13 julho 2010

Eu posso ser feliz. Eu devo!

O TOC sempre me fez acreditar que eu não podia ser feliz. Minha felicidade implicaria na infelicidade de alguém que eu amo portanto eu preferia ser infeliz do que ser o culpado pela infelicidade de alguém. Havia dias em que eu acordava atacado e ansioso e era TOC para todo lado mas havia dias em que eu me levantava tranquilo sem muita vontade psíquica de fazer os rituais. Não havia aquele sentimento forte de que eu devia voltar para abrir e fechar a porta ou que eu tinha que descer da calçada sem ter um pensamento ruim mas havia aquele sentimento de que não podia estar tudo normal, de que seria bom demais para ser verdade. Então eu fazia os rituais de costume simplesmente pelo costume de fazê-los pois havia se tornado um vício. É dificil vc largar de uma hora para outra algo que vc faz já a 20 anos e com isso eu perpetuava ainda mais meus rituais até acordar atacado novamente e aí sim, fazê-los por causa da doença.
Eu me privava de coisas que eu gostava de fazer e que me davam prazer como ouvir uma música, colocar a roupa que eu mais gostava porque eu ia sair ou então escolher na padaria a tortinha de morango (amo torta de morango) mais apetitosa. Ao invés disso eu escolhia a roupa que não me agravada muito mas que estava bom, a tortinha meio "tortinha" e sequinha ao invés daquela enorme e suculenta. Tudo isso porque eu não me permitia sentir prazer, ser feliz, eu não achava que merecia o melhor da vida.
Depois que eu descobri Jesus na minha vida e que Ele deu a Sua vida em favor da minha entendi que eu posso e devo sim ser feliz. Que graças a Jesus eu posso ter o melhor da vida e que se eu rejeitar o melhor da vida estarei rejeitando algo que Ele preparou para mim, estarei rejeitando a Sua vontade na minha vida.
Isso me ajudou e muito e cada vez que eu estava tranquilo e vinha aquele sentimento de que eu não podia ser feliz eu repetia para mim mesmo: Eu posso ser feliz, eu devo ser feliz.
É dificil vc lutar contra a sua própria mente e principalmente lutar contra algo físico que é a falta de serotonina. Para a falta de serotonina existem os remédios que suprem essa falta em seu cérebro e para falta de coragem existe a sua fé que te fortalece na luta conta sua própria mente.
Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece ( Filipenses 4:13)
Creia que vc pode e deve ser feliz e busque sua felicidade na cura desse transtorno não deixando que essa doença mude sua vida. Veja quantas coisas vc já consquistou mesmo tendo TOC e imagina quantas coisas mais pode conquistar quando se livrar dessa doença.
A medicina tem evoluído muito em várias áreas e também no tratamento de doenças psíquicas. Para o tratamento do TOC o que tem se destacado é a medicação com antidepressivos com ação inibidora da recaptação da serotonina e a terapia cognitivo-comportamental. O medicamento ajuda na reposição da serotonina e a terapia te ajuda a lidar com os medos e anseios que o TOC causa.
A partir de hoje creia e viva essa verdade de que vc pode e deve ser feliz! :)

8 comentários:

  1. Boa noite Júnior...confesso que me emocionei muito com sua posagem de hj...parece que isso foi pra mim,pois eu me sinto completamente assim...vivo me torturando pelas coisas que faço, e que tomam conta da minha vida...as vezes sinto que não sou eu...mas eu tenho fé que tudo isso vai passar...é nisso que me agarro todos os dias...aprendendo a ter mais fé...obrigada por sua postagem...me ajudou demais...bjs Débora!

    ResponderExcluir
  2. Ja faz um tempo que essas manias me perseguem. Eu ja estive muito mal por isso tudo. ja chorei muito, mas por saber que ainda sou jovem e que eu nao podia me deixar dominar pela minha fraca mentalidade, eu consegui combater muitas dessas manias. Ainda restao algumas, orriveis, mas ja pulde saber qual é o gosto de poder viver sem preocupaçoes. queria saber mais. O pior de tudo, é que combati isso sozinha, pois ninguem acreditava em mim. Mas espero que assim como eu consegui, muita gente tambem consiga e lembre-se de que sua vida nao pode ser jogada fora por uma doença boba.

