11 agosto 2012

Nhec, nhec

Não consigo ficar longe do blog e nem quero ficar longe dele :). Mesmo com o TOC buzinando atrás para eu apressar o passo eu preciso parar um pouco para escrever. Não é todo dia que estou com vontade de contar as desventuras do TOC mas como recebo muitos emails me sinto compelido a escrever e mostrar para todos quem é esse TOC de verdade.
Sou como uma montanha-russa, tenho vários altos e baixos mas não sei se isso é do TOC ou uma comorbidade como transtorno bipolar. Hora estou animado e logo em seguida desanimado, hora calmo e outras horas ansioso. Quando estou ansioso e não consigo sair de um ritual fico muito irritado.
Eu levanto muito da cadeira e vou até o banheiro para lavar as pontas dos dedos. Ir até lá é fácil, o duro é voltar pois fico entrando e saindo do banheiro, molhando as pontas dos dedos. Quando tem alguém no banheiro é um pouco complicado, preciso disfarçar e espero a pessoa sair para eu poder entrar e sair a vontade.
A droga é que o banheiro aqui é perto das salas das pessoas e o na porta tem uma mola para fazer a porta fechar sozinha. Em parte é bom pois não preciso eu mesmo fechar a porta (também tenho problemas com isso) mas a parte ruim é que o tio da manutenção não passa muito por aqui e a porta está rangendo cada vez que abre e fecha.
Um dia desses eu estava tão ansioso que abri e fechei a porta umas 15x, num intervalo de tempo muito curto e aquele nhec, nhec da mola realmente estava irritante até que alguém se levantou do lugar e veio ver o que estava acontecendo com a porta. Quando dei de cara com o colega de trabalho entrei correndo no banheiro e me tranquei na casinha. Nâo queria sair de lá de vergonha, muitos menos queria abrir novamente a porta do banheiro por causa do nhec, nhec. Uns choques desses as vezes é bom pois acho que a descarga de adrenalina faz aumentar a serotonina e o TOC quase que desaparece. Quem gostaria mesmo de desaparecer era eu mas os rituais diminuiram drásticamente e consegui sair do banheiro abrindo apenas 1 vez a porta.
Seria cômico se não fosse trágico.

31 comentários:

  1. Tente trocar esse ritual por uma boa ação... tem tomado muita água no dia??... todos precisamos de 2 litros de água por dia, não tem tomado?... pois tome, assim vai mais vezes ao banheiro e quando for sair lembre-se você só está no banheiro porque sentiu necessidade de eliminar o líquido que consumiu, quando o ritual vir a cabeça lembre-se só está no banheiro porque consumiu quantidade necessária de líquido o que é natural e saudável e o ritual é imaginário e causa prejuízo a saúde... você vai conseguir, troque seu ritual por uma boa ação!! Mas lembre-se você está no banheiro para eliminar a água que consumiu e seus dedos e todo corpo estão mais saudáveis pelo consumo recomendado de líquido.

    ResponderExcluir
  2. Oi Miguelito! Quero dividir com vc e com os leitores do blog uma coisa que a minha psicóloga me ensinou e está me ajudando muito! Quanto aos pensamentos catastróficos, podemos ficar tranquilos em relacao a eles pq pressentimentos não trazem consigo rituais, quando sentimos que algo vai acontecer e devemos fazer algo para que isso não aconteça isso é toc, como por exemplo deixar de colocar uma roupa para não acontecer algo! Isso esta me ajudando muito, espero ajudar vcs tb! Fiquem com Deus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado anônimo pela dica, basta agora cada um de nós colocarmos em prática

      Excluir
  3. Me chamo Andressa, sou a mesma que comentou no seu post abaixo. Não aguento mais o meu TOC, vou ser sincera em dizer que ele não atrapalha TANTO assim a minha vida pessoal, mas me incomoda bastante, e o medo e a aflição de alguém me pegar fazendo os meus rituais ou questiona-los, só aumenta. Será que devo procurar um psicólogo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só temos vergonha de nossos rituais quando sabemos que são totalmente desnecessários, se não consegue eliminar os rituais mesmo sabendo que são desnecessários porque não tenta troca-lós por algum ritual necessário?? Já tentou?? Não é fácil, mas tenho certeza que você consegue!! Lembre-se você só tem vergonha porque ele é realmente desnecessário. Você teria vergonha de ir a igreja e rezar para melhorar?? Você teria vergonha de abraçar seu pai e sua mãe e dizer eu te amo a eles?? Você teria vergonha de sorrir a ser simpática com quem você costuma ser grossa?? Seria atitudes necessárias que você poderia optar a trocar por seus rituais. AJUDA PROFISSIONAL NÃO PIORA, TEMOS CERTEZA.

