26 agosto 2010

Lembranças de um passado recente

30 anos não apagaram minha lembranças sobre o TOC. Se me recordo do meu 1o ritual, como eu poderia esquecer de outras coisas tão marcantes quanto o 1o ritual? Poderia colocar tudo em um livro ou até em uma enciclopédia inteira.
Hoje enquanto tomava uma xícara de café aqui na empresa eu vi uma outra pessoa pegando café naqueles copinhos plásticos de 50ml que mais parecem um dedal e isso me remeteu a 10 anos atrás quando começei a tratar do TOC com medicamentos. Todo medicamento tem efeitos colaterais então evito ler essa parte da bula para não ser influenciado pelos relatos que ali constam mas com o tempo descobri que a clomipramina é um dos medicamentos para TOC que mais tem efeitos colaterais. Dentre os vários efeitos vou citar apenas a boca seca e tremores que foram os sintomas que mais me atrapalharam no começo do tratamento.
Eu estava fazendo treinamento a semana toda e na metade da manhã, como de praxe, tinha um café muito bem servido pois o curso não era barato (ainda bem que quem pagava era a empresa). Nessa época eu tinha a boca muito seca, não conseguia falar por mais de 5 minutos sem beber um gole dágua pois meus lábios começaram a grudar na gengiva e a língua no céu da boca. Também tinha tremores na mão que não chegavam a me atrapalhar na hora de escrever ou digitar mas quando precisava pegar algo ou então quando esticava as mãos os tremores eram perceptíveis. Não bastava eu ter que esconder meu TOC, agora também tinha que disfarçar a boca seca e os tremores.
Voltando à mesa do café, já era dificil para mim pegar suco nos copos plásticos de 200ml pois eu tremia um pouco, agora imagina colocar café num copinho minúsculo no qual precisa-se de uma mira melhor, adoçar, mexer com a colher sem derramar e a pior parte..... tentar tomar. Eu erguia o copo e começava a tremer e quanto mais eu me aproximava da boca tentando acertá-la sem derramar mais aumentava a tremedeira como se eu estivesse levantando 5kg de peso após 2hs de aula de musculação. Depois da 3a tentativa não tive como não rir e a solução foi beber um pouco do café com o copinho apoiado mesa para depois levá-lo à boca :)
Naquela época eu era mais desinibido em relação ao TOC e não havia problema nenhum para mim em falar do TOC ou rir dele. Eu tinha um colega de curso que também tremia um pouco. Ele me disse que também era por causa de uns medicamentos que ele tomava mas nunca nos aprofundamos no assunto um do outro, apenas dávamos risada quando iamos tomar café.
A boca seca também me pregou uma peça quando tive que fazer uma apresentação para o pessoal de trabalho. Levei pouca água para a apresentação e mal começei e a água já havia acabado. O pessoal ficou empolgado com a apresentação e começou a fazer cada vez mais perguntas e minha boca foi secando e amarrando como se eu estivesse comendo um cajú verde a tal ponto de quase nem eu mesmo entender o que estava falando. Uma cena que exemplifica bem essa situação é a do filme EU, EU MESMO & IRENE onde o Jim Carrey, que está tomando anti-depressivos devido ter sido abandonado pela esposa, aparece bebendo toda a água do bebedouro e quando ele fala sua boca está branca e seus lábios grudados na genviva.
Mas com o tempo esses efeitos colaterais foram diminuindo e alguns até desapareceram.
Como diz meu irmão: não existe almoço grátis. É o preço que se paga para se livrar de algo pior.

5 comentários:

