21 junho 2010

Vida após o TOC

Contei minha estória de vida nas páginas acima, desde quando começou meu TOC até quando descobri que o que eu tenho é TOC e o início do tratamento. Contei também qual foi minha 1a mania quando meu TOC começou mas não contei mais nenhum ritual e nem como seguiu minha vida após iniciar o tratamento porque achei importante colocar o minimo de informação necessária sobre o TOC para não cansar quem quiser ler essas páginas.
Porém acho importante compartilhar os tipos de rituais, manias, as situações engraçadas ou as situações embaraçosas que o TOC nos coloca para que as pessoas que tem TOC vejam que não são somente elas que passam por isso mas todos que tem TOC passam pelas mesmas coisas.
Como quase todos que tem TOC eu também não podia pisar nas rachaduras ou linhas da calçada mas com o tempo fui tendo algumas variações dessa mania. Além de não pisar nas linhas eu também não podia pisar nos desenhos feitos nas calçadas usando aquelas pedrinhas azul marinho e bege. A maioria dos desenhos nas calçadas da minha cidade era de uma andorinha grande então não era tão dificil desviar delas mas de vez em quando encontrava algumas calçadas feita por algum artista que conseguia criar uma mistura tão grande daquelas pedras que me fazia virar um malabariasta para atravessas a calçada. Ah, como eu odiava aqueles pedramistas criativos. Quando eu crescesse queria uma casa com a calçada toda gramada! :(
Isso me fazia lembrar daquela música: "Se essa rua, se essa rua fosse minha, eu mandava, eu mandava ladrilhar....." Lembrava dessa música e imaginava quão torturante seria viver "nessa rua". Não tem nada pior para quem tem TOC do que um piso cheio de pedacinhos de ladrilhos. Se eu pisasse nessas pedra sentia uma coisa ruim no pé e tinha que voltar e refazer o trajeto.
Quando eu descia da calçada e subia em outra eu tb não podia pisar no bloco que delimitava a calçada. Se pisasse tinha que subir e descer novamente na calçada.
Ir de casa à escola era uma verdadeira maratona com obstáculos.
Hoje ando mais de carro que a pé mas as pedrinhas - e os pedramistas - já não me incomodam tanto :)

14 comentários:

  1. Eu sou compulsivo por sexo ,ultimamente ando irritado com sentimento de frustração e hoje estou pior como me controlar?

    ResponderExcluir
  2. Olá Anonimo, devo admitir que eu tb sou compulsivo por sexo. Tb, quem manda o sexo ser tão gostoso? Ouvi muitas pessoas dizerem que fazer o exercicio de respirar lentamente pelo nariz e soltar pela boca acalmava mas eu começava o exercicio e queria que em 30 segundos eu me acalmasse e isso só piorava a situação. Um dia resolvi fazer o exercício até me acalmar, mesmo que para isso eu tivesse que ficar 2hs respirando. Não é que deposi de 15 minutos eu começei a me acalmar? Como o TOc é uma doença provacada pela nossa mente lembre-se sempre que nao adianta ficar nervoso e sair fazendo os rituais, é facil falar mas dificil de fazer mas tente ficar pelo menos 5 minutos parado e veja se a ansiedade e irritação noa diminuem

    ResponderExcluir
  3. tenho mania de limpar a casa, passo pano no chao 4 vezes por dia, a janela da minha lavanderia limpo o dia todo se deixar, a demais janelas nem ligo, mas a da lavanderia não consigo ignorar, é mais fort do q eu, é como se um capetinha ficasse me cutucando pra eu i lá toda hora limpar, moro em um ap há 4 meses, e sinto q os vizinhos já estão ficando meio incomodados com isso. não aguento mais, estou desesperada...até meu relacionamento com meu marido e filhos está abalado me ajude por favor quero me livrar dessa janela maldita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. amiga procure ajuda de um psiquiatram existe um remedio para isso, LUVOX, em 3 meses essa mania vai embora