      Excluir
    2. Andressa, se o toc não te atrapalha tanto mas te incomoda acho que deveria procurar psicóloga mas ela precisa ter experiência com toc e aplicar aTCC.
      se vc acha que convive bem então não precisa:)

      Excluir
  4. Não sei o que é pior, ter o TOC (Eu no caso realizo de 40 a 50 rituais repetidas vezes o dia todo), ou buscar tratamento e tomar um banho de água fria repetidas vezes. Eu escrevo aqui porque simplesmente estou desesperada e não aguento mais, tenho TOC há mais de 10 anos eu calculo. Faço terapia e busco um remédio que funcione. Minha VIDA tem tudo para ser Maravilhosa, mas o TOC transform tudo em um inferno. Choro todos os dias, não durmo direito (as 4 horas por dia), não como direito, levo o triplo ou mais do tempo para fazer as coisas devido a repetição. Não posso colocar nada em cima de lugar nehum que corra o risco de alguém tirar do lugar. Não posso pegar nada que eu não tenha colocado, vivo em uma prisão, entro e saio sempre pelo mesmo local, ando em linha reta e sem pisar em buracos, bueiros ou qualquer coisa (ando no meio da rua), tiro e coloco tudo em ordem da bosa, da mesa, das gavetas, do guarda-roupa, se eu erro uma palavra ao digitar escrevo TUDO de novo. Isso é uma parte do meu dia, dos meus dias. Não queria ser um fardo para minha Família, e ultimamente estou esgotada, com dores no corpo insuportáveis, e perdida. Me desculpem o desabafo.

    Coloquei perfil anonimo, porque até eu criar uma conta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônima, de maneira nenhuma vc é um fardo para sua família.e vc não tem culpa por essa doença, não foi vc que escolheu ter isso. Eu tb tenho a mania de apagar a palavra que escrevi se eu a escrevo errado ou tenho um pensamento de blasfêmia.
      Beijos e não se culpe

      Excluir
    2. Miguelito muito obrigada pelo apoio. Sempre busquei um grupo com informações sobre o TOC e solidariedade. Gostaria de saber mais informações sobre a cirurgia que vc comentou em um post aqui. Por favor, sei que é em último caso, mas quero saer sobre isto. E o psiquiatra que te ajudou? Vc tem o nome dele?
      Fica com DEUS e Parabéns pela iniciativa.

      Ana Carolina

      Excluir
    3. Ana Carolina, não se desespere. Aprenda a rir de si mesma. Encare a vida como uma grande comédia e não se esqueça que de perto ninguém é normal! Já passei por tantas crises que até perdi as contas. Hoje, aprendi a valorizar as minhas qualidades. Procure em vc aquilo que tem de bom e agarre-se nisso. Quanto aos rituais, enfrente-os. Vc sabe que se não realizar as repetições nada, absolutamente nada vai acontecer então não faça! Mesmo que te custe uma aflição tremenda. Faça o que tem que fazer devagar e só uma vez e verá que nada acontece... estou praticando essa experiência e as aflições têm diminuído.
      Um beijo pra vc e confie em Deus!

      Excluir
  5. Olá..Tenho Toc e sei como é terrivel viver com isso.Desde criança acho q já tinha alguma coisa,mas parecia mais tique.No final da adolescência comecei ter um ou outro ritual.Era extremamente organizada mas isso não me atrapalhava,pelo contrário.A uns 2 anos fui piorando aos poucos...CONTINUO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CONTINUAÇÃO:Desde então tudo ficou mais difícil.Parecia q o mundo tava desabando na minha cabeça.Não consigo fazer quase nada direito,parei de trabalhar,não me arrumo mais,parei de viver.Não tenho coragem de procurar ajuda e nem d contar p alguém.É horrivel só quem vive isso sabe.Q Deus nos ajude...

