28 janeiro 2011

Bom dia para quem?

As vezes eu acordo assim: cara de sono, mau humor, com o TOC quase nível 5 na escala Richter (ou atacado como costumo dizer) e ainda tenho que enfrentar um dia inteiro pela frente. Tento me animar me dizendo que é só mais um dia e ele passa rápido mas lembro que finalizada a batalha de hoje ainda terei a batalha de amanhã.
Geralmente sempre sou bem humorado mas o TOC é umas das poucas coisas que conseguem tirar meu bom humor. Eu levanto e começo a fazer meus rituais, ir e voltar do banheiro, tento descer as escadas sem pensar em algo ruim etc, então enquanto estou me trocando, me arrumando ou descendo a escada estou tanbém fazendo meus rituais e tentando não pensar nada ruim e com isso acabo fazendo muitas coisas sem pensar. É inevitável que eu não me esqueça de algo afinal já é dificil não esquecer nada tentando pensar em tudo o que precisa fazer ou pegar, imagina fazendo tudo isso tentando não pensar em nada? Vou descendo as escadas, me atropelando nos degraus, lavando as mãos no lavado e subindo novamente e quando finalmente consigo descer as escadas lembro que esqueci algo que preciso lá em cima :(. Volto para pegar e começa tudo novamente. Finalmente consegui descer as escadas de novo e agora tento sair, fechar a porta correndo e entrar rápido no carro antes que sinta que tenha que voltar novamente para lavar as mãos no lavabo. Tento, enquanto entro no carro, já ir ligando o carro, colocar o cinto de segurança e abrir o portão automático mas se torna impossivel fazer 3 coisas ao mesmo tempo que dirá misturar tudo isso aos rituais e pensamentos. Para ajudar a chave do carro cai enquanto eu tentava entrar no carro e tenho que sair novamente do carro, abrir a porta e voltar para lavar as mãos. O TOC sempre sacaneia a gente então depois de ir e voltar do lavado tentando sair e fechar a porta quando finalmente consigo sair minha blusa enrosca na porta e sou obrigado a abrir a porta para soltá-la. Ai que ódio, vontade de ir somente com metade da camisa para o trabalho mas abro a porta novamente e isso implica em começar novamente o lava-mão, tenta-fechar-a-porta, lava-mão. Conseguido entrar no carro e ligá-lo enquanto coloco o cinto e abro o portão já vou andando com o carro antes mesmo do portão abrir por completo. As vezes me pego agachando dentro do carro achando que desse modo conseguirei passar por debaixo do portão antes mesmo que ele abra, tamanha a vontade de sair correndo. Nessas alturas já estou suando bicas, pricipalmente nesse calor e meu condicionamento está melhor do que se eu tivesse feio 40 minutos de esteira mas vamos em frente pois ainda mal começou o dia.
Vou seguindo para o trabalho meio aos pensamentos e rituais mentais, graças a Deus não tenho outros rituais enquanto dirijo. Quando chego no trabalho abro e fecho várias vezes a porta do carro, não sei mas acho que tenho sérios problemas com portas, se todas fossem automáticas que bom que seria a minha vida. Já cansado de fechar a porta e ir e voltar até o carro me deparo com a escadaria de 80 degraus!!!! para chegar do estacionamento até o prédio. Subo os degraus meio rapidinho (meu condicionamento físico não permite que eu vá mais rápido) e dou glórias a Deus que com essa escada eu não tenho o mesmo problema que tenho com a escada de casa (quero comprar uma casa plana, sobrados me torturam muito). Cheguei ao prédio e trabalho no 2o e último andar claro e para isso são mais 40 degraus até o 2o andar - descobri porque odeio escadas - mas antes disso tem a catraca que vc precisa passar o crachá antes de entrar. Por falar em crachá, cadê o meu? O TOC me sacaneou novamente e esqueci ele no carro, abri e fechei várias vezes a porta do carro mas em nenhuma delas lembrei de pegar o crachá pois estava preocupado em não pensar em algo ruim :(. Aposto que passou pela cabeça de voces um filminho voltando tudo novamente, abrindo a porta do carro e fazendo todos os rituais novamente. Pela minha também e claro que a decisão foi: Nem pensar!
A catraca é eletrônica e não precisa do crachá para liberá-la, somente é necessário para que ela não apite e não tire uma foto sua entrando sem ter passado o crachá. Então tudo bem, passo sem crachá, ela apita e antes de tirar a foto dou um sorrisinho :) - para, pelo menos, sair bem na foto.
Chego a minha mesa cansado, sinto como se tivesse vindo rolando, despencando morro abaixo, tropeçando, sendo jogado de um lado para outro pelos carros da avenida até chegar ao trabalho e vejo no MSN a mensagem de BOM DIA feita com aqueles emoticons floridos e piscantes e penso: Bom dia para quem?

