03 outubro 2011

A cura para o TOC

Muitos devem ter ficado animados com o título do post e pensado: tá explicado porque ele não escreve desde 22/08, é porque ele se curou do TOC a abandonou o blog. Ou então: ele demorou a escreve porque estava compenetrado buscando a cura para o TOC e finalmente encontrou!.
Infelizmente não é nenhuma das opções anteriores. Se eu tivesse me curado do TOC não iria abandonar o blog jamais e se eu tivesse achado a cura para o TOC, além de ficar rico, claro que iria compartilhar com vcs a fórmula mágica para curar o TOC. Mas não existe fórmula mágica para curar o TOC, na verdade nem sei se existe cura para o TOC.
Sei que é horrível ler essa frase, é desesperador imaginar que o TOC não tem cura e que vc vai ter que conviver com essa merda o resto da sua vida. Mas tudo tem seu lado positivo e negativo, desde a pilha que tem o lado positivo e negativo, passando pelos polo sul e polo norte até nós seres humanos (não é a toa que existem os bipolares).
O lado ruim todo portador de TOC já conhece, então nem preciso descrever, só quem tem TOC sabe o sofrimento que essa doença nos traz. O lado positivo é que existem várias doenças que também não tem cura, que a pessoa tem que conviver com ela para o resto da vida mas que algumas atitudes ajudam a controlar a doença e a se ter uma qualidade de vida melhor.
Hipertensão não tem cura, vc precisa tomar remédio o resto da vida e fazer dieta pobre em sal. Diabetes também não tem cura, alguns casos basta um controle na quantidade de açucares que vc ingere e outros exigem que vc tome insulina para o resto da vida mas ambas permitem que vc conviva com elas por anos, tendo uma qualidade de vida ótima.
Com o TOC não tem o porque ser diferente. Creio que algumas dicas possam ajudar a amenizar o TOC e melhorar um pouco a qualidade de vida de seus portadores e familiares.
- Procurar um médico psiquiatrico: É comprovado que antidepressivos com ação inibidora da recaptação de serotonina tem ação antiobsessiva mostrando que o baixo nivel desse neurotransmissor é um dos responsáveis pelo TOC. A dosagem do antidepressivo varia de pessoa para pessoa e cada uma responde de um jeito;
- Comer alimentos ricos em triptofano: A serotonina é formada a partir de um aminoácido precursor, o triptofano, proveniente de alimentos que apresentam um alto conteúdo de proteínas, como, por exemplo, a carne então uma dieta rica em alimentos que fornecem uma base para a formação da serotonina colabora para o aumento desse neurotransmissor;
- Fazer exercícios: Sei que para muitos essa palavra é terrível mas exercício é bom para tudo e a falta de exercícios sempre traz um problema ou outro. Cuidando da saúde física vc acaba melhorando a saúde mental "corpo sã em mente sana";
- Fazer algo que vc goste: O TOC é algo que odiamos, ele nos traz angustia, sofrimento, ansiedade, além de pensamentos que odiamos e abominamos mas não conseguimos nos livrar desses pensamentos e quanto mais tentamos mais dificil fica. Então o jeito é ignorar esses pensamentos e a melhor maneira é fazendo algo que gostamos. Enquanto estamos numa atividade que nos dá prazer acabamos esquecendo por alguns minutos os pensamentos invasivos e isso já é o suficiente para nos dar força de prosseguir mais um dia. É extremamente importante dedicarmos um tempo só para nós já que dedicamos quase todo o nosso dia aos outros, tentando salvar suas vidas, não provocando um cataclisma ao deixar de realizar os rituais.
- Terapia: Sempre falo e continuo falando, TCC é uma ótima terapia para quem tem TOC. A TCC te ensina a lidar com esses pensamentos invasivos, a controlar e lidar com a ansiedade e a reorganizar os neurônios que estão condicionados a realizar rituais cada vez que vem um pensamento invasivo de modo que os mesmos ignorem esses pensamentos e não permitam que a ansiedade aumentem quando não se realiza um ritual.
Acho que com essas 5 dicas não é possível curar o TOC mas talvez controlá-lo ao invés dele controlar sua vida. Todo portador de TOC é perfeccionista por isso ele busca a perfeição, que seria a cura. Tente controlar seu TOC começando por esse ítem, tentando não ser tão perfeccionista, tão exigente consigo mesmo buscando a cura. Não perca seu tempo buscando a cura e nem desanime ou se desespere ao encontrar em vários lugares que o TOC não tem cura. Procure a melhora aos poucos até chegar ao seu máximo, mesmo que esse máximo não seja 100% pois nem tudo precisa ser 100% para ser ótimo.

206 comentários:

  1. Suas palavras foram maravilhosas p/ mim.
    Tem certeza que vai me ajudar muito.
    Muito obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. TOC tem cura siim,digo e afirmo,pois eu tinha TOC e fuui curada,graças a DEUS.... Fikei anos e anos com esse sofrimento,eu sei o qto é ruuin,maas JESUS te curara assim como ele me curou... Fui tmb ao Neorologista fiz tratamento cm ele muitos meses e ele foi como um anjo de DEUS,me passou uma medicaçao e assim melhorei..

      Excluir
    2. Quais medicamentos ele passou? Nao foi psiquiatra? Tis

      Excluir
    3. Quais medicamentos ele passou? Nao foi psiquiatra? Tis

      Excluir
    4. Preciso de ajuda! qual a melhor medicação para quem tem TOC. Já tomei Pondera, hoje tomo lexapro, mas não está me ajudando...por favor alguém tem uma sugestão

      Excluir
    5. Eu sou homem, sofro de TOC desde os 14 anos de idade, e hoje estou com 27 anos! Eu te digo que a primeira coisa que fiz foi procurar um médico psiquiatra, que me receitou Cloridrato de Sertralina - 200mg, e Risperidona - 1mg. Quero lhe dizer que estou contando para você os medicamentos que eu tomo, e suas respectivas dosagens, na confiança de que você procurará um médico, por favor!!! Não se auto medique, pois somente o psiquiatra tem o conhecimento necessário para lhe ajudar com precisão e eficiência!!! Demorei para procurar tratamento, pois eu não aceitava tratar no lugar onde eu morei pela última vez, devido ao fato de eu ter tido muitos momentos ruins lá, e ter tomado trauma do meu lar! Então, pedi ao meu pai, em 2005, para que mudássemos do nosso apartamento. Porém, não obtive sucesso de imediato, e somente conseguimos mudar no dia 25/06/2009. Logo em seguida, no dia 15/07/2009, comecei o meu tratamento, ou seja, menos de um mês depois de mudar de meu antigo lar! Espero que te ajude um pouquinho o meu depoimento! Um forte abraço!

      Excluir
    6. mas você melhorou ? tenho um filho com o mesmo problema e penso muito em mudar de apartamento. Agaurdo seus comentários. Um abraço,
      Maria Cristina das Neves

      Excluir
    7. mas você melhorou ? tenho um filho com o mesmo problema e penso muito em mudar de apartamento. Agaurdo seus comentários. Um abraço,
      Maria Cristina das Neves

      Excluir
  2. Que bom que esse post ajudou pelo menos uma pessoa :) Se vc quiser trocar ideias, emails, entre em nosso grupo de discussão no começo do blog.
    Espero poder ajudar outras pessoas como vc, como nós

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, eu tenho TOC há muitos anos, conheço bem tudo sobre ele, embora isso não me ajude a controla-lo.
      Tento viver normalmente, sou casada, tenho um filhinho, tenho formação acadêmica, sou pós graduada.
      Quase ninguém sabe, além da minha família. Mas não é fácil. Ainda hoje chorei muito, sempre me pergunto: se o TOC atinge em média 2% da população mundial, por que eu...

      Excluir
    2. olá
      tenho toc e só descobri recentemente.
      Sua familia sabe vc é uma felizarda.
      Pq a minha ignora o fato.
      Eu tb trabalho e tenho formação academica.
      No rosto um sorriso por dentro um vazio.
      Toc dói.

      Excluir
    3. verdade isso é rui eu sou uma criança qualquer mais tenho medo de falar para meus pais ou sei lá isso me icomo da muito sempre coloco na cabeça eu vou parar com isso eu vou parar com isso...
      mais isso não adianta bom me ajuda um pouco mais não muito eu me cinto com um vazio também só para quem te o toc sabe como é ruim isso.

      Excluir
    4. Eu sempre penso comigo mesmo, só quem sofre com o TOC, sabe realmente o quanto isso afeta o cotidiano, muitas pessoas não conhecem a fundo a doença, geralmente quem sabe um pouco mais é quem está passando por ela, pois sente na pele e busca entende-la melhor, sempre fui muito restrito em falar sobre pelo fato das pessoas questionarem como uma frescura, uma mania qualquer, o que não é, por isso penso desta forma, só quem sente na pele pra saber...

      Excluir
  3. Acredito muito na CURA do TOC. Em suma lutamos melhor com o inimigo ( doença) se o conhecermos bem suas estratégias e nem sempre convém virarmos a página, pôr vezes é preciso rasgá-la.
    Deus vai nos mostrar a CURA!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      regina
      Eu tb quero essa cura.Mais como vc me animo em saber que não estou sozinha.Grupos como esse são muito importantes para o meu alento.

      Excluir
    2. Estou esperando há décadas. Muita grana em tratamentos e quase nada. Toda uma vida de sofrimento e restrições e ainda ter aturar gente ignorante que não te cria, mas adora te perseguir e até chantagear para tirar sarro. Não tem nenhum um filmezinho que mostro o TOC pelo problema que é, para os outros sua desgraça é comedia. Já preguiça e banditismo é bacana na cultura da banana.

      Excluir
    3. tb concordo que quanto mais se conhece o inimigo (doença) e suas estratégias, mais facil é lutar contra ou pelo menos não se deixar vencer tão rapidamente.

      Eu sofro muito, pq o TOC que tenho n é comum, se alguém tiver escreve por favor, pq sozinha eu sofro muuuitooo. fico horas no banho, nao consigo sair do chuveiro enquanto não me sinto limpa. : (

      isso afetou toda a minha vida, e hj nao vivo mais, me impede de trabalhar, estudar e etc... eu choro durante todo o banho e sinto muita dor, física e emocional.

      não consigo mais nem escrever de tanto q dói só lembrar. são horas e horas... e tenho medo de falar muito a respeito, pq parece q piora, quanto mais ligada estou no TOC, pior ele fica, se eu " esqueço" ele da uma boa trégua.

      tb tenho depressão, ansiedade generalizada, distimia, personalidade dependente, e etc..

      : (

      Excluir
    4. OI quero dizer apenas uma coisa, mesmo com todos os problemas você é uma pessoa abençoada, pois não existe impossível para DEUS , além disso a bíblia diz : Entrega o teu caminho ao SENHOR confia nele e ELE TUDO FARÁ , OU SEJA TUDO MESMO. FICA COM DEUS.

      Excluir
    5. quero te encorajar a praticar uma tecnica que aprendi em um audio livro de um psquiatra e pscoterapeuta muito bom, voce pode praticar pensando assim: duvide de tudo que lhe negue vida, critique seus pensamentos seja firme lucida, voce pode do mesmo geito que pôde acreditar nestes pensamentos negativos, tambem podera acreditar no que sua lucidez te ordenar nossa mente precisa de comandos racionais, inteligentes, nao de comandos emocionais e irracionais, voce tem poder pra decidir o que quer acreditar de modo racional, um exemplo estuda, ganha dinheiro, da conselhos pra ajudar, passa em alguma prova importante, o que é que voce usa seus medos, emoçoes ou sua inteligencia. isto é uma pergunta. voce pode notar que todas as vezes que realizou coisas importantes quem comandou sua mente foi sua inteligencia, tenha certeza ela é muito mais forte e tem tantos recursos quanto voce nem imagina, o ser humano foi feito pra agir com raciocinio, inteligencia, existe um conflito na mente de quem tem problemas pissiquicos entre emoçao e razao, se voce permitir que suas emoçoes te controlem searo elas que te moverao, porem se voce resolver que o que vai reinar em sua mente sera a vossa majestade bem feitora e amiga do sucesso a INTELIGENCIA, coloca ela no trono que é dela, destrone o medo ele nao sabe reinar, é voce quem manda no seu mundo interior é voce quem da as ordens, tudo o que sua razao inteligente determinar seu corpo vai obedecer, nao espere faça JÁ uma mudança no seu reino interior, e voce terá um mundo ótimo pra viver, todo ser humano tem medo de mudanças, mais quem nao arrisca tambem nao vence, a vida em si ja é um risco desde que se é consebido agora que voce ja esta aqui do que voce acha que vai se resguardar atraz do medo, este sentimento quando descontrolado nao ajuda, sua inteligencia sim pode te ajudar, ja vou te adiantando, a mente é muito poderosa, quando for mudar o que voce já havia condicionado como correto, nao sera facil recondiciona-la, sentirá ansiedade, medo, vontade de fazer o que suas obcessoes te impulsionam, insegurança, talvez vontade de vomitar, as vezes até dor, mais passa, seja determinado corajoso, diciplinado que sua mente vai aprender tudo de novo, nao se esqueça é voce quem manda, e voce é razao inteligencia, nao sentimentos, sentimentos devemos permitir somente os bons. isto nao é conversa fiada, nao é facil, mais se voce decidir vai ser como voce quizer, o que pessoas emocionalmentes debilitadas esquecem ou ate desaprendem é como respirar, respire profundamente, tome bastante agua o recomendado pelos medicos, pratique nem que seja uma caminhada, eu recomendo ioga, tome chas de camomila, bom sono destes no supermercado, afaste_se de qualquer pessoa que nao te faça bem, e procure ter amigos sem discriminaçao, vai ocupando sua vida com coisas reais, e abandone estas aguntias pelo amanha, deixa que quando chegar o amanha, voce lida com ele, e com a mente sâ equilibrada que é o que realmente pode te ajudar. bom é isto aí tome as redeas.

      Excluir
    6. Tenho toc e amei suas palavras valeu

      Excluir
    7. Muito bom esse texto, por favor me indique o nome do livro, tenho esse tormento, mas penso que do mesmo jeito que minha mente criou, tb posso criar ao contrario, sei que é uma luta dificil, mas mais dificil é dixar vencer por essa coisa que nos atormenta, se puder deixar seu email eu agradeço.

      Excluir
  4. Não sei se o toc terá cura...mas peço que pelos menos nos mostre uma luz no túnel na qual não estou conseguindo enxergar.A cura com remédios, remédios e remédios...pra me não é cura e sim um paliativo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. amigo(a) sim !!!tudo tem começo, meio e fim .primeiro passo é calma.respire em vez de falar, procure relaxar por alguns minutos e depois diga eu estou curada, curada tenha certeza que a palavra tem poder diga isso todas as vezes que te vinhe algo estranho. tudo na vida passa. aprenda primeiro entender que somos o que falamos e o que fazemos.faça atividades ,fale mais do que vc sente pra familia isso ajudará na alta estima , leia a biblia e creia que ela será o remédio e que sem ela não terá outra saida.leia hebreus 1;1..e ..11;6 FÉ TRANSPORTA TODO MAU. joão 14;6 ele é o caminho certo. SOU PROVA VIVA.

      Excluir
    2. Belas palavras ,somente a fé pode nos libertar, tenho toc desde criança e de um tempo pra cá nenhuma medicação tem surtido efeito.a cura existe dentro de nós, devemos ter fé para vencermos os medos e os fantasmas que existem dentro de nós!

      Excluir
  5. Esqueceste de mensionar o livro do Cordiolli, que é um manual de muita ajuda para quem tem toc. Miguelito, tu sabes que acabas sendo o maior terapeuta para muita gente que tem TOC né!?

    ResponderExcluir
  6. Oi Carol querida, não esqueci de mencionar o livro não, eu falei dele nesse post "http://toc-transtornoobsessivocompulsivo.blogspot.com/2010/06/tcc-terapia-cognitiva-comportamental.html" e ainda falei do site dele http://www.ufrgs.br/toc/
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Regina Alves Epifanio21 dezembro, 2011

    Também sofro muito com o TOC, e o que mais queria era me livrar totalmente de tudo isso que me faz sofrer. Mas também me animo em saber que existem muitas pessoas que ja convivem muito melhor com tudo isso.

    ResponderExcluir
  8. Ola Regina,
    Vc ja procurou ajuda? Sei que eh dificil procurar ajuda pela 1a vez mas depois vc ve o quanto foi bom e se pergunta pq nao procurou ajuda antes.
    Beijos e mantenha contato
    Miguelito

    ResponderExcluir
  9. Em relação a uma das suas dicas (fazer algo que gostamos para nos distrairmos), o que fazemos quando o TOC nos afecta precisamente naquilo que gostamos de fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc deve tentar o Toc ja me afetou no ambito profissional ,eu simplesmente encarei o emprego mesmo com as ideias absurdas,Resultado ganhei confiança e hj rio de meu antigo medo.

      Excluir
    2. tb preciso dessa resposta pq meu TOC é oq mais amo de verdade.

      Excluir
  10. Gostei dos comentarios assim sei q nao sou a unica q sofro com o toc,tenho 20 anos e sofro com toc desde crianca.e ninguem me entende!