  1. Oi Junior...como está?
    Vim lhe agradecer a visita,e ver as novidades...ontem eu passei aqui,mas estava tão cansada que nem deu tempo de comentar(rsrsrs)
    Hoje,com mais calma,li td seu post...e lhe digo uma coisa...antes de começar meu tratamento,eu quase não bebia água(sério mesmo)depois q comecei...tomo quase tres litros por dia...além de ja ter emagrecido tbém com o tratamento...a ansiedade diminui bastante né?!?
    Más o q ainda me encomoda é a parte da cabeça...as benditas casquinhas aff...to com um machucadinho perto da testa,e não sara...fico td hora procuarando e fuçando...depois corro lavar a mão...sexta q vem tenho psiquiatra...vou falar prele...bom,tremedeira eu não tenho não...mas as vezes sinto como se um marimbondo tivesse picado minha língua rsrsrs tipo qdo ficamos bebados e não conseguimos falar...q a língua fica grande rsrsrs...ontem mesmo comentei isso com uma amiga...é que eu falo demais sabe...minha amiga diz q eu falo mais q o "homem da cobra" e nem repito assunto rsrsrs...ai eu tenho q parar,respirar,as vezes preciso do Rivotril sublingual...aí eu me acalmo,e volto a falar rsrsrs...bom,é isso aí meu amigo...sexta eu vou no médico...hj eu ia postar sobre meu tratamento,mas qro passar primeiro no médico prele me dizer de verdade como estou...ai eu posso contar o q ele disse né?!?
    Um ótimo fim de semana...bj Débora.

    ResponderExcluir
  2. Oi Júnior...que bom receber notícias...eu tbém estou cheia de trabalho...estou ocupando mto meu tempo com o artesanato,e qdo me mudar,minha mãe vai montar um atelie pra poder ficar mais a vontade com meus artesanatos...bacana né!!!
    Hj estou um pouco apreensiva...acho que é uma mistura de hormonios com a ansiedade de ir ao médico amanhã...mas está td bem comigo...em relação ao TOC,ontem a noite eu dei uma surtada pq encanei com o gas novamente...estou aprendendo que aos poucos ele dá um oi tipo..."estou aquiii" rsrsrs mas vai indo né...mande notícias....e a filhota como vai???
    Bjs Débora

    ResponderExcluir
  3. olá, foi muito bom descobrir esse blog sobre um assunto tão delicado como esse. Realmente, muitos ainda alimentam preconceito sobre, e chegam até banalizar a doença, tanto isso ocorre que o Jô Soares, a despeito de dizer que tinha algumas manias como limpeza das mãos, declarava-se ser portador do TOC; existem vários equivocos em relação aos sintomas. Ora, manias todos temos um pouco, o maior problema é a frequencia em que acontece, de tal modo que elas vão tomando conta de nossas vidas, atrapalhando nossas relações, inclusive profissionalmente falando. O que percebo é que tratam o assunto como algo fútil, normal, e não é normal, se não, mal seria encarado como uma doença pelos psiquiatras. Temos muita coisa para falar sobre doenças psquiatras, ainda. Um bom dia!

    ResponderExcluir
  4. Eu queria saber se existem pessoas que têm a mania de pensamentos compulsivos, ou lembranças do que viram ou ouviram. Às vezes elas detestam uma pessoa ou tal pessoa pode ser insignificante para ela, no entanto ela a lembra constantemente. Não se trata de amor, ódio ou importância social, mas simplesmente a lembra, independente do sexo da pessoa, já que a pessoa pode ser heterossexual e, geralmente as pessoas das quais ela lembra compulsivamente não lhe causam nenhum interesse, seja ele de qualquer natureza. Pode, ela, ver uma pessoa legal e a defini-la como uma pessoa idiota em seu pensamento, mesmo, na realidade, tendo uma opinião totalmente contrária ao que ela pensa de verdade daquela pessoa, pois de fato, racionalmente ela pode até admirá-la. Mas isso ocorre só em pensamento, no trato e na convivencia direta ela não demonstra a já citada compulsividade de lembranças e de pensamentos opostos do que ela sabe que a pessoa é ou não é.
    Se alguém souber ou tiver problema parecido e puder explicar-me melhor a respeito eu me interesso.

    ResponderExcluir
  5. Olá Carlos, eu acredito que isso é sintoma de TOC. Geralmente quando nao consegue tirar uma musica da cabeça e fica cantando ela o tempo todo, quando vc não consegue tirar um numero da cabeça ou então uma imagem é caracteristica de TOC. Muitas pessoas ficam com medo de virarem homossexual pq não conseguem tirar da cabeça uma pessoa do mesmo sexo e geralmente quanto mais tentam afastar essa imagem mais pensam nela. Escrevi num post uma estória sobre não pensar em macacos, realmente, quando mais tentamos nao pensar em algo mais pensamos nesse algo.
    Se quiser conversar melhor sobre iss o fique a vontade para postar aqui ou escrever um emial
    abraços

    ResponderExcluir