10 comentários:

  1. Tenho uma sugestão para vcs que acompanham o blog e tem toc:

    Poderiamos trocar msn's com os portadores de toc para nos comunicarmos, trocarmos informações etc, sem a necessidade de identificação. Para isso poderiamos criar emails msn de nomes ficticios. O que acham?

    Vamos começar a lista

    ResponderExcluir
  2. Oi Junior...estou meio sumida,pois as obras aqui de casa estao me eixando doida...vou ler as postagens com mais calma...estou meio confusa com relaçao ao tratamento...estou achando q ta td muito parado,e essa coisa nao vai embora...sei la,meio de saco cheio disso td...aff...e pra variar essas obras aqui de casa,q agora parece q estao andando,mas ainda continuam me tirando o sono...bjs Debora.

    ResponderExcluir
  3. Miguelito,

    Realmente seu dia foi pesado. Mas, como eu disse antes, o bom é que isso passa! Talvez hoje você já tenha acordado melhor. E se não, em alguns dias vai estar bem melhor. O TOC é uma roda-gigante. Uma hora estamos em baixo, outra hora estamos em cima. Temos que ter paciência para progredir.

    Abraço.

    Calvin

    ResponderExcluir
  4. Este cara acha que é esperto. Se liga que muita gente te conhece e sabe que vc enforca trampo. É somente um TOC para vc.

    ResponderExcluir
  5. Lidiane, se é que esse realmente é seu nome.
    Ja que vc e muita gente me conhece, e de fato não me escondo de ninguém, gostaria que parasse de me mandar os recados(( ou melhor ameaçar) e tivesse a hombridade de vir falar comigo. Até hoje não deixei de cumprir minhas obrigações.
    O que faço ou deixo de fazer não interessa a ninguém. Ja que vc se acha tão bom tenha a mesma coragem que eu tenho de me mostrar. Estou a disposição. Ou se não pare de me encher.

    ResponderExcluir
  6. Aqui é um espaço de comentar as notas do autor, trocar idéias com quem tem toc e seus familiares, com o objetivo de todos terem mais qualidade de vida e serem felizes, livre de preconceitos e distinções de religiao, condiçao social e qualquer outros fatores que possam somente trazer discórdia. Por isso, vamos ajudar uns aos outros para sermos melhores e não estimular intrigas e outras coisas que não levam ninguém a lugar nenhum.

    Abraço a todos!

    ResponderExcluir
  7. Oi Junior...passando pra seber como está...eu estou bem,graças à Deus...bjs

    ResponderExcluir
  8. Olá Miguelito!

    Estou sentido falta de suas publicações meu amigo!

    Um forte Abraço!


    tocmaringa

    ResponderExcluir
  9. Gennnnte do céu ! ... Como pode alguém insultar uma pessoa sem ao menos conhecer esse transtorno que é o " TOC ". Lidiane... você é realmente uma pessoa ou um alienígena?

    Nunca sabemos o que nos espera no dia de amanhã!!!
    A vida sempre nos reserva surpresas...surpresas essas que são sempre difíceis de entender.
    Se pararmos para pensar no verdadeiro sentido da vida...nunca saberemos ao certo o que ela quer nos mostrar...por que é feita de seus altos e baixos...de tristezas e alegrias...de vitórias e perdas...de erros e concertos...de guerra e de paz...de amor e de ódio...de reconhecer e não reconhecer...de viver e de morrer...de acreditar em DEUS e de não acreditar...de rezar por alguém e de não rezar...de fazer o bem e de fazer o mal...de assumir e de culpar...nunca vamos saber ao certo verdadeiros sentido da vida!!!
    Pra mim a vida é um eterno aprendizado.

    Muita LUZ para Todos!

    ResponderExcluir
  10. É, realmente é muito complicado. Sofro com esse mal já tem um tempo, minha mente gira com pensamentos irrefletidos, os rituais mentais e reais não param, e ainda por cima tenho que enfrentar o mundo: trabalhar, fazer faculdade, preparar o TCC, fazer estágios, tudo com a rapidez e agilidade que um portador de TOC nem sempre consegue ter.

    ResponderExcluir