30 junho 2010

Um toc animal!

Algumas pessoas devem achar estranho um blog sobre TOC que tem mais links para sites de ajuda animal do que de sites sobre TOC. É que a minha vida inteira foi marcada pelo TOC e pelos animais. Tenho TOC desde os 6 anos de idade mas conviver com animais convivo desde que eu nasci. Tenho dúvidas de quem me amamentou quando criança :)
Para não ficar um site cansativo e tedioso trouxe os animais para cá pois, apesar do TOC na minha vida esses "animalzinhos" não deixaram ela se tornar cansativa, tediosa e nem deixaram me sentir só.
Sempre fui criado com cães e gatos. Minha avó sempre teve muitos cachorros e gatos e minha mãe sempre teve gatos. Por isso cresci aprendendo a amá-los e a respeitar toda forma de vida.  Quando vc desenvolve TOC, geralmente na infância e principalmente na infância vc tende a se afastar um pouco das pessoas por vergonha das coisas que vc faz, por medo de ser recriminado ou mesmo discriminado e por achar que vc é a única pessoa no mundo que tem isso.Vc se sente sozinho e tem a necessidade de desabafar mas não tem com quem fazer isso.
Os animais, principalmente os cachorros, tem um amor incondicional por vc. Ele não se importa se vc é branco, negro ou azul. Não liga se vc o toca um número impar de vezes ou se vc vai e volta várias vezes de um mesmo lugar. Eles até acham engraçado e correm atrás de vc achando que vc está brincando com eles. Eles não acham estranho quando vc conta para eles o que vc sente muito menos saem por aí contando para os outros o que ouviu de vc.
Pena que muitas pessoas não pensem como os cachorros. Até quando elas vão escolher um animal de estimação, que deveria ser a escolha de um amigo ou um companheiro, elas acabam sendo preconceituosas e tratando esses seres vivos como mercadoria. Não querem um animal Sem Raça Definida, querem um de "raça" sem nem saber o que é raça. Não querem o cachorro feinho, não querem o gatinho com um defeitinho na pata e nem o animal de pêlo embarassado. Querem o mais perfeitinho, o da melhor linhagem e se depois de alguns meses, quando o animal já está completamente apaixonado por vc e não sabe mais viver sem vc, eles encontram um "defeito" no animal voltam para trocá-lo como quem troca um aparelho doméstico. Pior é quando o animal envelhece, hora em que ele mais precisa do dono e hora em que o dono poderia retribuir pelo menos metade do amor que ele deu durante toda sua vida, ele é descartado na rua como um saco de lixo.
Quando era criança minha mãe me perguntou o que era que eu estava conversando com os meus peixinhos. Eu estava dizendo a eles que eles eram meus únicos amigos e só eles me entendiam (Hoje soa meio piegas mas deve engraçadinho ver uma criança de 8 anos tendo peixes como amigo. Ainda bem que não decidi me juntar a eles no aquário rs).
Quem cuida de uma criança carente ou um idoso nem sempre fará o mesmo por um animal mas certamente quem ama e cuida dos animais jamais deixará um idoso ou uma criança sem amparo
O convívio com os bichos me fez crescer uma pessoa responsável, capaz de amar independente das diferenças, incapaz de fazer mal a qualquer forma de vida além de ter me ajudado em várias fases do meu TOC. Tamanho é o poder terapêutico dos animais que cansamos de ver reportagens sobre projetos com animais em asilos, hospitais infantis, etc.
Quem gosta de animais também sabe do que estou falando então não deixem de visitar os links ;)

