19 abril 2012

Catástrofe ou tempestade em copo dágua?

Nós, portadores de TOC somos perfeccionistas, gostamos das coisas certinhas, muitos gostam de tudo alinhado, outros gostam da limpeza ao máximo. Esse negócio de "mata até 99% do germes" não serve para nós, ou mata 100% ou não serve para nada. Somos inteligentes e criativos :), aqueles que tem compulsão conseguem inventar uma desculpa em milissegundos quando é pego "com a boca na butija", fazendo aquele ritual ridículo de bater em todos os postes: "ah, sempre tive curiosidade em saber se os postes eram ocos ou não". Ou aquela mania idiota de abrir e fechar a porta do carro várias vezes conferindo se ela realmente está fechada, pô, se vc ligou o alarme e ele trava as portas é claro que ela está fechada. Mas se alguém ve e lhe questiona isso vc rapidamente diz: "Essa borracha da porta está uma porcaria, eu fecho e ela não veda direito então tenho que fechar novamente." Nem preciso falar o quanto somos ansiosos pois até hoje não sei se somos ansiosos porque temos TOC ou se temos TOC porque somos ansiosos. NÃO somos loucos apesar de parecer loucura essas nossas obsessões e compulsões. E somos catastróficos........ e como somos!!!!! Parecemos aquela hiena do desenho animado que vivia com uma nuvem negra sobre a cabeça e ficava o desenho todo dizendo: Óh céus, Óh dia, Óh azar (os mais novos procurem no google para saber que desenho é esse). Se algo pode dar errado temos certeza de que vai dar errado, até colocamos a culpa no Murphy (é a lei de Murphy). Se algo tem 80% de dar certo, acreditamos que com certeza absoluta estaremos nos 20% de que vai dar errado. Se não há a menor possibilidade de dar errado nossa mente arruma argumentos e nos convence que de VAI dar errado. Esse é o problema, somos tão inteligentes que nossa mente consegue enganar a si própria. Exageramos e super valorizamos nossos pensamentos, sempre inclinando-nos para a catástrofe. Qualquer pessoa, portadora de TOC ou não, pode ficar em dúvida se realmente fechou a porta de casa. Pelo menos umas 2 vezes na vida já voltou uns metros para ver se o gás realmente estava fechado. Qualquer pessoa, com certeza já desvirou um chinelo virado porque ouviu a vó falar que chinelo virado dá azar ou não coloca a bolsa no chão porque não tras dinheiro. Já endireitou um quadro porque estava torto, já lavou as mãos depois de cumprimentar outra pessoa. Quem nunca forrou ou até hoje forra a privada com papel higiênico como se ele fosse algum filtro para bactérias ou tivesse germicida capaz de higeinizar a privada? Até aí tudo bem mas fazer disso uma obrigação, fazer essas coisas várias vezes e não se sentir bem se deixar de fazê-las uma única vez, tornar isso parte integrante da sua vida somente os portadores de TOC fazem. Levamos tudo ao extremo, limpeza ao extremo, dúvidas ao extremo, simetria ao extremo e perfeccionismo ao extremo. Tenho uma amiga que me escreveu e disse uma frase muito interessante: "


as vezes eu acho que se minha vida fosse uma folha de papél rabiscada, eu viveria apagando para começar de novo...e de novo.

