13 agosto 2010

Tédio

Depois do dia de cão veio o dia de tédio.
Como eu já comentei, ter coisas demais para fazer e ter que fazê-las sob pressão não é bom para quem tem TOC pois a ansiedade aumenta e com ela os rituais mas ter tempo livre de sobra não ajuda muito pois como não estamos entretido em nenhuma atividade acabamos pensando mais no TOC e dando mais atenção ao rituais.

Aos mesmo tempo em que quero descansar quero ser produtivo. Ao mesmo tempo em que tenho várias coisas para fazer em casa, fico mais tempo no trabalho do que em casa só que não posso fazer no trabalho as coisas de casa e nem posso descansar no trabalho mesmo quando está sossegado. Só me resta, no trabalho, ficar ansioso com as coisas que tenho para fazer em casa, enquanto me sobra tempo para pensar nos rituais e em casa só me resta quase pirar de tanta coisa que tenho para fazer, ao mesmo tempo em que quero descansar pois uma mínima tarefa me custa muito esforço e tempo para realizar.
Tenho TOC a tanto tempo e era tão novo quando começei que quase não me recordo de como era a minha vida sem o TOC então não consigo imaginar como será a minha vida sem o TOC. Como seria colocar a camiseta que mais gosto ou a que mais combina com o meu humor e com a bermuda que estou? Como seria descer apenas uma vez a escada, ao invés de ficar subindo e descendo várias vezes até as pernas cansarem e eu ficar sem fôlego? Será que eu saberia andar na calçada pisando nas rachaduras ou teria de re-aprender a andar dessa maneira?
O pesadelo do TOC me persegue a tantos anos que não consigo sonhar acordado em como seria a minha vida sem ele. Muitas vezes me imagino com a Síndrome de Estocolmo, sou refém do meu próprio TOC e não sei como sobreviver sem ele. Tantos anos me tornaram um "dependente psicológico" do TOC por isso decidi e começei a fazer terapia seguindo a linha cognitivo-comportamental. Minha amiga Paula, uma ex-dependente do TOC :), tem me animado muito com seus depoimentos pois ela se libertou das garras do TOC fazendo terapia e provou que existe uma luz no fim do tunel (e não é o trem vindo não, é a cura mesmo). Dizem que nunca ficaremos livres dos pensamentos invasivos e das preocupações mas quem está livre deles? E levando essas preocupações a um nível aceitável, no qual dominamos os pensamentos e não somos dominados por eles já é uma enorme vitória.
Outra pessoa que tem me animado bastante é a Débora, ela quase sempre escreve no meu blog e lendo seus depoimentos, desde o 1o até o atual, percebemos a nítida melhora que ela vem tendo devido ao inicio do tratamento com medicamentos.
Se conheço pelo menos uma pessoa que venceu e outra que vem melhorando dia-a-dia com sua persistência não sou eu que vou parar no meio do caminho e dizer: Não brinco mais.
Dizem que "atrás de todo grande homem sempre tem uma grande mulher" mas no meu caso, como sou baixinho rs, preferi colocar essa grande mulher ao meu lado ao invés de atrás de mim pois não quero que ela me empurre para frente mas sim que ela me conduza e caminhe ao meu lado nas vitórias. E quando ela não facilita as coisas para mim ela me carrega nas costas fazendo as coisas por mim.
De quebra veio outra grande mulher - que por enquanto é pequena - para caminhar do meu outro lado mas creio que antes mesmo de que ela possa se entender por gente eu já esteja caminhando sem o TOC.
O que seria dos homens sem as suas mulheres :)

11 comentários:

  1. Oi Júnior...td bem com vc?
    Eu estou me sentindo bem melhor...claro que os rituais...nem me largam tanto né?!?
    Mas graças à Deus estou bem...vc sumiu esses dias ta td certinho???
    Às vezes,para não deixar as postagens com um ar de dramalhão mexicano, nos acabamos rindo e fazendo "piadinhas" do nosso problema...isso eu acredito q nos ajuda mto,pois pensou levar td a ferro e fogo???
    Ai sim ficariamos dementes...pena que as pessoas não estão na nossa cabeça né?!?
    A compreensão e respeito já não é tão vista.
    Eu não sou psicóloga,mas sei mto bem q isso ajuda mto na nossa melhora...eu,por exemplo to sempre aqui,pois qdo vc posta eu fico feliz,assim vejo q não sou só eu q penso assim...qdo falo com a Mônica tbém...com a Tia Ném...mas seu blog me ajuda mto...e como vc disse um dia,nossas melhoras interferem uma na outra...muito bacana seu texto...me vi nele,e não só no momento em q vc me citou,mas no modo em q foi conduzido...começou de um jeito e terminou de outro...amei vc falando de sua família...de sua filha,de sua esposa...é isso aí meu amigo,precisamos nos apegar a quem amamos,e nos ama,a quem está do nosso lado sempre...as criticas virão,lógico...mas é facil se falar qdo não se come "um kilo de sal"como diz minha avó...vc ja esta se tratando,assim como eu,e muitas pessoas q t acompanham...e tenho fé q vc vai ficar bem...agradeço pelo e gesto de estar sempre aqui escrevendo,e não deixe de postar oq sente...não poste só o parte teórica do TOC,poste sobre vc, assim como anda fazendo...isso alivia,e faz parte da cura SIM!!!
    Bjs Débora.