      Excluir
    2. DEUS vai ajudar, mais por muito tempo eu fiquei com este medo e vergonha. Não quis mais pocurar ajuda por tantos bahos de água fria que tomei. mas não faça isso. Não pare, não deixe a doença tomar conta. Vou ser sincera com vc, eu fazia 30 ou 40 rituais por dia. Hoje já cheguei a 70 mais ou menos. Mas agora que estou começando um tratamento novo. Faço terapia aos sábados, e iniciei uma nova medicação. Agora não vou desistir, já não durmo quase nada, não como direito, não sei como trabalho e estudo. Só com muito apoio do meu Marido. Eu posso garantir a você ficar em casa deixando o TOC consumir você não é opção. tente, eu sei q é difícil, é deprimente, enche o saco e às vezes não temos vontade de procurar ajuda. Mas tente, vença essa barreira. Marque uma consulta com o psiquiatra, e se não tiver convênio ou condições tem as opções de faculdades que atendem. Além do HC (Hospital das Clínicas) com o grupo de TOC. Não desista.
      Fica com DEUS!! Abraços Ana Carolina
      A Anônima do dia 27 de agosto.
      Qualquer coisa estamos aqui para ajudar uns aos outros.

      Excluir
  6. EU TAMBÉM SOFRO MUITO COM ESSA DOENÇA, VOU A UM PSIQUIATRA A DOIS ANOS E AGORA DE POUCO FAÇO TERAPIA, MAS ME VEJO PRESA NESSAS MANIAS EVITO SAIR DE CASA PARA NÃO FICAR CONFERINDO A BOLSA, FAÇO RITIAUS MENTALMENTE VARIAS VEZES AO DIA, JA PENSEI EM MUDAR DE PSQUIATRA SEI LA/?

    ResponderExcluir
  7. Oi se é mais confortável pra VC mudar e tentar outro profissional, tente. Mas acho q o problema é q esta doença é curada lentamente. Apesar de muita gente não acreditar na cura, eu acredito.
    E não podemos nos privar das coisas ou de sair por causa desta coisa horrível. ;)

    Ana Carolina

    ResponderExcluir
  8. OBRIGADA ANA CAROLINA É BOM A GENTER TER COM QUEM CONVERSAR VC TEM TOC TAMBÉM?
    ISSO É UMA TORTURA PSICOLOGICA, PENSO QUANTO TEMPO PERDO NA VIDA POR CAUSA DISSO.

    ATT

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se vc observar acima vai ver um pouco sobre meu TOC no dia 27 de agosto, 31 de agosto e 31 de agosto de novo. Estou trabalhando em minha mente tirar este desespero q me consome, mas é uma tarefa massante e difícil. Eu sofro 24 horas com isso. Semana passada fui humilhada (pela 1ª vez) por uma segurança q se recusou a abrir a porta da universidade para eu sair, sendo q ela estava com a chave na mão. E mesmo após me ver chorando desesperada riu e se recusou. Só depois acabou abrindo pq percebeu q eu não iria embora enquanto não cumprisse o ritual do TOC. Estou me recuperando, fiquei devastada com tanta ignorância e estupidez.

      Ana Carolina

      Excluir
  9. Caríssimos, acho que o que piora tudo que o TOC causa é a vergonha e o medo que temos que nossas compulsões e obcessões sejam descobertas. Sei que isto é complexo, pois nem todas as pessoas têm a capacidade de entender ou se quer imaginar o que passa em nosso mundo, mesmo assim a medida que você puder converse a respeito com pessoas que sejam da sua extrema confiança e que tenham um vinculo forte. Se desapegue dos seus pensamentos, pois eles não têm lógica para darmos vasão a eles. Tenho tentado fazer isto e vejo que estou me saíndo bem. Além disto o fudndamental é o tratamento com o medicamento adequado e aliado a terapia.

    ResponderExcluir
  10. Oi, Miguelito, me chamo Tiago e tenho 26 anos e desde os meus 16-17 anos, tenho pensamentos ruins na cabeça que me tornutam muito. no começo eu aprendi a controlar os maus pensamentos, a ponto de mal aparecerem, algo desencadeou a volta dos pensamentos maus e ele aparece na minha cabeça o tempo todo, por conta disso, acabei criando uma forma de bloquear esses maus pensamentos, que é negar que eles aparecen na minha cabeça, ou seja, eu criei frases de bloqueio para que esses pensamentos não apareçam,mas fico sempre na vigia para q nenhum pensamento escape da minha observação, porque eu tenho receio deles, porq são coisas que não quero pensar. parece que quando mais vc vigia seus pensamentos,mas eles aparecem. não sei se isso é TOC,mas eu acredito q sim,pelo q eu andei pesquisando. Gostaria de saber se vc conhece algum psicólogo q atenda de forma gratuita aqui no Rio de Janeiro-rj,pois não tenho dinheiro pra me consultar.