Isso sintetiza a mania de perfeição. 
Temos a mania (claro, todo portador de toc tem manias) de "catastrofizar" as coisas. Vou explicar essa palavra que inventei: O portador de TOC tem pensamentos catastróficos, ele sempre acha que tudo vai acabar da pior maneira possível e sua mente viaja nos pensamentos que os fazem chegar a conclusão de que tudo vai dar errado e acontecer da pior maneira possível. Mas na verdade a maioria das situações não passam de uma tempestade em um copo dágua. Depois que tudo passa vemos o quanto supervalorizamos nossos pensamentos catastróficos. Acreditamos cegamente em nossos pensamentos, em nossos sexto sentido e achamos que realmente tudo é verdade e pode acontecer mas não é assim. Podemos ser mais inteligentes que pessoas que não tem TOC mas não temos um sexto sentido mais aguçado do que eles, nossos pensamentos não são poderosos a ponto de acontecer o que pensamos. Acreditar nisso já seria muita presunção de nossa parte. Achamos que somos semi-deuses? Que temos o poder de prever o futuro? Piorque isso, achamos que temos o poder de mudar o presente e o futuro com nossos pensamentos? Sinto lhes decepcionar mas as coisas vão acontecer ou deixarã ode acontecer independente do seu pensamento bom ou pensamento mal, independente se vc realizar aquele ritual ou deixar de realizá-lo. Vamos parar de achar que podemos alterar o curso dos planetas com nossos pensamentos? Vamos dar um basta cada vez que começamos a imaginar coisas e que isso for crescendo catastroficamente como uma bola de neve? Vamos nos contentar com o bom ao invés de buscar sempre a perfeição? Então vamos combinar que cada vez que o desespero vier, cada vez que nossa mente começar a ser inundada por pensamentos ruins vamos imaginar um enorme letreiro com a palavra PARE em maiúsculo e em vermelho piscando e vamos interromper o pensamento na mesma hora? Vamos mudar de assunto na nossa cabeça e lembrar que não temos super poderes? Quem estiver dentro desse desafio toca aqui (e nada de falar as mãos correndo depois de tocar aqui) Aguardo os comentários de quem está dentro e dos relatos de sucesso :)

51 comentários:

  1. Oi!!
    Gostei muito desse post, ajuda bastante a perceber o quanto exageramos... e exageramos mesmo em muitas situações.
    Eu já toquei e topei o desafio, vou tentar ao máximo brecar a minha mente sempre que as viagens começarem a ser longas demais, e que o perfeccionismo quiser acompanha-la.
    Obrigada!

    Beijos,
    Mel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mel querida, estou esperando vc me enviar um email do seu nov email :) Estou com saudades de conversar com vc.
      Beijos e que bom que gostou do post que fiz para vc :D

      Excluir
  2. Adorei o post...realmente é nisso que tento pensar sempre que os pensamentos ruins e mais absurdos tomam conta: eles são coisa da minha cabeça,não são capazes de mudar nada,e eles tbm não são um sexto sentido,portanto PAREMOS de pensar neles e deixar que isso vire desespero e angustia. Obrigada por dividir sua experiencia conosco..faz muito bem pra quem le e compartilha das mesmas experiencias..

    ResponderExcluir
  3. pq a revolta?

    e se for tudo exatamente como voce pensa ser?

    E se isso realmente exerce influencia sobre sua vida, e sao testes que mostram como voce se diferencia por nao se importar com o que as pessoas pensam?

    e no fundo voce sabe disso.

    Voce abriria mao de sua vida, da forma como ela é. apenas para se mostrar "normal" as pessoas?

    abriria mao da sua felicidade pessoal e auto-realização?

    Os testes cobram de voce, pq vc esta a altura de cada um deles.
    e tenho certeza de que sempre tenta se superar na realização de cada um, sempre buscando a perfeição.

    Pq transforma o conhecimento que tem sobre a natureza humana e sobre energia em maldição?

    Aceite sua situação...
    e aceite o preço que é preciso pagar

    Nao veja uma benção como uma maldição.

    E sim...isso o diferencia de outras pessoas,
    mas nao para pior.



    M:.H:.P:.A:.

