta ignorar os pensamento intrusos,e é muito bom se consultar com um médico e ter um acompanhamento ajuda demais.!!

    ResponderExcluir
  4. Oiii. é bom dividir essas coisas...
    hoje é dia 27/09/2010...faz mais de um mês que você não posta aqui.
    Gosto de ler seus textos !
    Dividir essas dores é legal, é uma terapia.
    Devia ter uma terapia coletiva assim...

    Não estou mais tomando remédios.
    Para falar a verdade não quis mais, parei de ir ao psquiatra.
    não piorei, mas cada caso é um caso.
    Antes o remédio movia minhas emoções. Eu ficava incomodada pensando que eu não estava triste por causa deles, então decidi deixá-los.
    E hoje me movo por meio da fé.
    a Fé é meu grande remédio. O de todos nós eu creioo pq senão a tivéssemos não conseguiríamos prosseguir!
    mas pois é...é tudo questão de paciência consigo mesmo!
    pensar muito e praticar os rituais só aumentam mais a ansiedade e o TOC.
    mas quando o evitamos a ansiedade vai indo embora e o TOC tbm.
    Graças ao Meu Bom e Maravilhoso Deus, Jeová- Rafah (Deus que cura) eu estou bem !
    minha melhor terapia é a oração.
    Poder unir tudo: terapia, remédios e confianã em Deus é ótimo.

    a PAz de Cristo para todos!

    ResponderExcluir
  5. como postei anteriormente, acredito que os bons resultados no tratamento do toc, digo isso por mim pelos menos, é um conjunto de ferramentas como bom profissional da area da psicologia e psiquiatria, realizar atividades físicas, lazer, estar bem afetivamente e com suas crenças independentemente do que acredita.

    Abraços

    ResponderExcluir
  6. VIVO PERTURBADA COM MEDO QUE EUS FILHOS MORRAM,ESSE PNSAMENTO ME ACOMPANHA O DIA INTEIRO,SE ESCUTO UMA BRECADA ACHO QUE FORAM ATROPELADOS,MESMO SE NÃO ESTIVEREM POR PERTO.SE ESCUTO SOBRE UM ACIDENTE ACHO QUE VAI ACONTECER O MESMO COM ELES,SE FALAM SOBRE DOENÇAS COMIGO,JÁ NÃO CONTROLO MEUS PENSAMENTOS E PENSO QUE ELES TAMBÉM A TERÃO.NÃO DURMO A NOITE TODA QUANDO SAEM E FICO E TORTURANDO TENDO A SENSAÇÃO E A CERTEZA QUE ALGO DE RUIM ESTÁ ACONTECENDO.NÃO TENHO PZA E TAMBÉM NÃO DOU PAZ A MINHA FAMÍLIA.

    ResponderExcluir
  7. Como é bom saber que não estamos sozinhos, não sou a única a sofrer com pensamentos obssessivos e catastróficos.O tempo todo estou ansiosa e com medo de perder alguém que amo,se ouço falar de doenças já nem durmo a noite pensando que alguém da minha família possa ser acometida...tenho pavor da palavra "cancer e infarto", é muito dificil conviver com tantos medos.Deixo as pessoas a minha volta loucas com minha negatividade e meus pavores...já chorei muito por vergonha de meus rituais (como acender e apagar a luz varias vezes);Mas antes era muito pior, porque eu não sabia porque eu era assim, até ficar muito mal de depressão e procurar um psiquiatra.Nessa época eu me pergunta se era a única a ter tais manias que me incomdavam muito.Amigos que vivem o mesmo problema que eu, saibam que não é fácil mesmo conviver com TOC E Ansiedade Generalizada, mas graças a Deus tenho conseguido realizar meus sonhos, terminei minha faculdade,me casai, tive uma filha maravilhosa, passei num concurso federal e assim vou levando minha vida...devagar e sempre...rsrsrs...tem dias que me sinto no fundo do poço, mas olho os olhinhos da minha filha e vejo que sou muito importante e muito forte (posso até dizer que aprendi muito com a minha dificuldade, a ser muito observadora e sensata),quando a gente está muito mal, pensamos que não somos importantes e que não vamos conseguir aquilo que almejamos, mas no dia-a-dia percebemos que somos como qualquer outra pessoa, temos uma dificuldade, mas que não impede de realizar o que desejamos.Somos mais fortes ainda quando admitimos que temos sim um transtorno e que precisamos de cuidados médicos e buscar viver da forma mais saudável possível.Desejo a todos que tem esses transtornos uma boa reviravolta, e que passem por cima disso de cabeça erguida, mesmo que se sintam sufocados, nao desistam, a vida é muito bela e qualquer um pode ser feliz se correr atras.Bjinhos para todos e façam como eu, quando vier um pensamento ruim, busque imediatamente uma lembrança boa para combate-lo.Sei que vai dar certo, assim como funciona comigo.
    Lucimar Murtinho Maia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lucimar, que bom que tenha gostado do blog. Suas dicas foram de grande valia.
      Beijos
      Miguelito

      Excluir
  8. olá
    tenho todos os sintomas mais comuns de toc desde a adolescencia. É horrível. Já estou com 43 e agora até mesmo aposentada por invalidez. Sinto falta de trocar idéias e compartilhar os sentimentos com outras pessoas que vivenciam o mesmo problema. Juntamente vem outros quadros, como depressão, fobia social, transtorno de pânico e, as vezes, penso que estar ciente, de ter constiência de tudo isso é pior. Desabafo!!! Ufa!!! São anos de terapia, medicamentos, e parece tudo paliativo.
    Mas as leituras acima, o compartilhar pode ajudar.
    Por que e o que leva a pessoa ter estes sintomas?
    É como se tivesse uma doença muito grave, mas desconsiderada e que tenho que me esconder, não revelar. Isso nos deixa estigmatizados, principalmente nos círculos de convivência e em cidades pequenas. O preconceito é ainda mutio grande.
    Marcia.
    Boa Sorte para todos.

    ResponderExcluir
  9. Eu penso que seja assim: TOC > ansiedade > depressão.

    ResponderExcluir