      Excluir
  4. tenho TOC a 30 anos, me trato a 20 anos e não houve melhora. Minhas manias são religiosas, ligadas a imagens e rituais que tenho que fazer em casa e na igreja, minha vida é muito cansativa e difícil, as vezes dá vontade de desistir mas não posso, se puder me dar uma palavra de consolo desde já obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anonima,

      Vc se trata somente com remédios ou com Terapía Cognitiva-comportamental? Tem pessoas que só respondem ao tratamento com medicamentos, outras somente com terapía e algumas pessoas precisam das duas coisas juntas. Vejo que vc se tem TOC a menos tempo que eu porém se trata a muito mais tempo do que eu. Eu tive uma melhora, não curei do TOC mas deu uma boa melhorada. Agora estou fazendo TCC para ver se curo de vez.

      Minha manias tb são religiosas, nunca gostei de entrar na igreja católica pois todas aquelas imagens de santos me faziam pirar com os rituais. Tenho a mania de fazer orações mentais para desfazer meus pensamentos de blasfemea ou pensamentos de quem alguem vai morer.

      Acredito que sua vida seja muito cansativa, tão cansativa quanto a vida de muitos portadores de TOC. Nós não desistimos e espero que vc tb não o faça afinal por mais forte que seja o TOC vc é mais forte que ele.

      A medicina a cada dia está mais avançada e com certeza por algum caminho vc vai conseguir se livrar do TOC.

      Se quiser mandar um email para mim ou entrar na lista de discussão para conversarmos melhor eu acredito que vc se sentirá melhor. CAso tenha facebook tb pode me deixar uma mensagem

      Beijos e nunca desista, essa luta contra nossa prórpria mente é cansativa pois a nossa mente sabem bem como nos prender mas lembre-se dos dias bons que vc teve e terá, não é possivel que vc só teve dias ruins :). Vc pode se lembrar somente de dias ruins mas os bons existiram com certeza

      Excluir
  5. Ola sou o Tiago e sou portador do toc a 7 anos e sei exatamente o que cada um passa e me identifico com cada relato. Tenho como minha rocha DEUS sei que firmado nela nao havera tribulacao capas de me abalar. Quero lembrar que Deus nos AMA incondicionalmente e apto pra discernir nosso real desejo do coracao e o que e pensamento. FIQUEM FIRMES! JESUS E A ROCHA.

    ResponderExcluir
  6. Meu nome é Carolina e sou portadora de TOC desde quando me entendo por gente. Atualmente, faço uso de Luvox e tbm terapia uma vez por semana, mesmo assim há dias que entro em crise, choro desesperadamente e quero me curar a todo custo. Estou lendo aqui que quanto mais ansiosos ficamos mais a situação se agrava, então o que fazer? pelo amor de Deus me ajudem!!! Minha atual crise é o cinto de segurança... não posso colocá-lo que fico verificando sem parar se ele vai sujar minha roupa. Mesmo vendo que a roupa não está suja não consigo parar de verificar.... Já tive outras crises piores como cortar o cabelo e verificar se um lado estava igual ao outros, quase enlouqueci. Para se ter uma ideia não posso cortar o cabelo, tenho medo de voltar a ter crise. Gostaria muito de fazer parte deste blog e trocar opiniões e conselhos. Apesar de não estar parada e buscando ajuda constante eu preciso de mais apoio... Sou divorciada, crio uma filha de 10 anos sozinha e não posso dar esse tipo de exemplo pra ela. Por favro Miguelito me dê uma LUZ! (carolinapress2011@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  7. olá,sou mãe de uma linda garota de 18 anos, que tem TOC.Iniciou o tratamento este mês com Anafranil.Está sofrendo com efeitos adversos.Espero que melhora a cada dia e tenho uma melhor qualidade de vida.Ela é tão jovem...E sofre...
    Deus queira que ela e todos os portadores desta doença superem seus sofrimentos a cada dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá mamãe, não adianta que por mais que os filhos cresçam eles sempre serão nossos bebês rs. Não se preocupe pois sua filha vai saber lidar com o toc, palavra de quem tem toc desde os 6 anos de idade. Logo com os medicamentos ela vai sentir a melhora ese os rituais continuarem nada melhor que terapia