    ResponderExcluir
  4. Este tópico foi perfeito e engraçado, temos que levar isso tudo que acontece conosco com senso de humor se não, não dá. Li muitas coisas dirigidas a mim aí nesse post de hj rsrsr... Eu antigamente não entendia minha mania de perfeição achava que era exigente demais, bom acho que sou mesmo sempre tive a ideia de que tudo tem que ser perfeito com forme meu imaginário, mas sei que não é bem assim. É cada uma outro dia minha esposa me pegou colocando os ganchos dos cabides com minhas roupas virando todos para o mesmo lado, e caiu no riso, putz não teve como, tive que rir também. Quanto ao sanotáio desenvolvi uma "nova técnica" para usa-lo fora de casa quando é necessário, mas para isso o banheiro tem que ter muito papel toalha e detergente para lavar as mãos para que eu possa para que eu possa limpar o sanitário (não encostando nele com as mãos sem papel) para que ele fique usável, caso não haja a possibilidade de fazer isto sem chances de me sentar ali rsrsrsr....
    Agora o "catastrófismo" e a tal da ansiedade, nem comento. Estes são dois monstros que enfrento bastante. Tenho cada viagem maluca, que nossa.... Mas quando elas surgem muitas vezes as corto pela raiz e quando elas ficam tento fazer como o meu psiquiatra disse: "confronte-as, elas estão só na sua mente, não fuja delas, pois sempre que fugir vai ficar com medo de olhar para trás e encara-la e isto é pior." O "catastrófismo" as vezes chega a ser engraçado, as vezes acho que se escrevesse as desventuras que se passam em meu cérebro faria um livro fantástico.
    Mas sinceramente nisto tudo que o TOC provoca gostaria de ficar livre da ansiedade, pois ela é demais, não posso nem tomar bebidas com cafeina se não fico mais ativo e ansioso que um esquilo. Mais esta tudo bem estamos aí com saúde e batalhando por nossas coisas e isso é o que importa. Deus nos abençoe!

    ResponderExcluir
  5. oi miguelito adorei essa postagem sua vou tentar colocar o pare na minha mente.

    ResponderExcluir
  6. Colaborador30 abril, 2012

    Só para lembrar que não estamos sozinhos.... Segundo alguns estudos 2 a 3 % da população mundial tem toc. Isso significa que a cada 100 pessoas, 2 tem toc; cada 200, 4 e assim por diante.
    Se você trabalha numa empresa com 1000 pessoas, 20 colegas tem toc. Entretanto como muitos não buscam tratamento, principalmente pela falta de informação e vergonha, esses números podem ser bem maiores.
    Podemos concluir que muita gente tem esse transtorno em seus diversos níveis. Uma coisa é certa: dependendo dos casos é necessário o uso de medicamentos, que não são nenhum bicho papão, assim como existem remédios para diabete e controle de pressão , existem para os toc tbm.
    O tratamento com um bom psicólogo também é fundamental, que se possível, dedicado à causa, ou seja, com boa formação, conhecimento e experiência sobre o transtorno.
    A força de vontade e a religião são muito importantes, mas colocá-las sozinhas sem reconhecer os benefícios da medicina e a psicologia é um enorme engano.
    Embora tenho problema ainda com a ansiedade, livrando de obssessões e compulsões, posso dizer que estou muito bem hoje por todo esse conjunto, a soma da força de vontade, as coisas que eu acredito independentemente da condição religiosa,seja qual for, da medicina e da psicologia.
    Escrevi aqui porque acredito que de alguma forma poderei contribuir com os visitantes do blog que precisam de apoio, e também comigo mesmo, desabafando nesse momento de anisedade.
    Obrigado por você que criou o blog e a todos os participantes que postam histórias verdadeiras, relatos de lutas, alegrias e tristezas.
    Um grande e carinhoso abraço a todos queridos amigos do blog!!!