    ResponderExcluir
  3. tenho toc desde 9 anos de idade quando comecei a achar q pratos de vidros poderia me matar se fosse raspados junto a comida.....dai pra frente comecei com inumeros rituais a ponto de limitar minha vida... uma simples ida ao mercado é um desgaste emocional...q não se pode ter ideia...escolher produtos matematicamente pensando em qual q não fara mal a minha familia é enlouquecedor,,,,e quantas vezes depois da compra feita...eu encontro com alguem q me conta uma desgraça e para me livrar do q me contou sou obridado e me desfacer de tudo q comprei.....saio distruindo toda a compra achando q levaria aquela energia para minha casa....catucar coisas varias vezes....um simples lavar de louça capaz de enloucer meus pensamentos e que eu nunca sei a hora de parar, pensamentos complusivos, q necessitam de criar rituais de momento para eu me livrar daquilo.....hoje me sinto exauto....tudo para mim é um sacrificio, meus passos, meus banhos, minhas comprar, meu ligar de carro....meu prato de comida q só posso comer aquilo q não me recorde nada estranho, saber q para comer um frango tenho q comer 4 pedaços, e por ai vai...me fazendo de um simples almoço um empaturramente de comida para satisfazer meus delirios, minhas contas q não podem ser quistionadas nem mudadas...por conta de uma imaginação maluca....sou um sofredor q tento sempre disfarçar minha dor, sofro a cada passo sofro a cada levantar da cama, sofro a cada hora q tenho q por um jeens, sofro a cada hora q tenho q escolher uma camisa, sofro acada hora q tenho q pegar um elevador escolher um onibus e o lugar a sentar,,,,,,e onde saltar....q rua entrar, e quantas vezes tenho q repetir meus caminhos com intuito de dar tudo certinho.....meus atos na meu pensamento pode prejudicar pessoas muitos amadas,....me sacrifico em rituais completamente agressivos e crueis
    ...vergonhas infinitas,,,,disfarces....sofrimento......e esgotomaneto fisico a cada dia......sou forte por enfrentar tantas coisas relativo a coisas simples q são automaticamente feitas...meu sonho são pesadelos resultados do que vivi durante o dia...até aqui mesmo nesta redação tomo cuidados com palavras q considero negativas...e q não consigo escreve-las....senhor tenha piedade de mim...me deixa viver de maneira normal....amo muito as pessoas...meu coração é verdadeiro .....faço tudo isso com medo de algo acontecer a estas pessoas q amam infinitamente.....socorro 49 anos vivendo um arduo caminho.......abçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tente ir a um psicologo, vai melhorar, diga-lhe tudo que sente, vai melhorar, eu tenho 18 anos e passo por isto à muito tempo, ja chorei, ja me enervei e ainda continuo mas com a ajuda do psicologo uma pessoa melhora, não tenho vergonha de ir ao psicologo, eu não ligo a nada disso, vou para ficar bem

      Excluir
  4. Lindo post! O amor e a fé acima de tudo! Claro que merecemos ser felizes! Deus enviou Jesus Cristo, Seu Filho Único e Amado para nos redimir de nossas culpas e permitir a nossa felicidade! É a confiança nessa fé que nos conduzirá à cura! Eu confio! Acredito no nome do Senhor! Somos de Deus! Somos de Cristo! Somos seres divinos passando por uma experiência humana! Às vezes, ficamos deslumbrados quando o divino se manifesta, pois pensamos que somos simplesmente humanos passando por experiências divinas, mas é justamente o contrário!!!

    ResponderExcluir
  5. Ola me chamo geovane tenho Toc desde a infancia , mas sempre os sintomas somen e fico muito bem, hj estou casado sou motoqueiro ,fazendo TCC e tomando tolrest pois estou passando por mas umas crise, mas tudo ficara estavel , o que predomina em mim e obssesaao compulsão tenho poucas , quero participar desse blog

    ResponderExcluir
  6. Olha ótima mensagem,porém ter fé e crer nem sempre é uma coisa que se adquire por opção,me baseio por mim,de todas as maneiras tento crer e ter fé porém não consigo,de repente pra quem está de fora possa me criticar mas apenas eu sei o que sinto,não consigo ser hipócrita em apenas dizer que acredito,já tentei de todas as maneiras não desistir mas tá difícil, remédios já tomei todos inclusive terapias porém sem resultado,se alguém se espelhou com esse meu jeito distorcido e venceu me passe o segredo por favor

    ResponderExcluir
  7. Olha ótima mensagem,porém ter fé e crer nem sempre é uma coisa que se adquire por opção,me baseio por mim,de todas as maneiras tento crer e ter fé porém não consigo,de repente pra quem está de fora possa me criticar mas apenas eu sei o que sinto,não consigo ser hipócrita em apenas dizer que acredito,já tentei de todas as maneiras não desistir mas tá difícil, remédios já tomei todos inclusive terapias porém sem resultado,se alguém se espelhou com esse meu jeito distorcido e venceu me passe o segredo por favor

    ResponderExcluir