      Excluir
  8. olá

    é com tristeza q descobri q tenho TOC, minha ex me alertava e eu por desconhecimento não dava atenção, mas com certeza reconheço que tenho, sempre precisava tomar varios banhos ao dia, perguntava mesma coisa muitas vezes, uma sensação contínua de inseguranaça, mas o caso acredito que tem origem em um problema maior que eh de autoestima baixa, que refletia em ciumes, etc...meu TOC é lve segundo minha terapeuta, porém, meus 17 anos de casamento acabou, minha esposa me largou, há um ano separado o TOC consome boa parte de minha rotina diária, nos pensamentos, vivo pensando onde está a ex, o q está fazendo, se tem alguém, é horrível, não consigo me livrar, a amo muito ainda, temos 2 filhas, peço a Deus que me ajude, quase não consigo sair de casa, só trabalho x casa e vice versa, meu assunto é apenas a separação, reconheço que estou muito deprimido e tentando disfarçar isso, não consigo ter alegria de viver, pra piorar no trabalho perdi minha função e meus vencimentos reduziram 70%, enfim, por vezes me sinto sem forças para reagir e seguir em frente.
    Puxa, mais triste ainda a ex apontar e dizer "Voce é louco, voce tem TOC"..acaba comigo..não sei reagir a agressões, o sarcasmo e a indiferença dela tbm me consomem...DEus...q situação..preciso resgatar minha dignidade, parar de procurar saber da vida dela pelas redes sociais, fico alimentando meu sofrimento, totalmente sem sentido, deve ser o tal do TOC agindo, fico viginlante na rede social rastreando seus passos, e cada nova amizade,festa, balada, eh um sofrer e lamentações que invadem meus pensamentos, desculpem, mas desabafar ajuda um pouco..gstaria de me curar dessa paixão, desse TOC e seguir em frente..

    ResponderExcluir
  9. Me ajudem, li todas as mensagens, e me identifico, fazem 4 anos que namoro, e a 2 anos, sofro com uma obsessão muito grande, um ciúmes doentio, preciso saber onde meu namorado está, com quem está, quantas horas vai ficar, fico mandando mensagens direto, olhando o celular toda hora, olhando a ultima vez que ele visualizou o whats, e dos amigos dele também, se tem meninas envolvida! Eu não aguento mais, eu estou estragando com a minha vida, não tenho mais paz, e ele não aguenta mais também, acho que está comigo porque realmente me ama, mas como dizem, amor não é tudo nessa vida, ele vai se cansar disso tudo, desse meu ciumes, dessa minha obsessão, e eu não quero perder ele! Pensamentos me envolvem, toda hora, todo momento, vem na minha cabeça que ele está mentindo pra mim, que ele está me traindo, e eu preciso saber a verdade, e fico perguntando toda hora e indo atrás dele! Eu preciso de ajuda, pensei que era apenas um ciúmes exagerado, mas isso é doença com certeza! Li em alguns textos que é dificil ser curado, e estou muito preocupada, obrigada pela atenção de vocês, e me respondam por favor

    ResponderExcluir
  10. Olá, tenho um menino de 11 anos que foi diagnosticado com TOC dia 1 de Julho de 2016. Ele faz uso de Luvox 1/2 de manhã e 1/2 a noite e 40 gotas de Neuleptil,e faz TCC também,mas não estou vendo melhoras significativas. E a personalidade dele está totalmente modificada, não conheço mais meu filho. Um menino que vivia rindo, feliz e contente e agora nervoso, agitado e cheio de palavrões coisa que ele detestava falar, estou desesperada quem tiver um filho com TOC por favor me ajude, agradecida estou. E tenho muita fé em Deus! Ah! E até em Deus ele falou que não acredita mais e le fazia preces lindas comigo. Me ajudem por gentileza!
    UMA MÃE DESESPERADA QUE AMA MUITO SEU FILHO. Me respodam por favor????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá não conheço crianças com TOC mas eu fui uma criança com TOC. Sei que somos super protetores mas não se preocupe que eu sobrevivi e seu filho tbm vai. O que nao nos mata, nos fortalece.

      Excluir