    ResponderExcluir
  7. legal saber q nao estou sozinho nessa e q posso contar com mais uma informaçao isso e muito bom pois , alem de absorver informaçoes sobre o toc podemos desbafar e contar as vitorias do dia dia a dia .
    etou com o toc a 2 anos e meio no comesso foi muito foda mas hj estou emfrentando de uma maneira diferente atraves
    da informaçao benefik e da corajem para emcarar o problema de frente valeu tai mais uma q eu apremdi fikem com DEUS E CORAGEM Q TUDO VAI DARA SERTO PAZ

    ResponderExcluir
  8. Olha... esse texto resumiu meus últimos dias... ainda bem que não sou única... já estava pensando que iria surtar...
    obrigadaaaa
    texto excelente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rosele, vc não é a única, alias, 3% da população tem TOC e sofre dos mesmo pensamentos e manias que vc, ou melhor, que nós. Não precisa surtar, é só desabafar aqui que todos nós gostamos de ler os depoimentos..
      Beijos

      Excluir
  9. Tenho 14 anos e acho que tenho esse problema'-
    Mordo Meus Labios Ate Ficarem Feridos ..
    Tenho Mania De Ficar Contando Somente Numeros Pares Bem Rapido 2,4,6,8 .. E Por Aii Vai

    Será Que Tenhoo Esse Toc' ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser que vc tenha TOC mas só quem pode realmente diagnosticar é um psiquiatra. Nâo tenha vergonha, medo ou preconceito. Procure um psiquiatra e exponha tudo o que vc sente, um tratamento no começo tem maiores chances de chegar a cura.
      Beijos

      Excluir
  10. oi, estou muito feliz por ter achado este blog eu
    ando mentindo para a Psiquiatra e para minha mae dizendo que
    nao tenho mais sintomas,que estou bem...
    O meu transtorno é fobia de doenças, e isso foi se transformando em manias e agora com medo de ter ingerido alguma bactéria eu forço para soltar tudo que comi , alguem quer converçar comigo?
    tenho 13 anos :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só uma dica, não minta seja sincero com a sua mãe e com a psiquiatra, vai ser melhor para você, pois sua mãe saberá o que esta acontecendo e poderá te ajudar de uma maneira mais efetiva e a psiquiatra também poderá lhe ajudar melhor lhe dando dicas ou prescrevendo alguma medicação que faça efeito. Lembre-se não minta, pois além de estar mentindo para as pessoas que sitou estará mentindo para si mesmo e perdendo a chance de fazer um tratamento mais efetivo. Também procure um psicologo, pois a terapia tem me ajudado muito no meu transtorno e com certeza também irá te ajudar bastante. O Miguelito sempre aparece para dar ótimos conselhos e dicas. Fique tranquilo que vc irá ficar bem! Amraço

      Excluir
    2. Olá Ric, realmente mentir para o psiquiatra e para sua mãe é mentir para si mesmo. Ambos só querem a sua melhora. CLaro que o psiquiatra tb visa o $ além da sua cura mas se vc não contar a verdade para ele, ele irá ficar somente com o $ e vc sem a cura.
      Abraços

      Excluir
    3. Não sei porque que apesar do anônimo acho que vc é uma menina.
      Não esconda nada de sua mãe e nem da médica, afinal elas estão aí para te ajudar, e se vc não se tratar a tendência é o agravamento da doença.
      Olha existem muitas pessoas doentes que não tem oportunidade de se tratar,vc deve aproveitar ao máximo o tratamento.

      Deus te abençoe e juízo heim!

      Excluir
  11. Esse texto é DEMAIS! Já li umas mil vezes! hahaha Miguelito vc é um anjo! Encontro aqui um porto-seguro! Obrigada! Fica com Deus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anonima, o porto seguro de todos nós é saber que não somos loucos, nem alienigenas e nem únicos. Temos um monte de outros colegas no TOC :)
      Sinta-se abraçada e querida por todos nós
      Beijos

      Excluir
  12. obrigada miguelito , gostei muito do seu blog , tenho certeza que ele irá me ajudar muito , sua postagem foi muito boa obrigada mesmo bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anonima, beijos enormes para vc e se quiser ccompartilhar algo para ajudar as pessoas tb fique a vontade.
      Beijos