    ResponderExcluir
  11. Por favor,queria saber se alguem e igual a eu...se por ex aparece o carocinho no meu rosto eu tenho a necessidade de fik olhando no espelho toda hr,as vezes fico ate contando as vezes q eu olho,quem me ver olhando ate no meio da rua pensa q estou é me achando,sou a mesma pessoa do comentario acima...se alguem poder falar comigo
    obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim eu sou igual a vc e eh normal acharmos diferentes dos outros eu limpo minha casa varias vezes e sofro muito com os pensamentos muniki bjusssss

      Excluir
  12. Ola Ana, jah tive tambem a mania de ficar me olhando no espelho entre outras soh que as pessoas nao achavam que eue stava me achando, elas achavam que eu era doido mesmo rs
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. o pior sou eu que tenho que ficar lendo não sei por que só assim consigo ficar ´bem`.

    ResponderExcluir
  14. DINHA 06/08/12
    TENHO TOC DESDE CRIANÇA;.Ja sofrir muito em uma crise. A 2anos a tras tive uma melhora 90% e hoje mim encontro em uma crise maior ainda ,sempre acreditei em Deus e devo essa melhora ao tratamento que tive e principalmete a Deus ,pois entregava os pensamentos ruins nas suas mãos e ficava traquila pois sabia que Ele tudo pode;mais nessa atual crise estou com o pensamento que Deus não existe o que mim deixa muito triste pois apesar dos medicos dizerem que é do toc, eu tenho duvidas se não é de mim essa falta de sua esistencia,pra falar a verdade eu to no momento que não acredito em nada e em ninguem nem nos medicos enem no pastor da minha igreija.Peço que se poder mim ajudar .obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dinha, tudo bem?
      Ví o seu depoimento sobre o TOC e sobre a existência de Deus.
      Minha filha tem TOC. No início estava muito difícil até recebermos o diagnóstico. Depois que iniciou os medicamentos, demorou um pouco para estabilizar. Mas veio melhorando. Hoje ela teve uma crise dizendo que não iria tomar mais os medicamentos, mas com muita paciência e diálogo, consegui convencer de que tem que continuar o tratamento para o próprio bem dela. Essa conversa que tive com ela sobre a necessidade de continuar o tratamento veio devido a mão de Deus.
      Sei que as vezes pensamos sobre a existência dele ou não, mas ele é muito importante dentro de nossas mentes e nas atitudes que tomamos. Encaro a bíblia como um manual. Não acredito que a igreja seja o diferencial em nossas vidas, mas tenho certeza que dentro de cada um existe o Deus que nos observa, conversa conosco, nos redireciona para os caminhos certos e nos trás força para ir seguindo.
      Um abraço pra você! Tenha fé e fique com Deus!
      Reginaldo

      Excluir
    2. Olha dinha eu sei q, e dificil, mas ñ deixe de acreditar de quem tem a cura pra vc, se quiser conversar sobre Deus responde ai pois o meu toc e religioso, e assim podemos nos ajudar...

      Excluir
    3. tenho 27 anos e ja perdi a conta dequantos anos tenho isso hoje namoro uma pessoa que é melhor mulher que Deus me deu ela se chma larissa e nem ela esta aguentand mais pois sempre vem na cabeça que trair ela e tals não consigo ir a igreja porque vem que se eu for é pra ver uma menina que tem lá entam queria te falar que Deus esta com vc sim e que vc tem que dar graças a ele de conseguir ao menos ir a igreja Deus existe sei que é dificil lutar contra o toc mais Deus alem de existir esta com vc sim

      Excluir
    4. olha essa foi a primeira grande crise de Toc que tive em minha adolescencia,que começou com 14 anos ,eu me questionava e sofria por pensar na inexistencia de Deus.Vc deve continuar e fikar trankilha porque essa Obssessão vai passar.Tente fazer coisas que te de prazer e pensar que Deus nao deseja seu sofrimento que não é sua culpa!

      Excluir
    5. Tenho pensamentos horriveis com minha mãe e ela é tão boa.comigo que depois que penso isso não consigo olhar para ela de tanta vergonha. Me ajudem isso é considerado TOC

      Excluir
    6. eu tambem tenho toc desde criança, já tive diversas crises e ja tomei varios medicamentos passados por psiquiatra. ultimamente estou vivenciando uma crise horrivel acordo com uma angustia infinita e sinto odio de me mesma.a crise que estou vivenciado e muito parecida com a sua, pois sempre acreditei em Deus, mas o meu penssamento é que Deus não existe e isso me angustia demais chego a ficar irritadissima e a odiar as pessoas. no momento estou fazendo uso de um medicamento chamado luvox de 100mg e com acompanhamento de uma psicologa. eu tambem não consigo acreditar mais em nada e nem vontade de fazer nada e nem de sair para lugar nenhum e nem de conversar com ninguem. 14/04/2013

      Excluir
  15. Vei, gostei do seu post ... Tbm tenho toc e sei como é horrivel.

    ResponderExcluir
  16. Se puder passa seu msn, pra trocar ideias e tals ... sobre o toc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. oi, descobri que tenho toc apouco tempo e tou muito triste por saber que nao tem cura

      Excluir
    3. Oi me add no whats tambem tenho toc e to muito ruim 051 97219110

      Excluir
  17. Realmente conviver com isso não é nada fácil, eu desde pequena sempre fui muito perfeccionista e só anos depois descobri que minha manias esquisistas eram TOC, no momento to tentando controlar um pouco, não é fácil, mas sempre q consigo uma pequena vantagem me sinto mais encorajada, com certeza DEUS tem me ajudado muito, nunca desistam de lutar contra esses sentimentos por mais dificil que seja, no fim vc se fortalece.

    ResponderExcluir
  18. eu tbm tenho TOC. É horrivel. Ja estou desesperada. Nao aguento mais passar quase uma hora tomando banho, lavando as mãos sem parar e evitando tocar em qualquer! To sofrendo muito mesmo. To muito angustiada e triste!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, como vai!
      Sei que isso deve ser muito ruim.
      Ei sei como é, pois minha filha pequena tem o TOC e estamos vivendi isso em casa.
      O que eu posso lhe recomendar e que com certeza trará resultados, é que procure um Psiquiatra e busque informações com ele para você fazer uma Terapia Cognitiva Comportamental. Vai te ajudar muito e verá que pode contornar essa situação.
      Sei que 50% pode ser resolvido com medicamentos (passados pelo Psiquiatra) e os outros 50% são amenizados pela Terapia Cognitivo Comportamental (acompanhada por uma pscóloga)
      Temha paciência, conte para sua família o que está passando, compartilhe com seus familiares confiáveis.

      Você vai melhorar! Tenha fé em Deus e busque a ajuda que Deus está nos oferecendo através das mãos e inteligências dos médicos. Um abraço!

      Excluir
    2. nossa eu nem acredito q achei alguém q tem o toc do banho, eu sofro do mesmo e acho q ninguém bate o meu, sempre a vida inteira fiquei 1 hora no banho, mas nunca me fez mal, pelo contrário só fazia bem, não consigo viver sem água, e banho p mim me relaxava 100%, além de ficar com pele e cabelos brilhando, meu sonho é voltar a conseguir tomar meu banho de 1 hora com prazer. seria o melhor presente da minha vida.

      a questão é que do nada, ou sei lá eu comecei a ficar dias sem banho por conta da depressão, e depois passei a ficar 2 horas e depois 4, 5, e 6 horas no chuveiro. oq era prazer se transformou em uma TORTURA eu sofro muitooooooooooooooo, financeiramente é quase impossivel, n consigo nem falar de tanto desespero... eu saio bamba do chuveiro, preciso de ajuda p n cair, de tanta fraqueza. sem brincadeira fico 6 horas, é uma torturaaaaaaaa!

      o pior é n ter $$$ para pagar sessão de analise para desabafar e ter orientação, no sus sao 20 min, e nao ajuda nada.

      :(( Deus me ajude, tira isso de mim por favor muda minha vida. me da meu banho de 1 hora doi d+

      Excluir
    3. EU SEI QUE DEUS PODE FAZER O IMPOSSÍVEL POR VOCÊ E POR QUALQUER PESSOA QUE TENHA FÉ.

      Excluir
    4. Oi eu tbm sofro de Toc , e eu sei que não é fácil mas tenta se contrar e brigue com VC mesma ,fale com V msm dizendo que tipo pra que eu preciso demorar tanto no banho ? Eu já não me limpei ? Se esforce que VC vai melhorar eu estou fazendo isso e eu já vi melhoras. Fica com Deus

      Excluir
  19. Oi a pouco tempo descobri que sofro de toc, ja foram varias manias ficar contando numeros e ter que parar sempre em numero par, ai parou uns anos e agora voltou e um toc religioso ja faz um ano, alguem ja passou pelo mesmo problema? posta ai podemos nos ajudar !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. toc religioso me fez sofrer muito ,mas vc vai superar fika trankilho!!!

      Excluir
    2. me add no email tenho toc religioso
      damares_santiago@hotmail.com

      Excluir
  20. faz pouco tempo que descobri ter o toq religioso é horrivel
    eu blasfemo a Deus falo palavrões e urgias o tempo todo
    estou em tratamento pisiquiátrico já tive alucinação e visão
    é um verdadeiro inferno sinto muita angustia e ansiedade sempre tento me controlar para não ter esse pensamento, tem alguns momento que acho que é frescura e outros momentos me vejo doente mesmo, me vem pensamento que Deus não vai me perdoar já tentei falar em confissão para o padre mas tive vergonha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi anonimo. Eu tambem tenho TOC religioso e e' horrivel. Nunca diz tratamento por vergonha de falar sobre o que penso. Pensamentos que nao quero ter. Foi a partir desse principio que estou me tratando sem a ajuda me'dica. Enfrento a situacao, rezando a Deus. Ele sabe de absolutamente tudo que sentimos e passamos. Ele sabe que temos um problema e Ele nao leva as ofensas em consideracao. Ele sabe que nao e' o que queremos pensar. Por mais horrivel que seja o pensamento. Eu melhorei bastante depois que li sobre a historia da Santa Maria Faustina. Que fala exatamente da misericordia de Deus. Procure sobre ela no Google. E nao desista de rezar. Deus vai te ajudar a enfrentar esse problema da mente.

      Excluir
    2. Fale para o padre na confissão. Ele deve entender você. Esse problema é conhecido. Não tenha receio de confessar. Também tenho esse problema e confesso.

      Excluir
  21. Oi!
    É a primeira vez que leio este blog e tenho de lhes dizer que por experiência pessoal todos vocês tem que:
    -Não se sentirem amarrados ou rotulados ao diagnóstico do toc FEITO PELO ESPECIALISTA POIS:
    -Você é único tanto fisicamente, quanto mais psicologicamente e mentalmente
    -Você é um ser tão bom que suas ansiedades, angustias e frustrações explodiram no seu modo de sobreviver através do seu corpo no caso do seu pensamento levando-o a desenvolver o toc ao invés de se drogar, beber , matar e gritar!
    -você pode ser o maior pecador do mundo, mas saiba que o maior amor do mundo e do universo, infinitas vezes DESEJA e sempre desejará ver sua criação respeitando SEU PRÓPRIO corpo e a obrigação de viver e ser feliz, pois ninguém nasceu e está aqui sem seu propósito, ajude quem o fez, pois Ele deseja que seu projeto seja bem sucedido, e se algum pensamento e atitude errada te ocorrer, saiba cooperar dizendo: Vou em frente, pois meu Criador nunca desiste DE MIM e se alegra sempre com minha atitude de viver, pois sua bondade é infinitamente maior que o meu conceito de justiça e pecado.
    -Sofri muito tempo com o diagnóstico de ter Pânico e depois que outro médico me disse que eu tinha era toc, fiquei curado do pânico e fui me amarrar ao toc!
    -Na verdade estamos presos a um sofrimento para convivermos com uma vida que não queriamos que fosse como é!
    -Transporte seu pensamento para fora de si (nada espiritual) e analize-se , ponha a faca nos dentes e mergulhe, se conheça, saiba que voce NÃO PRECISA SER O MESMO e descubra que suas tristezas do passado não precisam te acompanhar se voce realmente não quizer!
    - Tenho certeza de que o toc, o pânico assim como a famosa depressão logo, logo, terão outros diagnósticos dos especialistas que nos observam, pois se voce amar a vida, apesar de tudo, voce saberá que nossa mente não tem limites quando queremos viver e ser LIVRES DO TOC.
    minhas palavras são totalmente verdadeiras e saidas de mim mesmo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. estou a passar um inferno

      Excluir
    2. obrigado vc me ajudou muito e acredito plenamente
      no que diz,nossos pensamentos sao capases de alto se curar, aqueles que tomam remedios fortes se nao acreditar na vida em deus e em sua capacidade de cura a medicaçao so vai esconder a doença mas nao tem o poder de cura

      Excluir
    3. Mas que coisa mais linda! Que palavras mais certas! As suas e de muitos outros que li por aqui... Meus Deus, como você pode agir de forma tão extraordinária através das pessoas! Muito obrigada pelo conteúdo! Deus te abençoe! Um grande abraço!

      Excluir
  22. ola meus amados irmaos eu vi q vcs escrevem q TOC nao tem cura eu vi aq lhe q existi sim eu sofri muitos anos com toc e decorrencia disto ate em depressao eu entrei mas a 4 anos conheci o medicos dos medicos e o nome dele e JESUS CRISTO MEU SALVADOR e para e a gloria de DEUS eu fui curado nao tenho mas nenhum traço do toc hoje sou um homem muito feliz qualquer duvida mi pergunte um abraço fiquem com DEUS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mercus, vc disse que qualquer dúvida é so entrar em contato com vc mas como faremos isso?

      Excluir
    2. ola e so mi add no facebook www.facebook.com/marcus_vma

      Excluir
    3. ou msn marcus_vima@hotmail.com

      Excluir
    4. Pessoal tem cura mesmo, eu tambem tinha e me curei graças a Jesus! médico dos médicos!
      As vezes voces leem na internet que nao tem cura e isso te deixa mal e voce acaba acreditando que vai ficar doente pra sempre! mas nao acreditem nisso!
      A cura esta dentro de voces mesmo, e Jesus te ajuda.
      Nao aceitem-se doentes, nao aceitem quando dizerem que nao tem cura. Porque eu me curei sem colocar um remedio na boca, graças a Jesus. Que Deus os guiem!
      Eu oro por todos para quem nao caiam nessa e se curem em nome de Jesus.

      Excluir
    5. Tenho alguém da familia com toc. Gostaria de saber como foi sua cura exatamente? Se puder me responder eu agradeço.

      Excluir
    6. eu tenho toc também e apesar de ter recaídas o que sempre me ajudou foi ler bastante, principalmente livros sobre positividade, e algo que poucos falam mais é muito eficaz é a meditacao. O grande problema do pensamento é que damos moral para ele e ele se abriga em nossa mente, com a meditacao(apesar que é bem dificil no comeco)passamos a controlar nossa mente e cortamos a onda de pensamento, nos trazendo o alivio necessario. tentem que vale muitoo a pena... Outra coisa que vou buscar e estou estudando é o budismo e a neurolinguistica, pois sao duas artes/tecnicas que trazem o dominio sobre a mente, nao aceitando os pensamentos nem ignorando- os, apenas observando- os distantemente ate que vao embora e por fim parem de voltar. Afinal de contas se uma coisa deixa de te incomodar voce deixa de pensar nela...

      Excluir
    7. Isso mesmo, é como se dessemos um valor que aquele pensamento não merece,as vezes também se supõe que ele seja sobrenatural ou encantado,o que é um absurdo!e quando mais valorizamos e temos medo dele ele aumenta e começa inclusive a ficar mais detalhado e requintado,é por isso que quanto mais deixamos ele aparecer e conseguimos não reagir é como ele perdesse essa "moral" que você falou,pois mostramos que não sentimos medo ,é como se desmascarássemos um mentiroso,pois eles não tem poder algum.

      Excluir
  23. oi , meu namorado tem TOC !
    ele fica me fazendo várias perguntas repetidademente & esta chegando a um ponto q não consigo mais conversar com ele sem q ele queira ficar me perguntando algo mais de duas vezes !
    ele toma remedio controlado, só q as vezes ele esta com um humor muito bom e do nada ele muda e fica muito mal !
    oq eu faço ? queria saber se ele vai ficar assim pra sempre, eu o amo muito mais tenho medo deele ficar assim pra sempre , pq essas perguntas me deixam mal :/

    ResponderExcluir
  24. meu namorado tem o TOC porém o dele é de ficar perguntando a mesma coisa repetidamente ! ele me disse q não consegue parar de me perguntar e se ele não me pergunta ele fica mal !
    só q eu não sei como ajuda-lo
    eu ando pesquisando muito sobre o TOC e sei que é uma doença da mente !
    queria saber de alguem se eu ajudo mais respondendo as perguntas ou não respondendo ?
    pq sinto que quando eu não respondo e ele se sente mal com isso ele para mais um pouco de ficar perguntando ! quero ajuda-lo pq o amo muito e quero viver todos os dias da minha vida ao lado dele ! só q isso esta sendo dificl pra mim por conta de que não estou podendo nem conversar com ele , pq ele inventa uma pergunta pra ficar me fazendo a partir da nossa conversa !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carol, se vc realmente gosta do seu namorado deve ajudá-lo. Ele faz tratamento com psiquiatra? E com psicologa?
      A melhor coisa é vc não responder a ele pois senão vc vai estar alimentando o TOC dele. Ele precisa resistir à tentação de fazer varias pérguntas, só assim ira se livrar deste ritual

      Excluir
    2. Sim , ele faz tratamento com psiquiatra !
      e ele toma remedio controlado também...
      eu fico horas dando concelhos para ele , dizendo q ele deve ser mais forte que isso , que ele deve resistir e toda vez q vier a vontade de perguntar pra ele se destrair fazendo algo !
      porém ele diz q não consegue pois essas perguntas ficam fazendo mal e que ele tem q perguntar, sendo q ele pergunta varias vezes a mesma coisa e eu pergunto o pq disso e ele diz q a mente dele faz com q ele tenha duvidas do que eu realmente respondi e que ele precisa confirmar perguntando novamente!
      sou uma pessoa muito impaciente e as vezes brigo com ele por estar sem paciencia com as perguntas , mais dessa forma eu acho q ajuda melhor , pois se eu ficar dando muita ideia para as perguntas ele vai ficar fazendo sempre !
      só q ele me diz q eu não entendo e q eu nao sei oq esta passando com ele , ele diz q sofre muito com isso !
      eu fico na duvida se ajudo respondendo ou dando uma esporrinho de leve para ele se tocar !
      ele tem umas mudanças de humor muito radicais , uma hora esta muito bem e outra vem um pensamento destrutivo e faz com que ele fique mal ...
      isso é muito ruin para ambos os lados :s, não sei oq faço me ajude a saber lidar com ele !

