22 julho 2010

De onde vem esse TOC?

Eu nunca quis saber de onde vinha meu TOC, na verdade quando eu ainda não sabia que eu tinha TOC eu não achava que isso era uma doença portanto não pensava se era algo genético ou se era algo contagioso. Eu sabia que era algo da minha cabeça e pensava ser somente da minha cabeça, que nenhuma outra cabeça no mundo tinha isso.
Depois que fui diagnosticado com TOC procurei saber mais sobre essa doença, qual o caminho para cura, quais as manifestações, o relato de outras pessoas, etc e busquei pouco as causas para o TOC ou as possíveis causas para o meu TOC. Achava que isso não era importante mas me aprofundando mais vi que entender o mecanismo do TOC e suas possíveis causas é importante sim para te levar até a cura por isso resolvi escrever um pouco mais sobre as causas do TOC.
A ciência tem conseguido esclarecer vários fatos em relação ao TOC embora não consiga ainda esclarecer suas verdadeiras causas. Pelo que vejo a ciencia chegou à conclusão de que o TOC tem uma natureza biológica: envolvendo aspectos genéticos, neuroquímica cerebral, lesões ou infecções cerebrais; e fatores psicológicos como: a aprendizagem; certas formas errôneas de ver e interpretar a realidade próprias dos portadores do TOC, e até culturais.
A natureza biológica é verificada e comprovada com o fato de o TOC ocorrer após traumatismos, lesões ou infecções cerebrais; ser muito comum que numa mesma família existam vários indivíduos acometidos sugerindo uma predisposição genética e a descoberta de que determinados medicamentos que estimulam de alguma forma a assim chamada função serotonérgica cerebral reduzem os sintomas de TOC. Esse último dado nos faz crer mais ainda que exista um distúrbio neuroquímico do cérebro. O que ainda não foi possível esclarecer é porque muitos indivíduos respondam parcialmente ou não respondam ao tratamento com medicamentos inibidores da recaptação da serotonina. Exatamente por sermos indivíduos nossas respostas a determinado tratamento é única não podendo ser comparada com nenhuma outra pessoa. Por isso é importante que cada portador de TOC que venha a procurar ajuda médica procure entender melhor como essa doença lhe afeta e repasse isso a seu médico. Também é importante ser paciente - em ambos os sentidos - e esgotar as possíbilidade de tratamento em busca da cura estando aberto a troca de medicamentos, de dosagens, "experimentos" com os vários medicamentos anti-obsessivos existentes ou que venham a descobrir até encontrar um que ele melhor se adapte e lhe traga o melhor custo(em relação a efeitos colaterais)/benefício(melhora dos sintomas).
Já os fatores de natureza psicológica influem no surgimento, na manutenção e no agravamento dos sintomas de TOC. Quem tem TOC tende a supervalorizar a importância dos pensamentos; superestimam a própria  responsabilidade quanto a provocar desastres; são perfeccionistas; acham que podem modificar o curso futuro dos acontecimentos com a execução dos rituais. Quem tem TOC acha que tem o controle remoto do universo em suas mãos e se não executarem certinho seus rituais vão apertar o botão da morte, ou se não evitarem na forma correta tudo o que tem que evitar vão apertar o botão vermelho da "contaminação geral" e ele e todos os que ama vão contrair uma doença horrível que nem ele mesmo sabe qual é.
Os pacientes com TOC usam diversas artimanhas para aliviar a aflição e ansiedade que as obsessões lhes causam e tendem a repetir essas artimanhas mesmo sabendo que isso significa manter a doença. Eles evitam enfrentar seus medos e deixar de lado os rituais e atos mentais para confirmar que tudo isso é infundado, mesmo tendo consciencia de que isso os permitiria se livrar das compulsões.
Com isso vamos nos tornando escravos de nossos rituais. Agora entendo porque muitos invidívuos respondem parcialmente ao tratamento medicamentoso enquanto que outros respondem mais, muitas vezes alcançando a cura somente com medicamentos. Porque para muitos indivíduos o TOC é formado parte pela falta de serotonina e parte pelo vício aos rituais, pelo medo de enfrentar seus temores, pela criação rígida baseada em culpa e pecado ou mesmo pelo aprendizado e portanto influência de familiares que tem ou tiveram TOC.
Nosso cérebro é formado por bilhões de neurônios que são interligados. Cada neurônio possue várias  "entradas" vinda de outros neurônios e somente uma saída. Essas ligações vão sendo feitas e desfeitas ao longo de nossas vidas. Quando fazemos nossos rituais e com eles conseguimos alívio para as aflições que normalmente acompanham as obsessões nós "habituamos" nosso cérebro ou refazemos essas ligações de modo a sempre realizá-los quando um pensamento ou um evento trás à tona essa aflição novamente.
Para os fatores de natureza biológica só nos resta os medicamentos e para os fatores de natureza psicológica nos resta a psicoterapia. A terapia cognitivo-comportamental parte do principio que:
Exposição + Prevenção da Resposta => Habituação => Desaparecimento dos sintomas
Ela nos coloca diantes das nossas aflições (exposição) e ao deixarmos de realizar os rituais (prevenção da resposta) embora num primeiro momento a aflição aumente, em pouco tempo ela tende a diminuir até desaparecer por completo espontaneamente (habituação). Repetindo tais exercícios vamos re-organizando nosso cérebro, refazendos as ligações de modo que essa necessidade de fazer os rituais acabam por desaparecer.
Li o relato de uma amiga que com o tratamento medicamentoso e a TCC, hoje ela se sente curada. Os pensamentos invasivos algumas vezes voltam pois não temos como impedí-los de invadir nossas mentes (é díficil não pensar em macacos) mas ela sabe que eles não fazem sentido e ignorando os pensamentos eles acabam sumindo.
Como já disse anteriormente, nossa mente pode desfazer o que ela mesmo fez.

