16 junho 2010

TCC - Terapia Cognitiva-Comportamental

Descobri que além dos medicamentos para tratamento do TOC como os antidepressivos também existe a terapia cognitivo comportamental. Ao meu ver ela é uma terapia complementar à medicação ou em casos leves de TOC ou que foi diagnosticado no inicio somente a terapia é o suficiente para reduzir ou até eliminar o TOC.
Geralmente essa terapia é aplicada por um profissional da áera, um psicólogo ou terapêuta, mas também encontrei livros que falam dessa terapia e pode ser usado tanto pelos profissionais da área para auxiliar o tratamento como pelo próprio paciente.
O livro Vencendo o Transtorno Obsessivo-Compulsivo me pareceu ser um ótimo Manual de terapia cognitivo-comportamental. Comprei-o e estou começando a ler.
Conforme for lendo comentarei os prós e contras e os resultados aqui no meu Blog.

28 comentários:

  1. Oi Júnior...estou meio sem tempo e sem muita coragem...mas hoje sentei aqui muito cansada depois de um dia bem corrido...essa semana parece que me deu um certo "surto" minhas mãos começaram a gelar e suar muito,e começou a me dar uma palpitação no peito...como se algo muito ruim fosse acontecer...aí depois vem a dor de cabeça...queria lhe fazer uma pergunta...o médico começou meu tratamento com SERTRALINA...tomo dois comprimidos por dia...a SERTRALINA é só um ansiolítico,ou tbém é anti-depressivo???
    Aínda estou por fora do tratamento...vou voltar ao médico agora dia 23...e os sintomas do TOC não diminuiram...só estou com a SERTRALINA.
    O que vc acha???
    Bjs e ótima noite!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá Débora, sim a sertralina é um anti-depressivo com ação anti-obsessiva e é um dos medicamentos usado para o TOC porém a melhora não é imediata, leva em torno de 4 a 8 semanas para surtir efeito. Existem outros anti-depressivos com ação anti-obsessiva, provavelmente se seu médico notar que a sertralina não esta surtindo efeito ele irá aumentar gradualmente a dose ou mudar de medicamento ou associar a sertralina a outro medicamento. É preciso ter paciencia e estar aberta para fazer "experiencias" com os varios médicamentos e dosagens até achar o medicamento mais adequado a vc e a dosagem mais efetiva.
    PElos sintomas que vc descreveu parece ter sido um pequeno ataque de pânico, sindrome do pânico. Não esqueça de descrever esse episódio para seu médico. Caso vc seja uma pessoa esquecida como eu mantenha o hábito de anotar o que passa com vc num caderno para lembrar no dia da consulta.
    Beijos e boa noite. Sinta-se em casa aqui no site :)

    ResponderExcluir
  3. a terapia é eficaz para o toc?

    ResponderExcluir
  4. Eu creio que sim, estou no começo da terapia mas tenho o relato de uma pessoa que disse estar curada após alguns anos de terapia. Ela faz sentido pelo menos pois trabalha com nossa mente para que ela tire o hábito que criamos em fazer rituais cada vez que temos uma obsessão.

    ResponderExcluir
  5. Vez enquanto tenho medo de ir a lugares fechados, quando vou começo a sentir tontura, vazio e, sendo a noite parece que tudo ficando mais escuro, parece um tanto de o real estar longe de mim. queria saber o que é isso? Não consigo mais viver assim, ninguem me diz o que tenho ao certo. Queria ajude de alguem.

    ResponderExcluir
  6. Olá Miguelito!
    Você tem um final feliz para o TOC.
    Pior no meu caso, que passei 40 anos lutando para saber a minha doença, médico nenhuma então sabia encontrei cada psquiatra horroso e incompetente que chegou a diagnosticar como "outra doença" receitando haldol, ainda bem que sempre fui uma pessoa de conhecimento, sai correndo desse profissional. Por fim eu que tive que fazer o diagnóstico da doença, era então chamAdo de DOC. Até hoje já visitei 5 a 6 profissionais tomando a clomipramina, sertralina( com a sertralina foi adicionado respiridon), fluoxetina, fluxomina, paroxetina, escitalopram ( com o escitalopram foi adicionado bupropiona ), por último desvenlafaxina( Pristiq ). Não houve durante estes longos anos, nenhum melhora. Atualmente como a medicação em nada, nunca me ajudou, muito pelo contrário só me fazia mal, insônia das mais terríveis entre outras coisas, me causou uma disfunção erétil que até hoje não curei. Hoje abandonei a medicação só faço a TCC, com pouco resultado no meu caso. Já não sei mais onde procurar ajuda.

