30 junho 2010

Um toc animal!

Algumas pessoas devem achar estranho um blog sobre TOC que tem mais links para sites de ajuda animal do que de sites sobre TOC. É que a minha vida inteira foi marcada pelo TOC e pelos animais. Tenho TOC desde os 6 anos de idade mas conviver com animais convivo desde que eu nasci. Tenho dúvidas de quem me amamentou quando criança :)
Para não ficar um site cansativo e tedioso trouxe os animais para cá pois, apesar do TOC na minha vida esses "animalzinhos" não deixaram ela se tornar cansativa, tediosa e nem deixaram me sentir só.
Sempre fui criado com cães e gatos. Minha avó sempre teve muitos cachorros e gatos e minha mãe sempre teve gatos. Por isso cresci aprendendo a amá-los e a respeitar toda forma de vida.  Quando vc desenvolve TOC, geralmente na infância e principalmente na infância vc tende a se afastar um pouco das pessoas por vergonha das coisas que vc faz, por medo de ser recriminado ou mesmo discriminado e por achar que vc é a única pessoa no mundo que tem isso.Vc se sente sozinho e tem a necessidade de desabafar mas não tem com quem fazer isso.
Os animais, principalmente os cachorros, tem um amor incondicional por vc. Ele não se importa se vc é branco, negro ou azul. Não liga se vc o toca um número impar de vezes ou se vc vai e volta várias vezes de um mesmo lugar. Eles até acham engraçado e correm atrás de vc achando que vc está brincando com eles. Eles não acham estranho quando vc conta para eles o que vc sente muito menos saem por aí contando para os outros o que ouviu de vc.
Pena que muitas pessoas não pensem como os cachorros. Até quando elas vão escolher um animal de estimação, que deveria ser a escolha de um amigo ou um companheiro, elas acabam sendo preconceituosas e tratando esses seres vivos como mercadoria. Não querem um animal Sem Raça Definida, querem um de "raça" sem nem saber o que é raça. Não querem o cachorro feinho, não querem o gatinho com um defeitinho na pata e nem o animal de pêlo embarassado. Querem o mais perfeitinho, o da melhor linhagem e se depois de alguns meses, quando o animal já está completamente apaixonado por vc e não sabe mais viver sem vc, eles encontram um "defeito" no animal voltam para trocá-lo como quem troca um aparelho doméstico. Pior é quando o animal envelhece, hora em que ele mais precisa do dono e hora em que o dono poderia retribuir pelo menos metade do amor que ele deu durante toda sua vida, ele é descartado na rua como um saco de lixo.
Quando era criança minha mãe me perguntou o que era que eu estava conversando com os meus peixinhos. Eu estava dizendo a eles que eles eram meus únicos amigos e só eles me entendiam (Hoje soa meio piegas mas deve engraçadinho ver uma criança de 8 anos tendo peixes como amigo. Ainda bem que não decidi me juntar a eles no aquário rs).
Quem cuida de uma criança carente ou um idoso nem sempre fará o mesmo por um animal mas certamente quem ama e cuida dos animais jamais deixará um idoso ou uma criança sem amparo
O convívio com os bichos me fez crescer uma pessoa responsável, capaz de amar independente das diferenças, incapaz de fazer mal a qualquer forma de vida além de ter me ajudado em várias fases do meu TOC. Tamanho é o poder terapêutico dos animais que cansamos de ver reportagens sobre projetos com animais em asilos, hospitais infantis, etc.
Quem gosta de animais também sabe do que estou falando então não deixem de visitar os links ;)

18 comentários:

