15 julho 2010

Pare o mundo que eu quero descer

O mundo gira, o dia passa, a noite passa e outro dia começa tudo igual.  Não sei porque me esforço tanto para vencer as batalhas do dia se amanhã os mesmos obstáculos estarão no mesmo lugar me esperando.....O TOC não se cansa mas eu me canso, ontem não consegui ir trabalhar. Acordei decidido a quebrar esse ciclo vicioso, a fazer uma pausa inesperada nessa rotina alucinante que é o meu dia-a-dia para ver como meu TOC se virava ao ser pego de surpresa.
Eu vi que é bom para quem tem TOC ter o domínio da situação, ter o controle da sua vida e que a rotina e o tédio não são bons para quem tem TOC. Fiquei super bem ontem, o fato de ter quebrado a rotina, de não ter a pressão do horário para me trocar, para tomar café, para chegar ao trabalho, de não precisa lavar 128 vezes as mãos antes de sair de casa me fez bem e me animou.
Fiz o que queria na hora em que eu queria e se eu queria! Caso não quisesse fazer ou se o TOC me colocasse uma série de regras e rituais para eu seguir passava para outra atividade e antes mesmo que ele pudesse se reorganizar e criar novos rituais a atividade já estava feita. Mas infelizmente não posso fazer isso sempre e hoje subi novamente no mundo e estou girando com ele. Acordei cedo, tinha que levar o carro na concessionária para revisão mas por mais cedo que acordo nunca é o bastante para o TOC. Não tomei café para não chegar muito atrasado na concessionária e mais atrasado ainda no trabalho que ontem eu "matei" como se mata uma aula chata na faculdade. Tirei todas as coisas do carro pois hoje em dia não se pode confiar em ninguém e a cada coisa levada para dentro de casa eram os mesmos rituais (como esse TOC não se cansa de ser repetitivo), corri para a concessionária e até que o atendimento foi rápido mas o transporte para me trazer até o trabalho demorou meia hora. Fiquei ansioso esperando o transporte e enquanto isso aproveitei para tomar café na concessionária em meio a olhares para as minhas manias. O transporte não chegava, começei a fazer as cutículas com meus próprios dentes enquanto andava entre os carros e esperava o carro do transporte.
Finalmente ele chegou mais haviam mais 2 pessoas para levar antes de me deixar no trabalho. Sempre sou o último, se vou para o trabalho sou o último porque meu trabalho é o mais distante, se vou para casa também sou o último porque sou o que moro mais longe. O 1o foi deixado não longe dalí mas creio que na esquina de onde morava. O 2o nunca vi morar mais escondido, era a última rua sem saída de um bairro distante e na última casa. Os minutos passando e enfim seguimos para meu trabalho. Cheguei as 9h35, nada mal para quem nem veio trabalhar ontem né?
Não quero ser um desempregado, não quero ser um vagabundo e nem um aposentado precoçe, só quero garantia de que meu TOC não vai arruimar minha vida profissional, de que eu serei compreendido.
Só queria que o mundo parasse de vez em quando para que eu pudesse descer e aproveitar um pouco dessa paisagem linda que eu vejo passar muito rápida e apenas da janela.

3 comentários:

  1. Oi Júnior...aff tô aqui tentando lhe escrever algo, mas não consigo...até escrevo,mas apago,escrevo e apago(aaaiiin que raiva)desculpa...os dias não estão sendo fáceis...bjs e boa noite.
    Débora

    ResponderExcluir
  2. Oi Júnior...hj eu estou melhor...essa semana eu tbém queria parar o mundo...mas não dá pra ser todo dia assim né?!?
    Fico feliz por vc estar melhor,e conseguir controlar seu dia...bjs e ótimo fim de semana!!!
    Débora.

    ResponderExcluir
  3. Temos ter cuidado com a exposição, pois nem sempre todos saibam realmente o que seja toc.

    Abraços

    ResponderExcluir