      Excluir
    3. nosssa eu sei exatamente oq seu namorado esta passando pois eu tenho exatamente isso...deficar especificando algoe pergutnandoe faendo varias perguntas.Tbm namoror e sionto q isso esta prejudicando meu namoror.Eu estou mto infeliz pois criei uma obsessao de achar q estou sendo traida pelo meu namorado( ele nao da nenehum motivo) d eimaginar cenas e hiostrias e acreditar nelas como se fosse verdade e de ficar especificando coisas q passam pela minha cabeça!!! Parace q estou ficando louca, nao consigo faer nada, estudar, trabalhar, me ajudemmmmm!!!!

      Excluir
  25. Cara suas palavras me ajudaram muito a refletir sobre como realmente é importante controlar essa doença ao invés de buscar a cura! Estou sofrendo com isso a muitos anos, mais parece que agora piorou, nao estou mais conseguindo controlar essa doença, realmente esta muito dificil. E o meu principal defeito em relação a isto justamente é o perfeccionismo cara, sou perfeccionista em tudo, ate mesmo com coisas inúteis, ate hoje nao busquei ajuda pois achava que podia controlá-la, mais ultimamente esta dificil e se continuar assim creio que terei de busca ajuda psicológica mesmo!! Mais de qualquer maneira te agradeço muito por suas palavras cara, muito obrigado creio que me ajudarão mto daki pra frente, OBrigado!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rodolfo,
      Fico muito feliz que o blog tenha te ajudado e que vc tenha gostado. Gostaria de frisar novamente a importância de vc procurar ajuda médica, primeiro um psiquiatra para vc começar com medicamentos e depois terapia cognitivo-comportamental. Faça isso evc vera como sua qualidade de vida pode melhorar

      Excluir
  26. suas palavras me deram esperança!! procurei a ajuda de um psiquiatra e comecei o tratamento para TOC ( pensamentos obessivos e crise depressiva ) a algum tempo que deu resultado e vivi quase sem sintomas e muito feliz e aliviada por mais de um ano!! agora minha cabeça voltou a ser tomada pelas duvidas e pensamentos que me fazem me sentir mal!!
    primeiro, uma duvida horrivel sobre a minha sexualidade ( mas NUNCA fui atraida por mulheres, mas o medo de que isso possa me acontecer um dia é horrivel!!) e agora a duvida se realmente amo meu namorado....estamos juntos a um ano e a uma semana atrás chorava de saudades dele e imaginava uma vida de casada, com filhos eu e ele velhinhos se amando... nosso beijo e sexo se encaixam perfeitamente...agora NADA disso faz sentido DE UMA HORA P OUTRA, só de falar com ele me sinto culpada pensando: será que amo ele? será que mereço ele? ele é tão maravilhoso para uma pessoa cmo eu que sofre de TOC... eu sei que é a doença que me faz sentir assim e que daqui a algum tempo esses sentimentos vão passar....mas essa duvida repentina está tomando conta de mim! eu amo ele, mas minha cabeça não para de se questionar!! minha medica ja reajustou minha medicação,creio que em até 15 dias me sinta melhor!! mas nao queria viver pelo resto da vida tendo essas recaidas ;/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é complicado

      Excluir
    2. imagino o quanto vcs sofrem com isso!!!tenho alguns costumes meio q absurdos tbm!!!

      Excluir
  27. Olha pessoal, conviver com esta doença é horrível. Às vezes me imagino sem esta doença, e vejo que poderia ser muito mais do que sou hoje. Tenho algumas crises, e nestes períodos fico com a minha mente toda bagunçada. Já pensei em suicídio, mas não deixarei este mal me vencer. Adoro viver, e quero me curar. Para aqueles que já pensaram em cometer alguma bobagem, não façam, não se entreguem, nós não somos piores por temos nascidos assim, apenas não tivemos sorte. Mas vamos batalhar para encontrar a paz na mente. Boa sorte a todos nós! Deus nos ajude.

    ResponderExcluir
  28. Também tenho TOC... sofro com pensamentos negativos e logo vem aquela agústia e medo de atrair o que penso para minha vida. Faço terapia há 15 anos, os sintomas melhoraram muito, mas ainda estão presentes.

    ResponderExcluir
  29. Olá amigos...eu sofro com o TOC a 10 meses...é horrível! Tenho TOC com pensamentos agressivos com relação a outras pessoas...é uma coisa abominável da minha parte, pois desde pequeno sou uma pessoa passiva e pacífica...nunca briguei na vida...não sei nem o que é uma agressão física, mas continuo tendo pensamentos agressivos constantes que me limitam a realizar várias coisas na minha vida...qnd menos espero, eles vêm com a força toda!!! Faço tratamento psiquiátrico e psicológico desde que descobri que tenho a doença! Alguns dias me sinto bem...mas na maioria das vezes me sinto muito mal!!! Peço todos os dias a Deus pra que esse mal desapareça! Já pensei em suicídio, mas acho que a vida é muito importante e que existem muitas pessoas que me amam e que ficariam muito tristes em me ver nessa situação!!! É a primeira vez que participo de um blog sobre esse assunto...alguém por favor, se tiver o mesmo TOC q eu, manifeste-se...gostaria de saber que não sou o único com esses pensamentos intrusivos! Um abraço a todos e fiquem com Deus!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como você descobriu? Falou isso para o psiquiatra e ele diagnosticou? Toma remédio ��? Melhorou? Não têm cura mesmo? como surgiu?Sua família é agressiva? Att

      Excluir
  30. ana claudia20 outubro, 2012

    descobri que meu filho tinha toc a tres anos, eu tinha acabado de ter um bebe e me separar de meu esposo, até hoje tem sido uma constante, mas acredito que Deus nunca ira nos abandonar, meu filho faz terapia a um ano e começou tomar os medicamentos a tres meses, ele tem onze anos, e sinto que suas manias aumentaram muito na adolescencia, será que quando ele passar pela adolescencia, o TOC diminuirá?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha filha também tem 11 anos e tem toc a 2 anos, muito sofrimento....Deus nos ajude

      Excluir
  31. Francisca Ribeiro24 outubro, 2012

    Francisca Ribeiro,35 anos 24 de outubro de 2012
    É gente, lendo todos esses comentários, vi que não tem nenhum caso igual ao meu, pois além de eu ter TOC desde a infância, mas só desenvolvido há sete anos e descoberto há dois anos, por mim mesmo, pois nenhum médico disse que eu tinha esse transtorno, só me passavam medicação e pronto, não diziam o que era realmente tudo isso que eu sentia, então minha filha também apresentou os traços de TOC aos quatro anos, e aí? o que vcs acham disso? Prá mim não tem sido fácil, mas estou esperando na providência Divina, ambas estamos fazendo TCC e eu tomo medicação, ela não, pois segundo a Psiquiatra-infantil disse que não seria necessário medicação para ela, só a Terapia resolvia, mas ela ainda chegou a tomar medicação por 8 meses. Recentemente tive uma crise de pensamentos intrusivos que me traz desconforto, desconcentração e outros, mas sei que vai passar, mas é horrível, muitas vezes peço a JESUS para vir me buscar, pois não aguento ver o sofrimento da minha filha quando ela está em crise, é terrível, mas Deus é quem me dá forças. Desde que comecei com esses sintomas, minha vida mudou completamente, não consigo trabalhar direito, sinto muito cansaço, desânimo e só quero dormir, acho que são reações do medicamento. Mas jamais me passa pelo pensamento em desistir ou suicídio, pois vejo minha filha tão saudável, ela precisa de mim e ainda bem que tenho JESUS na minha vida e creio que se não for nessa vida terrena, será lá no céu, onde eu e minha filha estaremos curada para Honra e Glória do Senhor Jesus Cristo, pois lá não haverá pranto, tristeza ou dor e nem mesmo Pensamento obsessivo ou compulsões, porque lá tudo será perfeito. Amém. Aconselho a cada um que tem qualquer tipo de transtorno psiquico, buscar ajuda de um bom Psiquiatra, Um Psicólogo que trabalhe com TCC e principalmente DEUS. Que todos nós venhamos ser abençoados e curados de qualquer mazela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deus te escute, pois tb ja senti vontade de ...quando vejo minha filhinha de 11 anos em crise...Deus nos proteja e nos capacite.Ela faz tratamento, agora ela está mudando de psiquiatra e começando uma terapia comportamental, a medicação, a nova psiquiatra está mudando a medicação pois não estava fazendo efeito...Estou muito triste, sim tenho fé em Deus, mas asvezes fraquejo. Deus nos proteja

      Excluir
  32. Olá meu filho de 17 anos recebeu diagnóstico de toc, mas eu nunca ouvi dizer que isso deixava a pessoa agressiva.
    O psiquiatra passou um monte de remédios pesados que deixam ele sonolento e sem animo para estudar. Em compensação, além dos pensamentos obcessivos, agora ele se tornou agressivo e já me feriu gravemente.
    Será que o remédio pode piorar a doença?
    Antes de tratar ele so era um menino rebelde que nao queria mais estudar. Agora chinga e ameaça o pai e a mãe.
    Alguém tem ideia se toc deixa as pessoas violentas?
    eu não sei se ele tem noção do que está fazendo, pois não se mostra muito arrependido depois que se acalma...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é necessariamente o TOc que deixa a pessoa agressiva, as vezes pode ser efeito dos remedios. Quando começei a tomar medicamento meu TOc piorou muito e isso me deixava irritado e sem paciencia. Quando troquei de remedio e depois de tomar por 6 meses esse efeitos colaterais passaram

      Excluir
  33. é a primeira vez que entro nesse blog e acho tudo que eu preciso para mim ficar calmo adorei...

    ResponderExcluir
  34. Isso é um tormento em minha vida mais suas palavras me fez sentir melhor

    ResponderExcluir
  35. Agradeço em nome de muitos, certamente!
    Também quero ajudar, ME AJUDAR, mas tbm proponho criarmos uma comunicação entre TOCs, assim podemos não só perceber que não somos tão menoria assim, como ter exemplos reais de que É SIM POSSÌVEL CONTROLAR - mas não curar!!!
    Recomendarei.
    Entre em contato: www.kelsimplesmentekel.blogspot.com
    Face: Kel Antunes
    E-mail: kelantunes13@gmail.com

    ResponderExcluir
  36. Boa tarde:

    Bastante oportuno este blog...
    Ainda mais para COMPARTILHAR/DIVIDIR EXPERIÊNCIAS_e também AJUDAR!
    Tal enfermidade (nçao diria bem enfermidade...e sim PROBLEMA!) é uma coisa incômoda/inoportuna mesmo; ainda mais quando afeta a saúde de quem tem.
    Além de ser uma coisa ainda pouco descoberta - e muito MAL VISTA (coisas assim ligadas à mente sempre causam desconfiança/aversões).
    Embora muito já se evoluiu...
    Tenho isso, e digo que é triste/chato mesmo: onde muitas vezes dá vontade de SUMIR DO ATLAS (nem seria SÓ DO MAPA) e inclusive querer ser OUTRA PESSOA (bem sucedida/sem tal problema). Quem não quer?
    Acho que tal coisa piore quando se tem uma vida difícil/infeliz; quando criança - era bom na escola/meio tímido_sem muitos amigos... Embora ía bem. Depois passei a enfrentar problemas como BULLYING (outra coisa que deve ser estudada), entre outras: cheguei a mudar de escola e até ser reprovado num ano! Não estudava, me arrastava nos estudos: depois, no 3o ano - melhorei; até pessoas que trabalhavam em tal colégio me elogiaram para a minha mãe numa reunião de mães. Vim morar na capital gaúcha (vivia no RJ antes), fiz faculdade: e minha vida mudou mesmo. Tomava medicações e depois tive alta do analista. Acho que (tentar) seguir a vida sem tratamentos é uma boa alternativa.
    Embora ainda tenha resquícios disso.
    Vi que o dono do blog é apaixonado por bichos, também sou: imagino que um LADO BOM disso tudo seria tal DEDICAÇÃO A ESTES SERES TÃO DIVINOS... Pior é aquela pessoa que não está nem aí para tais e sendo um perigo para a sociedade!
    É isso. Agradeço por poder contar com possíveis ajudas/auxílhos.

    Grato,
    Rodrigo

    http://rodrigo-arte.blogspot.com/

    * Existem procedimentos médicos (operações/cirurgias) que são executadas para quem tem tal problema... Ainda é discutível/questionável)_possíveis efeitos colaterais e a possível NÃO CURA! E seria de alto custo (li num site que estaria em torno de 40 mil reais).

    ResponderExcluir
  37. Tb tenho TOC cada dia ta ficando pior, vou para a cama as 10 vou durmi as 3.Ta dificil de fazer tudo

    ResponderExcluir
  38. Você me ensinou que "o ótimo é inimigo do bom" e eu busco praticar seu ensinamento! Obrigada! Com certeza me ajudou muito! Infinitamente!

    ResponderExcluir
  39. Eu sempre penso que, um dia, quando eu não aguentar mais, vou simplismente parar de bloquar(fazer os rituais) e assim consequentemente me curar. Mas lógico, que tenho medo do que irá acontecer. Alguém de vcs, já teve a coragem de simplismente ignorar os pensamentos e não fazer o "ritual"?

    Eu acredito que, se pessoas com esse mesmo problema se juntassem, com o propósito de fazer isso(parar de fazer os rituais), se combinassem de todos juntos criarem força para isso, talvez ajudasse.

    ResponderExcluir
  40. Se você simplesmente ignorar os pensamentos, eles vão sumindo ou vão ficando mais fracos e você deixa de acreditar neles. O tema do seu medo pode aconecer denovo mais tarde, mas aí é outro momento.
    Fico pensando por que não se testou algo mais moderno. Nós temos tantos avanços nas pesquisas de células tronco?! ou sei, lá, alguma dieta concentrada que incentive o não resgate da serotonina.

    ResponderExcluir
  41. As associações do estilo da ASTOC precisariam pressionar as autoridades para intensificação das pesquisas por via de verbas e incentivos para centros de pesquisa e universidades como a UFRS por exemplo.

    ResponderExcluir
  42. Aos 18 anis de idade ,meu filho recebeu o diagnostico de TOC ,em poucos meses ele emagreceu demais,enquanto segurava sozinho este problema,por Nao saber como nos contar,esta nas mãos de um ótimo psiquiatra,faz terapia cognitiva,saiu da crise aguda.
    Mas ,o que precisamos e divulgar mais este problema,porque eu Nao sabia que o TOC se manifestava com pensamentos intrusos,para mim,eram só rituais.
    Lendo todos os depoimentos,concluo que meu filho apresentou fases diferentes de TOC ,desde pequeno,sofremos com ele,superamos juntos cada fase,e ,quando pensávamos que uma "mania "era vencida,logo aparecia outra,resumindo,foi sempre muito sofrido para ele e para nos.
    Fico pensando em quantas crianças ,hoje,Nao estão manifestando estes problemas e os pais Nao tem idéia de como buscar ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é o untiuto desse blog, divulgar essa doença para que o TOC seja diagnosticado mais cedo e para que o preconceito acabe.

      Excluir
  43. Acho interessante, que há várias intensidades e momentos que se encontram e distanciam no decorrer da vida. Desde os 13 anos que o toc se manifestou e inclusive com a presença do tourret. Mas lembro de passagens de momentos nos 5 anos que parecem estar ligados ao toc, também. No entanto, houve um momento na adolescencia em que lembro não ter tido sintomas. Tenho 41 anos e verifiquei neste tempo todo, que os melhores resultados em termos de qualidade de vida e diminuição significativa dos sintomas, estão relacionados a se fazer o que se gosta, sem pressão. Sem forçar a barra para nada...e sem muita gana por crescimentos profissional. Isso tudo aliado a uma vida saudável, sem alccol, fumo, e com bastante exercício físico. Fazer o que lhe dá prazer.

    ResponderExcluir
  44. Um dado importante é que no meu caso a necessidade de verificação se acentuou em alguns momentos, mas não tenho paciência de ficar voltando mais vezes para verificar a porta, o fogão ou o ferro de passar roupa. Para isso, passei a tomar o cuidado de prestar atenção naquilo que eu estou fazendo agora. Neste momento. As vezes criar uma mini lista de verificação mental antes de sair de casa. Mas não volto depois que sai do portão. Minha esposa não tem toc mas deixou uma panela fervendo por quatro horas podendo queimar a casa por distração. Então é bom dosar bem qual o nível de cuidado. Mas as crenças erroneas ou pensamentos invasivos são de "acabar com o peão". Você pensa algo sem sentido e precisa pensar outra 20 ou 30 boas ou contrárias para "neutralizar a contaminação gerada pelo simples pensamento negativo".