  1. Boa noite Junior...adorei esse post...rsrsrs parece que hj houve uma transmissão de pensamentos hein amigo...eu estou aqui pensando em postar sobre uma criaturinha que tenho aqui em casa,que é triste(pensa numa cachorra terrível) a Pity...ela é um terror rsrsrs mas eu amo de paixão..tenho tres meninas lindas,a Julie,a Malu e a Pity...a Julie é mãe das duas...as tres são nossos amores,a Julie eu peguei na rua...estava sujinha e era bem filhote...cuidei,estava mto doente...uma anemia profunda que tinha atacado o fígado...eu e meu marido dávamos os remédios,e eu de 15 em 15 minutos dava fígado batido,suco de beterraba...fomos tratando assim,com o acompanhamento da veterinária...e muito amor é claro...a bichinha gemeu uns vinte dias,mas graças à Deus hj tem 7 anos...ela teve a Malu com 1 anos e depois veio a Pity o ano passado em outubro...todos filhos de priminhos espertinhos que visitavam minha casa rs pois elas não saem na rua...rs então e a Pity não tem um ano ainda...outro dia eu fiz um bolo de banana e coloquei em cima da mesa...minha filha deixou a cadeira afastada,e ela subiu,comeu quase td o bolo e dormiu em cima da assadeira rsrsrs estava tão cheia que dormiu...eu nem fiquei brava,pois a cena apagava qualquer reação ruim.
    Sábado ela escapou e sumiu...deixou seu filho Teddy (um ursinho pequenino)que ela não desgruda...e fugiu...eu fiquei desesperada...saí na vila procurando até que vim pra casa triste...daqui a pouco ó ela no portão rsrsrs me deu um alívio enorme...ai dei um banhão,e pronto..abracei,beijei muito...rs a Malu,é doida(vê gnomos)ela uma vez,foi brincar com um sapo no quintal,ele deve ter soltado algo tóxico,e ela ficou doidona rsrsrs ficava andando em circulos e virando o pescoço...mas depois com muito custo passou...hj el fica olhando pra parede como se procurasse algo rsrsrs...a Julie é mais quietinha...bem tristinha até...dorminhoca...mas as tres,principalmente a Malu me escuta muito...eu converso com elas o dia td e respondo por elas tbém rsrsrs e elas parecem me entender.
    Bom, hj eu estava muuuito ansiosa,parecia que algo terrível ia acontecer,fiquei ruim mesmo,cheguei a comentar várias vezes com minha filha que não estava bem...depois passou um pouco...mas ainda estou mal...vou ao psiquiatra sexta-feira...só estou com a Sertrlina ainda...vamos ver no que vai dar...ah e hj minha filha ganhou uma coelhinha(a Belinha)vou postar ela no blog tbém...é linda...e isso deu uma alegria durante o dia...qto ao chaveiro,lhe mando um de presente sim:)vc tem uma filha né?
    Vou fazer um presente bem lindo pra ela...faço muitos artesanatos...e isso me motiva muito.
    Eu qdo fico assim tenho essas crises existenciais mesmo...mas me sinto sim vazia e sem muita coisa de bom pra contar...não precisa ficar bravo!!!
    Espero que amanhã esteja td melhor,pois vou ter outro dia cheio...bjs e boa noite!!!

    ResponderExcluir
  2. Ola! Muito bom seu post!! E concordo plenamente com que animais ajudam e muito as pessoas a crescerem. Muito Interessante seu blog!:)

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Anônimo por sua observação :). Espero que por um motivo (TOC) ou outro (animais) vc continue nos acompanhando

    ResponderExcluir
  4. Oi Júnior...como vc está? Espero que bem melhor...é ruim demais ficar sem ânimo né?!?
    Então,hoje eu fui ao psiquiatra...falei muuuito rs e ele me ouviu tão atenciosamente,que saí de la muito feliz e esperançosa...eleaumentou a Sertralina(3 comprimidos de 50 por dia...)e me passou tbém o Rivotril sublingual pra eu usar qdo as crises de ansiedade vierem...aquelas em que minha mão sua e eu fico com batedeira...bom,ele me disse tbém que daqui 15 dias quer me ver,pra começarmos com a psicologa...a consulta será com os dois juntos(a terapia)...ele me disse que eu tenho sim o TOC e se meu marido puder ele pode ir comigo da próxima vez...pois ele não vai contrariar e sim explicar do modo dele o que esta acontecendo...vou falar com meu marido e quem sabe ele aceita né?!?
    Gostei mto desse psiquiatra, e agora meu acompanhamento vai ser com ele e com a psicologa...estou contente e confiante...ele me disse que a melhora é lenta, e eu não posso desanimar...então,vamos viver um dia de cada vez né?!?
    Espero de coração que vc esteja melhor...me mande notícias...bjs e um ótimo fim de semana!!!
    Débora