29 junho 2010

Vencendo a batalha de cada dia

O dia nasce e começamos mais um dia na batalha contra o TOC. Antes mesmo de levantar da cama já tenho meus rituais, rituais para que eu possa sair da cama em segurança e seguir até o banheiro.
No banheiro segue outra sequencia de ritual antes de lavar o rosto e prosseguir. Já houve dias piores, dias em que eu "pulava" a parte do banheiro. Em resposta às obsessões existem algumas compulsões ou rituais ou então evitações. Nessa época evitava entrar no banheiro porque gastava muito tempo com os rituais. Não havia outra solução senão sair descabelado, cara amassada e apertado para fazer xixi. No trabalho ou numa padaria no caminho eu usava o banheiro para lavar o rosto, fazer xixi e arrumar o cabelo. Engraçado como nesses lugares não fazia os mesmos rituais torturantes que eu fazia em casa. Graças a Deus depois que descobri o TOC e começei o tratamento nunca mais saí de casa com cara de louco (pelo menos eu acho que não rs).
Vencida a batalha do banheiro eu descia para tomar café e as coisas fluiam um pouco mais amena até a hora de sair de casa...... sair ou entrar em casa sempre foram uma tortura para mim. Era um ritual longo para fechar a porta de casa e também o portão.... como eu queria tanto ter um portão automático para facilitar a minha vida. Como não tinha portão automático muitas vezes ficava na espreita do próximo a sair de casa para, rapidamente, tomar a frente dele e deixar a porta e o portão para ele fechar :)
Não eram raras as vezes em que eu dava a volta no quarteirão e voltava para "tocar" novamente umas 10-15x o portão. Um vizinho achava que meu portão era eletrificado por isso eu o tocava e tirava rápido a mão. Não podia usufruir muito do transporte fretado oferecido pela empresa pois quase nunca dava tempo de pegá-lo então ia de carro mesmo.
A chegada ao trabalho até sentar em minha mesa também envolvia alguns rituais, compulsões mas quando me sentava para trabalhar parece que eu desacelerava e os rituais seguiam de forma mais lenta e com mais intervalos. Mas a saída da empresa compensava todo esse "marasmo" vivido durante o expediente. Evitava sair no horário de pico, quando estava de carro esperava uns 15 minutos após o horario de sair e quando estava de fretado, 30 minutos antes do horário de sair eu já estava a caminho do ônibus para garantir que chegaria a tempo. Como fazer todos aqueles rituais complicado meio a 800 funcionários desesperados para chegar em casa? Era cada um por si e todos contra quem tem TOC.
Ao chegar em casa, todos aqueles rituais para entrar em casa, um aceno ao desocupado do vizinho que tinha medo do meu portão "eletrificado", dois degraus para cima e um para baixo para chegar ao quarto, ritual do banho, descer para jantar (2 degraus para baixo, 1 para cima), subir para o quarto e...... o banheiro novamente :(. Dessa vez não tinha como escapar, precisava entrar e fazer todo o ritual da purificação antes de domir.
Chegava em minha cama me arrastanto e pronto! Tava vencida a batalha daquele dia. Agora era só relaxar 8hs para começar a batalha novamente no dia seguinte afinal, a batalha anterior foi vencida mas a guerra ainda não.

28 junho 2010

As faces do TOC

O TOC tem várias faces, se disfarça de várias maneiras mas sempre tem a mesma base: Obsessões e Compulsões.

Obsessões são os pensamentos que invadem a nossa mente de forma insistente e repetitiva. Esse pensamentos podem ser formado por frases, imagens, números, músicas ou palavras.
Já as Compulsões, rituais ou tiques nervosos como se costuma falar são caracterizados pelos comportamentos ou atos mentais feitos de forma voluntária e repetitiva, como resposta a esses pensamentos invasivos.