    ResponderExcluir
  45. Precisamos unir forças para exigir a intensificação de esforços e verbas para a pesquisa. Existe algum congresso previsto que trate do assunto?
    Voces já viram o filme ´Oleo de Lourenço"?
    Algo precisa ser feito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quero ajudar minha filhinha SOCORRO

      Excluir
  46. tenho sofrido muito

    ResponderExcluir
  47. Tenho 39 anos e comecei com os sintomas do TOC com 8 anos de idade ,fui procurar ajuda aos 20 anos, até então não sabia que exestia tratamento.Foram anos de muito sofrimento,mas hoje graças a medicação ta bem mais controlado.

    ResponderExcluir
  48. HOUVE UM CASO DE TOURRET COLETIVO EM UM PAIS DA ÁSIA NO ANO PASSADO, ONDE ADOLESCENTES DE UMA MESMA ESCOLA TIVERAM SINTOMAS DE TOC E TOURRET. SERÁ QUE JÁ SE SABE PORQUÉ? COGITOU-SE A CONTAMINAÇÃO POR ALGUM PRODUTO. NÃO SERIA UMA PISTA PARA A CURA?

    ResponderExcluir
  49. Olá pessoal! Tristemente sofro dessa droga também! Como é horrível... o meu problema é com a lavagem das mãos, tomar cuidado com os objetos que eu pego (verificando se eles estão limpos), com rituais referentes portas fechadas, etc... Me sinto preso demais, e faz muito tempo que apresento esses problemas. Eu li alguns relatos neste blog, e fiquei em dúvida logo no topo, a respeito da serotonina: deve-se comer os alimentos como a carne, para produzir mais serotonina? É o aumento dela que faz com que o TOC possa ser reduzido? Li em outro lugar, que parece que quando a pessoa é insegura, e tem baixa-estima, o TOC pode aparecer também. Alguém saberia me dizer se isso procede???? Muito obrigado, e que DEUS abençoe todos nós!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. os pensamentos erroneos ocorrem pelo resgate da serotonina. E a medicação que a bibliografia indica inibe este resgate. No entanto pode demorar até três meses para começar a fazer efeito e podem haver efeitos colaterais. Acredito que hajam niveis diferentes de transtorno. E quem sabe nesta diferença possa estar a pista para a cura.

      Excluir
  50. Existem algumas hipóteses que são admitidas para as causas do toc. Febre reumática, hereditariedade e outros. Sabe-se que o transtorno não tem cura, e nem mesmo é considerado uma doença, por não se conhecer as causas. No entanto, provavelmente ninguém irá morre de TOC. Mas os transtornos ocorridos em nossa vida acabam por tornar o sofrimento psicoco ser diário. Nem tampouco, ficar falando para um psicologo ou na internet sobre o assunto, sem uma continuidade de conhecimento e estudo progressivo e sistematizado por profissionais da área, poderá nos ajudar. Com oem tudo que se procura fazer para um bem comum na sociedade, precisa-se envolver várias áreas como a governamental, universidades, profissionais e pacientes, em prol da identificação quanto mais precoce, com tratamentos mais eficázes e sem efeitos colaterais indesejados.
    TEnho mais de anos, sou bem casado, tenho filhos, sou profissional competente no meu trabalho, mas sofro desde os 8 anos. Associações, médicos, pricologos e psiquiatras e pacientes, precisamos de foco nos estudos. Existem vários níveis de toc. E caso ocorrido na América do Norte no ano passado onde adolescentes tiveram um surto coletivo de tourret. São pistas que poderiam ser estudadas.

    ResponderExcluir
  51. Mãe aflita30 janeiro, 2013

    Obrigada a pessoa que teve a iniciativa desse blog. Hoje eu estava muito indecisa, pois a nova psiquiatra da minha filha de 11 anos, está trocando a medicação, pois a anterior não está funcinando. E eu não gosto de dar esses remedinho para ela, mas depois de ler tantos depoimento constatei que é inevitável, até que Deus ponha a sua mão e cure cada um. Deus tenha misericordia de todas e principalemnte das criancinhas...

    ResponderExcluir
  52. Meu nome é Lucas e eu tenho toc desde uns 6 anos de idade.
    desde uns 6 anos de idade minha mãe disse que percebia que eu não era igual as outras pessoas.
    eu era muito nervoso e ainda sou.
    mas eu também tinha muitas manias que foram piorando abre vez mais.
    quando eu tinha uns 12 anos eu tinha pensamentos estranhos e manias estranhas.
    por exemplo: eu sentia vontade de encostar em alguma coisa e se eu não encostasse naquilo eu pensava que eu iria morrer ou que alguma pessoa da minha família iria morrer ou até que algo iria acontecer se eu não encostasse naquilo.
    Eu sentia uma obrigação de encostar em certas coisas, certos objetos ou se não eu me sentia mal e vinha pensamentos estranhos.
    eu andava pela rua e se por exemplo eu não pisasse em uma risca alguém específico iria morrer ou algo iria acontecer.
    Com uns 10 anos eu já fazia tratamento com psicólogo e com uns 12 anos comecei a fazer tratamento com psiquiatra e a tomar remédios.
    os pensamentos e manias estranhas foram com uns 12 e 13 anos de idade.
    então meu psiquiatra me falou que quando viesse essas manias e pensamentos estranhos era pra mim ignorar, ou seja se eu sentisse vontade de tocar em alguma coisa era pra mim não tocar mesmo que viesse pensamentos estranhos, mesmo que eu pensasse que algo iria acontecer era pra mim simplesmente ignorar.
    e eu passei a fazer isso, foi difícil mas eu consegui e isso se passou e eu me livrei de tudo isso graças a Deus e graças ao meu psiquiatra e a minha força de vontade.
    hoje estou com 15 anos de idade e vivo bem melhor que antes e sem quase nenhum pensamento e mania estranha, e se vêm pensamentos e manias estranhas eu simplesmente ignoro.
    como eu disse hoje eu vivo muito melhor mas infelizmente ainda tem algumas coisas que eu não consigo parar.
    só exemplo: eu como com colher de plástico desde quando eu tinha uns 6 anos até hoje.
    eu também não toco em metais, ferro ou alumínio pois tenho muito nojo.
    Eu também sou muito preocupado com higiene, me lavo bem até de mais e tenho muito nojo de muitas coisas também.
    eu queria parar com tudo isso mas infelizmente está sendo muito difícil pra mim e eu entendo e sei que vou sofrer muito com isso ainda mas é difícil parar.
    mesmo assim eu sei que já passei por coisas piores que eram as manias e pensamentos estranhos, isso era horrível.
    Mesmo assim hoje eu vivo bem melhor que antes sem manias estranhas e pensamentos estranhos.
    desejo uma boa sorte pra todos que também tem toc como eu e espero que nós iremos superar isso!
    Abraços de Lucas :)

    ResponderExcluir
  53. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  54. Boa noite, meu nome é Carol, eu tenho 16 anos e tenho TOC há mais de 3 anos, mas ele só começou a atrapalhar a minha vida há mais ou menos um ano.
    Eu tenho mania de organização, sou perfeccionista, também tem coisas em que eu preciso olhar várias vezes ou tocar, se não me vem um pensamento de que algo de muito ruim acontecerá (esses pensamentos geralmente são aqueles das coisas que eu tenho medo que aconteça)
    Eu já tentei ignorar mas tenho muito medo que essas coisas aconteçam de verdade, por isso não consigo não fazer.
    Achei que compartilhar esse meu problema com as pessoas era uma forma de me sentir melhor, e realmente muitas vezes me faz bem, pois elas tentam me fazer melhorar e me incentivam a parar, mas muitas outras pessoas debocham das minhas manias.
    Eu nunca tive coragem de procurar um psiquiatria, pois me recuso a aceitar e acreditar que preciso desse tipo de ajuda, ainda tenho fé de que com a ajuda de Deus eu irei conseguir me curar sem precisar da ajuda de remédios e especialistas.
    Eu fico muito feliz em saber que muitas pessoas já se livraram pelo menos um pouco dessa doença, e que hoje são muito felizes sem ela.
    Quero muito acabar com isso pois sofro muito com esse problema.

    ResponderExcluir
  55. Olá Carol, vc e capaz sim de se livrar do toc sem remédios ou terapia mas desde que vc tenha ficar de vontade e não de bola para seus pensamentos e nem execute os rituais. Com o tempo os pensamento somem. Se não tiver essa força procure uma psicóloga para ela te ajudar. Se mesmo assim tiver difícil tome remédio, se vc tona para gripe ou for de cabeça porque não para o toc?

    ResponderExcluir
  56. Olá Carol, vc e capaz sim de se livrar do toc sem remédios ou terapia mas desde que vc tenha ficar de vontade e não de bola para seus pensamentos e nem execute os rituais. Com o tempo os pensamento somem. Se não tiver essa força procure uma psicóloga para ela te ajudar. Se mesmo assim tiver difícil tome remédio, se vc tona para gripe ou for de cabeça porque não para o toc?

    ResponderExcluir
  57. O TOC tem cura sim! Eu me curei! Eu vivo uma vida 100% normal!
    Eu tentei de tudo e tudo ajudou (cada coisa na sua época... remédios, Terapia comportamental, psiquiatra... Tomei rivotril, etc...
    Hj só tomo homeopatia (me senti tão bem que tive medo de parar), estou ótima, trabalho, tenho filho, namorido, etc. A homeopatia demora p fazer efeito mas FUNCIONA MESMO!
    Boa parte da minha melhora eu devo a mudança na forma de ver as coisas. Eu era muito quadradinha e meu namorado mais liberal me fez ver que os assuntos que me atordoavam durante as crises eram todos idiotas... Ele menosprezou meu TOC, menos prezou meus medos. Ninguém teve peninha de mim e por esse motivo eu me curei... fui jogada no fogo mas minha vontade de viver me ajudou. Descobri taticas para andar na rua e fui vivendo até vencer. (dos 20 aos 30 anos me vi as voltas c toc vez em quando voltava a atacar cada vez mais fraco até que passou) Eu me sinto muito feliz e ter lutado valeu a pena!!!

    ResponderExcluir
  58. Sou a mesma de cima. Uma das coisas que me ajudou muito foi um psiquiatra que me perguntou:
    -O que vc fez agora desde q entrou aqui?
    - (eu respondi)
    _Viu vc n é maluca vc sabe tudo que fez e quando tiver duvida se fez ou n tal coisa lembre q o TOC dá essas dúvidas (O TOC È A DOENÇA DA DÙVIDA)
    Espero com isso ajudar todos vcs! Pq essas palavras me ajudaram muito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. QUANDO TIVER DUVIDA SE FEZ OU N TAL COISA LEMBRE QUE È O TOC!!!!

      Excluir
    2. Gostei muito do que escreveu sobre o toc. Vou mostrar para uma pessoa da familia que tem esse diagnóstico. Espero que ajudar essa pessoa.Valeu.

      Excluir
  59. tenho 24 anos e só agora pude perceber que eu tenho toc,sempre tive uma mania muito chata de cutucar os dedos e ficar tentando tirar uma pelinha, nunca consegui largar isso sempre me disseram que era toc mas nunca levei a serio, mas de um ou dois anos pra cá nao sei se é devido a stress, comecei a sempre checar varias vezes uma mesma coisa,se desliguei o gas,o ar condicionado,se tranquei a casa enquanto nao voltar uma ou duas vezes pra ter certeza nao sussego e se nao tiver certeza aquilo me atormenta o dia todo continuo os meus afazeres normalmente mas sempre lembrando. Todas as vezes eu fiz oque tinha que fazer e quando nao faço eu lembro nitidamente mas sinto essa estranha necessidade de checar .Acredito ainda estar no controle da situacao mas se nao mudar de postura talvez a situacao tome conta de mim...
    Oque todos disseram me ajudaram muito obrigada a todos vcs

    ResponderExcluir
  60. GENTE, TAMBEM SOFRO COM O TOC. O MEU JA ESTA EM UM ESTADO MAIS AVANÇADO POIS AGORA ESTOU DE UM JEITO QUE IREI TENTAR EXPLICAR: SE VOU LAVAR O CABELO NAO POSSO PENSAR EM PESSOAS QUE CONSIDERO FEIAS POIS PENSO QUE ASSIM FICAREI IGUAL, ASSIM SUCESSIVAMENTE. SE PENSO QUE UA COISA EM UMA COISA É COMO SE FOSSE ACONTECER, GENTE AJUDA, POIS PRECISO SABER SE ALGUEM PASSA POR ISSO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Eu tive toc! Tinha mania de conferir tudo,etc...mas estou curado!para maiores detalhes meu email : angelo.cardozo@hotmail.com

      Excluir
    2. Olá Angelo, porque vc não conta os detalhes aqui? Porque precisar ser no seu email?

      Excluir
  61. O TOC é um monstro!! Começa em pequenos rituais e vai a cada dia aumentando, e torna-se um monstro!! Na minha época não existia TOC, você não sabia o que tinha, parecia loucura... Tudo começou aos quanto era muito pequeno, hj tenho 44 anos, começou com um simples ato, se não fizer vai acontecer... Hj estou lidando com um monstro, mas com uma grande vantagem, sei como vence-lo mas ainda estou estudando o meu proprio comportamento. Tenho pensamentos obssessivos, prisioneiro de mim mesmo, não faço nada porque tenho medo, sou comandado por uma segunda pessoa, que na verdade sou eu mesmo.
    Não existe remédio, analista te ajuda nas primeiras seções, depois sempre fala a mesma coisa, para quem não têm parece fácil...mas não é....
    A única cura é aceitar o pensamento e não fazer o ritual, ex. Vai acontecer tal coisa....então que aconteça!! foda-se!! desculpe a palavra, mas é a ideal.
    A cura está aí...não existe nada diferente.. Para colocar isso em prática precisamos de maturidade, isso vai chegar na hora certa, estou quase lá, logo sairei disso!! Pena que não conheci esse problema a tempos atrás, com certeza já estaria curado.... abs Marcos.

    ResponderExcluir
  62. Pessoal preciso de ajuda !
    Meu namorado tem 23 anos e ele tem o TOC desde os 10 anos de idade...
    ele toma remédio controlado e se trata no psiquiatra.
    A gente ja tem 1 ano e 3 meses de namoro, no começo era tudo perfeito, ele agia normalmente como todas as pessoas , até q quando a gente foi pegando mais intimidades e o tempo foi passando ele começou a ter pensamentos negativos sobre mim,ele fica repetindo perguntas o tempo todo como : (você está em casa ?, em qual lugar da casa você está ? ), ele tem muuuuita desconfiança, acha q eu vou trai-lo . quando a gente sai pra algum lugar ele NUNCA fica bem pois acha q tem alguém me olhando , que alguém vai encostar em mim.
    Ele chora direto pois ele me ama mas acha q terminando comigo esses pensamentos e sofrimento irão acabar, só q ele não quer ficar longe de mim ,não consegue ficar longe de mim .
    e ele sempre fala essa frase : ESSA DOENÇA MALDITA ESTÁ AFETANDO AQUILO Q EU MAIS AMO NESSA VIDA.
    Eu não sei oq eu faço , me ajudem por favor , eu quero ele ao meu lado, mas acho q por minha causa ele sofre , pois o nosso namoro ja está se tornando um tormento pra ele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nicole,fiz um comentário na publicação da Letícia (abaixo)Lá eu citei que convivi com uma pessoa próxima que sofria de TOC.E lendo o seu comentário,me vi na sua situação, anos atrás.Pois essa pessoa que citei, é o meu marido.Na época crucial da doença,estávamos no início do namoro, e foi para mim que ele confiou em contar sobre a tortura que passava com esse mal,(ainda sem saber doque se tratava) Juntos,fomos procurar ajuda de um profissional,e assim, foi diagnosticado a doença,onde nessa época,não se ouvia falar nisso,era uma doença praticamente desconhecida.Passei o que vc está passando e muito mais,não gosto nem de lembrar esta época,foi muito triste,muito sofrimento de ambas as partes.As pessoas que convivem com as pessoas portadoras do TOC,sofrem tanto quanto elas.Além de um bom profissional,é fundamental para os doentes a ajuda dos familiares e pessoas mais íntimas.Os afetados pela doença, se veem na "obrigação" de obedecer e realizar todos os rituais,manias,sistematicamente,várias e várias vezes,do contrário,pode acontecer algum "mal imaginário" as pessoas que eles amam.É mais ou menos assim,um sofrimento diário,contínuo.Creio que a doença acarreta insegurança,ciúme exagerado e incontrolável.Como comentei,vivi o mesmo que vc.Quando namorávamos,ele via coisas inexistentes,completamente fora da realidade e tinha como real.Só muito amor para superar.
      Eu sugiro que além do psiquiatra,é fundamental uma terapia com um psicólogo que domine bem o tratamento do transtorno obssessivo compulsivo.Não sei se vc tem noção do quanto isso é importante, para ajuda psicológica e comportamental da pessoa.Creio que tendo este acompanhamento com o profissional certo,tudo vai mudar e terá um resultado satisfatório.Garanto que graças a Deus, o meu marido ficou praticamente curado.Não tem nenhum ritual para obedecer e os ciúmes,desapareceram,rsrsrsrs...Espero que o mesmo aconteça com vocês.Boa sorte para vcs e que Deus mostre os caminhos para a cura do seu namorado.Gina