    ResponderExcluir
  5. Oi Júnior...como está???
    Estou passando aqui pra deixar um bj pra sua filhota!!!
    Muita saúde e felicidades à vcs!!!
    Bj,Débora

    ResponderExcluir
  6. genial!!!!!!

    ResponderExcluir
  7. queria perguntar uma coisa que me poderá ajudar...quando nao obedeces aos teus rituais o que acontece?o que sentes?ansiedade?eu já tenho TOC ha muito tempo,mas sempre foi muito fraquinho,agora desde ha 3 anos comecei a ter ansiedade..muita...eu tocava numa banda e nem conseguia ir tocar ao vivo por causa da ansiedade...quando tinha de ir a algum lado,custava-me muito porque smp muito nervoso...ainda hoje me custa mas ja tiou mais habituado a ultrapassar os meus medos e panicos...mas desde ha umas semanas para cá o meu TOC começou a evoluir muito...custa-me a chegar ao trabalho porque quero decorar todas as matriculas dos carros e é muito complicado...tenho vindoia tentar ignorar as obsessões mas tá a ser dificil e causa-me grande ansiedade...por favor dá-me uma ajudinha...já agr,tou a escrever de Portugal.o meu nome é Sérgio ;)

    ResponderExcluir
  8. Olá Sérgio, eu quase nunca deixo de obedecer meus rituais. As vezes estou cansado de fazê-los e penso em parar e seguir mas algo fica martelando na minha cabeça que algo de ruim vai acontecer com quem eu amo se eu não terminar de fazer os rituais. O que eu faço as vezes é se tenho algo urgente para fazer eu paro os rituais, faço o que tenho que fazer e depois volto para terminar os rituais. Nesse tempo em que dei uma parada nos rituais minha ansiedade aumenta bastante e fico incomodado até que volto e termino os rituais. É comum as pessoas que tem TOC desenvovlerem outros tipos de sintomas também como ansiedade, depressão, medo, etc e como vc me disse que de um tempo para cá a ansiedade vem aumentando a ponto de não conseguir fazer algumas atividades precisa ver se vc tb não está com a sindrome do pânico. Caso vc não tome nenhum medicamento para o TOC seria bom procurar um médico para começar o tratamento pois eles ajudam bastante no TOC. Caso já tome medicamento para o TOc fale para seu médico deses novos sintomas pois ele pode te receitar um ansiolítico que o ajudará a controlar essas crises de ansiedade.
    Abraços,
    Junior

    ResponderExcluir
  9. eu nao tomo nada ainda...vou agr em outubro ao médico..ja tomei um anti-depressivo,(Paroxetina)ha 3 anos atrás quando comecei a ter ansiedade..mas parei depois de uma semana,nao kis tomar mais...mas agr vou fazer o tratamento pk ando muito pior...eu nao sabia k tinha TOC até ha pouco tempo...smp tive mas nunca liguei,pk nunca me incomodou ao ponto de ter ansiedade...tenho tentado evitar os rituais,as vezes consigo outras vezes nao...ha kt tempo você toma medicamnetos?ainda toma neste momento?será k a medicação pode mesmo ajudar?eu as vezes tomo Xanax,(alprazolam)k é um ansiolitico pk o meu tio tb sofre de ansiedade e deu-me para eu ter cmg em caso de crise..mas tomo muito pouco mas fico muito "pedrado",e nao é todos os dias...e para trabalhar nao dá jeito andar assim....olha eu adicionei-te no msn...depois falamos melhor...obrigado pela ajuda ;) Abraço.Sérgio