    ResponderExcluir
  7. Já não vejo solução nenhuma.... Estou em um túnel escuro, não vejo luz alguma. Mas eu preciso continuar a lutar contra esse inimigo poderoso, eu mantenho sempre informado sobre doença. Mas até hoje nada, nunca me ajudou . A TCC, pouca ou nada ajuda, uma vez que a blindagem da doença torna praticamente impossível vc fazer algum exercício, a principio teria que tomar a medicação, para quebrar esta blindagem mas quando ela nunca funcionou ou só faz mal sem resultado algum? O quê fazer então? Este é o meu dilema

    ResponderExcluir
  8. Olá Anônimo,
    Pelo o que vc descreve parece ser síndrome do pânico mas vc já procurou um psiquiatra? Não é possível que um psiquiatra não consiga diagnosticar o que vc tem. Procure um e depois conte para nós o resultado :)
    Abraços

    ResponderExcluir
  9. Olá Anonimo, vc que sofre de TOC a mais de 40 anos. Como último recurso existe a cirurgia, não estou falando daquela cirurgia que parece uma lobotomina mas de cirurgias mais modernas, algumas até reversíveis caso não se alcançe o resultado desejado. Nesse link vc pode saber mais sobre essas cirurgias. http://www.psiqweb.med.br/site/?area=NO/LerNoticia&idNoticia=308
    Meu psiquiatra indica a cirurgia como último caso, quando a pessoa já tomou todos os medicamentos existentes, suas combinações, TCC + medicamentos, etc. Ele diz que existem 70 passos a ser seguido e se nenhum surtir efeito então é caso para se pensar em cirurgia. Não desista pois a cada dia a medicina avança mais.
    Abraços

    ResponderExcluir
  10. Obrigado Miguelito, eu já me candidatei no Protoc, mas continuo na luta incessante contra
    o Toc.

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde Nuguelito. A 5 anos que passo por situações desesperadas ate hoje não consegui um psiquiatra que preste, desculpe-me o termo, mas realmente não consigo uma pessoa capacitada. Te digo, já aconteceu comigo de ir ao psicologo e o mesmo estar dormindo na minha frente enquanto eu falava, não babou mais chegou a roncar, realmente é dificil achar pessoa capacitada nessa area. Por isso estou querendo ajude de alguem que possa identificar meu problema, ou melhor tirar isso de mim, não consigo viver bem, olha que já fiz todo tipo de exame e todos deu ok. Minha situação é um pouco dramatica vivo usando pessoas como bengala, vez enquanto tenho que usar as alguem para ir resolver algo comigo, pois me dá branco e fico com uma sensação de fraqueza de incapaz, realmente é dificil falar o que sinto. Como já fui em muitos psicologos e nenhum dele me deu solução, queria que alguem me falasse a melhor maneira de sair disso. Sera que na internet tem alguma coisa que possa eu ver ao assistir para amenizar meu sofrimento. aqui fica meu quadro e aguardo retorno seu. muito obrigado.

    ResponderExcluir
  12. Desculpe-me Miguelito, coloquei a ultimo postagem como Nuguelito. digo: Miguelito.

    ResponderExcluir
  13. Olá Anonimo, creio que 1o vc deva ir a um psiquiatra para ele diagnosticar o que vc tem. Fica dificil falar em tratamento e pesquisa na internet sem saber ao menos o que vc tem. Pode ser varias sindromes que possuem as mesmas caracteristicas então somente um psiquiatra seria capaz de identificar oque é e tratar
    Abraços
    Miguelito

    ResponderExcluir
  14. Ao anônimo do dia 06 de abril.
    A terapia cognitivo comportamental (TCC) é a terapia mais indicada para TOC, depressão, transtornos de ansiedade, transtornos alimentares, entre outros. Sendo que permite remissão dos sintomas mais rapidamente que as demais (por exemplo psicanálise e terapia centrada na pessoa). Porém, não se deve descartar a possibilidade de combinar a TCC com medicamento. Portanto, ir ao psiquiatra é fundamental, pois é somente este profissional que poderá receitar o remédio mais indicado para o seu caso, de acordo, claro, como o diagnóstico. É necessário saber que não há milagres, a remissão dos sintomas não ocorre de uma hora para outra mesmo com a combinação.

    ResponderExcluir
  15. Esqueci de dizer que para encontrar a TCC basta procurar por psicólogos cognitivo comportamentais, normalmente eles indicam nos cartões de apresentação. Se não houver nada escrito, pergunte: "Com qual abordagem vc trabalha?"