      Excluir
  63. Olá .Meu nome é Leticia , tenho 17 anos e descobri que tenho isso a 1 mes e pouco , mais andei analisando e vi que ja tinhaa sintomas fracos dessa doença muito antes e nao sabia , na verdade eu nem sabia que essa doença existia . Durante esse 1 mes ta sendo o pior da minha vida por causa desse tal do TOC , parece que eu tou vivendo um pesadelo , mais graças a Deus os meus pais tem mim ajudado bastante mim insentivando mim dando força , eu já nao to aguentando mais , ta sendo uma tortura pra mim , e o pior que isso vem acompanhado de um trastorno de ansiedade muito grande , tem horas que vem com uma intensidade tao grande que falta as forças , sao pensamentos horriveis coisas absurdas , que nao tem logica , nao é racional sao intrusivos que eu nao consigo impedir , tento desviar nao tem jeito , parece que vive ali na minha mente 24 hras , tem hras que eu do uma melhorada e penso assim :" a isso nao vai voltar mais " , mais quando eu menos espero voltta e isso taa sendo muito dificil , meus pais mim insentivam a fugir disso fazendo as coisas que eu gosto , ler um livro , sair pra academia , sair com os amigos , ler a biblia , ai ate que da uma melhorada , mais tem dia que mim levanto ja com esses pensamentos horriveis maquinando na minha mente ae mim da um desanimo total uma angustia tao profunda que num da nem vontade de se levantar da cama , as veses meu namorado chega aqui em casa e eu tou numa crise profunda , ele tenta conversar comigo mim ajudar , mim animar .. e vejo que o nosso namoro ta se desgastando muito por causa desse meu problema que é o TOC , as vezes nem ele aguenta eu percebo no olhar dele , ele as vezes num intende por que eu tou assim , mais ele sempre tenta ao maximo mim ajudar .. eu queria muito ser curada porque eu nao tou mais suportando , eu queria minha vida de volta , eu peço todas as noites a Deus pra ele mim ajudar , e eu tenho fe , algo la dentro diz que isso vai passar e que eu vou ser curada disso , e eu crio que Jesus ja ta mim ajudando , por que durante esses dias deu uma melhorada eu tou tendo uma força inexplicavel de lutar pra ficar boa que so vem de Deus mesmo , porque essa doença tras um sofrimento tao grande , consome totalmente minhas energias , mais sempre que isso volta eu digo aos meus pais , agente conversa ao redor disso , falo o que eu tou sentindo o que ta se passando , mim da um grande alivio é como se eu colocasse tudo pra fora , eles mim dao palavras de conforto mim ajudam ao maximo . tem vezes que passo um dia inteiro sem comer , triste , numa crise grande por causa do TOC , e meus pais ficam mim insentivando, insistindo pra mim comer, mim deixando alegre , mim dando esperanças , disendo que eu nao intregue os pontos que eu vou ficar curada . Eu nao sei o que seria de mim sem Deus e os pais maravilhosos que eu tenho . E é isso estou ae na luta pra ficar curada .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi, meu nome é Bruna, tenho toque diagnosticado a quase 2 anos, mas ele me faz sofrer desde a adolescência, me casei muito jovem e com uma filha para criar que dependia de mim, o toc piorou muito, os pensamentos de doenças, acidentes que eu poderia provocar, qualquer risco por mais absurdo fazia com que eu desmontasse, sensação de fraqueza, queria deitar e esquecer do mundo, não conseguia realizar as tarefas básicas dentro de casa, depois de um tempo melhorei um pouco e fui levando e escondendo de todos o que fazia e o que pensava, cheguei a jogar uma caixa com 12 litros de leite fora porque para mim estava estragado, isso alem de sofrimento causa vergonha porque para muitos isso e loucura, quando minha primeira filha estava com 15 anos, ali ja tinha se passado 15 anos, resolvi fazer uma reforma passei a achar que minha casa iria cair, foi o pior momento, quando fiquei de cama e nao queria mais ver o dia nascer. Foi ai que nao consegui mais esconder e fui ao psiquiatra que me passou uma medicação, as doses ele foi acertando a cada mes de consulta, hoje estou tomando uma dose bem alta de remédio mas estou me sentindo muito bem, feliz, uma coisa que aprendi e que me faz muito bem e dividir os meus pensamentos com uma pessoa que me entende e confio sem medo do que ela vai dizer, nisso o meu medico me ajuda muito também. minhas responsabilidades, pensava que tudo para dar certo dependia de mim, nunca seremos perfeitos e nunca tudo vai dar certo, aos olhos de muitos nem Deus e perfeito como podemos exigir isso de nós. No meu caso acredito que sempre fui muito exigente comigo, sempre quis fazer tudo muito certo aos olhos dos outros mesmo que isso não fosse o meu verdadeiro desejo, tento todos os dias me redescobrir alias esqueci muito de mim, esqueci de verdade, quem eu era o que gostava de fazer, momentos da minha vida.
      Letícia fique feliz por encontrar o caminho tão cedo, não tente esconder nada do que sente, quando eu ia falar sobre os meus pensamentos para o psiquiatra, eu evitava, contornava a historia, mas nunca conseguia falar as vezes uma unica palavra que fazia eu sentir todo aquele desconforto, mas ele sabendo disso insistia até eu falar, nas primeiras vezes o desconforto e horrível mas com o tempo vai passando, então procure uma pessoa que confie e conte sobre seus pensamentos não tenha vergonha, isso ajuda muito, hoje quando penso que um alimentos esta estragado peço a opinião da família, peço que olhem se o gaz esta fechado, tenho muitos pensamentos sobre doenças, ai eu procuro Deus é ele que decide o que será de nós, não somos adivinhos e nem temos o poder de nos livrar dos perigos, peço proteção e saúde, ele sabe que temos força para vencer e ser exemplos para muitos que estão passando pelo susto, preconceito, vergonha do toc.
      Sou muito feliz, grata a Deus que a cada momento me sinto mais forte e esclarecida sobre o meu problema.

      Excluir
  64. Querida letícia,fiquei sensibilizada com a sua declaração,mas continue tendo muita fé e confiança, que vc vai encontrar o caminho para a sua cura, ou controle bem satisfatório.
    Posso relatar que uma pessoa bem próxima,descobriu a doença há quatorze anos. Antes conviveu com a doença, sigilosamente, durante vinte anos.Na época, o TOC era novo e quase ninguém sabia o que isso significava,bem diferente de hj.Resumindo:Foi em busca de um tratamento com psiquiatra para receitar a medicação e um psicólogo para terapia.Um tempo depois parou a terapia,por conta própria,jogou fora os remédios.Não significa que tenha agido corretamente,mas como é uma pessoa muito forte,determinada, encarou a doença de frente dizendo pra ele mesmo que era mais forte do que o TOC.Posso afirmar que praticamente ficou curado,pelo menos dos rituais e a maioria das manias,senão tôdas.Ainda tem alguns traços de ansiedade e irritabilidade.Mas creio que faça mais parte da sua personalidade e educação recebida,não propriamente do ToC,ou pode até,quem sabe, necessitar de alguma medicação pra neutralizar.
    Hoje conheço outras pessoas com a doença,mas são resistentes ao tratamento.Faz parte do TOC,muitos se escodem,não encaram de frente,tem mêdo,vergonha e reagem como se a doença fizesse parte da vida dessas pessoas,infelizmente.
    Para minha surpresa,ontem descobri que entrei para o time dos "TOQUEIROS",melhor brincar do que chorar,não é?Por este motivo descobri este blog,quando estava pesquisando mais sobre essa doença.Tudo que eu descobri daqui por diante,deixarei registrado aqui as informações, para quem se interessar.
    Menina,sei que vai descobrir a sua cura,Deus vai te mostrar os caminhos, e os profissionais certos para te tratar.A sua família é linda,com o apoio dela, já é meio caminho andado para a sua vitória.Tenha muita fé,seja determinada,confie na sua força interior e vai em busca da sua saúde e felicidade.Custe o que custar,vai em frente e boa sorte.Deus te abençoe.Gina

    ResponderExcluir
  65. Muito Obrigada Gina pela ajuda, dá pra ver q no mundo ainda existem pessoas boas q se preocupam em ajudar ao próximo.
    eu tenho pedido muita ajuda á Deus, pq já não está mais dando pra sair com ele por causa dessa doença...
    eu Creio q Deus é maior e mais forte que todas as doenças e que se ele deu essa doença para determinada pessoa é pq ele viu q ela é forte o suficiente para aguentar e vencer todos os obstáculos.
    Oq eu sempre falo para o meu namorado q se existe uma cura para o TOC essa cura é DEUS. Apenas confie e mais ele fará.
    Nicole.

    ResponderExcluir
  66. O TOC é um transtorno de ansiedade, quanto mais ansioso mais chances de uma pessoa vir a desenvolver o TOC. As pessoas com TOC já possuem uma carga genética, mas o que as faz desenvolver o TOC,na maioria das vezes, é a convivência familiar num ambiente hostil, de conflitos, angustiante, onde impera o medo e a falta de respeito com a individualidade do ser. Eu convivi num ambiente desse durante a minha infância, mas não tive TOC naquela época. Vim a ter TOC depois de um acontecimento traumático com uma pessoa que eu confiava muito,mas que com a atitude dessa pessoa eu vim a perder a confiança e a fé. E como é difícil viver sem esperança, sem fé.As pessoas com TOC sentem isso, mas com uma carga pesada de ansiedade. As pessoas que não tem uma ansiedade muito grande, podem até não possuir fé, mas não se sentem tão angustiadas como aquelas que possuem TOC. Acho que um dos passos para a cura do TOC é entender os motivos que o desencadearam, na verdade, acredito que o TOC seja uma ansiedade em descontrole, que afeta até o nível dos pensamentos. Ele está muito próximo ao pânico. Sei o que é ter TOC, mas quando estou mais tranquila os pensamentos vão embora. Não sou especialista no assunto, mas já li muito a respeito. Tenho esperança que ao entender porque esse processo começou eu possa desligar alguma válvula que o desencadeie. Faço votos que todos com essa doença consigam obter a cura. Espero ter dado algum conforto com meu depoimento. Um beijo no coração de todos. Ane. Brasília, DF.

    ResponderExcluir
  67. Patrícia Helena pattyhelen@hotmail.com07 junho, 2013

    Olá, bom dia!Hoje decidi buscar ajuda e gritar ao mundo (mundo este tão ignorante em relação aoToc) que tenho TOC. Iniciei esta minha caminhada, buscando conhecer outras pessoas que também sofrem como eu e este Blog foi o primeiro e posso afirmar que muito me ajudou. Há anos sofro com preconceito de todos, principalmente depois que tive minhas duas filhas, principalmente, a menor de 01 ano e meio. Sou solteira e crio as duas sozinhas, e meu Toc está muito agravado, por este motivo, elas, esta semana, não estão morando mais comigo, estão com pessoas amigas. A coisa que mais amo depois de minhas filhas são os animais. Hoje tenho apenas dois, os quais também terei que abrir mão, doando-os à minha mãe, que possui um canil próprio de 70 cães.Já cheguei a ter dez cães em minha casa. O meu Toc é direcionado principalmente em lavar as mãos compulsivamente, por isso, as pessoas me criticam e não entendem como eu andava pelas ruas (isto antes de minha filha menor nascer), tratando e resgatando cães de rua e cuidando de cães em minha casa, limpando suas fezes, dando banho em cães “sarnentos” e tirando carrapatos de cães infestados. Eu digo que o amor supera tudo, não me curei do Toc, mas meu amor pelos animais vale o sacrifício, isto me custou muito dinheiro em conta de água alta, muitos sabonetes, álcool, produtos de limpeza, mas eu consegui salvar muitas vidas caninas. As pessoas diziam que eu tinha que lavar as mãos só de pegar em uma nota de dinhweiro, como eu conseguia cuidar de cães de rua e levar pra casa. Realmente, com minhas manias, eu lavava muito as mãos após cuidar deles, gastei muito tempo de minha vida lavando as mãos, oito, dez vezes consecutivas mas nunca deixaria de cuidar de seres tão inocentes que precisavam de minha ajuda, mesmo sofrendo de TOC, penso que o verdadeiro amor é sacrifício!!! Hoje em dia não os levo mais para casa mas distribuo comida a eles na rua. Sobre o meu TOC, eu continuo sofrendo muito preconceito, principalmente, agora que estou trabalhando em outro estabelecimento, que todos me acham estranha e ficam questionando minhas manias. Deixei de fazer muitas coisas normais, tipo cozinhar, lavar roupas, devido ao meu TOC, pois qualquer tarefa normal do dia a dia para mim é uma tortura, devido a tantos rituais que tenho que seguir ao realizar tais tarefas. Levo título de folgada, “vagabunda”, que deixo minhas filhas passarem fome. Passei a tercerizar a comida, pedindo a uma pessoa de confiança para me fornecer almoço e janta, tudo fresquinho e bem feito, com higiene, pois confio nesta pessoa mas o custo é muito alto, por isso, vivo atolada em dívidas, mas vou levando a vida..... o que me incomoda é a falta de compreensão. Obrigada por este espaço e gostaria de travar contato com pessoas que entendem o meu sofrimento. Um abraço.

    ResponderExcluir
  68. Patrícia Helena patty.helen@hotmail.com07 junho, 2013

    Desculpem, o e-mail acima correto é patty.helen@hotmail.com. Me adicionem no face. Um abraço!

    ResponderExcluir
  69. Patrícia Helena patty.helen@hotmail.com07 junho, 2013

    Olá, bom dia! Hoje decidi buscar ajuda e gritar ao mundo (mundo este tão ignorante em relação ao Toc) que tenho TOC. Iniciei esta minha caminhada, buscando conhecer outras pessoas que também sofrem como eu e este Blog foi o primeiro e posso afirmar que muito me ajudou. Há anos sofro com preconceito de todos, principalmente depois que tive minhas duas filhas, principalmente, a menor de 01 ano e meio. Sou solteira e crio as duas sozinhas, e meu Toc está muito agravado, por este motivo, elas, esta semana, não estão morando mais comigo, estão com pessoas amigas. A coisa que mais amo depois de minhas filhas são os animais. Hoje tenho apenas dois, os quais também terei que abrir mão, doando-os à minha mãe, que possui um canil próprio de 70 cães.Já cheguei a ter dez cães em minha casa. O meu Toc é direcionado principalmente em lavar as mãos compulsivamente, por isso, as pessoas me criticam e não entendem como eu andava pelas ruas (isto antes de minha filha menor nascer), tratando e resgatando cães de rua e cuidando de cães em minha casa, limpando suas fezes, dando banho em cães “sarnentos” e tirando carrapatos de cães infestados. Eu digo que o amor supera tudo, não me curei do Toc, mas meu amor pelos animais vale o sacrifício, isto me custou muito dinheiro em conta de água alta, muitos sabonetes, álcool, produtos de limpeza, mas eu consegui salvar muitas vidas caninas. As pessoas diziam que eu tinha que lavar as mãos só de pegar em uma nota de dinhweiro, como eu conseguia cuidar de cães de rua e levar pra casa. Realmente, com minhas manias, eu lavava muito as mãos após cuidar deles, gastei muito tempo de minha vida lavando as mãos, oito, dez vezes consecutivas mas nunca deixaria de cuidar de seres tão inocentes que precisavam de minha ajuda, mesmo sofrendo de TOC, penso que o verdadeiro amor é sacrifício!!! Hoje em dia não os levo mais para casa mas distribuo comida a eles na rua. Sobre o meu TOC, eu continuo sofrendo muito preconceito, principalmente, agora que estou trabalhando em outro estabelecimento, que todos me acham estranha e ficam questionando minhas manias. Deixei de fazer muitas coisas normais, tipo cozinhar, lavar roupas, devido ao meu TOC, pois qualquer tarefa normal do dia a dia para mim é uma tortura, devido a tantos rituais que tenho que seguir ao realizar tais tarefas. Levo título de folgada, “vagabunda”, que deixo minhas filhas passarem fome. Passei a tercerizar a comida, pedindo a uma pessoa de confiança para me fornecer almoço e janta, tudo fresquinho e bem feito, com higiene, pois confio nesta pessoa mas o custo é muito alto, por isso, vivo atolada em dívidas, mas vou levando a vida..... o que me incomoda é a falta de compreensão. Obrigada por este espaço e gostaria de travar contato com pessoas que entendem o meu sofrimento. Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiramente gostaria de parabenizar o Blog pelo assunto e a coragem de tratá-lo desta maneira. O TOC desencadeou na minha vida aos 20 anos com a morte de um colega de trabalho, hoje tenho 36. Na época não tinha idéia do que seria, por isso foi desesperador naquela época ter essa doença devido às sensações e sentimentos numa idade em que o medo é a última coisa que um jovem de 20 anos pensa. Foi muito difícil, mas superei. No ano seguinte voltei a ter alguns sintomas e fiquei abalado, pois não entendia como poderia voltar a ter essas sensações já que o episódio tinha sido pontual. Foi então que procurei a ajuda médica com psiquiatra e psicólogo com total apoio da minha família e pude começar a entender um pouco melhor sobre a doença. No meu caso a doença é de fundo emocional pela insegurança familiar, já que minha mãe sempre foi extremamente insegura principalmente depois de termos um irmão especial, e meu pai ausente dos problemas familiares, apesar disso tenho muito amor por todos. Admito que nesses 16 anos algumas vezes fui indisciplinado, abandonando os medicamentos e a terapia, pois até hoje não aprendi a lição e quando a vida volta a normalidade procuro me libertar dos dois, mas não aconselho, pois quando volto a ter crises corro para o meu psicólogo. Durante os 16 anos desenvolvi algumas ferramentas que me ajudam a conviver com a doença e a principal é saber que você voltará a ficar bom, pois essas sensações e sentimentos já aconteceram em algum momento, então não é novidade, e tudo voltará a normalidade. Outra maneira de encarar é a fé em Deus, sem uma crença, independente da religião, a esperança fica abalada e a motivação também. Outra dica já comentada anteriormente é estimular a serotonina com exercícios físicos e alimentação. Para finalizar gostaria de registrar que o TOC atrapalha muito, muito, muito mesmo a nossa vida, porém é possível viver normalmente com ela, desde que tratado com seriedade, pois mesmo com TOC sou graduado, pós-graduado, trabalho normalmente e vou me casar no próximo ano. Espero ter ajudado com esse depoimento.
      Abraço a todos e fiquem com Deus.