As obsessões mais comuns são:

  • Dúvidas
  • Preocupação com simetria, ordem, ou alinhamento
  • Pensamentos, imagens ou impulsos de ferir, insultar ou agredir outras pessoas
  • Preocupações com doenças, preocupação excessiva com sujeira, germes ou contaminação
  • Pensamentos, cenas ou impulsos indesejáveis e impróprios, relacionados a sexo (abusar sexualmente de crianças, falar obscenidades, etc.)
  • Preocupação em armazenar, guardar coisas inúteis ou economizar de forma excessiva
  • Religião (pecado, culpa, sacrilégios ou blasfêmias)
  • Pensamentos supersticiosos: preocupação com números especiais, cores de roupa, datas e horários
  • Palavras, nomes, cenas ou músicas intrusivas e indesejáveis

As compulsões mais comuns são:

  •  Repetições ou confirmações
  •  De lavar ou limpar
  •  Verificações ou controle
  •  Ordem, simetria, ou alinhamento
  •  Contagens
  •  Tocar, olhar, bater de leve, confessar, estalar os dedos.
  •  Guardar ou colecionar coisas inúteis (colecionismo), economizar
  •  Compulsões mentais: rezar, repetir palavras, números, frases, musicas

As pessoas portadores de TOC podem apresentar somente uma ou várias obsessões ao mesmo tempo e cada obsessão pode levá-lo a ter uma ou várias compulsões para cada obsessão que ele tem. Não precisa ser bom em mátemática para calcular que se ele tiver algumas compulsões para cada obsessão esse indivíduo terá muitas "manias". E o único objetivo dessas manias e rituais é impedir que algo de ruim aconteça.

O TOC desafia a lógica, mesmo sabendo que nada vai acontecer se não completarmos o ritual, não pagamos para ver. Preferimos fazer o ritual, repetir várias vezes a mesma coisa só para ficar tranquilo de que nada de ruim vai acontecer. Ah que bom se nossa mente tivesse esse poder né? De fazer as coisas acontecerem da maneira que pensamos.

Mas nossa mente não tem esse poder, as coisas acontecem de acordo com o plano de Deus não de acordo com nosso pensamento. Realizamos essas compulsões ou rituais com um único objetivo: reduzir e a fastar as aflições e desconforto que acompanham as obsessões.
As compulsões fazem com que a ansiedade causada pelas obsessões sejam aliviadas e por esse motivo a pessoa é tentada a executar as compulsões sempre que uma obsessão ou pensamento invasivo aparece. Como o indivíduo consegue amenizar a obsessão com os rituais ele acaba por repetir isso sempre ao invés de enfrentar seus medos e ansiedade e acaba se "viciando" nos rituais e não conegue largá-los tão facilmente.
Sabendo disso fica fácil a cura! É só não realizar mais nenhum ritual pois nada vai acontecer e acabamos com o vício :)
Infelizmente não é tão simples assim, se fosse assim não existiria depressão. É só o indivíduo saber que a depressão é coisa da sua cabeça e pronto, curado! Também não teriamos síndrome do pânico. Medo de morrer? De sair de casa? Medo de aglomerado de pessoas? Que isso.....coisas da sua cabeça. Curado!
A mente humana é complexa mas nós temos o poder sobre ela. Podemos sim nos curar do TOC tomando consciencia disso. Muitas vezes não conseguimos isso sozinho então precisamos de um psicólogo, que conhece a mente humana melhor do que nós para nos guiar até a cura. Outras vezes precisamos repor com medicamentos o que falta no nosso organismo para nos facilitar a cura pois é comprovado que a falta de serotonina causa o TOC e que com medicamentos que atuam diretamente nela há uma melhora do TOC.

Não se espante se vc se curou sozinho do TOC mas também não desanime se vc toma medicamento, faz terapia, vai ao psiquiatra, frequenta o psicólogo e ainda não se considera curado.

Qualquer melhora, por menor que seja, já é um caminho para a cura. Deus tem um propósito para cada um de nós, não estamos aqui nesse mundo a toa. O apóstolo Paulo diz em Coríntios
E, para que não me exaltasse pela excelência das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de não me exaltar.
Acerca do qual três vezes orei ao Senhor para que se desviasse de mim.
E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo.(2 Coríntios 12:7-9)

O TOC me é um espinho na carne. Orei a Deus várias vezes para que retirasse de mim esse espinho mas assim como a Paulo, entendo que Deus está a me dizer: A minha graça te basta.
Realmente graças a Ele tenho tudo o que necessito, nunca me faltou nada devido ao TOC. Assim como também nunca ganhei nada por ter TOC senão o que tenho me foi dado pela graça de Deus.