    ResponderExcluir
  16. Respondendo a pessoa que me disse no di 18 abril. Muitissimo obrigado pelo apoio que me deu. Estou com uma psicologa a 5 meses e realmente amenisou meu sofrimento, mais ainda sinto sintomas, sera que têm cura? Terei eu que procurar um psicologo com mais esperiência na area. Ela tinha me dito que eu estou com TCC, e que conhece o tratamento mais não é formada nessa area. Realmente fico viajando para lé e para cá, sem cura total, ou como disse, sera que têm?
    Estes sintomas estão atancando até minha parte fisica, não enxergo bem com o olho direito, fui ao médico que disse, descolamento seroso de retina(tenho que ficar mais calmo), sem disser que estou com gastrite e hérnia de atón. Caso conheça alguem e que possa endicar, agradeço. Moro no Rio e qualquer coisa ligo para a pessoa para falar comigo por telefone, caso sim dê retorno. Muito obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
  17. oi tenho pensamentos idiotas a respeito do mundo em geral fui na psicoterapeuta ela me falou q tenho toc só q ñ tenho manias só pensamentos estranhos ai fico nervosa e ansiosa fico olhando para as pessoas na rua e imagino o q elas estão pensando ai por diante será q é toc mesmo

    ResponderExcluir
  18. Bom anonima, se sua psicoterapeuta disse que é TOC provavelmente seja TOC. Se vc ainda tem dúvidas procure um psiquiatra, ele é o profissional mais indicado para fazer o diagnóstico. Fora esses pensametnos vc se identificou com mais algumas atitudes que vc leu aqui no blog?

    ResponderExcluir
  19. Olá...alguém comprou o livro Vencendo o Transtorno Obsessivo-Compulsivo? Qual o preço que vcs estão encontrando.??? Podemos um enviar para o outro para lermos todos!! abraços.

    ResponderExcluir
  20. Comprei pela editora LASELVA.Promoção em 59,90.
    http://www.laselva.com.br/Vencendo-o-Transtorno-Obsessivo-Compulsivo-Manual-de-Terapia-Cognitivo-Comportamental-Para-Pacientes-e-Terapeutas-275761.html#qcct

    ResponderExcluir
  21. Muito prazer em conhece-lo Miguelito.
    Sou pai de um menino de 10 anos que com certeza está com TOC (mania excessiva de limpeza).Iremos começar a procura de ajuda esta semana.Pelo que eu li,TCC e acompanhamento com medicamentos específicos,quando ministrados precocemente tem excelentes resultados.

    ResponderExcluir
  22. Em tempo:comprei o livro hoje!!Pois li o post do Miguelito acima.

    ResponderExcluir
  23. Olá Jlsilveira,
    Geralmente o TOC quando diagnosticado cedo e logo na infancia nem precisa de medicamentos, basta terapia e algumas mudanças em casa e com o tempo vem a cura. O TOC é cuasado por falta de serotonina, que é reposto com medicamentos mas tb tem a causa psicológica. Geralmente quando há muitas cobranças, quando a crença é muito forte, quando os familiares são muitos supersticiosos, etc é comum que a criança desenvolva isso por influencia da familia. Creio que nçao seja o caso mas geralmente uma mudança no modo de viver da familia já é o suficiente para que o TOC deixe de existir. Mantenha-me informado, como foi na consulta, o diagnostico. Se eu tivesse sido diagnosticado desde cedo já estaria curado a anos!!! mas na minha época não havia tanta informação e os pais não eram tão instruidos somo são hoje.
    Vc vai gostar do livro e fez uma boa compra, eu paguei 80 reais por ele.
    Abraços e sucesso

    ResponderExcluir
  24. Preciso de ajuda, este blog tem sido atualizado? :\

    ResponderExcluir
  25. Olá Miguelito me chamo Eliziane e descobri hoje aos 21 ans que sofro de toc sempre tive essa doença desde minha terceira série que eu lembre e sempre fui superticiosa em relação a roupas, mudanças de objetos faço a terapia cognitiva comportamental e tomo o Efexor aos poucos vou enfretando e tenho mania de urinar toda hora tbm e de sair de casa que coisas ruins me aconteçam mais enfrento.

    ResponderExcluir
  26. pode dizer-me que é o autor desse livro? gostava de o encomendar, mas sem o autor nada feito
    muito obrigada

    ResponderExcluir
  27. Pessoal quem quiser trocar conhecimentos a respeito da doença que possuo desde a infancia esse é meu email: gustavoguto104@yahoo.com

    ResponderExcluir
  28. Anônimo 18/01/2017: Muitos psicólogos acham que o TOC e fácil de curar com uma simples terapia mais não e assim tão fácil, depende muito do grau da doença,o correto e quando a pessoa notar que há algo estranho deve procurar imediatamente um psiquiatra s pois só eles podem diagnosticar a situação e receitar alguns remédios e depois só resta a esperança de uma melhora, no caso do meu filho so foi possível o diagnostico depois de muitos exames neurofidebec tratamento com eletrocussão e outros chegando no limite de implante de eletrodos, que no principio teve uma melhora de 80% mais depois diminuiu a eficácia e agora só resta a espera do milagre a esperança,se vc tem esse problema e quiser fazer um contato o meu email é iprr2@oi.com.br sem mais sorte a todos.

    ResponderExcluir