      Excluir
  70. Primeiramente gostaria de parabenizar o Blog pelo assunto e a coragem de tratá-lo desta maneira. O TOC desencadeou na minha vida aos 20 anos com a morte de um colega de trabalho, hoje tenho 36. Na época não tinha idéia do que seria, por isso foi desesperador naquela época ter essa doença devido as sensações e sentimentos numa idade em que o medo é a última coisa que um jovem de 20 anos pensa. Foi muito difícil mas superei. No ano seguinte voltei a ter alguns sintomas e fiquei abalado pois não entendia como poderia voltar a ter essas sensações ja que o episódio tinha sido pontual. Foi então que procurei a ajuda médica com psiquiatra e psicólogo com total apoio da minha família e pude começar a entender um pouco melhor sobre a doença. No meu caso a doença é de fundo emocional pela insegurança familiar, ja que minha mãe sempre foi extremamente insegura principalmente depois de termos um irmão especial, e meu pai ausente dos problemas familiares, apesar disso tenho muito amor por todos. Admito que nesses 16 anos algumas vezes fui indisciplinado, abandonando os medicamentos e a terapia, pois até hoje não aprendi a lição e quando a vida volta a normalidade procuro me libertar dos dois, mas não aconselho, pois quando volto a ter crises corro para o meu psicologo. Durante os 16 anos desenvolvi algumas ferramentas que me ajudam a conviver com a doença e a principal é saber que você voltará a ficar bom, pois essas sensações e sentimentos ja aconteceram em algum momento, então não é novidade, e tudo voltará a normalidade. Outra maneira de encarar é a fé em Deus, sem uma crença, independente da religião, a esperança fica abalada e a motivação também. Outra dica ja comentada anteriormente é estimular a serotonina com exercícios físicos e alimentação. Para finalizar gostaria de registrar que o TOC atrapalha muito, muito, muito mesmo a nossa vida porém é possível viver normalmente com ela, desde que tratado com seriedade, pois mesmo com TOC sou graduado, pós graduado, trabalho normalmente e vou me casar no próximo ano. Espero ter ajudado com esse depoimento.
    Abraço a todos e fiquem com Deus.

    ResponderExcluir
  71. Primeiramente gostaria de parabenizar o Blog pelo assunto e a coragem de tratá-lo desta maneira. O TOC desencadeou na minha vida aos 20 anos com a morte de um colega de trabalho, hoje tenho 36. Na época não tinha idéia do que seria, por isso foi desesperador naquela época ter essa doença devido as sensações e sentimentos numa idade em que o medo é a última coisa que um jovem de 20 anos pensa. Foi muito difícil mas superei. No ano seguinte voltei a ter alguns sintomas e fiquei abalado pois não entendia como poderia voltar a ter essas sensações ja que o episódio tinha sido pontual. Foi então que procurei a ajuda médica com psiquiatra e psicólogo com total apoio da minha família e pude começar a entender um pouco melhor sobre a doença. No meu caso a doença é de fundo emocional pela insegurança familiar, ja que minha mãe sempre foi extremamente insegura principalmente depois de termos um irmão especial, e meu pai ausente dos problemas familiares, apesar disso tenho muito amor por todos. Admito que nesses 16 anos algumas vezes fui indisciplinado, abandonando os medicamentos e a terapia, pois até hoje não aprendi a lição e quando a vida volta a normalidade procuro me libertar dos dois, mas não aconselho, pois quando volto a ter crises corro para o meu psicologo. Durante os 16 anos desenvolvi algumas ferramentas que me ajudam a conviver com a doença e a principal é saber que você voltará a ficar bom, pois essas sensações e sentimentos ja aconteceram em algum momento, então não é novidade, e tudo voltará a normalidade. Outra maneira de encarar é a fé em Deus, sem uma crença, independente da religião, a esperança fica abalada e a motivação também. Outra dica ja comentada anteriormente é estimular a serotonina com exercícios físicos e alimentação. Para finalizar gostaria de registrar que o TOC atrapalha muito, muito, muito mesmo a nossa vida porém é possível viver normalmente com ela, desde que tratado com seriedade, pois mesmo com TOC sou graduado, pós graduado, trabalho normalmente e vou me casar no próximo ano. Espero ter ajudado com esse depoimento.
    Abraço a todos.

    ResponderExcluir
  72. OLÁ PESSOAL, TENHO 29 ANOS E SOFRO DESSA DOENÇA DESDE MAIS OU MENOS MEUS 9 ANOS, NUNCA PROCUREI AJUDA POIS NÃO ENTENDIA O QUE ACONTECIA ACHAVA QUE ERA UMA COISA SO MINHA E QUE NINGUEM MAIS TINHA, ENTÃO ME ACHAVA MALUCO,SEMPRE QUANDO CHEGAVA A NOITE FICAVA MUITO TRISTE, POIS INCONTROLAVELMENTE FAZIA INUMERAS COISAS SEM FUNDAMENTOS ATÉ QUE MINHA FAMILIA COMEÇOU A PERCEBER E INFELIZMENTE TAMBÉM NÃO SABIAM E QUERIAM QUE EU PARACE DE QUELQUER JEITO COM AQUILO, EU TENTAVA MAIS NÃO TINHA JEITO E COM ISSO SE PASSOU 20 ANOS E NÃO CONSIGO ME ABRIR PRA NINGUEM, NEM MESMO PARA PSIQUIATRAS,SOU CASADO HA 3 ANOS E TENHO UM FILHO DE 2 ANOS, MINHA ESPOSA NÃO AGUENTA MAIS, SEGUNDO ELA EU NÃO A DEIXO DORMIR FOI QUANDO DESCOBRIU O MEU PROBLEMA DE LEVANTAR E ACENDER A LUZ E APAGAR DEZENAS DE VEZES E DEPOIS PERCEBENDO O RESTO NÃO SEI O QUÊ FAZER, MAS FOI MUITO BOA AS DICAS ESPERO QUE EU E TODOS CONSEGUIMOS TIRAR PROVEITO SOU MUITO GRATO FIQUEM TODOS COM DEUS, POIS ACREDITO SEMPRE ACREDITEI E SEMPRE VOU ACREDITAR QUE O MEU DEUS E O DEUS DO IMPOSSIVEL AMEM.

    ResponderExcluir
  73. Sofro com o toc há 6 anos, atualmente tenho 15 anos, e me lembro bem de como tudo começou... é inacreditável, uma criança de 9 anos de idade, lidar com esse pensamento sem pensar em acabar com sua vida.. Sim, eu passei minha infância ao comando do toc, mas nunca deixei de ser uma criança feliz, sempre pensava que isso era normal em outras, e se as outras nao seguiam esses "rituais" porque eu seguiria? Então eu fazia esses "rituais" quando estava sozinha, então nunca gostei, e como tenho um irmão, passava o tempo com ele e me livrava boa parte do tempo desses mals pensamentos que assolavam a minha cabeça..
    Mas eu fui crescendo, e crescendo, e percebi que não era normal, isso não passava, aumentava, e eu sofria cada vez mais..
    Sempre fui daquelas pessoas muito religiosas e sempre tenho comigo a Biblia para saber mais da palavra do Senhor, até que esse ano, eu parei pra pensar: eu sofro disso à 6 anos, calada, sozinha, mas eu não quero isso pra mim.. chorava escondida no meu quarto, pedindo pra Deus me livrar desses pensamentos que assolam cada vez mais a minha cabeça. E pra falar a verdade, nao se sabia que isso se tratava do TOC, até uma reportagem no fantastico.. daí eu ouvi: "Não tem cura".. cara, isso me machucou demais, ouvir isso.. passei alguns dias sofrendo mais que o normal, até que então resolvi procurar na internet sobre o famoso TOC..
    Me deparei com uma frase religiosa que desde então mudou minha vida. Procuro ao maximo não obedecer o que o TOC me pressiona a fazer por medo de que algo aconteça a minha familia. Então eu parei, aos poucos, e sabe oq aconteceu? Nada cara, isso, eu nao fazia os rituais, os pensamentos me rodeavam durante 10 minutos, mas eu nao cumpria, e isso me alegra no final. Ai eu penso: porque eu faria a diferença se lavasse a mão 10 vezes ? Ou simplesmente se nao pisasse na rachadura do piso por 20 vezes? Nada, Deus escolhe tudo pra gente, e foi ai que eu percebi. Hoje eu convivo com o TOC ainda, sofro um pouco, mas nao como sofria.. so de pensar como foi dificil pra mim na época, uma criança de 9 anos, trocar uma roupa durante 2 horas, tirando e vestindo, e chorando sozinha... cara, foi demais pra mim! Hoje tento nao cumprir mais nada, sem ajuda de psicólogos, de psiquiatras, e sim com a ajuda da Biblia que leio todos os dias..
    Agradeço a Deus pela melhora, não to curada, mas melhorei bastante.. Pensa nisso voces ai: Deus comanda o universo, voce fazendo algo repetidamente por umas 20 vezes ou mais, simplesmente por um pensamento que não é seu na sua cabeça não vai mudar os planos do Senhor.. Isso me fez mudar de atitudes.. Deus segura sempre na minha mão, e é ele que me dar forças para continuar.. Acho que vou me formar em psicóloga e mais depois psiquiatra, quero ajudar as pessoas que passam pela dificuldade que eu passei, pois só quem passa, sabe como é horrível ser comandada por algo que vc nao conhece, e ainda mais na infância, onde uma criança imatura sofreu tanto assim..

    ResponderExcluir
  74. Hoje pesquiso ná iternet sobre Toc pois tenho um cuinhado que tem isso e faz pouco tempo que o conhecemos,mais peço a Deus que cure ele por completo não só ele como todos que tem.Que Deus abençõe.

    ResponderExcluir
  75. Vale mesmo. Muito obrigado pelo apoio. Muito obrigado mesmo.

    ResponderExcluir
  76. Nossa man fikei muito feliz em saber que posso dialogar com pessoas na mesma situação que eu,vi uma reportagem no fantástico e descobrir que tinha essa INTRUSA rsrs me ajudou muito o blog,vou procurar ajuda e criar coragem pra falar pra minha familia que são verdadeiros anjos na minha vida amo muito e sou amado por eles.....abraçãoo..Lidioo

    ResponderExcluir
  77. Olha pessoal, hoje que conheci esse blog. Achei muito bacana essa ideia. É bom pra que todos vejam que não estão sozinhos nessa. Eu graças a Deus não tenho toc, mas meu namorado infelizmente tem. É muito difícil pra mim ter que ver ele assim. É um sofrimento muito grande e eu sofro junto. Inúmeras vezes tive até que dar banho nele pra que ele saísse mais rápido do banho. Eu queria poder tirar isso dele com as minhas próprias mãos, mas infelizmente não está ao meu alcance. Ele agora começou a fazer terapias e ta ajudando um pouco. Tenho a esperança de ver ele levando uma vida normal. E mesmo se esse dia nunca chegar, eu não vou soltar a mão dele. Não só quem tem toc sofre, nós que convivemos com eles tb sofremos por querer fazer algo e não conseguirmos...

    ResponderExcluir
  78. Olá para todos...
    Acabei de descobrir este blog e particularmente gostei bastante, eu tenho essa doença há precisamente 13 anos, e para ser honesta, desde quando me peguei com o t.o.c, minha vida tem sido um inferno. Não consegui mais levar uma vida consuetudinária, tudo que eu faço eu preciso contar e, ainda tenho que aguentar imagens, cenas ideoplásticas na minha mente, fatos que gostaria de esquecer, enfim, vocês sabem que existem inúmeros casos de vários tipos de t.o.c, então, o meu é um caso raro, está relacionado com ideoplastia, são mais ou menos como estímulos de memórias que não quero ter, pensar, entenderam um pouco?! Eu sismo com pessoas, lugares, objetos, etc. Eu tenho sofrido demasiadamente por todos esses anos, já fiz tratamentos e nada se resolveu. Eu fiquei por um bom período da minha vida inativa, pois a doença estava tão intensificada que não conseguia fazer nada, trabalhar, estudar, até momentos de lazer não havia mais para mim, já tentei me matar e desejei várias vezes morrer por causa da doença. Eu não consigo manter amizades e menos ainda relacionamentos amorosos, e em partes a culpa é da doença, pois como disse anteriormente, a doença me faz sismar com pessoas e se eu sismar com a pessoa que está comigo eu me verei obrigada a me afastar dela, por mais que isso me machuque, paradoxalmente, essa doença é uma sádica, pois quando as coisas parecem que estão melhorando e eu estou me sentindo um pouco melhor, ela faz questão de destruir isso. Hoje em dia eu não faço nenhum tratamento, parei de tomar os remédios devido aos efeitos colaterais e porque de fato, não resolviam nada, apenas me deixavam menos ansiosa. Eu tenho fé em Deus e até mesmo na Ciência, talvez um dia encontrem uma cura. É bom poder conversar sobre isso com alguém que compreenda o que estou dizendo porque também sofre. E gostaria de dizer para todos que sofrem com essa doença, não percam a fé, por mais complicado que seja, fiquem firmes, não deixem a doença controlá-los, afinal, essa doença está na mente, é psíquica, atinge o cérebro, está tudo dentro da nossas cabeças, é possível controlar e com o tempo e bastante empenho, até mesmo dominar, lutem, não se entreguem a esse carrasco, esse algoz cruel, porque nós, portadores desse transtorno somos guerreiros, bem mais fortes que qualquer outro ser humano, porque a nossa luta é incessante, eu sei o quanto desgasta ser escravo dessa doença. Nunca parem de lutar!
    Grata
    Giovana - saraswati.22@hotmail.com

    ResponderExcluir
  79. Muito obrigada mesmo!

    ResponderExcluir
  80. Muito obrigada,esse é um problema que agora pude identificar após muitas pesquisas e que venho sofrendo desde criança,não tenho somente um,mas sim vários,com uma alta obssesão,seguida de uma forte angústia e tristeza.Algumas das minhas causas talvez seja o alto grau de estresse e ansiosidade.Ainda tenho esse problema,que tive durante meus 11 anos e retornou vários anos depois,e está afetando a todos,desde mim,à minha família e meus amigos,então desde já agradeço.E buscarei formas para me curar.

    ResponderExcluir
  81. Adorei ler este blog, foi muito esclarecedor, fui diagnosticada recentemente mas percebo que desde criança tenho esta doença, e tenho 43 anos, e meu filho de 8 anos já demonstrou muitos destes sintomas, é muito difícil, estou aqui buscando ajuda. Estou vivendo uma separação traumática e estou em profundo desespero, o TOC veio com tudo, sinto-me sem forças.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, não se desespere, fique firme! Sei que o t.o.c é terrível, pois sofro com essa doença também, mas não se deixe vencer por ele, lute, confronte a doença, afinal, o t.o.c é somente um parasita, um hóspede que se acomodou sem convite na nossa mente, podemos expulsá-lo, confie em vc mesma, confie acima de tudo em Deus, se sofremos com essa doença, provavelmente é um processo de expiação. Fique firme, seja guerreira.
      Deus te abençoe
      Giovana

      Excluir
    2. oi, quando recebi o diagnostico de toc, comecei a pensar o que fiz durante toda vida, ou seja, como agi durante minha vida, porque na verdade muitas coisa deixei de fazer pelos pensamentos que invadem nossa mente, e quanto mais evitamos de pensar mais pensamos.
      Fui na verdade manipulada por essa doença por mais de 20 anos, sofrimento angustia, vontade de desaparecer.
      Até que cheguei em um estagio que nao tinha mais como esconder e foi ai que procurei um psiquiatra, pensando em depressão, panico, mas nao foi nada disso era toc, nem sabia direito o que era isso, alias todos ligam o toc as manias, mas ele vai muito alem disso, as manias elas surgem para aliviar um pouco a angustia que sofremos com os pensamentos.
      Quando voltei da primeira consulta do psiquiatra fui procurar na internet sobre a doença e tudo o que eu senti durante toda minha vida estava relatado la, aquilo que eu achava loucura, muitos viviam.
      Alguns conselhos, procure um psiquiatra, ele vai receitar remédios na maioria das vezes a dose de remédio para o tratamento é alta. Não tente esconder o que sente se o seu problema são os pensamentos tente dividir com alguém de confiança, e também não sinta medo de pensar, muitas vezes coisas horríveis, esses pensamentos não são mágicos, outro sintoma e achar que porque estamos pensando essa bobagens estamos atraindo isso para nossas vidas e isso vai acontecer de tanto que a gente pensa.
      os rituais tente evitar aos poucos você passa, uma, duas, três vezes até estar se sentindo bem e ver que nada acontece se deixamos de cumpri-los.
      Tenho certeza que vai conseguir vencer, e um dia poder ajudar aqueles que passam por desespero.
      Deus esta com você.