      Excluir
  13. opa, boa noite ae todos, vo fala um pouco de mim, sou Vinicius de 16 anos e tenho Toc, descobri a doença no ano passado e vo falar um pouco do que eu tenho e de como conseguir eliminar quase 100% no Toc.
    eu tinha mania compulsiva de me benzer para me previnir de algum risco, pensamentos dobre coisas ruins que pudessem acontecer comigo alem de grande dúvida do certo e errado, beleza. eu tinha o custume de rezar uma média de 15 pai nossos e 15 ave marias por dia como forma de me livrar dos pecados e tambem a mania de fazer muitas promessas, a maneira que consegui me livrar disso foi sabendo que no meu caso que sou católico, acredito que Deus está ciente de minha doença e que eu não prescisava fazer nada quando os sintomas apertassem, dai reduzia um enorme ritual de aproximadamente 10 minutos a um simples gesto de 2 segundos, com o tempo, fui eliminando isso quase por completo. Não posso deixar de mencionar que tive ajuda com psicologos e pediatra, recebi uma medicação que me ajudou muito mas que deixou com 2 efeitos colaterias que foram insonia e certo grau de irritação. Bom galera, o toc não sumiu 100%, mas pelo menos uns 85% posso ter certeza que passou e aprendi a conviver bem com ele, e lembrando que o portador de Toc não é maluco, o toc é uma doença igual as outras, que prescisa ser combatida. abraço galera, desejo melhoras a todos voces e vo procurar acessar bastante o blog, espero ter ajudado! =D

    ResponderExcluir
  14. Eu topo, placa PARE para crença em pensamentos catastróficos.

    ResponderExcluir
  15. Preciso de ajuda URGENTE!!! Tenho TOC há 15 anos, desde que minha filha começo a engatinhar, não deixo que ninguém entre em casa de sapato. Quando tenho visitas, limpo a casa toda. Isso nos priva muito da convivência com as pessoas, inclusive amigos dos meus filhos. Me ajudem!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida, só quem pode te ajudar é um psiquiatra e um psicólogo. Quanto mais demora para procurar a ajuda mais adia sua felicidade.
      Conte com a gente mas procure ajuda médica

      Excluir
    2. Eu também fico muito nervosa quando entram de sapato na minha casa,eu realmente acho uma falta de higiene e mais se vc tem bebe que engatinha, claro. O problema é que no Brasil tem essa mania de entrar de sapato, e pisamos em montanhas de sujeiras. Nao acho que isso seja do TOC. O problema esta em se vc limpa a casa toda hora então sim é um problema. Eu tb tenho TOC (acredito que leve) e sapato dentro de casa eu morro. Imediatamente limpo tudo até me queimei com água sanitária uma vez... Eu já nem convido ninguém pra entrar na minha casa, so muito próximos que sabem que devem tirar o sapato, (ou seja so os meus pais) bichos em casa? Nem pensar,

      Excluir
  16. http://www.tumblr.com/blog/senhoritacb

    Olá comecei a compartilhar também, só fiz um post ateh agora, o titulo tem a ver com o buraco que é mais embaixo mas no primeiro post eu falo sobre o TOC na minha vida

    Também quero ajudar e ser ajudada valeu!

    ResponderExcluir
  17. O toc é uma doença que escraviza, sou portadora de toc , estou fazendo terapia e lendo o livro: VENCENDO O TRANSTORNO OBSESSIVO-COMPULSIVO de Aristides V. Cordioli(2 edição), Editora Artmed, tenho feito grandes progressos graças ao bom Deus.
    Indico o livro, e aconselho que pessoas portadoras de toc procurem ajuda, para que tenham qualidade de vida.
    Comparo o toc a um câncer emocional, porque ele maltrata muito as pessoas.