    ResponderExcluir
  10. só mais uma pergunta..você tb faz terapia cognitivo-comportamental?ou ja fez?e axa k realmente ajuda?ou os medicamentos é k ajudam mais?eu sei k convém ter as duas..mas cá em Portugal a saúde é complicada e nao sei se conseguirei um psiquiatra e psicólogo rapidamente...Sérgio

    ResponderExcluir
  11. Olá Sérgio, eu tomo clomipramina a 10 anos já!! A medicação ajuda e muito pois o TOC é causado parte pela falta de um neurotransmissor chamado serotonina e alguns antidepressivos tem ação na recaptação da serotonina aumentando a quantidade desse neurotransmissor no cérebro. A clomipranina, fluoxetina, sertralina e paroxetina são exemplos desses antidepressivos com ação antiobsessiva. É importante o acompanhamento de um psiquiatra pois somente ele pode definir qual o melhor medicamento para vc e qual dosagem que fará mais efeito com menos efeitos colaterais. Outra coisa que influencia no TOC é a parte psicológica, além de medicamentos para diminuir a ansiedade e os penamentos invasivos é importante tb habituarmos nosso cérebro a não fazer mais os rituais que estamos acostumados a fazer. Aí entra a TCC (terapia cognitiva-comportamental) Eu começei a fazer a apenas 3 meses pois somente agora é que descobri a importancia dessa terapia. Algumas pessoas somente com medicamento conseguem uma qualidade de vida melhor e não precisam de terapia. Outras precisam também da terapia para obter uma melhora significativa. Começe 1o com o psiquiatra e depois procure um psicólogo então
    Abraços,
    Junior

    ResponderExcluir
  12. ok.muito obrigado pela ajuda! :) é o k tentarei fazer ;) vou ao médico já dia 14 deste mês...vamos ver...
    abraço**,
    Sérgio

    ResponderExcluir
  13. Olá td bem?já fui ao médico.pra já tou a tomar Cipralex..receitado pelo médico de clinica geral...mas vou ao psiquiatra muito em breve e talvez ele mude a medicação para outro qualquer....e depois talvez tb psicólogo...já alguma vez tomaste Cipralex?é um anti-depressivo tb...tou a tomar há 3 dias...ainda sinto muito o efeito...sinto-me esquisito...enfim....abraço ;)Sérgio

    ResponderExcluir
  14. Olá Sérgio, nunca tomei o Cipralex mas ele também é usado para o TOC. Talvez vc começe a sentir o efeito do remédio depois de uns 15 dias mas para vc começar a notar que o TOC está diminuindo leva uns 3 meses pelo menos. Até acertar o remédio ideal para vc e qual a mmelhor dosagem leva de 1 a 2 anos portanto não desista do tratamento e aceite toda sugestão do seu médico psiquiatra. Somente fazendo várias tentativas é que vc consegue chegar no medicamento ideal com a dose certa
    Abraços e melhoras para vc.
    Junmior

    ResponderExcluir
  15. Ok.Obrigado ;) Abraço **
    Sérgio

    ResponderExcluir
  16. Sou anônimo 78.
    Contar sua experiencia me dá coragem a buscar ajuda.
    Obrigado !!

    ResponderExcluir
  17. Olá Anonimo 78, que bom que vc se identificou numericamente pois são tantos anônimos que nunca sei com qual estou falando. Eu acho que vc deve procurar ajuda e correndo pois vc vai ver quanta diferença um antidepressivo faz na vida de quem tem TOC :). Se quiser escrever para meu email para contar algo mais sobre sua vida fique a vontade
    Abraços
    Junior

    ResponderExcluir
  18. Boa noite Miguelito! Acabei de conhecer o blog e já estou adorando!!! Agradeço imensamente por compartilhar tanta informação conosco, eu particularmente não tenho TOC, mas estou pesquisando bastante com a finalidade de ajudar uma pessoa da minha família que amo muito. Vc conhece algum psiquiatra bom em SP capital, que poderia me indicar? Um grande abraço, tenha um ano abençoado!

    ResponderExcluir