Para quem gosta de ler e saber mais sobre o TOC, além dos dois livros e vários filmes indicados aqui, também há esse excelente link da UFRGS que fala sobre o TOC: Site UFRGS-TOC

24 junho 2010

Um dia nunca é igual ao outro

Acho que para niguém um dia é igual ao outro, pelo menos não na sua totalidade mas acredito que para quem não tem TOC um dia pode ser bem parecido com o outro. A pessoa pode planejar o que vai fazer no dia seguinte e cumprir 90% do planejado.
Para quem tem TOC um dia nunca é igual ao outro, nem parcialmente igual. Cada dia é único, impar. Vc nunca sabe como vai acordar. Vc tem seus rituais que vc faz sempre, que pouco mudam mas vc nunca sabe se vc vai acordar bem e dar pouca atenção a eles ou se vai acordar naqueles dias em que o TOC parece controlar seus braços, suas pernas, seus olhos, sua mente e vc vai se dedicar 99% a ele.
Ontem foi um dia difícil, acordei "atacado" como costumo me definir quando não consigo "driblar" os pensamentos invasivos e me entrego à manias. Foi impossível não pensar em macacos.
Uma vez meu professor de kung-fu contou que um aprendiz queria aprender a levitar e perguntou ao seus mestre o que ele devia fazer para poder levitar. O mestre lhe disse que para isso ele devia fechar os olhos e não pensar em macacos. O aprendiz lhe disse: mas isso é muito fácil, não é possível que seja só isso. O mestre então lhe disse que muitas vezes o fácil parece difícil e o difícil parece fácil e o mandou para casa. O aprendiz chegou em sua casa, sentou, fechou os olhos e imediatamente milhares de macacos lhe vieram a mente. Ele abriu correndo os olhos, balançou a cabeça e pensou: preciso me concentrar mais. Antes que fechasse os olhos a imagem de milhares de macacos voltou a sua mente. O aprendiz passou a semana inteira pensando em macacos, 24hs por dia, até sonhava com macacos.
Quanto mais vc não quer pensar em algo mais vc pensa nesse algo. Só para de pensar quando não dá mais importancia a esse algo mas tem dia que é difícil, tem dia que não consido deixar de pensar no que não quero. Graças a Deus hoje eu acordei diferente. Cansado do dia anterior acordei ignorando o TOC, não dando bola para ele. Os pensamentos vieram, não há como evitar mas não tava a fim de prestar atenção neles. Estou cansado demais para fazer as vontades dele.
Amanhã não sei como será mas como diz em Mateus 6:34
Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.
Então vamos aproveitar o dia de hoje

22 junho 2010

Invisivelmente visível

Eu sempre tentei esconder o TOC de todos, inclusive das minhas namoradas (principalmente das minhas namoradas). Não é nada fácil tentar tornar invisível algo tão visivel.
Dá para esconder das pessoas estranhas, elas olham para vc, te acham estranho mas não sabem exatamente o que se passa. No trabalho consigo disfarçar, toco em todos os objetos por onde passo e quando alguém aparece finjo estar verificando se tudo está bem fixo, se nada está balançando. Se um colega me toca sinto a necessidade de tocá-lo no mesmo lugar em que ele me tocou e para disfarçar, em seguida passo a repetir tudo o que ele fala assim ele vai achar que estou imitando ele :). É ridículo mas menos constrangedor do que explicar essa necessidade bizarra de tocá-lo onde ele me tocou para poder evitar um cataclisma de proporções enormes onde várias pessoas que eu amo seriam afetadas.
Mas das pessoas próximas não tem como esconder. Cedo ou tarde ela vai criar coragem e te perguntar: Porque vc faz isso? Então crie coragem vc primeiro e conte a ela sobre o TOC.
Com minha última namorada foi assim, contei a ela sobre o TOC, suas possíveis causas, a falta de serotonina e o exemplo de várias pessoas famosas que também tem. Essa menina deixou de ser minha namorada e virou minha esposa :). Estamos nós três juntos - ela, eu e o TOC - a quatro anos já. Ela me ajuda abrindo a porta quando não posso tocá-la, descendo a escada quando, após penar muito para subí-la descubro que esqueci algo lá embaixo ou fazendo algumas atividades que para mim seriam muito penosas em troca de eu fazer outras que não me custam muito.
Temos uma filha de 1 ano e hoje vivo na expectativa de que minha filha não herde isso de mim mas sempre atendo a qualquer sinal para tratar logo cedo. Penso no dia em que terei que explicar a ela sobre o TOC e fico entre o fogo e a frigideira: se eu não contar um dia ela irá me perguntar na frente das pessoas. Se eu contar fatalmente ela ira contar a todos o que o pai dela tem :)