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  11. Boa noite. Sempre tive alguns sintomas de TOC mas só ha uns dias resolvi pesquisar a sério, e confesso que ainda estou em estado de choque, pois não sabia que havia tanta gente com o mesmo tipo de pensamentos que eu tenho. Eu apresento fortes sinais de quem tem TOC, já tive manias/tic's mas esses consegui ultrapassa-los com maior ou menor dificuldade. Essas manias surgiam quase sempre na sua grande maioria quando eu era criança. Agora estou na casa dos 20 e o unico sintoma que tenho de toc e que n consigo contrariar são os pensamentos que me surgem e que n consigo ignorar. tenho que estar sempre a reformular o pensamento e o meu medo, e chego sempre à conclusão que é inutil estar sempre a pensar no mesmo e que n vai haver nenhuma altura na vida em que iremos ter certeza seja do que for em relação a coisas que fizemos. Passo então a explicar a minha ultima mania:

    Eu sempre tive a mania de verificar as coisas que fazia, mas de uma forma quase sempre "saudavel". Verifico sempre se fechei as portas de casa ou do carro, se deixei o pc desligado se o gás tá desligado. mas nunca teimei muito nisso. Acontece que agora estou com uma casa só para mim, casa essa que só lá vou durante o fim de semana, uma vez que durante a semana estou ausente. Acontece que sempre que la vou, tenho que verificar tudo, e sempre que saio, apos alguns minutos lembro-me sempre de ter duvidas se verifiquei ou não se a torneira ou certa porta estava fechada. e n consigo afastar esse pensamento porque morro de medo que por desleixe aconteça alguma catastrofe devido a isso. do tipo inundação ou assalto à casa. Quando penso nisso, digo sempre para mim que n posso passar a vida nisto e que ha coisas que são automaticas ja. ou seja, sempre que se abre uma torneira nós fechamos, por isso n tinha que ter esse medo. mas a vdd é que tenho, e depois de reformular o pensamento nesse sentido e obter algum alivio, n consigo tar mais do que uns simples minutos e volto a ter esse medo e a entrar novamente na mesma onda de pensamento. Estou certo que tenho sinais de TOC, e estou a fazer de tudo para eliminar os sintomas, mas n é nada facil. Hei-de vencer esta doença estupida, caso contrario temo que nunca serei feliz a 100 por cento! Nós temos que ser mais forte do que nós! TEMOS QUE VENCER estes pensamentos irritantes que somos nós que os criamos. A partir de amanha, vou ignorar isto e vou-me tentar concentrar noutras coisas. E sempre que tiver perto duma recaida, em vez de reformular o problema, digo que é o toc a apoderar-se de mim e eu tenho que ser mais forte do que o toc, porque eu sou mais forte do que eu! E sou eu que mando neste toc e que devo ter o poder para o eliminar para sempre!

    ResponderExcluir
  12. Ola!Sempre li os posts aki mais nao tinha coragem de comentar,o meu nome e Daiane sou de Goiana.
    Eu tenho pensamentos um tanto estranhos q naum sei se e TOC mais acho q alguem vai me entender e me ajudar com isso!
    Eu fico pensando em coisas um tanto escrotas,pode ser dizer,e sempre fico tentando bloquea-las com outros pensamentos as vezes eu consigo as vezes naum!! Naum consigo mais falar os meus pensamentos tao dificieis de entender mais e isso...Obr!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pensamentos escrotos? Tb tenho pensamentos assim mas ultimamente meus pensamentos tem sido obscenos. Nâo sei porque mas tenho muitos pensamentos relacionados ao sexo. Coisas do TOC :)

      Excluir
  13. O TOC não tem p/ onde correr, se vc tem TOC é admitir que tem e lutar contra os rituais, no começo pode ser dificil, mas depois podemos ver que não é nenhum bicho de sete cabeças, apenas tem que ter força de vontade e jamais se entregar, eu já tirei mais de 90% do TOC, sozinho e sem ir a nenhum psiquiatra e nem psicologo, só na força de vontade mesmo, eu nunca desisti e acreditem é possivel ficar curado 100% do TOC, e adquirir força para que caso no futuro algum sitoma volte, já estaremos preparado p/ enfrenta-lo. O TOC não é um virus e muito menos uma má formação no cerebro e nem nascemos c/ isso apenas aparece na nossa mente por nossa própria vontade e obessesoês por alguma coisa, então dessa forma como essas obssessões entram elas podem sair.