    Deus abençõe a todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também comprei esse livro e acho ele ótimo, aliás já remomendei ele aqui várias vezes.
      Firmes venceremos

      Excluir
  18. Parabéns pelo blog. Sofro com a mania de me machucar, não consigo controlar.Faço tratamento, mas ainda não obtive melhoras. Percebo que a crise vem quando algo não dar certo pra mim, sou muito perfeccionista. Tudo tem que ser perfeito, e quando não é fico ansiosa, e só melhoro quando me machuco. abços

    ResponderExcluir
  19. OI PORQ ANDA SUMIDO MIGUELITO, NÃO TE ACHO MAIS NO MSN, QUERIA MUITO CONVERSAR COM VC, POQ NÃO ESCREVEU MAIS?
    SOU DE SC ACHO Q VC LEMBRA...

    ResponderExcluir
  20. Oi,

    Li o seu blog, meu esposo sofre com TOC há muito tempo.
    Começou um tratamento mais parou (isso há algum tempo) agora está tentando com homeopatia. Gostaria de saber o tel. do médico que você consultou. Quem sabe uma luz no fim do túnel.

    Grata

    meu email- carmemsectur@bol.com.br

    ResponderExcluir
  21. Queria conversar com o dono desse blog, será que tem como? sofro disso também... e a minha doença tem se relacionado muito com o que é muito importante pra mim tipo, meus pais, meu namorado... tenho muito medo de perdo-los e então começo a ficar angustiada, são nesses momentos que o toc mais ataca! me responde por favor!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anônima,
      Tem como falar comigo sim, vc pode escrever aqui ou mandar umemail para mim que sempre respondo. Também tenho muito medo de perder pessoas queridas, aliás acho boa parte dos portadores são assim.
      Beijos e vamos conversar sim

      Excluir
    2. Olá anônima,
      Tem como falar comigo sim, vc pode escrever aqui ou mandar umemail para mim que sempre respondo. Também tenho muito medo de perder pessoas queridas, aliás acho boa parte dos portadores são assim.
      Beijos e vamos conversar sim

      Excluir
  22. tenho toc,,e estou me tratando com remédios, e busco na fé em Deus tirar os maus pensamentos

    ResponderExcluir
  23. Nossa, estou chorando muito lendo isso. Não que seja triste, mas é que é muito bom saber que não sou a única. Tenho TOC desde os 10 anos. Já fiz TCC em 2011, que ajudou bastante, mas a angústia não passa.Tomo remédios também e sinto que não ajuda. Realmente não sei mais o que fazer, eu chego em casa e choro muito, queria me livrar disso.

    ResponderExcluir
  24. Olá. Gostaria de relatar como tento controlar meu TOC, para talvez ajudar outras pessoas.

    Tenho TOC desde a adolescência, mas desde então eu mesma comecei a tentar combater esse impulsos. Me lembro bem que minha primeira mania era: se, andando pela calçada eu pisasse na linha que divide o piso(eu ficava sentindo aquilo no meu pé) eu tinha que pisar do mesmo jeito com o outro pé. Até que eu me toquei que isso era um problema e poderia piorar (e estava piorando), então resolvi me "sabotar". Propus a mim mesma: vou pisar de propósito e não vou pisar com o outro pé só pra ver o que acontece e pra dizer quem é que manda aqui!

    E assim fui seguindo. Vira e mexe ainda me encontro criando novas manias. Manias às vezes difíceis de ignorar (principalmente quando envolve meus filhos).
    Nesse caso, eu estipulo um limite de repetições, por exemplo: vou verificar só mais três vezes e vou embora!! um...dois...três...e saio bem rápido antes que o pensamento ruim invada minha mente.

    Eu sei que para muitos isso vai parecer água com açúcar, ou seja, não vai funcionar, devido ao grau de TOC de cada um. Mas é como eu tenho conseguido levar uma vida normal, tentando tomar o controle da situação.