21 junho 2010

Vida após o TOC

Contei minha estória de vida nas páginas acima, desde quando começou meu TOC até quando descobri que o que eu tenho é TOC e o início do tratamento. Contei também qual foi minha 1a mania quando meu TOC começou mas não contei mais nenhum ritual e nem como seguiu minha vida após iniciar o tratamento porque achei importante colocar o minimo de informação necessária sobre o TOC para não cansar quem quiser ler essas páginas.
Porém acho importante compartilhar os tipos de rituais, manias, as situações engraçadas ou as situações embaraçosas que o TOC nos coloca para que as pessoas que tem TOC vejam que não são somente elas que passam por isso mas todos que tem TOC passam pelas mesmas coisas.
Como quase todos que tem TOC eu também não podia pisar nas rachaduras ou linhas da calçada mas com o tempo fui tendo algumas variações dessa mania. Além de não pisar nas linhas eu também não podia pisar nos desenhos feitos nas calçadas usando aquelas pedrinhas azul marinho e bege. A maioria dos desenhos nas calçadas da minha cidade era de uma andorinha grande então não era tão dificil desviar delas mas de vez em quando encontrava algumas calçadas feita por algum artista que conseguia criar uma mistura tão grande daquelas pedras que me fazia virar um malabariasta para atravessas a calçada. Ah, como eu odiava aqueles pedramistas criativos. Quando eu crescesse queria uma casa com a calçada toda gramada! :(
Isso me fazia lembrar daquela música: "Se essa rua, se essa rua fosse minha, eu mandava, eu mandava ladrilhar....." Lembrava dessa música e imaginava quão torturante seria viver "nessa rua". Não tem nada pior para quem tem TOC do que um piso cheio de pedacinhos de ladrilhos. Se eu pisasse nessas pedra sentia uma coisa ruim no pé e tinha que voltar e refazer o trajeto.
Quando eu descia da calçada e subia em outra eu tb não podia pisar no bloco que delimitava a calçada. Se pisasse tinha que subir e descer novamente na calçada.
Ir de casa à escola era uma verdadeira maratona com obstáculos.
Hoje ando mais de carro que a pé mas as pedrinhas - e os pedramistas - já não me incomodam tanto :)

18 junho 2010

Filmes sobre TOC

Falei de peça de teatro sobre TOC, livros sobre TOC mas para quem não gosta de teatro e nem de ler existe alguns filmes que aborda o tema TOC.
Acredito que o filme mais conhecido e que fala explicitamente sobre o TOC é o filme Melhor Impossível. Nele um escritor que tem TOC se recusa a fazer o tratamento e vive a vida com seus rituais. O que achei interessante é que o filme mostra os rituais do escritor e principalmente o modo como ele fica perdido e nervoso quando alguém atrapalha seu ritual. Claro que nem todos que tem TOC são agressivos como o personagem mas para todo portador de TOC é um martírio quando alguém interrompe seus rituais.
No fim o escritor volta ao seu médico e decide iniciar o tratamento por amor a uma garçonete.
Outro filme interessante é O Vigarista. Ele não trata diretamente sobre o TOC mas o personagem principal tem TOC e sofre com isso. Além de ser um bom filme ainda dá para avaliar o quanto uma pessoa com TOC sofre ou então ver se nos identificamos com o personagem de Nicolas Cage caso ainda estejamos em dúvida se temos ou não TOC.
Se alguém puder contribuir com mais filmes que abordam o tema TOC ou que faça menção ao TOC será bem-vindo.

