12 julho 2010

Animais tem TOC?

Analisando cientificamente sim, podemos dizer a priori que animais racionais (os seres humanos) tem TOC. Mas e os animais irracionais?
O TOC é causado pela falta de serotonina então os animais irracionais também poderiam desenvolver TOC uma vez que também possuem cérebro, neurônios e consequentemente o neurotransmissor "serotonina".
O TOC manifesta-se sob a forma de alterações do comportamento (rituais ou compulsões, repetições, evitações), dos pensamentos (obsessões como dúvidas, preo­cupações excessivas) e das emoções (medo, desconforto, aflição, culpa, depressão). Costumamos dizer que os cachorros se parecem com o dono, isso talvez porque os cachorros mudam seu comportamento de acordo com o comportamento de seus donos. O meu cachorro por exemplo não sabe que ele é um cachorro, sinceramente eu acho que ele pensa que nasceu de mim e da minha esposa. É verdade que ele tem um pouco de pelo a mais do que eu mas ninguém é perfeito :). Quando estamos tristes eles também ficam triste. Se estamos de cama eles ficam ali, deitado nos nossos pés até melhorarmos. Se levantamos animados eles também levantam abanando o rabo.
Muitos dizem que animais não pensam, por isso os chamamos de animais irracionais. Desse ponto de vista  não teria como os animais irracionais manifestar o TOC através dos pensamentos obsessivos mas eu discordo e não gosto de chamar muitos animais de irracionais. Um gato caça por instinto mas para cada caçada resultar em sucesso ele tem que pensar. Nenhuma caçada é igual a outra então não há como ter "pré-programado" em seu instinto uma caçada genérica que serviria para qualquer situação. Em cada caçada o gato tem que fazer cálculos de distancia da presa, velocidade, analisar as possíveis rotas de fuga da presa e por aprendizado não cometer os mesmos erros da caçada anterior. Cachorro então nem se fale, se cachorro não pensa como é que ele sonha? Como um ser irracional pode sonhar com algo que lhe traga aflição e ele começar a gemer? Como ele sonha que esta fugindo, começa a mover as patas e levanta correndo, sendo ele um ser irracional? Mito desvendado! :)
Emoções...... não consigo me conformar com alguém que diz que animais não tem emoção! Eles não somente tem emoções como eles demonstram suas emoções. Claramente voce ve quando um animal está com medo, aflito, desconfortável com alguma coisa. 
Analisando por esse prisma os animais "irracionais" podem sim demonstrar sintomas de TOC. No livro O Menino que Não Conseguia Parar de se Lavar a autora relata que um fazendeiro todo dia no mesmo horário ao entardecer recolhia seus gansos para dentro do galpão. Eles seguiam em bando, passavam em frente a janela do galpão e subiam uma escada. Um dia o fazendeiro se perdeu no horário e passou da hora de recolher seus gansos, indo recolhê-los já quase escurecendo. Ele os guiou pelo mesmo caminho, passou pela janela do galpão e ao subir as escadas um dos gansos parou, fez um som característico de quando se encontra em perigo, voltou no caminho, passou novamente pela janela e subiu as escadas. Parou e dessa vez fez um som e um movimento caracteristico de quando está tudo bem e continuou até o local onde dormia. Ela relata que ao demorar mais que o normal um dos gansos ficou "ansioso" e apresentou esse comportamento que seria do TOC.
Apesar de toda essa explanação eu não acho que os animais "irracionais" tenham TOC, pelo menos eu espero que eles não o tenham pelo bem deles pois se é sofrimento para nós imagina para eles que não podem lavar as patas toda vez que tem um pensamento ruim. E como tomar banhos demorados se muitas vezes damos apenas um banho por semana de 10 minutos? Sem falar que não podem estralar os "dedos", tocar nos postes (apenas os machos e somente para fazer xixi) e muito menos evitar os risquinhos da calçada pois se param um minutos seus donos já os puxam. Além do que se acharem que os animais tem TOC os cientistas já vão querer fazer milhões de experimentos, testar remédios nesses animais além de querer dissecar seus cérebros estando eles ainda vivos.
Melhor acreditar que não apesar que meu cachorro tem tido ultimamente um comportamento curioso que está me fazendo repensar no assunto. Nâo posso dizer que é TOC mas quando coloco ração para ele em seu pote ele começa a raspar o pote com a pata e a latir. Disseram que esse comportamento é porque eu sendo o chefe da casa deveria comer primeiro (argh) e então ele estaria liberado e que se eu mexesse na comida ele comeria. Fiz isso e nada! Eu preciso pegar a comida com as mãos umas 4-5x e oferecer a ele. Eu pego, ofereço, ele faz que vai comer mas me olha e late. Então eu devolvo a ração e pego outra porção. Faço isso umas 4-5x até que ele aceita a comer. Mesmo assim tem alguns grãos da ração que ele põe na boca e cospe. Se eu ofereço novamente esses grãos ele não come, a não ser que eu finja que joguei fora e que peguei novos grãos no pote e ofereço os mesmo aí sim ele come. Ou ele está desenvolvendo TOC ou está mudando seu comportamento para ficar igual ao dono rs.
Apesar disso meu lema não muda: Salvem os animais (com ou sem TOC).