    ResponderExcluir
  25. Miguelito! Eu - nem ninguém ao meu redor - nunca entenderam o porque eu era tão "perfeccionista", indecisa, com os mil e um rituais de abrir e fechar a porta, abrir e fechar o gás, ficar olhando pra chave do gás -VENDO QUE ESTA FECHADO - e mesmo assim ter que tocar como 3 vezes para COMPROVAR que está fechado, depois voltar mais 3 vezes fazendo o mesmo ritual. Pior é quando vem aquela "superstição" de que se alguém falar a palavra x em determinado momento uma coisa horrível irá acontecer! Muita loucura.
    Hoje, aos meus 34 anos, sendo que, desde que eu me lembre pelo menos 20 de Toc so agora decidi procurar ajuda. E esta me ajudando muito, e principalmente ler esse blog, ele esta - sinto se direi algo que pareça insensível - mas esse blog esta muito divertido! É rir pra nao chorar mesmo como diz vc!
    Um abraço! E vamos em frente, o importante é nao deixar o TOC atrapalhar a nossa vida e nos levar ao hospital por excesso de limpeza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anonimo, seja bem-vindo ao blog e ao grupo :). Pode rir a vontade pois as situações são engraçadas e nada vai adiantar lastimar ou fechar a cara, a solução é rir e procurar ajuda.
      Espero que volte mais vezes e aos poucos deixe de ser anonimo

      Excluir
    2. Miguelito gostaria muito de poder teclar com vc,nem q for para trocar email.....meu nome é anne tiano meu email e jonas_souzza@live.com e aguardo ansiosa

      Excluir
  26. Miguelito,realmente você e uma dadiva de Deus!
    Nao blasfeme,please...
    A sua maneira de se expressar ,de lidar com isto,nos ajuda a superar.
    Felicidades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Nivea, todos somos dádivas de Deus. Ouvir relatos assim como o seu é o que me motiva a contiuar a lutar e expor meus problemas com o TOC
      Beijos

      Excluir
  27. eaì cara blz
    gostei muito do seu blog>> eu tb tenho toc e ja rir muito aqui>>pois è realmente isso msm..
    eu nao sei se vc tem essa mania que eu tenho, tipo eu acordo cedo pra ir trabalhar >>eu tenho mania de deixar tudo pra ultima hora.. ai faÇo tudo correndo kkkk o ruim è que extressa muito
    uma coisa è isso de olhar a porta, ocoisa ruim!! eu olho e se alguem tocar na porta eu tenho que olhar pra ver se tar fechada de novo kkk
    mas vou procurar um psiquiatra e uma pscòloga pra mim ajudar a ficar livre do toc...
    obrigado e fique com Deus!!!

    ResponderExcluir
  28. ola gente eu nao sabia que vcs existiam,a muito tempo que sofro desse tipo tbm é orrivel,rituais na mente que tem de seguir pensamentos que nao se pode evitar,eu tive um diagnostico de um clinico geral,mas ainda pretendo buscar um especialista,eu tenho pensamentos envolvendo religiao sabe...orrivel preciso trocar idéias preciso de vcs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi querida . eu tambem n sabia que vcs existiam . ate mais passado ou no outro eu achava que eu era a unica no mundo.comecei a ter essis pensamentos em um dia ke eu estava muito feliz ia ganhar meu primeiro celular minha mae i meu pai foram comprar i eu estava varrendo a area. era umas meio dia, 1 hrs da tarde . ai veio nossa achei terrivel n conseguia controlar chorei muito msm. meu mundo tinha acabado ali . entrei em depresao n dormia n comia tinha medo di tudo do escuro. i minha familia nem desconfiava pelo menos n me diziam. os primeiros 1 ano foi terrivel axei ki ia fikar louco msm. eu era a nota 10 da sala mnhas notas foram caindo ... minha vida era xorar i pedir perdao a deus....eu tinha ums 14 anos hj tenho 18. i so agora descobri ki vc exixte ... euainda tenho medo mas os pensamentos parecem n ser iguais tipo parencem reais msm sabe como si meu corpo tivessi acostumado isso mi martiriza... vc tem imail facebok.. preciso de um amigo pra falar .... mas oque mais mi intristeci ki eu n ligo mais pro meu futuro pra mim tanto fas meu coracao firou pedraa... distanciei di tudo i de todos nem saiu mais de casa.... me add no seu imail drih2009@hotmail.com bjus