16 junho 2010

TCC - Terapia Cognitiva-Comportamental

Descobri que além dos medicamentos para tratamento do TOC como os antidepressivos também existe a terapia cognitivo comportamental. Ao meu ver ela é uma terapia complementar à medicação ou em casos leves de TOC ou que foi diagnosticado no inicio somente a terapia é o suficiente para reduzir ou até eliminar o TOC.
Geralmente essa terapia é aplicada por um profissional da áera, um psicólogo ou terapêuta, mas também encontrei livros que falam dessa terapia e pode ser usado tanto pelos profissionais da área para auxiliar o tratamento como pelo próprio paciente.
O livro Vencendo o Transtorno Obsessivo-Compulsivo me pareceu ser um ótimo Manual de terapia cognitivo-comportamental. Comprei-o e estou começando a ler.
Conforme for lendo comentarei os prós e contras e os resultados aqui no meu Blog.

15 junho 2010

Toc Toc - A peça de teatro

Ano passado tive a oportunidade de assistir a peça de teatro TOC TOC no teatro Cultura Artística em São Paulo. É uma peça que trata do TOC de uma maneira divertida, afinal quem tem TOC tem que dar o braço a torcer de que muitas vezes seus rituais se tornam engraçados, porém não é uma peça que esculacha com o TOC para ser divertida. Pelo contrário, ela trata o problema de maneira séria mas não tem como não rir vendo os personagens fazendo, cada um, seu ritual. Quem tiver oportunidade de ver a peça veja. É muito bom também para aquela pessoa que tem um parente, namorado ou amigo portador de TOC pois ela vai entender um pouco melhor o que se passa com a pessoa com a qual ela convive.
A peça trata de 6 pessoas portadoras de TOC que se encontram num consultório médico. O médico atrasa e os 6 começam a discutir seus problemas.
Espero que gostem

14 junho 2010

O Menino Que Não Conseguia Parar De Se Lavar



Depois de muito tempo achando que somente eu tinha algumas esquisitices fui a um psiquiatra - excelente por sinal - e após ele me diagnosticar com TOC me indicou a leitura do livro "O Menino Que Não Conseguia Parar De Se Lavar".
Esse livro é ótimo, pena que parece não ser mais comercializado, somente em sebos e outros lugares que vendem livros antigos.
Nesse livro a autora relata sua pesquisa sobre o TOC. A edição é de 1990 e aparentemente foi nessa década que começaram as pesquisas sobre TOC nos EUA. O livro contém o relato de alguns rituais de seus pacientes com TOC - claro que sem identificá-los - e conforme a leitura vc vai percebendo que tudo se encaixa com as atitudes que vc tem. Claro que algumas vezes chega a ser engraçado os relatos mas assim que damos conta que também somos assim perde a graça :)
Esse livro me ajudou a entender o TOC, a aceitar a minha doença e não mais ter vergonha dela e a divulgar essa doença a todos para que as pessoas que ainda sofrem com a falta de informação possam entender o que se passa com elas e explicar para os demais.
Quem tiver a oportunidade de ler esse livro, não deixem de ler. Seja vc portador de TOC, seja vc alguém que desconfia que tem TOC ou alguém que convive com quem tem TOC.