      Excluir
  82. Tinha Transtorno Obsessivo Compulsivo, estágio avançado. Sempre pedia a Deus pra que me curasse, pois não suportava mais continuar levando a vida que tinha. E hoje graças á Deus estou curado 100%. :D

    ResponderExcluir
  83. Eu tbm desde pequena tenho esses transtornos. Hj em dia tenho mt mania de ficar verificando gaz, as vzs tenho q levantar da cama de noite p verificar, ficar apagando e acendendo a luz. Nossa eh terrivel.... E o pior de td eh q quando vou dormir fico olhando sem parar p cama do lado onde minha mae dorme, tento dormir mais eu tenho q ficar olhando pq vem na minha cabeça q ela pode me matar. Nossa eh terrivel sabe. Essa da hora de dormir eh a pior. Tem tempo q tenho essa. E atrapalha mt meu sono... As vzs imagino q ela vai pegar uma faca rapido e me matar eh horrivel esses pensamentos. Eu tenho desde pequena e tem pouco tempo q descobri q eh toc vendo coisas na net e identifiquei o q tenho como sendo toc. To sem coragem d falar p minha familia e consultar... Mt vergonha dissooo.... ;(

    ResponderExcluir
  84. Gente eu também tenho isso. Eu sei o quanto vcs sofrem , cada um de vocês.Estou bem melhor mas passei por coisas que vocês não podem imaginar. Não tenham respeito por essa doença, ela tenta amedrontar, não tenha medo. Ao contrario quanto menos moral derem mais estarão no controle da situação. A chave do sucesso é perder o medo do toc, ao contrario, colocar as coisas no lugar e mostrar quem manda. O toc não é digno do seu respeito, ao contrario, ele oprime tanto quanto um assassino um vilão.O segredo da posse do toc sobre nós é o medo incontrolável q ele nos causa nos fazendo ficar submissos e nos submetendo a esses malditos rituais. Enfrentem sem medo! Percam o medo . Quando me vinha um pensamento eu mandava para PQP!!! Pra casa do C...... Ir se F..... Me perdoem , mas quando vc chega no limite, vc começa a por as cartas na mesa de sua vida e eu cheguei no meu. É assim que hj eu não obedeço mais nenhum ritual, e não tenho mais medo do toc e sigo minha vida .Controlei a situação assim e sem remédios. Porém tenho passado no psiquiatra porquê ainda tenho crises de ansiedade e acho que estou com um pouco de depressão. Por fim hj tomo os medicamento que antes esse vilão não me permitia tomar para de uma vez por todas botar esse inimigo por debaixo dos meus pés. Há muitas coisas na sua vida que merecem o seu respeito.Essa não!Guarde seu repeito para as coisas boas da vida! Entrem no ringue de uma vez por todas , adoraria estar na plateia vendo cada um de vcs perderem o medo e darem na cara desse toc miserável. Desmascarem vcs verão q tem mais forças do q ele, apenas estão subestimando.Exatamente o q o toc quer. Não obedeça ele. Isso irá o desmascarar!

    ResponderExcluir
  85. Sou a pessoa do post a cima.Algumas vezes até as coisas ao seu redor vão contribuir pra te derrubar mais ainda.Pra vc ter mais ainda medo do toc. Passei por isso também e venci.Lembren-se disso, o toc é mentiroso. Ele lança duvidas, faz seu portador de bobo,Ele faz de tudo pra vc acreditar q ele é verdadeiro mas não é. É apenas um covarde, um mascarado. Domina totalmente mas não se preocupem, é possível mostrar quem manda , sou prova viva disso e sem remédios..Porém tratamento psicológico e psiquiatrico é imprescindível , até para aumentar sua confiança e saber mais e mais q a sua crença absurda não passa de uma doença tratável. Insisto, não se submetam. Nós precisamos nos unir. Eu já passei por isso , podemos nos ajudar! Precisamos fazer um movimento. Um grupo de apoio , alguma coisa. Trocar experiências e coisas do tipo é uma das coisas q mais pode nos ajudar. Por favor entrem em contato comigo me add no face , procurem por Joseline grogenski . Moro em são josé dos campos. Muita gente padece até hj disso por falta de informação. Não é divulgado?? Vamos divulgar. Não tem grupo de apoio?? Vamos nos unir, vamos fazer! Eu já passei por isso. Posso ajudar , estou disposta! Odeio essa maldita doença. Vamos acabar com ela quanto mais pudermos! Vamos gritar ao mundo, vamos fazer um movimento. Eu perdi as coisas q mais amava por causa dessa doença maldita , estive por baixo dos pés dela todo esse tempo, até me revoltar e jogar por terra as barreiras q tentavam me deter. Tinha toc desde os 13 anos , só fui descobrir q essa doença existia aos 19. Perdi aquilo que mais amava, perdi a paz, Perdi os amigos, perdi tudo ou quase tudo.Achei q fosse o fim,tive q encarar tudo sozinha,sem remédio, sem ajuda , sem contar pra ninguém. As coisas ao meu redor contribuíam mais e amis pro meu fim.Até pessoas da minha própria casa.Mais não foi o meu fim, to de pé de novo. Junto os cacos da minha vida até hj. Matei o leão , me levantei.Voltei ao cenário das perdas pra resgatar tudo novamente.Hj a minha vida tah quase no lugar, ainda não tah 100% mais em vista do q já passei . Cada dia evoluo mais e mais e tenho fé, vou recuperar tudo de novo. Meu segredo foi a própria revolta q essa doença causou dentro de mim dela msm.Por favor não deixem de me add, vamos nos unir e se possível pessoalmente tbm! Eu creio no fim do toc!Mais do q trocar experiências, vamos unir forças!
    JOSELINE GROGENSKI ...ME ACHEM NO FACE!!!
    Força e paz! Grande abraço a todos!

    ResponderExcluir
  86. Sou a pessoa do comentario anterior da Joseline. Gostei Joseline, e gostei da ideia de fazermos um grupo. Axo bom trocarmos experiencias. E foi mt bom ler a experiencias de todos aq. Vou te add p gent conversar. Eu tenho toc desde pequena eu percebia q tinha manias estranhas e q nao conseguia controlar e pensamentos tbm, mais a pouco tempo descobri q era toc por pesquisa na net, e td indica ser toc. E nao tive coragem ainda d contar p minha familia. ;( preciso de ajuda e conforto. Nao consigo me abrir com eles....

    ResponderExcluir
  87. Desde a infância carrego comigo este mal que se chama TOC ; me ajudem pelo amor de DEUS pois não aguento mais; o que devo fazer ? Quais os tratamentos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Creio que a melhor opção é levá-lo sempre ao psiquiatra e tb ao pisicologo, é a melhor maneira de ajudá-lo

      Excluir
  88. Ola.meu marido tem toc,desde q nossa filha tinha uns 6meses,hoje ela esta com 4anos.e dificil ver ele passando por isso,sofro junto com ele.ele faz tratamento com psiquiatra,mas tem sempre uma recaida.temos muita fe um dia pode ser q acabe .gostaria de entrar em detalhes sobre os pensamentos dele mas ele mesmo nao se sente a vontade pra falar sobre o mesmo.mas confesso q fez um bem enorme pra ele ler estes comentarios.

    ResponderExcluir
  89. olá.Meu filho tem TOC desde muito pequenino. Hoje tem 11 anos e continua...isso me doi muito e embora eu sabendo que não o ajudará, eu às vezes o cobro e digo: "pára com isso, não repita essa frase, procure se controlar..." Não sei se isto é certo ou errado. Me ajudem! como deverei agir? ignorar suas repetições, pedir auto controle, conversar a respeito, mudar de assunto qdo vejo seus tocs? me ajudem! Outrossim: o levei ao psiquiatra que receitou Fluoxitina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Creio que a melhor opção é levá-lo sempre ao psiquiatra e tb ao pisicologo, é a melhor maneira de ajudá-lo

      Excluir
  90. oi, desde que engravidei há 3 meses fui invadida por toc religioso, tenho pensamentos absurdos e blasfemos contra o meu Senhor amado, o que me machuca muito, é cada coisa horrível que tenho até vergonha de contar. já tinha pânico e parei medicação por causa da gravidez. quando esse tormento chega eu até bato muito no meu rosto, me machuco muito pra me castigar, é muito doloroso... peço perdão 24 horas por dia tenho medo de morrer, e ás vezes até penso q seria bom se não fosse pelo meu filho que espero... falei com o pr da minha igreja e ele disse q isso era muito estranho, não entendeu aí fui ao psiq, q já me tratava do pãnico e ele falou q era TOC.

    ResponderExcluir
  91. Olá, meu nome é Giovana, e tenho 16 anos. Desde pequena convivo com o TOC, mas recentemente decidi procurar a origem da s minha manias, e descobri a doença. O primeiro psiquiatra que fui não me ajudou muito, e agora penso em me tratar com homeopatia, será que ajuda? O que mais me incomoda são os pensamentos intrusivos, e quando li as postagens aqui do blog, quase pensei que eu mesma tinha escrito, e adorei ler histórias de outras pessoas e me identificar, saber que não sou só eu... Obrigada !

    ResponderExcluir
  92. Olá boa noite a todos, estou fazendo tratamento com Dr. Gustavo em Sorocaba melhorei muito tomo resferinona e olanpramina para acalmar e sertralina para ficar mais feliz, ele é um ótimo psiquiatra, vejo que a minha melhora está acontecendo, uma dica é trabalhar não ficar em casa pois isso atrapalha muito a cura do TOC, falo cura pois ela existe, quem tem TOC são pessoas muito inteligentes e a mente por não ter oque fazer usa o TOC para ficar trabalhando simplesmente isso, só que de uma forma ruim devemos canalizar essa mente iperativa no trabalho ou outras atividades como esporte. Não nasci com isso como todo vocês, então isso pode sim ser curado a medicina esta muito avançada e os medicamentos também então primeiramente, é pensar positivo e ocupar a cabeça fazer nossa parte o resto deixa com a medicina e Deus é claro!

    ResponderExcluir
  93. É muito dificil, só quem tem TOC, sabe o que passamos , meu caso foi diagnosticado ah dois anos, sou casada , tenho um filho e formação acadêmica, mas fiquei anos estagnada devido ao TOC , hoje como já estou dois anos em tratamento estou conseguindo seguir a diante , mas todos os dias os pensamentos ainda vem ,mas estou tentando ignorar , mas os rituais ainda está difícil abandonar, ás vezes quebro algum ritual e logo penso no pior, vamos orar para que Deus nos ajude a melhorar cada dia mais

    ResponderExcluir
  94. Possuo toc de início precoce, desde criança. Cujos sintomas acentuaram-se na adolescência. A partir dos dezoito anos procurei um psiquiatra e passei a tomar medicamentos. Hoje estou com 44 anos, ou seja, há mais de 25 anos sofro com esta doença, já tendo passado durante todo este período por diversos especialistas em toc, vários tipos de medicação, inclusive fiz TCC, que me foi bastante útil, entretanto jamais consegui me livrar totalmente dos sintomas, pelo contrário minhas obsessões (são poucas compulsões, apenas algumas ruminações) ainda me incomodam bastante a ponto de pensar que vivo com um dor de cabeça permnente, dentro do cérebro, que vive permanetemente ativo. o que faço enfim para relaxar a mente e ter paz ?

    ResponderExcluir
  95. Oi Anônimo do post anterior, o q são as suas obsessões? Elas te incomodam o dia inteiro?

    ResponderExcluir
  96. Nossa! Excelentes Palavras!!
    Realmente o Toc é um Transtorno horrível que nos deixa muito "pra baixo" e que saber que tenho que conviver com isto para o resto da minha vida me angustia demais!!
    Adorei suas palavras de Apoio, seus Conselhos, seus esclarecimentos!!
    Parabéns pelo Blog!!
    Maravilhosooooooo!!

    ResponderExcluir
  97. Eu já tive uma crise muito forte de toc a muitos anos atrás e fiquei bem depois.Hoje estou grávida com 39anos de uma gravidez não planejada e estou em crise.Tem sido muito difícil penso nos meus problemas dia e noite,não estou dormindo ...Vou pro sétimo mês e estou doidapra ter o bebê e não vou amamentar pra começar a tomar meus remédios com urgência para melhorar.Remédios certos ajudam sim.

    ResponderExcluir
  98. tenho toc desde criança naum consigo parar isso e um tormento em minha vida sinto um vazio dentro de mim , uma angustia mas tenho fé que um dia vou me curar desse tormento nada pra Deus e impossivél !!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  99. OI AMIGOS TENHO ALGO PARECIDO COM TOC PRECISO AINDA SABER SE E TOC TODA VEZ QUE ALGEM FALA DE DOANÇA PARECE QUE AGUILO VAI PEGAR EM MIM, E MUITO MAIS FORTE QUE EU AS VEZES PENSO QUE MEU CACHORRO ESTA COM DOENÇA E NEM ENCOSTO NELE COM MEDO DAQUILO PEGAR EM MIM AS VEZES CONFIRO A PORTA UMAS 3 VEZES PRA SABER SE ESTA FECHADA AS VEZES NAO TOCO EM MEUS FILHOS PORQUE PARECE QUE VOU PASSAR UMA DOENÇA PARA ELES E MUITO ESTRANHO E ESTA AUMENTANDO QUANDO PENSO QUE QUEGUEI UMA DONEÇA DE ALGEM CHEGO ATE A SENTIR DOR E MUITO ESTRANHO AMANHA VOU PROCURAR PELA 1º VEZ UM PISIQUIATRA JA FUI AO NEURO E NAO RESOLVEU MAS SEI QUE O SENHOR ME DARA UMA RESPOSTA POIS ESTA A CADA DIA PIOR
    NEM ENTRO EM SEMITÉRIO NE PASSO PERTO NAO TEM LOGICA ALGUMAS COISAS QUE PENSO E COMO E ALGUMA ATITUDE MINHA FOSSE DE LOJE FOSSE SALVAR ALGUNS DE MEUS FILHOS OU MINHA ESPOSA OU MEUS PAIS ENFIM E UMA LUTA ERCULEA

    ResponderExcluir
  100. Olá, também fui vítima deste mal por muitos anos, na verdade tudo começou quando eu era só uma criança, mas era bem leve, os sintomas fortes só vieram na minha gravidez, quando eu já tinha 28 anos, imaginem vocês se ter TOC no período normal de uma vida é terrível, quanto mais numa gravidez, pensamentos invasivos, tudo relacionado ao feto, meu Deus como eu sofri, sem saber do que se tratava, sem poder tomar uma medicação por conta da gravidez. Nove meses da minha vida que eram prá ser os melhores, curtir a minha gestação, mas era como um pesadelo, nem mesmo o meu obstétra sabia do que se tratava, mas foi aí onde me apeguei com Deus, este foi o período da minha vida, onde mais orei, mais busquei a Deus e ele tirou aquele fardo pesado de mim, Ah! Como Deus foi e é MARAVILHOSO, eu o AMO por isso, finalmente comecei a curtir minha gravidez no sétimo mês e ansiosa pelo nascimento de minha filha. Tudo correu bem no parto, no resguardo, minha criança linda, saudável, mas até aí eu não sabia que tinha TOC. Após um ano, os sintomas voltaram, mas eu só descobri que era TOC, quando minha filha já tinha quatro anos, descobri praticamente só, com pesquisas, fui a um psiquiatra, o mesmo só passou medicação, não deixou claro qual era o meu problema, tomei medicação por quase três anos, e nesse período fiquei praticamente sem os sintomas. Quando tudo parecia bem minha filha já com cinco anos apresentou alguns sintomas do TOC também, meu Deus, aí a minha dor foi muito grande, hoje ela toma medicação, faz TCC, mas vem uma boa notícia eu deixei a medicação há cinco meses, estou sem sintomas e esperando em DEUS pela nossa cura, sim, a minha, de minha filha e todos que sofrem com este transtorno, devemos procurar ajuda nos médicos, na medicação, mas principalmente a ajuda de DEUS, já que para os médicos não tem cura, só tratamento, eu creio que ELE, O TODO PODEROSO pode sim nos curar e é por ELE que eu estou esperando e ainda darei o nosso testemunho na igreja a qual me congrego. Fica a dica: Li muito, pesquisei muito sobre o TRANSTORNO OBSSESSIVO COMPULSIVO e confiei na minha família para falar sobre o assunto, isso ajuda bastante, não tenham vergonha de seus pensamentos. Hoje levo uma vida normal e minha filha também. Desejo a todos nós a cura DIVINA do TOC. Um abraço e fiquem com DEUS.

    ResponderExcluir
  101. um dos melhores meios é substituir um pensamento por outro, por exemplo pense ..... não se eu fizer ou repetir isso é que o que estou pensando acontece. e isso vale pra sempre.

    ResponderExcluir
  102. Olá,em primeiro lugar parabéns pelo blog .Minha esposa tem toc e as vezes tenho dificuldades de convivencia com ela devido o toc. Gostaria se possivel alguem me ajudar me passando algumas dicas.Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  103. Olá pessoal. Eu sou portador do TOC e sofro com isso a anos. Eu costumo falar a "Mania" de "Chilique". Todo santo dia é um novo. Tem certos lugares aqui na minha cidade que não posso passar em cima que eu fico ali por minutos pensando, indo e voltando, indo e voltando pra tráz. até que eu me liberto e sigo em frente, mais se nao tenho que voltar denovo se não nao fico liberto. Quando passo na frente do espelho ataca outro e fico ali. Penso nas Iniciais dos nomes de familiares com as iniciais dos nomes das partes do meu corpo. é um saco. Tomei Olanzapina e clomipramina mais nada resolve. Se alguem sabe de algum remédio me fale. Obrigado gente. até mais.