    ResponderExcluir
  14. TOC não tem p/ onde correr, se vc tem TOC é admitir que tem e lutar contra os rituais, no começo pode ser dificil, mas depois podemos ver que não é nenhum bicho de sete cabeças, apenas tem que ter força de vontade e jamais se entregar, eu já tirei mais de 90% do TOC, sozinho e sem ir a nenhum psiquiatra e nem psicologo, só na força de vontade mesmo, eu nunca desisti e acreditem é possivel ficar curado 100% do TOC, e adquirir força para que caso no futuro algum sitoma volte, já estaremos preparado p/ enfrenta-lo. O TOC não é um virus e muito menos uma má formação no cerebro e nem nascemos c/ isso apenas aparece na nossa mente por nossa própria vontade e obessesoês por alguma coisa, então dessa forma como essas obssessões entram elas podem sair.

    ResponderExcluir
  15. Gostei de ter lido o depoimentos de vcs.Obrigado.

    ResponderExcluir
  16. É muito bom ler os comentários que vocês fazem, pois de alguma forma me tranquiliza saber que existem mais pessoas que sentem o que eu estou sentindo. Tenho TOC há muitos anos desde os 8 ou 9, mas nunca pensei que o que eu tinha fosse TOC, pensava que era apenas mania de criança e que era uma fase e que iria passar. Durante um período da minha vida eu não apresentava nenhum sintoma que me incomodasse desse transtorno, afinal eu sempre tinha dúvida de tudo e pensava que isso era coisa normal, por exemplo se eu fizesse uma prova eu ficava achando que não tinha colocado meu nome e sofria com isso até chegar o resultado e ver que eu tinha colocado meu nome, mesmo assim quando ia fazer outra prova eu sofria tudo de novo, mas isso não me incomodava muito, eu ja estava acostumada com esse tipo de dúvida. Mas de 1 ano pra cá eu comecei a sofrer muito com os pensamentos obsessivos, eu quase não apresento rituais como a maioria das pessoas que tem TOC, único ritual que eu tenho é de verificação e de ficar olhando as horas pra calcular se teria como algo que eu estou pensando pudesse ocorrer em um determinado espaço de tempo. Mas esses pensamentos que eu apresento são tão intensos que as vezes eu sofro por achar que eles sejam reais, por que mesmo sendo absurdos eles fazem tanto sentido para mim. Mesmo eu sabendo que são absurdos, por vezes eu me pego sofrendo por achar que posso fazer coisas que eu não quero sem me lembrar depois, como se eu não tivesse domínio próprio e assim contrair alguma doença como HIV ou mesmo um dia engravidar sem saber e sem lembrar(sim é muito absurdo mais eu sofro com isso), e as vezes eu tenho medo de um dia machucar alguém, eu não sinto vontade mais sim medo de sem querer eu possa ferir alguém... Eu não aguento mais todos os dias acordar e passar o dia sofrendo por causa das hipóteses que a minha mente fica inventando. Bom é só isso, espero que um dia todos nós possamos viver livre desse transtorno ou pelo menos que aprendermos a lidar com ele. Beijos de luz no coração de vocês!

    ResponderExcluir
  17. busquem no google, ou no facebook

    Falando de toc

    e curtam minha p[agina, mandem perguntas e estorias por inbox, caso queiram privacidade, ou publiquem na p[agina.

    ResponderExcluir
  18. Tive TOC por mto tempo, até perceber q era só ñ acreditar mais no q minha mente inventava e me recusar a fazer QUALQUER COISA ligada ao transtorno, foi assim q eu me livrei. Ñ fazia absolutamente nda, ñ estava nem aí! A única coisa q fiz foi ter consciência d q nda era real, era tudo coisa da minha kbça, e se eu tivesse me dado conta disso antes me pouparia mto sofrimento. Meu conselho pra quem tem o problema é: tenha sempre em mente q tdo é invenções criada por vc mesmo, ñ acredite nem faça mais nda,ñ existe motivo pra ter medo. IGNORE-O, pois a única coisa q pode acontecer é q vc fique livre da doença! Foi isso q fez com q eu me livrasse completamente. Pense nisso e seja livre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bem...Estou nessa luta de deixar passar os pensamentos e não tá nem aí ...Estou melhorando bastante!

      Excluir