    ResponderExcluir
  2. Oi Débora, obrigado pelas palavras. Pelo visto vc leu o comentário acima da Renata? Na verdade essa pessoa não se chama Renata e nem é psicóloga. Quem escreveu esse comentário foi um cara ateu que tem TOC e que se acha o dono da verdade. Eu coloquei ele em cheque em relação a algumas coisas que ele postou no site dele e ele ficou com raiva e resolveu se fingir de Renata para comentar no meu site rs. Além de infantil não foi homem para se identificar mas descobri que foi ele. Depois te passo o link do site dele para vc dar uma olhada que horror. Quem quiser o site dele é só pedir que eu passo tb
    Abraços,
    Junior

    ResponderExcluir
  3. Oi Júnior...passando pra saber como está...sabe q eu estou me sentindo bem melhor(é claro q algumas coisinhas me pegam né) mas estou me sentindo melhor sim...só ontem,q eu na doidera d ficar cutucando a cabeça,machuquei perto da nuca,e ai doeu bastante a noite,e agora to com a cabeça td dolorida,pois fico procurando casquinha(aff ninguém merece né?!?)
    Más de resto ta td bem...notei seu sumisso e tbém uma certa mudança...qdo quiser conversar é só escrever ok?!?
    Estamos aqui uns pelos outros...e vc me ajuda muito nas dúvidas,e tbém na época de crises...ótimo início de semana...bj Débora

    ResponderExcluir
  4. Amigo, eu tardo mas não falho! rsrs Concordo que muito trabalho consome a gente, mas sempre fico quase sem nenhum sintoma/pensamento quando estou frenetica no trabalho. E estou numa fase assim. Graças a Deus!!! Sob pressão, eu sofro, mas pego no tranco hehehe Por ex: tenho um prazo, se não cumprir perco o cliente. E conferir mil vezes o que escrevi vai me fazer perder o prazo. "Pulo" o sintoma e trabalho, trabalho... Mas, sei bem que falar isso hoje é muito mais fácil do que já foi nas minhas crises. Porém, não canso de repetir: é possível. Se faltar forças por vc, faça pela sua família, seus amores que não gostam de te ver sofrer. Receitinha básica: remédios + terapia + muito amor da família= nível de sintomas altamente suportavél!!! rsrsrs
    bjos
    Ps: Também tenho um cahorrinho que me ajudou muito na minha recuperação. Vc ama bichos, né? Então já temos boa parte do caminho andando :)

    ResponderExcluir
  5. Acredito que :
    *remédio específico e bem combinado com o tipo de caso;
    *atividades físicas;
    *Lazer;
    *terapia comportamental com um bom profissional ;
    *estar bem afetivamente com a família e amigos
    *estar bem com sua crença independente da crença, ateu, teísta etc e respeitar as diferenças;
    dão bons resultados para quem tem toc

    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Oi pessoal,tbem sou portador de TOC,tenho idéias obcessivas com o diabo,demônio.Há muitos anos sofro com isso,tenho mais obscessão do que compulssão.Sei que os pensamentos não fazem sentido e que estou sozinho pensando aquilo mas é muito forte,isso gera em mim muita aflição e desconcentração do mundo real.Tomo medicação certinho mas atualmente tá dificil.O passo a seguir todo mundo sabe,que é comfrontar o TOC,desviando a atençao dele e ir tocando a vida como uma pessoa ''normal".Desejo sorte aos portadores dessa doença como eu e coragem pra se libertar dessa escravidao fantasiosa que é o TOC.CORAGEM É A PALAVRA.

    ResponderExcluir
  7. Hoje é o primeiro dia do ano,Feliz ano novo pra todo mundo,em especial aqueles q como eu tem TOC.Pois é,entao é isso.rs.

    ResponderExcluir
  8. tive um ano muito dificil em 2012,acho que cheguei ao extremo dos sintomas do toc e a primeira vez que falo sobre o meu problema que me acompanha a muito anos,tive uma grande melhora agora e estou muito esperançosa para este novo ano 2013 com o toc sob controle.obg Deus

    ResponderExcluir
  9. O TOC tem seus picos na mente,na hora parece q nada irá conseguir parar com ele,mas depois de alguns minutos ele vai embora como uma criança q chora chora mas chega uma hora que pára de chorar.As vezes vejo as pessoas ao meu redor e sinto inveja delas,pois sei q nao têm a obscessão q eu tenho e só sofrem por problemas reais.qdo acordo penso em ter tolerancia zero com o TOC,as vezes consigo as vezes não.Odeio meu TOC,ele é muito chato e não me deixa em paz.

    ResponderExcluir
  10. Será q passarei o resto da minha vida com esta mesma obscessão?queria ter outro TOC.Um TOC mais produtivo ou pelo menos mudar o tema.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bruno,
      Não acredito que vc passará o resto da vida com a mesma obsessão pois ela muda com o tempo assim como as compulsões e rituais tb mudam. Já passar o resto da vida tendo TOC pode ser que sim mas com certeza não será o resto da vida sofrendo com ele. Uma pessoa que era alcoolatra passa o resto da vida se vigiando para não beber novamente pois se beber podera se tornar alcoolatra novamente. O TOC é parecido, depois que vc aprende vc passa o resto da vida se vigiando para não realizar rituais ou dar bolas as pensamentos. O TOC sempre estará lá mas não irá te incomodar mais. Todo mundo tem mania de arrumar os sapatos, tem mania de conferir o gas, a porta, se a luz está apagada. A diferença para essas pessoas de nós é que elas tem controle sobre isso e nós não.
      Isso não nos torna melhores nem piores que elas, apenas diferentes.
      Bem-vindo ao grupo e parabens, vc postou o comentário de numero 1.000 :) (o seu 1o comentario, o 2o foi o de numero 1.001 )
      Abraços

      Excluir