16 comentários:

  1. É exatamente isso! Só nós mesmos podemos "desacostumar" o cerebro, e SIM, é possível! bjos

    ResponderExcluir
  2. Como eu queria desacostumar meu cerebro...como eu qria dizer nao qdo estou atacada(com a vo atras do toco)rsrsrs...bj Debora

    ResponderExcluir
  3. Ai Débora é soh ficar tranquila que isso acaba passando esse é o tratamento reorganizando o cerebro.Tenha fé na cura que ela vai acontecer.

    ResponderExcluir
  4. E soh pensar positivo é pergunta a outras pessoas que já passaram por isso é venceram eu acho que fica mais fácil sabe.

    ResponderExcluir
  5. Oi Debora vc tem msn.

    ResponderExcluir
  6. Eu tbm tenho vária manias, quando vejo uma tampa de esgoto ou ralo na rua tenho que pisar várias vezes nelas e muitas outras manias

    ResponderExcluir
  7. alguem com toc poderia fornecer e-mail ou telefone de contato, sou do rio de janeiro

    ResponderExcluir
  8. alinematheus:tambem sofro desse mal,so que não aprendi a me conhecer ainda,nãõ sei o que sinto e se e disso mesmo,alguem me ajude a identificar os sintomas...e se possivel me passem o email para mim poder me comunicar,obrigado...

    ResponderExcluir
  9. Olá Aline, escreva no meu email: miguelito_obsessivo-compulsivo@yahoo.com.br e podemos conversar sobre seus problemas. Tambem tenho TOC e acho que posso ajudá-lá.
    Abraços,
    Junior

    ResponderExcluir
  10. Podem trocar mensagens comigo. Farei o possível para ajudá-los.

    tocmaringa@pop.com.br

    ResponderExcluir
  11. Ola tocmaringa, vc é profissional da área de medicina ou psicologia?

    ResponderExcluir
  12. TOC é contagioso?Tenho isso!

    ResponderExcluir
  13. Eu acho que o toc não é contagioso, os pensamentos que trazem essa ideologia.

    ResponderExcluir
  14. Meu Deus, tenho 13 anos, sofro de toc, tenho varios conportamentos inadequados, tenho muito medo, de isso ser incurado, tento rejeita-lós mais nunca dividir isso com ngm quero ajuda bjs.

    ResponderExcluir
  15. Olá, estou gostando muito de ler os desabafos. Adorei o blog. Você ainda publica a respeito do TOC?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, publico apesar de ser com menos frequencia pois haja tempo e criatividade rs

      Excluir