5 comentários:

  1. Oi Júnior...que bom que deu notícias...eu tbém não estou mto legal não...sabado aconteceu uma coisa que aff...eu fiquei muito chateada(meu marido até notou que eu estava pra baixo)eu estava limpando a casa,e de repente me veio um pensamento na cabeça...(alcool no pano não pega fogo)(tenta tenta tenta)...ai eu coloquei alcool e fogo no pano...a hora que percebi,apaguei é lógico,e veio a crise de pânico...comecei a passar muito mal,vc não tem noção...parecia que minha casa td ia pegar fogo...td hora eu ia no quintal ver se eu tinha apagado td...surpreendentemente,quando eu tinha 14 anos,trabalhei de empregada e um dia lavando roupa,veio esse pensamento e eu fiz...idêntico...estranho demais isso...essa noite,eu estava com muita tosse e dor de garganta...acorde em pânico,mas nao deixei tranparecer...tomei o remédio que meu marido me deu e voltei a dormir...depois de ter tomado o rivotril...hj meu dia foi lento, perdi o ônibus,pois encasquetei que tinha deixado a pasta de dentes destampada...fora que qdo vou dormir,na minha mente fica(socorro,socorro,socoro) como se eu estivesse pedindo socorro...isso me dá uma agonia que eu não consigo controlar...mas é isso ai meu amigo...vou tentando me entender,tentando mudar em alguns aspéctos que véem atrapalhando muito minha relação com as pessoas que eu amo...detesto qdo desaponto-as mas isso me persegue...qto menos eu qro desapontar,mais eu desaponto...mais eudescepiciono...as vezes penso que isso nunca vai ter fim sabe...penso que eu nao tenho jeito mesmo, que estou com quase trinta anos e não mudo, me esforço, mas nao consigo, nao consigo...as coisas vem na minha cabeça,td tão de repente,que se misturam e me confundem...tenho vergonha de mim,das minhas atitudes,dos meus pensamentos...tenho vergonha de ser assim...me sinto completamente sozinha e sem rumo...quando olho pras pessoas e vejo elas completamente ignorando o que sinto,eu me sinto um lixo...quando tento falar com alguem pessoalmente sobre meu problema,sou rapidamente interrompida e criticada...tenho tanta coisa dentro de mim...tanta coisa entalada aqui na garganta...parece que td está prestes à explodir...rs virou desabafo de novo né?!?
    Desculpa mas aqui eu me sinto à vontade pra falar e falar...boa noite e ótima semana!!!
    Bj Débora.

    ResponderExcluir
  2. Oi...ontem eu passaei aqui e fiquei me lamentando,esqueci de comentar sobre o seu post...desculpa!!!
    Aqui em casa temos tres cadelinhas,a Malu sempre pega a ração do pote e vai comer no mesmo lugarzinho no quintal...todos os dias ela faz isso...ela pega um pouquinho e come,volta e pega mais...ela também fica rodando(não para arrumar a caminha como os cachorros fazem)mas ela dá umas tres voltas antes de deitar seja onde for...me acompanha o dia td,não desgruda de mim...tbém acho que ela está ficando parecida com a dona!!!rsrsrs
    Bjs Débora

    ResponderExcluir
  3. Débora, já tentou verificar com o médico o anafranil? É considerado um dos melhores remédios para o toc. Outra coisa seria a terapia Cognitivo Comportamentla, mas vc deve fazer terapia com um bom profissional que muitas vezees a sessão não é tão barata.

    Abraço

    ResponderExcluir
  4. O minha cadelinha tem TOC, ela pega a comida no pote vai para o tapete e joga a ração, depois ela fica arrumando a ração em montinhos com a barba (pois ela é um shnauzer)até todas ficarem alinhadas para depois comer. Enquanto as rações não estiverem todas juntas ela não come. Para mim o TOC não é pscicologico e sim alguma doença neurológica.

    ResponderExcluir
  5. Rs esses animais são um barato. Eu acho que se nós temos TOC os animais tb pode ter. Escrevi um post sobre isso
    Beijos

    ResponderExcluir