27 julho 2010

Família

Eu li que a família pode influenciar muito na vida de quem tem TOC assim como quem tem TOC também pode influenciar muito na vida da família. É muito comum a família se adaptar a quem tem TOC, muitas vezes entrando em seus rituais e realizando-os para que não haja maiores conflitos entre a família e o membro portador de TOC. Isso traz um desgaste para os membros da família pois muitas vezes eles entram nos rituais do portador de TOC contra a sua própria vontade e caso decidam não fazer parte dos rituais geram um conflito com o portador de TOC.
Mas quem tem TOC não é o único vilão, a família também pode influenciar na vida de quem tem TOC.
"A ciência está procurando esclarecer se existe ou não alguma herança genética e de que forma ela se dá, no TOC, pois é muito comum que existam várias pessoas apresentando os sintomas, numa mesma família. Não se sabe se isso ocorre por força de herança genética ou da influência que um membro podem ter sobre os outros – a chamada aprendizagem social"
Se vc tem TOC há grande probabilidade que vc tenha herdado ele da sua família ou então que sua família o tenha influenciado sendo muito rígida em relação a lavar as mãos antes do almoço, antes de pegar o bebê, depois de brincar com o cachorro, antes de pegar o pedaço de bolo, antes de colocar a mão na boca do seu irmãozinho, etc. Claro que higiene é bom e não faz mal a ninguém, o que faz mal é o exagero, é o ato de forrar a privada com papel higiênico mesmo ela estando aparentemente limpa como se o papel higiênico fosse algum isolante para bactérias.
Outra maneira que a família influencia em relação ao TOC é a pressão que ela te faz e as constantes desavenças. O TOC geralmente gera uma grande ansiedade para o portador e quando essa ansiedade aumenta, seja pela pressão que está sofrendo ou por não ser bem compreendido, a tendencia é que o portador se entregue mais aos rituais. Aumento da ansiedade -> aumento da obessão -> aumento da compulsão (ou rituais).
É muito importante que a família participe do tratamento e da vida de quem tem TOC. Ela pode ajudar tanto auxiliando o paciente a identificar seus sintomas como no apoio na realização das tarefas de casa prescritas durante a terapia. Também pode ajudar não lavando as roupas “contaminadas”, nas quais o paciente não toca, e que portanto é desnecessário lavar; não oferecendo reasseguramentos; não respondendo várias vezes às mesmas perguntas do portador; e não evitando os lugares que o paciente tem medo de freqüentar.
Afinal, família é e sempre será tudo na vida :)

7 comentários:

  1. Oi Junior...td bem?
    Concordo plenamente com vc...os dois lados tem que ceder...eu por exemplo tenho varios medos e manias...fica bem mais facil qdo nao sou obrigada a fazer algo q me da medo ou qdo posso realizar minha manias a vontade...escada rolante por exemplo...nem passo perto...elevador,so se for mesmo necessario...velorio de alguem que nao e muito proximo(uma pessoa com a qual eu conviva td dia)aiaiai...rs acho que meu problema puxou mais pelo lado das manias mesmo...tem que fazer se nao o mundo acaba...mas a familia pode sim,ajudar muito.
    Bj e boa noite...Debora.

    ResponderExcluir
  2. Oi Junior...obrigada pela visita...senti que vc esta bem alegre!!! Que bom ne?!?
    Eu estou bem.
    otima noite e otima quinta pra vc e sua familia...bj Debora.

    ResponderExcluir
  3. Renata 2013

    Meu marido tem TOC só que isso está influenciando negativamente a convivência familiar visto que quando não faço na sequência as coisas ele discute, descorda, ofende. Procuro não compactuar,por vezes ele assume o problema mas resiste em procurar ajuda.

    ResponderExcluir
  4. boa tarde, me chamo Deborah Suellen, não tenho toc, mas faço o curso de psicologia, hoje farei uma prova sobre um caso clinico de toc, procurei no youtube depoimentos de pessoas com toc que pudessem me mostrar a vivencia e não soa teoria, vim aqui parabenizar vc Miguelito pela coragem e atitude de ajudar, se preucupar com pessoas que vc nem conhece e atravez da sua propria experiencia mostrar que não é facil mas que tem jeito de mudar. parabens mesmo, muita gente faz do toc um bixo de sete cabeças, como se fosse algo contagioso...são leigos ou muitas vezes ignorantes mesmo...o toc tem como ser controlado sim... sei que não é fácil mas confiem..as grandes vitorias da vida são conquistadas com muita luta.

    ResponderExcluir
  5. Ola tenho toc tambem queria muito alguem para conversar meu whats 051 97219110 ou 97219110 força amigos

    ResponderExcluir
  6. Olá,bom dia!
    Meu namorado tem TOC,e de um mês pro outro desiludiu da vida,do nossk namoro,não quer sair de casa.Estou sofrendo muito com isso,quero ajudar ele e receber orientação de como lidar com essa situação, um blog,ou site que posso me instruir.Preciso de ajuda!

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir