24 junho 2010

Um dia nunca é igual ao outro

Acho que para niguém um dia é igual ao outro, pelo menos não na sua totalidade mas acredito que para quem não tem TOC um dia pode ser bem parecido com o outro. A pessoa pode planejar o que vai fazer no dia seguinte e cumprir 90% do planejado.
Para quem tem TOC um dia nunca é igual ao outro, nem parcialmente igual. Cada dia é único, impar. Vc nunca sabe como vai acordar. Vc tem seus rituais que vc faz sempre, que pouco mudam mas vc nunca sabe se vc vai acordar bem e dar pouca atenção a eles ou se vai acordar naqueles dias em que o TOC parece controlar seus braços, suas pernas, seus olhos, sua mente e vc vai se dedicar 99% a ele.
Ontem foi um dia difícil, acordei "atacado" como costumo me definir quando não consigo "driblar" os pensamentos invasivos e me entrego à manias. Foi impossível não pensar em macacos.
Uma vez meu professor de kung-fu contou que um aprendiz queria aprender a levitar e perguntou ao seus mestre o que ele devia fazer para poder levitar. O mestre lhe disse que para isso ele devia fechar os olhos e não pensar em macacos. O aprendiz lhe disse: mas isso é muito fácil, não é possível que seja só isso. O mestre então lhe disse que muitas vezes o fácil parece difícil e o difícil parece fácil e o mandou para casa. O aprendiz chegou em sua casa, sentou, fechou os olhos e imediatamente milhares de macacos lhe vieram a mente. Ele abriu correndo os olhos, balançou a cabeça e pensou: preciso me concentrar mais. Antes que fechasse os olhos a imagem de milhares de macacos voltou a sua mente. O aprendiz passou a semana inteira pensando em macacos, 24hs por dia, até sonhava com macacos.
Quanto mais vc não quer pensar em algo mais vc pensa nesse algo. Só para de pensar quando não dá mais importancia a esse algo mas tem dia que é difícil, tem dia que não consido deixar de pensar no que não quero. Graças a Deus hoje eu acordei diferente. Cansado do dia anterior acordei ignorando o TOC, não dando bola para ele. Os pensamentos vieram, não há como evitar mas não tava a fim de prestar atenção neles. Estou cansado demais para fazer as vontades dele.
Amanhã não sei como será mas como diz em Mateus 6:34
Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.
Então vamos aproveitar o dia de hoje

15 comentários:

  1. rsrsrs oi...eu aqui de novo...adorei a parte em que acordamos "atacados"...eu costumo dize"hj eu tô com a vó atraz do toco"rsrsrs
    Eu me ví aí...na parte em que tem dias que acordamos e o TOC toma 99% do nosso dia,controla nosso corpo todo...é muito ruim...mas vamos ver amanhã...nunca sabemos de verdade como vamos acordar!!!
    Bjs e boa noite.

    ResponderExcluir
  2. Falando em macacos eu lembrei de novo da vaca. E quase que eu tinha esquecido. Ontem a noite eu abri um blog e tinha a música Vaca Profana cantada pela Gal Costa. Estou desde ontem com a letra na cabeça, pior que meu disco enrosca em "La mala leche para los puretas" e a voz estridente da Gal Costa ..Ê, ê, ê, ê, ê,
    Escuta isso duas mil vêzes ao dia!!! Pior que fiquei na prefeitura por 3 horas esperando para ser atendida com esse disco arranhado na cabeça, e de vez em quando eu tinha que cantar, daí "disfarçava" que precisava andar um pouco e ia para a escada. Por sorte as outras 50 pessoas que estavam na sala estavam irritadas demais para prestarem atenção em mim. Para completar na hora de sair, como o expediente já estava encerrado, a porta principal, pela qual eu tinha entrado já estava fechada. Fiz de conta que não entendi e enveredei para o lado da porta, se tivesse um frestinho eu me jogava para fora, mas estava fechada, com a grade baixada e no cadeado, tive que dar meia volta e sair pela outra porta. Mas amanha é outro dia. Não vou pensar em macacos.