    ResponderExcluir
  104. Oiii galera me adicionem aqui nesse Facebook https://www.facebook.com/felipe.guerreirodecristo?ref=ts&fref=ts Lá estarei conversando e tentando ajudar a vcs q passam por isso. Pois tbm já passei e O Nosso DEUS ele pode nos ajudar JESUS ele cura mesmo e pode te curar tbm.. DEUS nos usa apenas pela sua misericórdia creio q pelo poder do ESPIRITO SANTO ele fará o sobrenatural na tua vida tbm amém... melhorei bastante graças a DEUS ele está me curando aos poucos.. :D Creiam e entrem em contato comigo a reposta está na fé e na palavra de DEUS. Estarei os consolando como DEUS tem me consolado tbm amém..

    ResponderExcluir
  105. Galera,
    É o seguinte: Sou um estudioso sobre o assunto e segue uma dica que talvez possa ajudá-los. Não é fácil você lidar com a ansiedade que os pensamentos causam, mas estudos já mostraram que o enfrentamento é uma boa opção para se livrar da obsessão. Portanto, a partir do momento que o portador do TOC entende que seus pensamentos não tem sentido logico e que absolutamente nada irá acontecer caso ele não faça o ritual, ele passa a ter forças pra enfrentar o problema. Existem estudos que mostram que após 15 min a ansiedade tende a diminuir, e quanto mais a pessoa realiza os rituais, mais necessidade em realiza-los ela terá. Isso é comprovado e realizado na TCC. Portanto, a todos que sofrem desse problema eu digo, tentem não realizar o ritual, no primeiro minuto parece que a ansiedade vai tomar conta de você, mas depois de 15 min ela passa. Logo depois você terá a necessidade de realizar o ritual, já que esse comportamento está enraizado na mente da pessoa. Acontece que com o passar do tempo o seu cérebro passa a entender que você não realizará o comportamento compulsivo e tende a minimizar. NÃO É FÁCIL, NÃO É DA NOITE PARA O DIA, MAS É POSSÍVEL. De qualquer forma acho prudente todos que passam pelo problema, buscarem ajuda de um psiquiatra que entenda bem do assunto. A Dra. Ana Beatriz Barbosa Silva é uma excelente médica com livros publicados, bastante conceituada mesmo. O trabalho do psiquiatra aliado ao trabalho de um bom terapeuta e ajudará vocês. É isso, passando apenas pra deixar uma luz de esperança a quem está desesperado. Como já disse sou apenas um estudioso do problema, caso queiram trocar idéias, mandem e-mail. Desejo a todos força, SAÚDE e muito sucesso!!!
    E-MAIL - TOC.SE.SUPERA@HOTMAIL.COM.

    ResponderExcluir
  106. Olá pessoal, primeiramente quero parabenizar ao dono do blog e a todos que deixaram aqui seus depoimentos a respeito do problema. O blog é um ótimo instrumento para dividirmos experiências e nos ajudarmos uns aos outros com palavras de apoio. Bem, tenho T.O.C. desde pequeno e me lembro que quando criança eu realizava diversos rituais para aliviar a ansiedade, exemplo: ficava repetindo frases, tocava em objetos diversas vezes, quando ia ler sempre lia diversas vezes o mesmo trecho, etc. Ao longo do tempo percebi que as obsessões evoluíram e hoje com 22 anos tenho obsessões que me obrigam a realizar com mais frequência rituais mentais, como ficar mentalizando imagens e olhando diversas vezes para alguma coisa, não que os rituais "externos" tenham acabado, mas agora acontecem com menos frequência. Umas obsessões que mais me fazem sofrer é o fato de se sentir muito incomodado pelo fato de saber sobre relacionamentos e casos anteriores do meu namorado. Sei que não tem nada haver, é passado, eu não me sinto bem nem quando ele fala a respeito de como foi que ele se relacionou com outra pessoa, daí as obsessões começam e isso me faz sofrer bastante. Enfim, ainda não procurei ajuda psiquiátrica, mas, agora estou disposto e vendo todos esses depoimentos aqui fico ainda mais com vontade de começar um tratamento. Todos esses depoimentos são de suma importância para dar-nos força. Obrigado pelo espaço e pelas palavras de todos, um grande abraço e FORÇA e PAZ para todos nós!!!

    ResponderExcluir
  107. gente aqui em goiania tem um pioneiro que faz cirurgia para o toc ele é muito bom

    ResponderExcluir
  108. Estou DR SUNNY, congratulo-me com todos vocês ao meu mundo de templo espiritual de solução eu quero garantir-vos que de modo que nunca me contactou para acontecerá com os poderes de meus antepassados. eu quero que você saiba que eu estou aqui para ajudá-lo em qualquer problema que você pode estar enfrentando, eu tenho sido no campo de ajudar as pessoas por mais de 55 anos agora, eu quero que você saiba que eu tenho ajudado resolver mais de 7000 pessoas com tantos problemas em diferentes países e que eles nunca pararam de me chamar para me agradecer o bom trabalho que eu tenho feito para eles. Meu bom trabalho se espalhou para muitos países, por isso, é porque eles viram o meu bom trabalho e que me ajudou a espalhá-lo por todo o mundo. Eu quero que você saiba que o momento em que você entrar em contato comigo basta considerar todos os seus problemas resolvidos, porque eu sei que quando eu começar em seu trabalho feitiço que você está indo para testemunhar ao mundo inteiro aqui, e-mail me via endereço. drsunnydsolution1@gmail.com)

    Você está passando por algum destes problemas,

    Você precisa de seu VOLTAR EX MUITO RÁPIDO

    DON Você quer que seu amante para TE AMO AS como nunca antes

    Você está sofrendo de uma doença LONGO TEMPO

    Você está enfrentando problemas financeiros

    Você está procurando por um bom trabalho

    VOCÊ QUER SE TORNAR UM DONO DA CASA

    VOCÊ ESTÁ PROCURANDO UMA GRADE DE PRIMEIRA CLASSE

    VOCÊ QUER SAIR PRIMEIRO em seus exames

    É você uma estrela e quer ser tão popular AO MUNDO INTEIRO

    VOCÊ QUER SER RICO

    VOCÊ QUER SEU NEGÓCIO para manter em movimento

    VOCÊ TEM UMA EMPRESA DE QUALQUER TIPO E VOCÊ QUER EXPANDIR

    Quer que o seu marido ou esposa PARA MANTER SEU MUNDO

    Você está enfrentando algum problemas conjugais

    SÃO Você está encontrando dificuldades para engravidar para seu marido

    Você está experimentando abortos QUALQUER MOMENTO DE TOMAR NO

    VOCÊ QUER competir em qualquer jogo de loteria

    Você está enfrentando HARDSHIP

    VOCÊ TEM SIDO AMEAÇADO POR ALGUÉM

    VOCÊ QUER SER BEM SUCEDIDO EM QUALQUER COISA QUE VOCÊ colocar em suas mãos

    É seu filho ou filha se comportando estranhamente

    Você está enfrentando MANIPULAÇÕES bruxaria

    VOCÊ QUER para lançar um feitiço amor forte EM SEU menina ou menino AMIGO

    VOCÊ PRECISA poderes mágicos para fazer qualquer coisa que você quer

    Você está encontrando dificuldades para escolher um parceiro de vida

    Você quer que seus pais para ser orgulhoso de você

    Você está experimentando o fracasso e DECEPÇÃO EM QUALQUER coisa que você faz. (ETC)

    ResponderExcluir
  109. Ai galera quem sofre dessa maldita doença me add no face https://www.facebook.com/gabriel.valerio.142

    ResponderExcluir
  110. Sou terapeuta e descobri como curar toc sem remédios.
    Confira:http://www.terapiasemlimite.com.br/transtorno-obsessivo-compulsivo.asp

    ResponderExcluir
  111. Sou terapeuta e descobri como curar toc sem remédios.
    Confira:http://www.terapiasemlimite.com.br/transtorno-obsessivo-compulsivo.asp.
    Estamos a disposição para sanar qualquer dúvida.
    abs. Moser

    ResponderExcluir
  112. Estou namorando com um homem de 56 anos que tem toque. Talvez porque não goste dele o suficiente, estou ficando sem paciência para suas obsessões de repetição e conferência, que são muitas! Gostaria de aprender a lidar com isso. Obrigada!

    ResponderExcluir
  113. cansada desse toc de dias bons e outros ruins, as vezes tenho vontade de dormir dormir e dormir.deixo de fazer varias coisas por causa do toc hj n fui pra academia ia pra casa de meu pai tbm n fui pq de um pensamento,estraga o resto do dia e as vezes ate os outros dias tbm

    ResponderExcluir
  114. OI PESSOAL EU TAMBEM TENHO TOC O MEU E DE LIMPEZA E MEDO DE DOENÇA NAO AGUENTO MAIS SE VOU A IGREJA COM MEUS FILHOS ,QUANDO CHEGO EM CASA TODO MUNDO TEM QUE TOMAR BANHO DE NOVO, LIMPO CASA TODO DIA ANOITE E NIMGUEM PODE SAIR DE CASA DEPOIS QUE TOMAR BANHO SE NAO TEM QUE TOMAR BANHO DE NOVO, LIMPO MEU SOFA COM ALCOOL A PORTA DA GELADEIRA MESA CADEIRA TODOS OS DIAS JA NAO AQUENTO MAIS ,E ESTOU TOMANDO REMEDIO SERTRALINA ,SO DEUS NA CAUSA ALGUEM MIM AJUDE .

    ResponderExcluir
  115. OI PESSOAL TAMBEM TENHO TOC MAIS TO FAZENDO TRATAMENTO E ESTOU BEM MELHOR CONSIGO ATÉ ESTUDAR ^^ EXISTE ALGUM GRUPO SO COM PESSOAS COM TOC?

    ResponderExcluir
  116. Descobri que há 4 meses que meu filho de 12 anos tem toc, assim que descobri ele começou tratamento com psicólogo e psiquiatra, agora em agosto ele começou apresentar agressividade comigo, quando quer uma coisa ninguém o convence do contrário.. isso aconteceu com alguém... mesmo sabendo tudo sobre o assunto não estou conseguindo ter paciência suficiente para contornar essas situações de agressividade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, e bem-aventurados são vocês que encontrei o meu site. Meu nome é Senhor Orixá. e eu estou aqui para ajudá-lo a mudar e transformar sua vida da maneira mais positiva possível. Eu uso o poder do ofício preto e Wicca feitiços para ajudar pessoas como você conseguir o amor que eles querem e
      o dinheiro que eles merecem e também curar qualquer das doenças. Meu amor e feitiços de ervas oferecer resultados surpreendentes e rápidos. Você quer encontrar
      sua alma gêmea? Você quer se reunir com um amante passado e fazê-lo amar você de novo ou curar qualquer de suas doenças que você tem que sofrem de no passado? Você precisa ligar um encrenqueiro de causar problemas no seu relacionamento? Com meu serviço feitiços, eu posso lançar um feitiço de amor ou preparar uma cura de ervas para suas doenças em seu nome que vai ajudar todos os seus desejos e sonhos. Eu também faço outras magias personalizados, como feitiços dinheiro, períodos de emprego, feitiços e magias amizade, sorte. Você já pode ter tentado o poder de magias e orações para obter
      o que você quer. Embora seja verdade que todo mundo tem a habilidade de lançar
      feitiços e fazer magia, feitiços é como um músculo. Todo mundo tem esse "músculo", mas quanto mais você usá-lo, mais forte ele fica, e quanto mais as coisas que você é capaz de fazer com ele. Se você não é um lançador de magias experiente, seu feitiço pode não ser tão forte, ea
      resultados não tão rápido quanto você pode desire.GET RESOLVER SEUS PROBLEMAS AQUI e ser livre !!
      Olá para as pessoas que querem ser Grande, Nota: Este lançamento de feitiços não têm qualquer efeito sobre qualquer um, mas apenas para
      se o seu problema resolver OK.

      1: Ame Spell
      2: Magia Dinheiro
      3: sorte para ganhar loteria
      4: Feitiço para começar um trabalho
      5: Feitiço curar a esterilidade
      6: Feitiço para começar um trabalho

      E muito mais: Contacte-me através do meu e-mail: lordorishatemple@gmail.com
      Mobile Number: +2348033624849

      Excluir
  117. Bom Dia!

    Não tenho TOC e nunca conheci alguém que tivesse, no entanto comecei a namorar um homem maravilhoso, ele é muito inteligente com um QI acima da média, mas com os dias passando ao lado dele passei a observa-lo e a perceber seus problemas.
    Ele é muito ansioso, agitado quer fazer muitas coisas ao mesmo tempo, lava as mãos a cada 5 minutos, saí da cama apenas com o pé direito, ao fechar a porta verifica várias vezes se está trancada, lava copos e talheres várias vezes antes de usar.
    Mas, o problema maior é na hora do sexo, ele não gosta de ser tocado, beijado, abraçado e também não gosta de tocar, o sexo é muito básico, sem preliminares, pois sinto que ele tem horror a intimidades.
    Outra vez o surpreendi no banho e entrei no box para lhe fazer companhia, percebi que ele quase entrou em panico, se lavava muito como se estivesse sujo, não me deixou tocá-lo e quando o fiz seus olhos me olharam com sofrimento. Nunca fui beijada por ele apenas selinhos e mesmo assim roubados. Ele faz terapia e toma fluoxetina.
    Em outra ocasião, foi me servir um café e lavou a xícara umas 5 vezes, apenas comentei que a xícara já estava limpa na primeira lavagem e não havia necessidade de mais lavagens ele ficou extremamente triste, então percebi que havia feito um comentário errado, desde então, procuro não dizer nada apenas observo. O mais certo eu acho que seria procurar ajuda para mim também, para aprender a ajudá-lo, não sei o que fazer, não sei como lidar com isso, me ajudem por favor.

    ResponderExcluir
  118. Quando eu tinha por volta de 12 ou 13 anos, começei a ter meus primeiros sintomas de TOC, por um momento vi minha vida acabar. Imagina ai uma criança passar por tantos transtornos assim. Quando isso começou e não sabia o pq do motivo e nam sabia como isso aconteceu, só o que sei foi que minha virou um inferno. Tudo o que eu fazia era mais de tres vezes,acendia e apagava as luzes com todos os dedos, eu no começo coloquei na minha cabeça que tinha que fazer as coisas mais de tês vezes e depois mais de 18 vezes. Quem tem toque sabe, que tudo que acontece é motivo de repetiçoes.Essa doença é muito ruim! Você começa a se sentir envergonhado, pq as pessoas começam a achar que isso é coisa de doido. Era muito ruim olhar para minha maezinha e ver ela sofrendo. Certa vez ela deitada na cama comigo, olhou pra mim e disse. Meu filho toda vez que vc for querer fazer uma coisa, repita, ninguem tem mais poder do que Deus, e toda vida que minha mente mandava eu fazer algo eu falava isso e com a graca de Deus eu fui curado. Sozinho e sem remedio. Só que agora aos 29 anos tudo voltou e voltou muito pior. Acredito que pelo fato de não ter tratado quando pequeno. de uma coisa eu tenho certeza. Deus, os medicos, seus familiares e amigos sao as ajudas necessarias para você acabar com o TOC. começei a rezar um terço e me apaguei com nossa Senhora e estou vendo um pouco de melhora. Um conselho, munca deixe de tomar Remedio quano os sintomas melhorarem. Continuem tomando ate o medico mandar parar. Se apegue em Deus e em Jesus Cristo, só eles podem nos dar a cura.

    ResponderExcluir
  119. Tenho TOC desde os 10 anos de idade hoje estou com 26 anos.... Tenho muitas manias, mas o maior problema são os pensamentos negativos.... penso na morte em doenças o dia inteiro!!!! Expemplo: Se vou pegar um garfo e nesse momento estou pensando que minha mãe vai ficar doente eu tenho que repedtir a ação ate o pensamento ir embora.... Chego a ligar pra ela 6 vezes ao dia.... Nao estou aguentando mais....... Minhas preocupações são demais... me preocupo com minha mãe 24 horas por dia. Faço tratamento e tomo medicamentos porém não senti melhora.... ME AJUDEM!!!!

    TUDO QUE EU SINTO VAI ACONTECER?? ELA PODE FICAR DOENTE SE U DEIXAR DE FAZER ALGUM RITUAL?


    Já cansei de mandar e-mail ninguém me responde.

    ResponderExcluir
  120. Andreia minha filha tem toc desde dos 10 anos hj com 19 mais a única pessoa que pode ajudar a acabar com essa doença e Jesus esse é o remedio só ele pode curar eu creio que na hora certa eu oro e faço jejum ela ficará boa participem de um grupo de oração busquem força em Deus ele é nosso socorro amem

    ResponderExcluir
  121. Muito obrigada pelo seu depoimento. Tenho uma filha que tem e procuro ajuda-la no que for possível. Já toma remédio e faz terapia. E estou tentando anima-la a fazer exercícios junto comigo para ajudar. As vezes fica tenso, as vezes melhora e assim vamos indo... todos temos problemas, uns mais fortes , outros mais fracos, mas temos e assim vamos caminhando...Obrigada!

    ResponderExcluir
  122. Pessoal, uma das promessas para nosso tratamento é a optogenética. Há 10 anos quando fui diagnosticado não havia pesquisas a respeito dessa técnica -- pelo menos não me recordo de encontrar alguma. Há estudos feitos com ratos modificados geneticamente (sem o gene Sapap 3) para apresentarem sintomas do TOC que foram curados ou apresentaram grande melhora com a técnica da optogenética. Talvez o mesmo aconteça com humanos. Pesquisem a respeito. O jeito é esperar e ter esperança.

    ResponderExcluir