11 junho 2010

Tragicomédia

Se eu transformasse minhas obsessões e compulsões em um filme, se eu fizesse um filme da minha vida assim como muita gente faz eu não saberia como classificá-lo. Teria de tudo um pouco ou de pouco um tudo, teriam partes da minha vida que seriam  classificadas como um filme de aventura, outras como um filme de terror, um pouco de suspense e também de comédia mas eu acho que a melhor classificação seria como tragicomédia.
Sim, o TOC seria cômico se não fizesse a gente sofrer tanto. Quando estou fazendo meus rituais não vejo nada de cômico mas já experimentei várias comédias na minha vida por causa do TOC *risos*. Na hora ficava constrangido mas hoje, olhando para o passado vejo o quão engraçado era. Não gostava quando as pessoas ficavam me olhando, tentando disfarçar o olhar mas curiosas para ver o que eu estava fazendo. Também não gostava quando começavam a rir e cutucar a pessoa ao lado para ela também ver o que eu estava fazendo mas depois que descobri a doença, que começei a ler sobre ela passei a encará-la de uma forma diferente, passei também a encarar as pessoas que ficavam me olhando. Se elas me deixavam constrangido por me olhar fazendo meus rituais eu as deixava constrangidas olhando fixo para elas até elas desviarem o olhar :). Quando tinha alguém rindo eu ria junto rs. Lendo livros sobre o TOC e depoimentos muitas vezes eu também não conseguia deixar de rir, que podemos fazer? As vezes os rituais nos colocam em situações engraçadas. Bola para frente e ria junto.

10 junho 2010

Quem bate? É o TOC





É assim que começa. Sem nenhum explicação (aparente) vc começa a verificar o gás várias vezes, bater nos postes com a mão, não pisar nas linhas da calçada como se essa minusculas rachaduras fosse se abrir e vc e as pessoas ao redor fossem cair dentro delas, lava a mão varias vezes (mais do que mecânico no fim do dia para tirar a graxa), toma vários banhos, etc, etc, etc, etc (sei que o normal numa frase é colocar apenas uma vez a palavra "etc" mas meu TOC não me permite isso, preciso escrever 4x essa palavra). Não caberia nesse blog todas as "manias" que os portadores de TOC tem e nem eu mesmo - que tenho TOC- poderia descrever todas as manias que tive, tenho, ou virei a ter. Sei que quando ele bate a sua porta, ele entra na sua vida e a transforma.
Espero que aqui vc encontre o que precisa saber sobre esse estranho comportamento, encontre novos amigos que compartilham do seu problema, encontre conforto, encontre alguém para conversar sobre seu problema, enfim, encontre o que vc passou anos procurando encontrar desde que seus "tiques" começaram.
Eu sou diferente igual a todo mundo.
Ninguém é igual a ninguém mas no fundo, bem no fundo, todos somos um pouco esquisito. Depende de quem pegamos como parâmetros, podemos ser mais ou menos esquisito que essa pessoa mas que somos esquisitos somos :)

09 junho 2010

Quem sou eu? De onde vim? Para onde vou?

Na verdade as perguntas corretas seriam: O que é TOC? Quais os sintomas? Eu tenho TOC? O que fazer?
Aqui nesse Blog vc vai encontrar informações sobre TOC e vai poder opinar, perguntar, relatar suas experiências e compreender melhor o que é que passa com você ou com alguém próximo a você.
Sou portador de TOC a 30 anos mas somente a 10 anos descobri que isso é uma doença e começei a me tratar com medicamento. 20 desses 30 anos passei na ignorância e no sofrimento por não saber lidar com o que eu tinha.
Hoje descobri que além de remédios também existe a Terapia Cognitiva-Comportamental que é um complemento ao tratamento ao TOC. Com os dois juntos, remédios e terapia, acredito ser possível se livrar 100% dessa sombra que nos persegue.
Espero que gostem, opinem, tirem suas dúvidas, encontrem a tranquilidade para viver com esse distúrbio ou com alguém que o tenha e porque não, encontrem a CURA para o TOC.
Abraços,