    ResponderExcluir
  3. Aiaiai...Boa noite Junior...hj eu acordei com a vo sim rsrsrs...postei agora la no Ansiedade sobre o que vc escreveu e o meu dia hj...aff...ta feia a coisa aqui rsrsrs mas jaja vou dormir,e contar ate 11 mais um pouquinho antes de dormir,sem esquecer de estralar os dedos claro...rsrsrs ah sera que eu encontro o livro do menino que vc disse pra baixar?
    Bjs e linda noite e fim de semana pra vc e sua familia!!!

    ResponderExcluir
  4. BOA NOITE!!!!!!

    Miguelito, estive no blog da Débora. Li a seu respeito, por isso estou aqui.

    Já li um pouco sobre esse assunto. Depois que surgiram problemas parecidos com os seus, em minha família.

    É muito interessante o objetivo de divulgar. Porque tem muito mais pessoas com o problema do que se imagina.

    Penso que, quanto mais se falar no assunto, lógico, com pessoas que tbém tenham um pouquinho de entendimento ou a sensibilidade, para compreender do que se trata, poderá ser bom para o paciente.

    Meu sobrinho hoje está curado!!
    Um dia aconteceu um fato com ele na praia...

    acordou de madrugada pensando que o "tio que estava em outro apartamento distante do que ele estava com os pais" , havia deixado a porta aberta. Ele saiu de pijamas, foi até o apto do tio verificou a porta, chegou no apt. foi novamente e assim sucessivamente 4 vezes. Então, o pai dele acordou e viu a porta aberta, procurou por ele e saiu a sua procura, foi quando o encontrou sentado na calçada. Perguntando o que havia ocorrido e ele contou...

    o pai foi com ele até o apto do tio e comprovou que todos dormiam e a porta estava fechada.

    A partir daí, procuraram ajuda psiquiátrica e todas as vezes que sentia algo teria que falar o máximo que pudesse com familiares, só assim, conseguiu se desvencilhar do problema.

    Hoje está curado 100%. Você e Débora tbém chegarão lá! Com certeza!! Viu!!!

    Bjs: Tia Ném.

    ResponderExcluir
  5. Quem disse em Mateus 6:34 foi Jesus CRisto!
    Eu prefiro nem dizer quais são meus pensamentos senao voces podem cismar com eles...
    Nós damos muita importância a eles realmente!
    Os meus rituais é bater o pé, colocar a mão na boca, balançar minhas pernas e ficar pensando que vou morrer devido a alguns pensamentos...
    as vezes até esqueço que eles existem por causa de uma doença.
    Aprendi que não devo me preocupar com eles, mas tem dias que é impossível.
    Teve um dia inteirinho, pessoal, que fiquei sem pensar o que eu não queria, dormir feliz. Porém, no outro dia fiquei com medo de pensar, e pensei demais! daí vem a decepção, aquela coisa que "Eu não consigo" e daí volta-se a luta mental novamente...
    mas eu creio em NOME DE JESUS, que eu vou conseguir sair dessa, todos nós!
    Amém!

    ResponderExcluir
  6. isso porque além de toc vcs não sabem o que é ter tpm e mediunidade desenvolvida ,eu sofro viu gente e quem está ao meu lado mais ainda.