      Excluir
  29. Descobrir esse blog foi uma das melhores coisas que me aconteceram nos últimos tempos.
    A sensação de poder falar com pessoas que realmente podem te entender é libertadora.
    Claro que podemos falar sobre TOC com pessoas mais íntimas...e algumas podem entender...outras acham que entenderam (e depois percebemos por suas falas e atitudes que não entenderam nada)...mas só quem tem TOC sabe como é...
    Frases recorrentes que escuto: "você analisa demais as coisas"; "tudo pra você vira um drama"; "tem que aprender a relaxar mais"; "tem que aprender a equilibrar as coisas"; "você quer sempre respostas imediatas"; "tudo pra você é ao extremo: 8 ou 80"....e por aí vai...
    Pesquisei por aí, queria falar com meu médico (pretendo fazer isso ainda) sobre um tópico bem específico...carência....medo de perder o afeto de uma pessoa...insegurança...necessidade de reafirmar se os sentimentos ainda existem... Isso vem do TOC? Eu creio que sim...é só minha opinião... mas sabemos que o TOC tem uma amiga chamada depressão que é prima da ansiedade... também me pergunto qual a ordem das coisas...TOC-depressão-ansiedade ou ansiedade-TOC-depressão...mas enfim, tanto faz...tudo junto e misturado na minha vida.
    Muito dói as pessoas não perceberem que não fazemos "drama" por querer, até mesmo porque quem mais sofre somos nós mesmos..quem "escolhe" se sentir triste ou ter aperto no peito ao sentir-se rejeitado?
    Um segredo...EU NÃO ESCOLHO ME SENTIR ASSIM!
    Estou muito triste esses dias, desculpem pela minha postagem "nuvenzinha negra"...(dramático isso, não?rs).
    Abraço a todos!

    ResponderExcluir
  30. Oi eu conheci seu blog hj. Ta muito dificil para mim, tenho toc nao lembro qdo comecou mas de uns tempos pra ca so tem piorado. to pensando em ir a um medico. hj tava me arrumando para ir dormir e levei quase meia hora no banheiro so lavando as maos, isso me deixou frustada. Obrigada pela sua iniciativa de criar este blog para nos ajudar. Lorena

    ResponderExcluir
  31. pessoal algem ai ja sentiu ki seus pensamentos parecem ser realment seus ki n sao invazivos ....tipo ki vc os projeta mas n os aceita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ok,nossa mente criativa, formúla hipóteses,acompanhadas ou ou não de imagem, hipóteses que são retiras do nosso centro de informações e experiências arquivadas na mente e muitas vezes elas se revelam de forma requintada ajudando a acreditarmos que são previsões.Mas são mentiras amigo,mentiras em que muitas vezes temos medo por causa do estado semi-psicótico que a ansiedade inicial nos causa na mente.Por isso que se conseguirmos respirar, relaxar ou com ajuda de um ansiolítico aliviar a ansiedade e resistirmos a fazer rituais e focalizarmos no que está em nossa volta (mundo real) a abssessão quase psicótica minutos vai embora,mas é difícil aderir a isso ,o que é uma causa da demora dos tratamentos .O uso de um neuroléptico (antipsicótico em dose baixa) e o antidepressixo é o caminho no caso mais demorado pela resistência do paciente.Mas com certeza há a estabilização da moléstia sim.

      Excluir
    2. Anônimo, talvez vc nem leia essa resposta ou demore, mas de qualquer forma posso ajudar alguém... Sim, esse efeito é por culpa do TOC... É absolutamente típico dele fazer exatamente isso: nos fazer acreditar que somos culpados pelos pensamentos que existem apenas porque o TOC nos faz pensar! Apesar de estarem na nossa consciência, os pensamentos que tanto nos incomodam não são nossos, não refletem nossas vontades e nossas crenças!

      Excluir
    3. Muito bom seu comentario, Eterna. Me ajudou muito.

      Excluir