    ResponderExcluir
  7. BOA NOITE
    CONHECI ESTE BLOG A UM DIA E ACHEI UMA FORTALEZA PARA MINHA VIDA, SOFRO DE TOC DESDE CRIANÇA. MINHA HISTÓRIA É LONGA...
    PRECISO MUITO DE AJUDA ATUALMENTE ESTOU FREQUENTANDO UM PSIQUIATRA EM QUE ME RECEITOU VENLAFAXINA COMECEI AOS POUCOS A TOMAR HOJE TOMO 300 MG POR DIA SÓ QUE FAZ DOIS MESES QUE AUMENTEI A DOSE E NÃO VI MUITO RESULTADO AINDA. O PSQUIATRA DISSE QUE MEU TOC É GRAVE POIS É MENTAL, TENHO PENSAMENTOS RUINS, NOS QUAIS EU FICO DESMANCHANDO ATRAVÉS DE RITUAIS, E TAMBÉM VERIFICO TORNEIRAS, GUARDA ROUPA, DINHEIRO ETC.
    SOFRO MUITO COM ISSO ME JUDIA MUITO, ME AJUDE POR FAVOR.
    O PSIQUIATRA DISSE QUE EXISTEM REMEDIOS MAIS EFICAZES PARA O TOC SO QUE ENGORDAM EU JÁ SOFRO DE OBESIDADE TAMBÉM. ELE ME DISSE QUE PRECISO ME AJUDAR NÃO FAZER OS RITUAIS DIZER É O TOC PARE, MAS NÃO CONSIGO.
    O QUE VC ME DIZ A VENLAFAXINA DE 300 MG É UM BOM REMEDIO PARA O TOC? VC TAMBÉM SE AJUDOU A NÃO FAZER OS RITUAIS? OU O REMÉDIO QUE VC TOMA TIRA A VONTADE A ANCIEDADE POR FAZER OS RITUAIS, VERIFICAR ETC?
    ME AJUDE POR FAVOR.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa estou impressionada com os depoimentos, me identifico com muitas coisas... Com as manias (de balançar os pés ao dormir entre outras...) com a agunia de pensar o que não quero pensar e ficar tentando despistar os pensamentos ruins, atualmente deixei de fazer a terapia, creio que Deus posso me libertar dessa doença!

      Excluir
  8. Oi Anonima,
    Nunca tomei esse remedio então não posso dizer se é bom ou não. Eu acho que não existe TOC grave ou nao grave, todos os tocs são graves afinal nos pertubam muito. Eu tomo clomipranima e no começo me ajudou mutio com os pensamentos., Agora faço TCC e tb está me ajudando a lidar com os rituais. Acho que a combinação de remedio + terapia é o que pode nos levar à cura
    Abraços

    ResponderExcluir
  9. Olá pesoal!

    Primeiro será que é seguro esse anonimo? kkk só de pensar que algué conhecido pode me identificar me dá coisas rs

    ResponderExcluir
  10. Vou me apresentar como Luana, alem do toc existe o tic nervoso, para as manias, o remedio LUVOX é uma benção, as manias vão embora em poucos meses de tratamento, é um alivio, agora os tics ainda não consegui vence los, tenho eles desde criança, e se eu ver alguemcom algum tic é muito capaz que eu pegue ele tbem.É dificil estar em um lugat com muitas pessoas e começar a apresentar esses tics, é vergonhoso.

    ResponderExcluir
  11. Tenho TOC e todos perceberam no meu trabalho, e miha família não aceita.Algumas pessoas me evitam e eu as evito, só que sou professor e meu trabalho lhe dar com um grande público.Sei o que tenho controlo mas o medo faz co que me isole das pessoas.

    ResponderExcluir
  12. parabéns pelo blog!continue escrevendo!tenho toc e adorei o blog....

    ResponderExcluir
  13. Miguelito, gostaria de agradecer por vc ter esse blog. Descobri semana passada e está me ajudando muito. Eu achava que TOC era somente compulsão e por isso achei que eu estava livre dele, já que tenho poucas manias atualmente (já cheguei a ter muitos rituais). Há alguns anos tenho obsessões e muitas duram bastante tempo, meses mesmo. Como diz um leitor seu que vi um comentário aqui: gostaria muito de pelo menos trocar de tema pra algo mais agradável, se é que isso seja possível. Faço uso de medicação e tem dias que está bem mais tolerável, porém faz anos que não volto no psiquiatra pra uma consulta (apenas renovo a receita com clinica geral). Pretendo passar agora com outro psiquiatra, mas tenho adiado, porque meu medo é ele trocar e piorar. Depois que descobri que o que eu tenho é TOC, vejo que tenho isso desde que me entendo por gente. Na verdade o que mudou foram os temas e as compulsões. Também sou apaixonada por bichos, mas infelizmente tive que me afastar um pouco da causa animal porque até isso virou uma obsessão pra mim...Bastava ver um cão de rua que meu dia acabava...eu só pensava no bichinho, e como sabemos não tem como resgatar tds né? Hoje ainda colaboro financeiramente com ONGs daqui e ajudo na divulgação, porém estou menos atuante. Um grande abraço! Lívia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Livia, não tenha medo de trocar de médico e de remédio. Nem sempre acertamos de 1a e é importante experimentar até acertas.
      Beijos
      Miguelito

      Excluir